rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 07:04:34

Sondagem

Concordas com:

Casamento homossexual com adopção
56 (91.8%)
Casamento homossexual sem direito á adopção.
0 (0%)
União de facto.
3 (4.9%)
Nenhuma das afirmações, pois o casamento não é importante.
1 (1.6%)
Não sei o que pensar acerca do assunto.
1 (1.6%)

Votos totais: 44

Autor Tópico: Casamento gay ou União de facto?  (Lida 7237 vezes)

 
Casamento gay ou União de facto?
#0

Soueu20

  • Visitante
Na declaração que fez ao País para anunciar a promulgação do diploma que consagra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Cavaco Silva lembrou as soluções encontradas por outros países. Saiba como se faz lá fora e dê a sua OPINIÃO: Concorda com a legalização do casamento entre homossexuais ou era melhor reconhecer apenas uma união de facto?

Canadá: em 2005 foi o terceiro país no mundo a legalizar o casamento homossexual. Desde 2003, as várias províncias têm vindo, gradualmente, a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Estados Unidos da América: o casamento homossexual já é legal em seis estados: Massachusetts (2003), Connecticut (2008), Iowa (2009), Vermont (2009), New Hampshire (2010) Washington, D.C. (2010). Em 2009 o Supremo Tribunal da Califórnia autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, foi realizado um referendo que rejeitou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que introduziu uma emenda constitucional. Estados como New Jersey, Colorado, Hawaii, Maryland, Nevada, Wisconsin e Washington, pessoas do mesmo sexo podem viver em união de facto.

México: foi o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento gay. Desde 2006 a união de facto era já possível.

Colômbia: o Tribunal Constitucional reconheceu, em 2009, direitos similares aos heterossexuais e homossexuais. Na Colômbia não é permitido o casamento mas os casais homossexuais podem viver em união de facto.

Argentina: em Maio de 2010 a câmara dos deputados deu luz verde um projecto de lei que permite o casamento gay. Falta ainda a aprovação do Senado.

Uruguai: a união de facto entre casais do mesmo sexo já é possível, no Uruguai, desde 2008. A legislação nacional do Uruguai foi a primeira na América Latina a considerar a união de faco entre pessoas do mesmo sexo.

Islândia: as uniões de facto, entre pessoas do mesmo sexo, são possíveis na Islândia desde 1996. O casamento gay poderá ser aprovado na ainda em Junho deste ano.

Finlândia: Na Finlândia a união de facto entre pessoas do mesmo sexo é possível desde 2002. Os casais homossexuais têm os mesmos direitos que os heterossexuais. No entanto, a adopção de crianças não é permitida.

Noruega: Em 2009, a Noruega se tornou o sexto país legalizar o casamento gay. Aprovada em Junho de 2008, a lei também autoriza a adopção.

Suécia: Na Suécia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível desde Abril de 2009. Foi o primeiro país a incluir em legislação nacional a negação do casamento religioso entre homossexuais.

Dinamarca: A Dinamarca foi o primeiro país no mundo a considerar a união de facto entre casais gays. Na Dinamarca os direitos para casais, independentemente da sua orientação sexual, são os mesmos.

Alemanha: A união de facto entre homossexuais é possível na Alemanha desde Agosto de 2001.

Holanda: O casamento é legal desde 2001.

Bélgica: A Bélgica legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2003, dois anos depois do País Basco.

Luxemburgo: Desde 2004 que casais lésbicos e gays têm acesso à união de facto no Luxemburgo.

Reino Unido: O Reino Unido permite a união de facto desde 21 de Dezembro de 2005. Esta lei dá aos casais homossexuais os mesmo direitos que os casais heterossexuais.

França: O casamento homossexual não é permitido em França. No entanto, o Pacto Civil de Solidariedade (PACS) existe desde 1999.

Suíça: A lei federal de 2004 foi confirmada no referendo de 2005. A união de facto entre casais homossexuais é permitida em território suíço, apesar da adopção não o ser.

Eslovénia: Na Eslovénia a união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 2005.

Espanha: Em Junho de 2005 a Espanha tornou-se no terceiro país da Europa, e no quarto do mundo, a permitir o casamento homossexual. Na sequência do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em Espanha a adopção por casais homossexuais é já uma realidade.

    Casamento gay ou União de facto?
    #1

    Offline Pulse

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • After all, losing all hope was freedom.
    Eu coloco a questão de outra forma. Se o que nos iam dar era exactamente a mesma coisa mas como um nome diferente do que já existe, porque não ficarmos com o que já está estabelecido?  ;D
      And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

      Casamento gay ou União de facto?
      #2

      Offline btsferreira

      • *****
      • Membro Elite
        • facebook btsferreira
      Ola :) porque casamento e uniao de facto nao é a mesma coisa e iriam criar uma 3ª figura legal que fosse igual ao casamento e diferente da ja existente uniao der facto :) diferenças como nao se ser considerado familiar directo tanto para heranças como para uma simples visita ao hospital. é obvio que esta solução era discriminatoria porque seria dizer que ha algo errado naquela uniao que nao na de pessoas entre sexos diferentes.

        Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
        No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

        Casamento gay ou União de facto?
        #3

        Offline Akasha

        • ***
        • Membro Total
        • Género: Feminino
        Boa noite.
        Quais sao as principais diferenças entre o casamento e a união de facto entao?
        Obrigada

          Casamento gay ou União de facto?
          #4

          Thought

          • Visitante
          Boa noite.
          Quais sao as principais diferenças entre o casamento e a união de facto entao?
          Obrigada

          As principais diferenças a meu ver sao pequenas questões legais, pois com o casamento ficas mais protegid@ juridicamente

            Casamento gay ou União de facto?
            #5

            Offline Imaterial

            • ****
            • Membro Sénior
            • Género: Masculino
            • Go ask Alice, I think she'll know
            As uniões de facto foram aproximadas em muito ao casamento justamente para que as pessoas que desejam os benefícios legais mas desprezam o título "casamento" o façam (além de que outras alterações foram feitas a modos que para "acalmar" o activismo lgbt relativamente à temática).

            De qualquer das formas, creio que em união de facto continua a não haver o reconhecimento dos membros como "família", daí que em coisas como visitas ao hospital ou testamentos o/a parceiro/a pode ser posto de parte quer pelos médicos/enfermeiros, quer pelos familiares
              It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

              Casamento gay ou União de facto?
              #6

              Offline Green

              • ****
              • Membro Sénior
              • Género: Feminino
              • Just prove the absurd
              De qualquer das formas, creio que em união de facto continua a não haver o reconhecimento dos membros como "família", daí que em coisas como visitas ao hospital ou testamentos o/a parceiro/a pode ser posto de parte quer pelos médicos/enfermeiros, quer pelos familiares


              Exacto, existem diferenças legais e sociais que envolvem determinados direitos e deveres. Se for a mesma coisa não faz o mínimo sentido ter um nome diferente, só fazia sentido se, por exemplo, se argumentasse que o casamento é para procriação (única diferença entre hetero e homo) e a união de facto para pessoas que apenas querem viver juntas. A única questão é que isso não está em contacto com a lei nos dias de hoje, uma vez que a fertilidade do casal não é requisito para o mesmo, nem a ausência de filhos é factor de dissolução automática da relação ou perda de qualquer benefício.

              Cá para mim, as opções devem ser dadas a todos e as pessoas que escolham o que desejam. Num tom mais irónico, não percebo muito bem porque a Igreja gasta tanta energia em tentar sabotar o casamento dos outros quando o matrimónio deles tem estado em declínio (ver este gráfico e este gráfico) e parece-me que merecia toda a sua atenção.
                "Now! Start spreading the word
                Now! Make sure the whole world will hear you
                Now! Just prove the absurd
                Now! And don't let nobody stop you..."

                Casamento gay ou União de facto?
                #7

                Diotima

                • Visitante
                Pessoalmente prefiro união de facto.

                  Casamento gay ou União de facto?
                  #8

                  Di HF

                  • Visitante
                  Votei no casamento com adoção, porém não é o que quero para mim.

                    Casamento gay ou União de facto?
                    #9

                    PsyGirl_Av

                    • Visitante
                    Casamento homossexual com adopção  ::)

                    Dois sonhos que espero realizar no futuro - tudo a seu tempo, claro.

                      Casamento gay ou União de facto?
                      #10

                      Offline Dééé

                      • *****
                      • Orador(a)
                      • Membro Total
                      • Género: Feminino
                        • Foto Débora A.
                      Casamento homossexual com adopção  ::)

                      Dois sonhos que espero realizar no futuro - tudo a seu tempo, claro.

                      Eheh votei no mesmo xD concordo  ;)
                        "Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente!"

                        Casamento gay ou União de facto?
                        #11

                        Offline Spektrum

                        • *****
                        • Membro Vintage
                        • Género: Feminino
                        • [P]oiesis.
                        Casamento homossexual com adopção  ::)

                        Dois sonhos que espero realizar no futuro - tudo a seu tempo, claro.
                        Primeiro, construir a fundação da casa :P ::)
                        Spoiler (clica para mostrar/esconder)


                        Casamento homossexual com adopção
                          “Always be a poet, even in prose.”
                          ― Charles Baudelaire

                          Casamento gay ou União de facto?
                          #12

                          Offline theone111

                          • *****
                          • Membro Ultra
                          • Género: Masculino
                          Casamento homossexual com adopção. MAS, a adquirir separadamente lol

                          Simplesmente por questões de igualdade.
                            E acredita, a vida é bastante melhor com bolachas! lol

                            Casamento gay ou União de facto?
                            #13

                            PsyGirl_Av

                            • Visitante
                            Spoiler (clica para mostrar/esconder)

                            Quero ter direito a ter as opções que qualquer cidadão tem - independentemente da orientação sexual! Homossexualidade não é doença nem crime, então porquê tanta privação de direitos?! Questões políticas? Tradição? A mim soa-me a discriminação!

                              Casamento gay ou União de facto?
                              #14

                              Cardo

                              • Visitante
                              Eu sou pela união de facto, seja para relações homo, hetero, poli, o que seja.

                                Casamento gay ou União de facto?
                                #15

                                Cardo

                                • Visitante
                                Eu sou pela união de facto, seja para relações homo, hetero, poli, o que seja.

                                Olha que isso é interessante. Eu vinha cá responder quase o mesmo com a pequena diferença no nome - ia referir-me ao casamento.
                                No entanto, após ler este comentário, altero a minha resposta para: Sou a favor de qualquer contrato desde que o nome e os direitos sejam iguais para qualquer tipo de relacionamento.

                                Ora ai está, eu sou mais a favor da uniao de facto, pelo facto de que é mais facil em caso de separação/divorcio. E como "virou" moda o divorcio, assim não há tanta chatisse lool

                                  Casamento gay ou União de facto?
                                  #16

                                  Sorrow

                                  • Visitante
                                  Casar não quero, mas quero ter uma mulher linda, maravilhosa, compreensiva e fiel... que me ame de verdade como eu a ela...
                                  Quero apaixonar-me todos os dias quando acordar ao seu lado.
                                  Ser feliz para sempre até sermos velhinhas. Isso inclui o "morrer" por ela se for preciso... :)

                                  Bem, no fundo, é isto!

                                    Casamento gay ou União de facto?
                                    #17

                                    Offline Soulmate

                                    • *****
                                    • Membro Ultra
                                    • Género: Feminino
                                    • Tudo é provisório, inclusive nós.
                                    Casar não é algo obrigatório que queira fazer mas, no entanto acho que é um rito de passagem importante na vida do casal como uma próxima etapa a concluir  :blush. E como tal, sim eu gostava de casar. Não pelo papel, não pelas alianças, não pela festa mas sim, por ser algo especial e diferente ao mesmo tempo e que certamente que será um dia que ficará marcado para o resto da minha vida.  ;)
                                      Traumatismo craniano fruto de mergulhos profundos em pessoas rasas.

                                      Casamento gay ou União de facto?
                                      #18

                                      Offline Nats

                                      • ***
                                      • Membro Total
                                      • Género: Feminino
                                      • Marvel > DC
                                      Provavelmente não me quero casar, nem ter adoptar (quem sabe um dia mais tarde eu mude de ideias)... Mas todos deviam ter esse direito, daí ter votado nisso.

                                        Casamento gay ou União de facto?
                                        #19

                                        Offline Blesia

                                        • ****
                                        • Membro Sénior
                                        Provavelmente não me quero casar, nem ter adoptar (quem sabe um dia mais tarde eu mude de ideias)... Mas todos deviam ter esse direito, daí ter votado nisso.

                                        x2 [smiley=sim.gif]

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          União de facto

                                          Iniciado por melro « 1 2 ... 8 9 » Geral

                                          160 Respostas
                                          91148 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Maio de 2011
                                          por filipepaulo
                                          6 Respostas
                                          8514 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Outubro de 2008
                                          por corema
                                          4 Respostas
                                          2783 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Agosto de 2013
                                          por Spektrum
                                          2 Respostas
                                          1748 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Dezembro de 2013
                                          por carlafsouto
                                          1 Respostas
                                          1107 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Janeiro de 2018
                                          por Atomic