rede ex aequo

Olá Visitante22.nov.2019, 03:00:06

Autor Tópico: Cancro Testicular  (Lida 7494 vezes)

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
Pessoal, sabiam que cancro nos testículos é o mais comum em homens jovens? Já alguma vez fizeram o auto-exame? Sabem alguma coisa sobre a doença? Pois...

Acho que seria interessante partilharem-se experiências, dicas e conselhos. Quem perceber da coisa que explique como se auto-examinar, a que estar atento e quais os factores de risco. Quem tiver experiência sobre a doença que queira partilhar, força! Um tópico destes pode fazer uma grande diferença. :-*

Cancro Testicular

Offline mIsS

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    • my smile
    Sabes se quiseres falar sobre patologias ao nível do sistema reprodutor masculino, tens N por falar, mas sinceramente mais do que o cancro testicular que referes seria a meu ver muito mais importante deixar informação sobre o adenocarcinoma da próstata, um dos cancros mais comum no homem, a segunda principal causa de morte por tumor no homem .... que deve ser despistado em relação à Hiperplasia benigna da próstata (HPB) com a qual por vezes pode ser confundido. Caso queiram informação sobre isso, terei o maior dos gostos em disponibilizá-la.
      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Cancro Testicular

Offline Atzecs

• Membro Vintage
      • Género: Masculino
      Sabes se quiseres falar sobre patologias ao nível do sistema reprodutor masculino, tens N por falar, mas sinceramente mais do que o cancro testicular que referes seria a meu ver muito mais importante deixar informação sobre o adenocarcinoma da próstata, um dos cancros mais comum no homem, a segunda principal causa de morte por tumor no homem .... que deve ser despistado em relação à Hiperplasia benigna da próstata (HPB) com a qual por vezes pode ser confundido. Caso queiram informação sobre isso, terei o maior dos gostos em disponibilizá-la.

Sim, por favor! :)

Essas informações são sempre úteis.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

Porque dizes que seria muito mais importante? A maior parte dos utilizadores ainda não está em idade de risco para esse. Além do mais, dando em idades tão jovens e sendo no órgão que é, o cancro testicular tem um impacto psicológico horrível..........

Cancro Testicular

Offline mIsS

• Membro Elite
          • my smile

Porque dizes que seria muito mais importante? A maior parte dos utilizadores ainda não está em idade de risco para esse. Além do mais, dando em idades tão jovens e sendo no órgão que é, o cancro testicular tem um impacto psicológico horrível..........

É um facto que são patologias associadas a homens mais velhos comparativamente à idade média dos utilizadores que frequentam este fórum no entanto não deixa de ser a meu ver importante abordar, nem que seja a título informativo para já. Mas é como te digo não percebo porque referes apenas o cancro testicular por entre tantas patologias do sistema reprodutor masculino. Em saúde deves dar relevância àquelas que têm maior taxa de incidência como é o caso que referi ... e depois sim caminhar para as situações não tão frequentes, não querendo com isto dizer que são menos importantes como é óbvio. Referes-te ao impacto psicológico associado ao cancro testicular, mas então se quiseres entrar por aí secalhar se falarmos de disfunção eréctil então concerteza os impactos psicológicos são muitos maiores e ela atinge cerca de 50% dos homens entre os 40  e 70 anos, sendo normalmente precedida por ejaculação precoce,mas que já vai tendo em homens mais jovens uma grande expressão, e pronto se então quisermos falar nas mil e uma causas de infertilidade masculina então mais mil e uma causas encontrámos para impactos psicológicos.
          « Última modificação: 30 de Maio de 2010 por mIsS »
            Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
            Tens toda a razão! Eu quero falar desses todos! ::)

Mas falei no cancro testicular porque 1) é o cancro mais comum nos rapazes da faixa etária do fórum 2) a palpação é fácil de aprender 3) um rapaz funcionário da minha mãe da minha idade neste momento está com cancro testicular metastizado. :'(

Mas pronto.... O meu tópico foi relegado para o sub-fórum apoio não lgbt ou seja foi marginalizado e portanto todo o efeito publicitário que pretendia foi-se. :-\

Cancro Testicular

Offline Boreas

• Moderação Sénior
              • Membro Vintage
              • "Tu és rato!"
              Mas, se não existe alguma associação directa entre o cancro testicular e questões de orientação sexual...
              no caso do cancro da próstata já ouvi algumas ideias relacionadas com a prática de estimulação da mesma através do sexo anal...mas não sei até que ponto passaram por review peer-to-peer ???
                Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
                Mas, se não existe alguma associação directa entre o cancro testicular e questões de orientação sexual...
                no caso do cancro da próstata já ouvi algumas ideias relacionadas com a prática de estimulação da mesma através do sexo anal...mas não sei até que ponto passaram por review peer-to-peer ???

É um problema que se relaciona com a sexualidade! Não conheço nenhuma correlação nem nisso pensei. Apenas achei que sendo a temática saúde sexual que merecia estar no Geral! :)

Não há ninguém que queira partilhar experiência nenhuma sobre isto? :inq

Cancro Testicular

Offline corema

• Membro Elite
                  Eu tenho ideia que, por alto, o auto exame dos testículos passa por olhar para eles e fazer palpação. Olhar para ver essencialmente duas coisas: se existe alguma diferença na pele (tumefação, retracção...) e verificar se existe alguma diferença de tamanho acentuada entre os testículos (e for ligeira é normal, um deles é supostamente maior que o outro). A palpação serve para ter a percepção se existe alguma massa diferente no testículo, como um nódulo ou qualquer coisa do género. Como se faz a palpação, não sei...

Encontrei isto:

Auto-exame dos testículos
                  O que é o auto-exame dos testículos?
                  O auto-exame é a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Quando fazer?
                  O auto-exame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar?
                  • Qualquer alteração do tamanho dos testículos
                  • Sensação de peso no escroto
                  • Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha
                  • Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
                  • Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Como fazer?
                  1) De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
                  2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.
                  3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
                  Caso você palpe qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um médico, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais não aderentes ao testículo não são suspeitas de câncer. Fique atento a alterações como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dúvida, procure um médico.

Aqui: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=138

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
                    Obrigado corema! :D

Fantástico! As mulheres é que participam.... Isto vai perfeitamente ao encontro de tudo o que se tem vindo a dizer sobre género e cuidados de saúde! Os homens parecem estar a marimbar-se para si próprios :-\

Cancro Testicular

Soueu20

• Visitante
                      Auto exame não é suficiente...

E que tal todos metermos a vergonha de lado e irmos ao medico para fazer um check up, onde inclua o exame (apalpação pelo medico) aos testiculos?

Eu fiz isso em Janeiro...

Ao inicio estava com vergonha de mostrar a pilinha, mas depois o medico meteu-me muito a vontade e passou se rapido e não tive nenhuma erecção eheheh
                      Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

E que tal todos metermos a vergonha de lado e irmos ao medico para fazer um check up, onde inclua o exame (apalpação pelo medico) aos testiculos?

Ao inicio estava com vergonha de mostrar a pilinha, mas depois o medico meteu-me muito a vontade e passou se rapido e não tive nenhuma erecção eheheh

Se for bem feito claro que é suficiente........... O médico vai fazer o mesmo que tu no consultório. E mais vale fazeres em casa do que não fazeres nada! :P

Mas repara que se calhar foste tu que pro-activamente contactaste um médico no sentido de te analisar o aparelhómetro. Mas quantos fazem isso? O meu médico nunca me falou em apalpar tintins, por exemplo... ;)

Adorei essa da erecção! :D Estavas com medo de ficar?

Cancro Testicular

Offline corema

• Membro Elite

Se for bem feito claro que é suficiente........... O médico vai fazer o mesmo que tu no consultório. E mais vale fazeres em casa do que não fazeres nada! :P

Mas repara que se calhar foste tu que pro-activamente contactaste um médico no sentido de te analisar o aparelhómetro. Mas quantos fazem isso? O meu médico nunca me falou em apalpar tintins, por exemplo... ;)

O ideal é ir a um médico uma vez por ano e fazer a palpação uma vez por mês. Passa-se exactamente o mesmo com as mulheres, o ginecologista e a palpação da mama.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

O ideal é ir a um médico uma vez por ano e fazer a palpação uma vez por mês. Passa-se exactamente o mesmo com as mulheres, o ginecologista e a palpação da mama.

Pois! Mas tu vais à ginecologista e se não fores @ teu(ua) clínic@ geral aconselha-te ou até el@ mesm@ te faz a palpação! Mas nos homens? Querida nunca! Nem costumam fazer grandes perguntas. É mais à base do "se houver problema, pode ganir". ;)

E hoje em dia pelo que li algures algumas doenças do aparelho reprodutório masculino estão a tornar-se mais frequentes e muitas podem por em causa a fertilidade. Creio que boxers justas e muito tempo sentado causa varicocele, por exemplo. CREIO, não sou da área da saúde. ;) :-*

Cancro Testicular

Offline corema

• Membro Elite

Pois! Mas tu vais à ginecologista e se não fores @ teu(ua) clínic@ geral aconselha-te ou até el@ mesm@ te faz a palpação! Mas nos homens? Querida nunca! Nem costumam fazer grandes perguntas. É mais à base do "se houver problema, pode ganir". ;)

É pena que o médico de família não vos recomende a ida ao urologista. A maioria das mulheres está mais sensibilizada para este assunto, porque o cancro da mama e do útero são muito mais vulgares do que o cancro da próstata. Talvez seja preciso chamar a atenção dos homens para estas questões.

E hoje em dia pelo que li algures algumas doenças do aparelho reprodutório masculino estão a tornar-se mais frequentes e muitas podem por em causa a fertilidade. Creio que boxers justas e muito tempo sentado causa varicocele, por exemplo. CREIO, não sou da área da saúde. ;) :-*

Isso também não sei...

Cancro Testicular

Soueu20

• Visitante

Adorei essa da erecção! :D Estavas com medo de ficar?

Um medico é sempre um medico... Há certos relevos que podes sentir e não perceber o que é...

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

É pena que o médico de família não vos recomende a ida ao urologista. A maioria das mulheres está mais sensibilizada para este assunto, porque o cancro da mama e do útero são muito mais vulgares do que o cancro da próstata. Talvez seja preciso chamar a atenção dos homens para estas questões.

Mas o da próstata mata quase o mesmo número de homens todos os anos que o da mama mulheres. ;)

Um medico é sempre um medico... Há certos relevos que podes sentir e não perceber o que é...

Certíssimo! Aí vais consultá-lo. ::) O mesmo para a palpação da mama! Claro que um gajo que tenha estudado a mama durante 3 semestres e apalpado milhares de peitos ao longo da carreira terá uma sensibilidade diferente à de uma mulher normal. :P Mas não invalida que muitas vidas e muitos peitos sejam salvos por causa do auto-exame da mama. ;)

Cancro Testicular

Offline mIsS

• Membro Elite
                                    • my smile

.

O varicocelo pode ser sentida e algumas vezes vista como um grupo de veias tortuosas na superficie do sacro escrotal. Não sei se os boxers justos causam varicocelo, acho que não é por ai, agora uma coisa que é verdade e isso sim é de salientar é a ligação do calor como uma das possíveis causas de infertilidade, já que ele reduz TEMPORARIAMENTE a produção de espermatozóides. Como sabem a posição anatómica dos testículos no sacro escrotal é absolutamente fundamental para uma produção adequada de espermatozóides, a não descida de um ou dos dois testículos para o saco escrotal conhecida como criptorquidismo pode ser uma das causas de infertilidade, já que esta apenas nesta posição permite que eles estejam a -2ºC do que a temperatura corporal. ). É necessário recorrer à cirurgia - orquiopexia precoce (colocação do testículo na bolsa escrotal).
                                    Resumindo, assim tanto os calções justos tão comum nos ciclistas, como os banhos quentes, as saunas,a febre alta e o próprio varicocelo (a presença de varicocelo, prossupõe um aumento de fluxo sanguíneo nas veias em causa e como tal um maior aumento de calor nesta zona) podem causar problemas na produção de espermatozóides.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

O varicocelo não está presente numa grande percentagem dos casos de infertilidade masculina?

Cancro Testicular

Offline mIsS

• Membro Elite
                                        • my smile

O varicocelo não está presente numa grande percentagem dos casos de infertilidade masculina?

Quando abordei o tema na minha área não falámos de percentagens dentro da infertilidade masculina, não sei ajudar nesse sentido.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
                                           >:(

Este fórum é só pessoal da saúde. Mas virem aqui dizer alguma coisa útil tá quieto! :'(

Cancro Testicular

Offline corema

• Membro Elite

Este fórum é só pessoal da saúde. Mas virem aqui dizer alguma coisa útil tá quieto! :'(

:) Eu por acaso sou da área da saúde, mas a minha formação e aquilo em que trabalho não tem absolutamente nada a ver com o assunto deste tópico...

Mas o da próstata mata quase o mesmo número de homens todos os anos que o da mama mulheres. ;)

Mas o cancro da próstata é frequente em homens mais velhos e esses são seriamente aconselhados a ir ao urologista, garanto-te. A partir de determinada idade os homens são todos encaminhados para o urologista pelo médico de família. Os mais novos é que não.

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante
                                              Eu lembro-me de ter colegas no secundário que diziam que preferiam morrer de cancro a ter alguém a enfiar-lhes um dedo no r***. :-\ Eu já nem sei quem será mais vítima da homofobia! Se os homossexuais se os heterossexuais...

Cancro Testicular

Offline Arms

• Membro Vintage
                                                  • Reflection
                                                Li recentemente que o consumo regular de tomate reduz a probabilidade de cancro testicular. Achei curioso... em parte pelas associação entre o fruto e o calão. :P
                                                  Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                                  Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Cancro Testicular

Offline Atzecs

• Membro Vintage

Não sejas injusto. Para mim, é-me mais importante saber factos que estatísticas. Para além de que a participação da mIsS foi tudo menos inútil..

Cancro Testicular

Agamemnon

• Visitante

Não sejas injusto. Para mim, é-me mais importante saber factos que estatísticas. Para além de que a participação da mIsS foi tudo menos inútil..

Alguém disse que foi inútil? ???

Cancro Testicular

Offline mIsS

• Membro Elite
                                                      • my smile
                                                      Agamemmon não é por mal às vezes não deixarmos aqui a informação, mas de facto muitos de nós estamos ocupados e outros em período de exames, mas sempre que possível darei concerteza o meu contributo.  :-*

Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

-Factor de risco: caucasianos
                                                      -Comum no idoso
                                                      -Resulta da estimulação das glândulas pela dihidrotestosterona
                                                      -Pode provocar obstrução à saída da urina - cistite e pielonefrite

A hiperplasia beniga da prostata consiste num crescimento não maligno do estroma da próstata e das glândulas epiteliais, formando-se nódulos ricos em colagénio e músculo liso que causam o aumento de toda  prostata.
                                                      - Isto acontece em resultado da estimulação das glândulas pela dihidrotestosterona (sobretudo) e da testosterona.
                                                      - localização + comum:  nas zonas periuretral e de transição da próstata.
                                                      -É comum em homens com mais de 50 anos de idade e existe em quase 90% dos homens com 80 anos (comum no idoso).
                                                      -Pode provocar obstrução à saída da urina - cistite e pielonefrite  → facilita o diagnóstico Atenção: distinto do adenocarcinoma da prostata.
                                                      - Ocorre o ↑PSA como no carcinoma da próstata.

Patogenese:
                                                      -Regulação hormonal do crescimento da prostata:
                                                      Os androgénis são necessários para que ocorra normalmente na prostata, a proliferação e diferenciação celulares e como se sabe, a próstata ao contrários de outros órgãos dependentes de androgénios, mantem a sua habilidade em responder aos androgénios por toda a vida.
                                                      O desenvolvimento da hiperplasia maligna da próstata está associada aos androgénios testiculares bem como ao envelhecimento. A sua causa não é conhecida mas os androgénios são claramente necessários para o desenvolvimento desta hiperplasia, no entanto não é a testosterona o principal androgénio da prostata, mas sim a dihidrotestosterona (DIT), já que 80 a 90% da testosterona prostática é convertida  a DIT (metabolito mais activo) pela enzima 5α-

Os niveis de receptores de androgenios permanecem altos com o envelhecimento mantendo portanto, o mecanismo de crescimento celular depependente de androgénio, todavia são observados niveis nucleares mais elevados de receptores de androgénios no tecido prostático de homens com hiperplasia benigna da prostata.

Embora os androgénios sejam claramente necessários para o desenvolvimento da HBP, estes não são as únicas hormonas que contribuem para esse processo. Os estrogénios parecem estar envolvidos na indução do receptor dos androgénios. Os níveis séricos de estrogénios aumentam nos homens com a idade, o que pode aumentar a expressão dos receptores dos androgénios na próstata, levando a maior crescimento celular (ou menor morte celular). Em homens com HBP tanto os níveis intraprostáticos como os níveis plasmáticos de estrogénios estão aumentados.

- Factores de crescimento:
                                                      Outras evidências sugerem que o crescimento da próstata está sob controlo directo de factores de crescimento específicos e é apenas controlada indirectamente pelos androgénios.
                                                      Uns modulam a proliferação celular, outros estimulam a divisão e crescimento celulares (do estroma, vasos sanguíneos, epitélios) e há outros que inibem essa divisão.
                                                      - FGF(família do factor de crescimento transformador: estimula a divisão e crescimentos celulares do estroma, vasos sanguineos, epitelio da prostata
                                                      - TGF (família do factor de crescimento transformador): inibem a divisão celular.
                                                      Na prostata normal, a taxa normal da morte celula está equilibrada com a taxa de produção celular e acredita-se que existe um equilibrio entre os efeitos estimuladores da familia FGF e inibidores da família TGF.
                                                      Outros factores estimuladores do crescimento do tecido prostatico:
                                                            - IGFI e IGFII (factores de crecimento semelhantes à insulina I e II
                                                      A próstata envolve a uretra e, por essa razão, quando aumenta de volume, provoca um estreitamento gradual desta. No decorrer do tempo, ocorre obstrução do fluxo urinário e, ao urinar, a bexiga pode não esvaziar completamente. Consequentemente, ocorre um estagnamento de urina na bexiga, tornando o indivíduo susceptível à infecção e à formação de cálculos. A obstrução prolongada pode provocar lesão renal devido ao refluxo de urina para os ureteres e destes para os rins.

Manifestações clínicas:
                                                      A maioria dos homens é assintomática. Porém, em cerca de 33% dos homens com mais de 65 anos ocorrem sinais e sintomas clínicos.
                                                      A obstrução à saida do fluxo urinaria e a disfunção da bexiga são responsaveis pela maioria dos sinais e sintomas da hiperplasia benigna da prosta.O aumento prostatio pode levar à retenção urinária aguda ou c´ronica.

- Na retenção urinária aguda: ocorre uma dilatação dolorosa da bexiga com incapacidade de eliminação
                                                      -Na retenção urinária crónica: ocorrem ambos os sintomas de eliminação, obstrutivos e irritativos:

Quando o aumento da próstata obstrui directamente a bexiga, os seguintes sintomas podem ser observados:
                                                      Hesitação urinária- Dificuldade em começar a urinar( necessidade de ter de esperar para que a urina comece a fluir)
                                                      Fluxo fraco -A urina flui com menos força, atingindo uma pequena distância, às vezes directamente para baixo.
                                                      Gotejamento terminal - O fluxo de urina continua após o jacto principal sob a forma de gotas. Ocasionalmente, vem um segundo grande jacto de urina (às vezes chamado micção em dois tempos).
                                                      Esvaziamento incompleto - Há a sensação de que ainda resta urina na bexiga, após terminada a micção.

Sintomas irritativos : são o resultado da hipertrofia e disfunção da bexiga e são a frequência urinária, a nocturia e  urgência. O paciente geralmente queixa-se da dificuldade em começar a urinar, do fluxo ↓, causando redução do calibre e força da corrente urinária.

Frequência urinária-Um tempo anormalmente pequeno entre duas micções
                                                      Noctúria -Acordar à noite para urinar.
                                                      Urgência -Ser incapaz de se conter após sentir vontade de urinar. Pode levar à perda de urina (incontinência).
                                                      Sensação de esvaziamento- com sintomas irritativos pode haver uma sensação de que o esvaziamento da bexiga não se completou, mesmo ela estando vazia.

Outros:
                                                      - disúria (dor na micção devido à compressão da uretra pela próstata);
                                                      - hematúria (urina acompanhada de sangue porque as pequenas veias da uretra e da bexiga podem romper quando o homem força a micção).

Diagnóstico:
                                                      - ultra-sonografia da próstata (mensurar o tamanho da próstata e ajuda a determinar se o cancro é uma causa possível),
                                                       - exame de urina
                                                      - urodinâmica (equipamento computadorizado que avalia o estado do funcionamento do sistema urinário inferior)
                                                      -urofluximetria: regista a taxa máxima de fluxo urinária,se for < 10ml/seg o pacriente será portador de obstrução significativa da saída da bexiga.
                                                      - análise laboratorial do nível sérico de PSA (antígeno prostático específico) e o toque rectal da próstata.
                                                      - palpação pelo médico em busca de nódulos: os quais podem indicar um cancro, e de dor, a qual pode indicar uma infecção.

Tratamento:
                                                      Depende da intensidade dos sintomas e da presença de complicações, sendo divididos em:
                                                      - farmacológico – medicação oral para ↓ o tamanho da próstata ou causar o relaxamento da musculatura da mesma.
                                                      A suspensão de androgénios leva à ↓no tamanho da próstata e alívio dos sintomas de obstrução da saída da urina da bexiga. Os antiandrogénios verdadeiros que bloqueiam a acção da testosterona e da DIT na próstata são diferentes dos agentes que impedem a produção de androgénios.
                                                      Os agonistas da GnRH actuam reduzindo o número de receptores de GnRH na hipófise, produzindo um aumento transitório e subsequente ↓LH → ↓ testosterona. Os inibidores da 5α-redutase (finasterina,dudasterida) suprimem em cerca de 65 a 95% os níveis de DIT prostáticos e plasmáticos. O tratamento com estes agentes conduz a diminuições significativas no tamanho da próstata mas são menos eficientes do que os agonistas da GnRH nessa redução; apesar disso, têm menos efeitos secundários.
                                                      - cirúrgico – dois tipos: ressecção transuretral da próstata (RTUP), é a cirurgia que se realiza através da uretra, sem cortes, introduzindo-se um tubo até a próstata e cortando-a em pequenos fragmentos que são posteriormente aspirados e a cirurgia convencional (prostatectomia a céu aberto)

« Última modificação: 2 de Junho de 2010 por mIsS »

Cancro Testicular

philip17rc

• Visitante
                                                        O meu avô chegou a ter um tumor num dos testículos, eventualmente com o passar dos anos, teve mesmo de ser operado, porque já estava a entrar em proporções astronómicas  :-X

E o meu outro avô faleceu de cancro nos intestinos  :(

Por isso aconselho a todos a sempre irem fazendo exames de despistagem para garantir que está tudo bem

Cancro Testicular

Bc

• Visitante
                                                          O cancro testicular tem mais incidencia em rapazes novos (na fase dos 20 e tal anos)
                                                          É importante o auto-exame do testículo...já alguém explicou aqui...e qualquer irregularidade que encontrem não hesitem mesmo em ir ao médico verificar...

Cancro Testícular

Diotima

• Visitante
                                                            Conheço um rapaz que teve cancro testícular e teve que remover um testículo (julgo que foi só um, não estou certa). Mas antes foi a um banco de esperma para mais tarde ter filhos.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                                              22 Respostas
                                                              8400 Visualizações
                                                              Última mensagem 5 de Outubro de 2009
                                                              por lunipip
                                                              3 Respostas
                                                              1319 Visualizações
                                                              Última mensagem 28 de Setembro de 2012
                                                              por Cassie
                                                              3 Respostas
                                                              1480 Visualizações
                                                              Última mensagem 18 de Outubro de 2013
                                                              por vepaem