rede ex aequo

Olá Visitante17.out.2019, 14:09:27

Autor Tópico: Nao sei bem como reagir quando alguem fala de lesbicas ou bissexuais  (Lida 11389 vezes)

Nao sei bem como reagir quando alguem fala de lesbicas ou bissexuais

Offline Liliana@

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
no outro dia na minha turma um rapaz perguntou me se era lesbica e eu muito admirada com o assunto disse que nao e quando dei pelo desenrolar da conversa ja estava quase metade da turma a dizer que tinham nojo de pessoas lesbicas, aquela conversa incomodou me um bocado, nao sabia mesmo o que fazer so me apetecia desaparecer dali.  [smiley=confuso.gif]
nao entendo como é que pessoas de 16 e 17 anos ja têm esta maneira de pensar, parece que nao entendem as escolhas sexuais das outras pessoas.
sinceramente nao percebo, fiquei mesmo muito magoada com aquela conversa.  :-\

Spring

• Visitante
    Respondendo ao título do tópico, penso que quando alguem fala em lésbicas, bissexuais ou qualquer outro assunto relacionado com a temática LGBT devemos ser naturais. Se sentirmos vontade e coragem de tentar defender devemos fazê-lo, se simplesmente preferirmos ouvir devemos fazê-lo, não há uma reacção certa ou errada. Certo?
    Só gostaria de corrigir algo no teu post. Ser LGBT não é uma escolha sexual mas sim uma orientação. A pessoa não escolhe ser lésbica, bissexual ou gay ;)

Eu concordo com a mind. ;)

Offline Akumu-San

• Membro Elite
      • I am what i feel...
      Respondendo ao título do tópico, penso que quando alguem fala em lésbicas, bissexuais ou qualquer outro assunto relacionado com a temática LGBT devemos ser naturais. Se sentirmos vontade e coragem de tentar defender devemos fazê-lo, se simplesmente preferirmos ouvir devemos fazê-lo, não há uma reacção certa ou errada. Certo?
      Só gostaria de corrigir algo no teu post. Ser LGBT não é uma escolha sexual mas sim uma orientação. A pessoa não escolhe ser lésbica, bissexual ou gay ;)

Eu concordo com a mind. ;)

Mind junto-me a ti :)
        "My love...let me count the ways of just how much i love you..."

Dacl

• Visitante
        Quando falam sobre estas coisas eu limito-me a ouvir. Não vou falar mal e ser hipócrita nem falar bem e correr o risco de me olharem de lado. Custa muito ouvir os comentários negativos.  
        « Última modificação: 6 de Maio de 2010 por Dacl »

Offline teddyJ

• Membro Ultra
          • Género: Masculino
          no outro dia na minha turma um rapaz perguntou me se era lesbica e eu muito admirada com o assunto disse que nao e quando dei pelo desenrolar da conversa ja estava quase metade da turma a dizer que tinham nojo de pessoas lesbicas, aquela conversa incomodou me um bocado, nao sabia mesmo o que fazer so me apetecia desaparecer dali.  [smiley=confuso.gif]
          nao entendo como é que pessoas de 16 e 17 anos ja têm esta maneira de pensar, parece que nao entendem as escolhas sexuais das outras pessoas.
          sinceramente nao percebo, fiquei mesmo muito magoada com aquela conversa.  :-\

olha liliana, é assim em todo o lado :S na minha turma também quando se fala de gays/lésbicas/bi's ficam todos pouco à vontade e a maioria demonstra mesmo nojo ... eu já nem lhes ligo, tento abrir-lhes um pouco mais a mente mas quando as pessoas não querem não serve de nada. é normal que isso te magoe, mas pensa que o que interessa é a tua felicidade, independentemente do que os outros dizem ou pensam (:
            Happiness can be found, even in the darkest of times, if one only remembers to turn on the light.

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
            • Membro Elite
            • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
              • núcleo lgbti funchal
            Depende! Quando falam disto cá em casa eu oiço e defendo! Já com os amigos, curiosamente, é diferente... prefiro ouvir só. É curioso, talvez fosse mais normal o contrário lol.

mcr4ever

• Visitante
            concordo com o teddyJ, é assim em td o lado. Eu tou na universidade e ainda ouço comentarios desagradaveis sobre os gays/lesbicas/bi's... ainda ha pouco tempo uma colega d turma disse q a culpa do vulcao na islandia ter entrado em erupçao era do casamento homossexual! claro q tive d rir. N m aguentei! Ainda ha mt pessoa ignorant... qnd alguem fala sobre este assunto eu mantenho-m a parte mas s ouço algum comentario mais "parvo" n consigo deixar d responder! ;D

Nequinhas

• Visitante
              Oá  :D

Felizmente para mim, todos os meus amigos são gays, uma porrada deles, daí que, no meu grupo, não haja qualquer problema relativamente a isso. Já na minha familia, é um bocado mais complicado. Os meus pais não sabem da minha orientação e a minha familia abomina todas as pessoas que não for hetero... Muito complicado. Felizmente para mim, poderei sempre "mentir" com um rapaz xD

Beijinho ^^

Offline ricardofigueiredo

• *
                • Novo Membro
                Quando me comecei a aperceber da minha orientação, sempre que se falava do assunto, eu assumia uma posição muito homofóbica, como meio de defesa. Com o tempo, comecei-me a aperceber que podia defender os direitos dos LGBT sem dar a entender que eu próprio faria parte do grupo, e assim começou a ser, tanto com a família como com os amigos. Actualmente, com a pequena diferença que os meus amigos já sabem, que já não tenho pavor de ser descoberto, continuo a defender as minhas ideias com a família (que continuam sem saber de mim) e com qualquer pessoa, quer ela saiba ou não saiba e possa ou não vir a saber. ;)
                  Ricardo Lemos de Figueiredo!

Offline daemon

• Membro Sénior
                  Eu não me calo. Já converti alguns homofóbicos..
                    कर्म Toda a acção provoca uma reacção equivalente no sentido inverso

Offline choice

• Membro Ultra
                    Eu também não me calo, defendo até à última, independentemente se esteja no meio de pessoas que sabem a minha orientação ou não, sejam amigos ou familiares. Se passarem a saber temos pena...Mas nem sempre fui assim, com o tempo fui-me habituando a lidar de uma maneira diferente com as diversas situações.

Alpha

• Visitante
                      Eu também não me calo, defendo até à última, independentemente se esteja no meio de pessoas que sabem a minha orientação ou não, sejam amigos ou familiares. Se passarem a saber temos pena...Mas nem sempre fui assim, com o tempo fui-me habituando a lidar de uma maneira diferente com as diversas situações.

Subscrevo!  :up

Offline - Miguel -

• Membro Ultra
                        Respondendo à pergunta genericamente, em primeiro lugar, quando ouço falar o que quer que seja escuto com atenção e delineio algumas coisas, que me possam ser úteis num "frente a frente". Ao mesmo tempo que ouço analiso o meio envolvente, já que se for num ambiente onde conheço as pessoas consigo falar, já que "já sei o que espero", no outro caso eu prefiro reservar-me ao silêncio já que pode "descambar" para algo agressivo de mais.

A seguir tento compreender com que bases é que tomam as suas afirmações como verdade e para se porem no lugar do outro. Esta é a minha "técnica" para poder desconstruir preconceitos, por vezes não consigo, contudo quando me lembro e a conversa foi para o domínio sexual remato: a sexualidade não se fala só no vale dos lençóis.

Finalizando: a família, pais e amigos, para mim são os mais fáceis de se falar, já que, como disse anteriormente eu conheço-os e eles a mim, ao ponto de saberem que eu sou muito aberto à diferença e defendo ou faço uma reflexão independentemente do caso, já que é fácil atirar uma pedra, mas não tão fácil agarra-la enquanto se move.

:-* e [[]] para tod@s.
                          "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
                          "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
                          Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

Elijah Keat

• Visitante
                          Depende! Quando falam disto cá em casa eu oiço e defendo! Já com os amigos, curiosamente, é diferente... prefiro ouvir só. É curioso, talvez fosse mais normal o contrário lol.

Mais ou menos a minha posição. No meu caso é porque o meu grupo de amigos, por assim dizer, não é homofóbico (e são todos hetero, tanto quanto se saiba).
                          Já quando estou em família e oiço alguns comentários mais homofóbicos defendo a causa com unhas e dentes. Assumir uma posição homofóbica para nos defendermos é um erro, creio. Isto porque aos poucos podemos ir mudando a mente das pessoas com quem convivemos, e as pessoas ligam mais a maneirismos do que ao que se diz quando se fala em homossexualidade, quero dizer, se uma pessoa tiver tiques é mais rapidamente olhada de canto, do que se defender os direitos dos LGBT.

Eu noto isso com o meu pai. Ele nunca foi muito homofóbico. Antes dizia mais que não era uma coisa natural, mas que cada um tinha o direito de fazer o que bem entendia. Actualmente já nem diz que não é natural. Ou é por se ter cansado de me ouvir  lol ou é porque o consegui fazer ver as coisas.

Offline monandra

• Membro Total
                            Bem eu não sei direito minha orientação sexual, mas também me sinto desconfortavel quando falam mal dos homos e bisexuais, não gosto de qualquer tipo de preconceito...

mas com a minha família e amigos prefiro me calar, pq se eu eu falar mal vou ser hipócrita e se eu falar bem irei atrair problemas pra mim sendo tds eles héteros(até onde eu sei :P) e homofóbicos   :-\

então prefiro me manter neutra, falar que cada um sabe o que melhor pra si e que temos que respeitar isso e mudo de assunto...
                              Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria.

Offline Lambuças

• Membro Elite
                              • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
                              Ola a todos.
                              Eu não sei se têm noção que na vida por vezes não se pode fugir da realidade o tempo todo e não se consegue mentir ou omitir a todo o mundo...a toda a hora.
                              Acho que o ponto de partir para quando se houve falar em lésbicas ou bissexuais é cortar o assunto com um  " eu gosto de mulheres, alguém tem alguma coisa a dizer". Por experiencia propria fica tudo uns momentos em silêncio mas depois toda a gente diz que não tem nada contra, que cada um sabe de si, etc.
                              Pela minha longa experiencia e descaramento sei que consigo deixar qualquer um com as defesas em baixo quando sem problemas assumo que as mulheres é que são a minha praia apesar de ja ter sido casada com um homem fantastico....que é o meu melhor amigo.
                              O melhor de tudo é ninguem ficar inibido com o assunto e ate sorrir de algum comentario ou pergunta que possa surguir no momento em que se faça a revelação da nossa opção sexual.
                              É tudo uma questão de nos assumirmos como somos.....depois é facil deixar falar os outros. Sempre foi assim que reagi e nunca me dei mal quer com amigos, colegas de trabalho, de faculdade, familia e afins.

Espero que tenha ajudado alguém com o meu testemunho quanto mais não seja para tentarem serem mais voces e não pensarem tanto nos outros

Elijah Keat

• Visitante
                                É bom saber que existem casos como o teu, Lambuças, mas não é assim tão linear.

A quantidade de relatos que existem neste fórum de gente que disse o mesmo que tu e encontrou uma reacção totalmente oposta, de hostilidade, é superior aos relatos semelhantes ao teu, infelizmente.

Bc

• Visitante
                                  Quando as pessoas falam, geralmente fico so a ouvir as opiniões.... as vezes até me riu com alguma ignorancia das pessoas.... ja entrevi em conversas no entanto sem as pessoas perceberem a minha orientação sexual....

Offline _Margot_

• Membro Elite
                                    • The show must go on!
                                    Quando as pessoas falam, geralmente fico so a ouvir as opiniões.... as vezes até me riu com alguma ignorancia das pessoas.... ja entrevi em conversas no entanto sem as pessoas perceberem a minha orientação sexual....

Eu regra geral é o mesmo. Prefiro saber de antemão o ponto de vista dos outros.
                                      "Be anything but a coward, a pretender, an emotional crook, a whore: I'd rather have cancer than a dishonest heart." Truman Capote - Breakfast at Tiffany's

Offline ZapZap

• **
                                      • Membro Júnior
                                      • elinternadolagunanegra
                                      Eu deixo rolar a conversa... E mesmo quando metem alguma piada seca sobre homossexuais rio-me... Não me rio por causa da piada em si, mas sim da ignorância... Depois de a conversa ter rolado, se for com pessoas raparigas a conversa defendo os homossexuais... Se for com rapazes, bem, tento acalmar os ânimos... Graças a Deus que na minha família é tudo esquerda, liberal... Apesar de não ser assumido, sei que quando o fizer a minha família me apoiará (excepto a minha irmã que é uma homofóbica do caraças)

Kiss.
                                        c. LIVETHEFUTURE!"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        265 Respostas
                                        47252 Visualizações
                                        Última mensagem 3 de Janeiro de 2011
                                        por Bc
                                        12 Respostas
                                        11016 Visualizações
                                        Última mensagem 26 de Janeiro de 2010
                                        por Fetch!
                                        43 Respostas
                                        11447 Visualizações
                                        Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                        por ÉssePê