rede ex aequo

Olá Visitante18.nov.2019, 16:59:19

Autor Tópico: A minha 1ª reunião: dúvidas e receios  (Lida 15473 vezes)

A minha 1ª reunião: dúvidas e receios

Offline JohnDoe21

• Membro Elite
  • Género: Masculino
pronto o Sr. Atzecs respondeu de uma maneira mais completa a 1ª parte XD
respondemos ao mesmo tempo e tudo magnifico... xD

Lol, são só detalhes que não puseste.
eu pensei em por mas como sou um membro e não um moderador ou coordenador expliquei o meu ponto de vista das reuniões XD

Offline Rita.V

• Membro Total
    • Género: Feminino
    • "Para ser grande, sê inteiro."
    Obrigada pelas vossas respostas, esclareceram-me bastante  ;D
     Pode ser que um dia eu ganhe coragem e resolva aparecer  :-\
      "I am the master of my fate: i am the captain of my soul."

Offline JohnDoe21

• Membro Elite
      Obrigada pelas vossas respostas, esclareceram-me bastante  ;D
       Pode ser que um dia eu ganhe coragem e resolva aparecer  :-\

eu demorei a ir a uma reunião porque tinha medo de estar em casa e dizer ah vou sair vou a Lisboa (local onde na altura em que conheci o forum me era mais proximo, visto que o grupo de Setúbal estava fechado na altura) vou antes de almoço e volto quase depois de jantar...
      tipo matavam me no mínimo e bombardeavam me de perguntas... mas depois enchi me de coragem e disse vou a Lisboa ao IPJ e lá fui eu e agora digo vou a Setúbal e tenho tido sorte que não surgem muitas perguntas... mas actualmente não vivo sem as reuniões... fazem me sentir bem e aclaram as minhas ideias em muitos pontos de vista...
      sinto me um "melhor gay" por causa disso XD
      se tiveres possibilidade de sair sem dizerem nada pensa em ir aquilo é magnifico e os coordenadores são um espectáculo e depois há um dos membros habituais (tipo eu) que é uma gralha e não se cala (salvo raras excepções que já foram demonstradas)
      podes só ir a parte da reunião se quiseres
      « Última modificação: 5 de Julho de 2010 por JohnDoe21 »

Offline Atzecs

• Membro Vintage
        Obrigada pelas vossas respostas, esclareceram-me bastante  ;D
         Pode ser que um dia eu ganhe coragem e resolva aparecer  :-\

eu demorei a ir a uma reunião porque tinha medo de estar em casa e dizer ah vou sair vou a Lisboa (local onde na altura em que conheci o forum me era mais proximo) vou antes de almoço e volto quase depois de jantar...
        tipo matavam me no mínimo e bombardeavam me de perguntas... mas depois enchi me de coragem e disse vou a Lisboa ao IPJ e lá fui eu e agora digo vou a Setúbal e tenho tido sorte que não surgem muitas perguntas... mas actualmente não vivo sem as reuniões... fazem me sentir bem e aclaram as minhas ideias em muitos pontos de vista...
        sinto me um "melhor gay" por causa disso XD
        se tiveres possibilidade de sair sem dizerem nada pensa em ir aquilo é magnifico e os coordenadores são um espectáculo e depois há um dos membros habituais (tipo eu) que é uma gralha e não se cala (salvo raras excepções que já foram demonstradas)
        podes só ir a parte da reunião se quiseres

Mais que isso: antes da tua primeira reunião há uma recepção a novos membros feita (habitualmente) pela Coordenação (se bem que pode ser feita por uma Comissão eleita por esta última). Caso por algum motivo quiseres voltar atrás entre a recepção e a reunião propriamente dita és livre de o fazer :)

Só fazes o que queres e quando queres. Se não quiseres falar, não falas! (Na minha primeira reunião eu confesso que tinha algum desconforto, mesmo já conhecendo alguns coordenadores, e falei pouco; não veio daí mal ao mundo e ninguém me apontou o dedo nem nada disso). O mesmo se aplica às actividades.

Acima de tudo, as reuniões pretendem ser um espaço onde tu possas ser tu mesma, sem complexos e pudores, onde podes procurar apoio e, acima de tudo, convívio junto de pessoas com quem partilhas a tua Orientação Sexual e problemas associados a essa temática. Tudo isto, num ambiente informal e jovem, claro :)

Offline Rita.V

• Membro Total
          • "Para ser grande, sê inteiro."
          Pois, embora possa sair sem ter de dar grandes explicações também tenho medo das perguntas e da possibilidade de virem a descobrir onde eu estou (embora isto seja um tanto irracional).
          Por outro lado sinto que de alguma forma me faria bem, acredito que seria um passo importante e que trouxesse consigo novas perspectivas e alguma tranquilidade .   
          Acho que não vou ganhar coragem tão cedo, de qualquer modo essa recepção aos novos membros realiza-se antes da reunião? Ou é uma coisa feita á parte?

« Última modificação: 5 de Julho de 2010 por Rita.V »
            "I am the master of my fate: i am the captain of my soul."

Offline JohnDoe21

• Membro Elite
            Sim pois eu fico com as explicações a meio peço desculpa =X
            obrigado por me completares e corrigires atzecs XP

não sei se já viste os tópicos da reuniões dizem para os novos membros comparecerem as 16 para a recepção e a reunião propriamente dita começa as 16.30 =)

eu em relação ao que o atzecs disse de estar estado calado na sua primeira reunião eu digo que na minha primeira reunião acho que só me aguentei bem porque fui com um amigo e estava lá um amigo meu que conheci pelo forum
            não falei quase nada quando o grupo estava todo junto porque fui a uma reunião a Lisboa com umas 20 pessoas fiquei tipo WOW mas depois dividiram nos em grupos menores para uma dinâmica mais dinâmica com menos pessoas XD (ai já falei mais) mas na parte em que estávamos as 20 pessoas na sala eu estava ahhh =X o que é que eu digo agora? =X
            « Última modificação: 5 de Julho de 2010 por JohnDoe21 »

Soueu20

• Visitante
              Acho pessimo e sem qualquer fundamento o facto de só se poder assistir as reunioes pessoas dos 16 aos 30 anos...

É criar um preconceito dentro de outro, e atras de outro, alias uma barreira...

A homossexualidade é e ocorre em todas as idades, e acho mal por isso... Não é de estranhar que as associaçoes criem barreiras e depois queixam-se que os mais velhos não saem do armario...

Mas quem SOUEU, para dizer tal coisa... No entanto dou a minha opinião...

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Offline Atzecs

• Membro Vintage
                Acho pessimo e sem qualquer fundamento o facto de só se poder assistir as reunioes pessoas dos 16 aos 30 anos...

A homossexualidade é e ocorre em todas as idades, e acho mal por isso... Não é de estranhar que as associaçoes criem barreiras e depois queixam-se que os mais velhos não saem do armario...

Soueu20, este não é bem o espaço certo, mas pronto, fica para a posterioridade:

A Associação rede ex aequo foi criada para trabalhar com jovens LGBT, não com LGBT solitários. É uma associação de jovens, apoiada como tal e cujos estatutos definem essa limitação. Achas, sinceramente, que os problemas de um LGBT com 50 anos são os mesmos que um jovem de 16, 18, 25 anos? Se achas... Bem, não sei o que te dizer. A limitação das reuniões permite à associação e aos seus voluntários trabalharem com maior facilidade e melhor os problemas do público-alvo: a população jovem.

De qualquer modo, se não concordas, podes, caso sejas associado, desenvolver esta questão e apresentá-la em sede de Assembleia Geral Ordinária, bastando para isso contactar com a Mesa da AG (ao qual os associados têm acesso), de modo a que seja discutida e, caso seja aprovado por maioria de 3/4 (penso), modificarem-se os estatutos. Tudo é possível, mas eu discordo profundamente de ti quando dizes que não há fundamento.

E atenção às afirmações que fazes sobre as reuniões... os Coordenadores de Grupos locais são voluntários que dispendem do seu tempo e muitas vezes do seu dinheiro para apoiar. Ver o seu trabalho considerado uma "agência matrimonial" é algo desmotivador... Com todo o respeito pelas agências matrimoniais.
                « Última modificação: 5 de Julho de 2010 por Atzecs »

Soueu20

• Visitante

Soueu20, este não é bem o espaço certo, mas pronto, fica para a posterioridade:

A Associação rede ex aequo foi criada para trabalhar com jovens LGBT, não com LGBT solitários. É uma associação de jovens, apoiada como tal e cujos estatutos definem essa limitação. Achas, sinceramente, que os problemas de um LGBT com 50 anos são os mesmos que um jovem de 16, 18, 25 anos? Se achas... Bem, não sei o que te dizer. A limitação das reuniões permite à associação e aos seus voluntários trabalharem com maior facilidade e melhor os problemas do público-alvo: a população jovem.

De qualquer modo, se não concordas, podes, caso sejas associado, desenvolver esta questão e apresentá-la em sede de Assembleia Geral Ordinária, bastando para isso contactar com a Mesa da AG (mag@rea.pt), de modo a que seja discutida e, caso seja aprovado por maioria de 3/4 (penso), modificarem-se os estatutos. Tudo é possível, mas eu discordo profundamente de ti quando dizes que não há fundamento.

E atenção às afirmações que fazes sobre as reuniões... os Coordenadores de Grupos locais são voluntários que dispendem do seu tempo e muitas vezes do seu dinheiro para apoiar. Ver o seu trabalho considerado uma "agência matrimonial" é algo desmotivador... Com todo o respeito pelas agências matrimoniais.

Não sou associada da Rede nem o serei, prefiro doar o meu dinheiro a outras instituiçoes como é o caso da Amnistia Internacional, de onde sou associado e pago a minha cota todos os meses.
                  Por isso,não poderei discutir directamente com a rede o facto das Reunioes serem apenas para o publico de entre os 16 e os 30 anos.

Penso que não tem qualquer tipo de fundamento, pelo facto de que os problemas que os mais novos têm, são os mesmos pelos quais os mais velhos passam epor outro lado "passaram", sendo que a partilha dessas pessoas mais velhas numa dessas reunioes penso de ser de elvada importancia para os jovens...

Quanto ao facto de referir a agencia matrimonial, foi só pelo facto de não entender bem o porque de tal fundamento,sem sentido... E por isso coloquei a questão enão "afirmei" nada...

Um dos maiores problemas dos jovens é asolidão certo? (Jovens LGBT), solidão no sentido de pensarem que estao sozinhos neste Mundo em relação á sua sexualidade... E por isso a Rea existe em certa parte...

Dei apenas a minha opinião, não querendo com isso criar conflitos com a Rea.

Offline JohnDoe21

• Membro Elite
                    Acho que esta discussão já não pertence a este tópico mas também gostaria de manifestar a minha opinião.
                    eu estou de acordo que a associação seja dos 16 aos 30 e mesmo assim os pontos de vista da alguém com 16 a alguém com 30 já são muito diferentes... se alguém com mais idade tiver questões LGBT deve procurar apoio mais dedicado a sua idade... acho que poderá ir a ILGA e procurar apoio. quanto ser sócio ou não isso já depende de cada pessoa mas eu acho importante ser sócio da REA, assim mostra que somos mais e mais pessoas LGBT em portugal e ajudar a própria REA tem forma de ganhar fundos fora apoios dados pelo estado. E segundo o que entendi esses apoios são dados por um departamento qualquer da juventude o que implica também a limitação de idades...
                    acho importante se sócio e apoiar a REA e quando deixarmos de frequentar a REA podemos tentar "ajudar" (não sei como mas pronto) a ILGA...
                    Isso da Solidão é relativo... Eu vejo a REA como uma associação de apoio não como outra coisa qualquer e sempre me foi explicito desde a recepção as reuniões que assim o é... outros pensamentos são de outras pessoas que procuram mesmo outras coisas e não apoio...
                    (eu sei que há aqui frases que não fazem muito sentido mas interromperam me o raciocino varias vezes enquanto escrevia esta resposta, peço resposta ao que não se entenda)

Offline timtimboy

• Membro Sénior
                      Pessoal atenção ao off-topic
                        _tim_tim_boy_

1ª reunião

Offline Bourdain

• Membro Total
                          • FB
                        Gostava de ir a uma reuniao mas não sei se tenho coragem de ir sozinho... tenho medo que me mordam...
                        « Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011 por Bourdain »

1ª reunião

Offline Nips

• Membro Ultra
                          Boa tarde Bourdain,

Esse medo de que falas é muito comum e todos, em alguma fase, já passamos por isso. Compreendo que possas ter medo que alguém te reconheça, ou mesmo que nós, coordenadores, não correspondamos as tuas expectativas.

Em todo o caso posso te dizer que todos os membros e coordenadores que participamos nas reuniões estão no mesmo pé de igualdade. Sabemos as dificuldades e conhecemos o medo mas o respeito pelo o sigilo é ponto chave e pedido para que seja cumprido. Todos queremos estabelecer um ambiente seguro e calmo de partilha de conhecimentos e debate de ideias sem constrangimentos nem perseguições.

Podes sempre, se não quiseres vir a uma reunião, aparecer 30 minutos antes durante a recepção a novos membros e conhecer pessoalmente a equipa de coordenadores que leva este projecto para a frente. Depois quando te sentires mais seguro e a vontade vens a uma reunião com os restantes membros.

Espero ter ajudado.

1ª reunião

Offline Links

• Associad@
                            • Membro Sénior
                            • Dum spiro, spero
                            Gostava de ir a uma reuniao mas não sei se tenho coragem de ir sozinho... tenho medo que me mordam...

Boas Bourdain!

Esse medo acredita que quase todos tivemos antes de termos dado o passo seguinte de ir a uma reunião. Eu também estava como tu na minha primeira reunião mas, no meu caso, levei outra pessoa comigo, que acabou por falar por mim e por ela lol já que eu nessa reunião quase não devo ter aberto a boca! Mas é como tudo na vida, as coisas novas metem um bocado de medo, para isso é que servem os testemunhos de quem já passou pelas tais situações e no geral, a experiência é bastante positiva e as pessoas tendem a regressar muitas outras vezes de volta, como podes ver em qualquer tópico sobre os medos e receios da primeira reunião que existe em qualquer das áreas dos grupos!

Acredita que não perdes nada, podes é sair de lá bastante mais elucidado sobre o tema da reunião e mais uns amigos a juntar aos que já tens :)

Por isso não vale a pena pensar muito nisso, mesmo que não arranjes ninguém que te acompanhe, porque temos tendência a complicar muito as coisas se pensamos muito nelas e o medo vem de arraste com isso lol, pelo menos foi o que eu fiz.

E se tiveres algum problema de como chegares ao local ou alguma pergunta, é só mandares PM a um dos coordenadores para te ajudarem a resolve-lo.

De resto acho que o Nips já referiu tudo :)

Coragem e espero de futuro ver-te numa das reuniões :up

1ª reunião

1221

• Visitante
                              Olá Bourdain!

Vou falar-te como alguém que também nunca foi a uma reunião. Eu pessoalmente nunca fui porque, digo sempre, nunca calhou. Não por medo, apenas nunca senti a necessidade até agora (sou do género de pessoa que, a saber de algum evento, raramente decide nos tempos antecedentes. É-me mais fácil não pensar nas coisas para não perder a vontade, e geralmente decido à ultima da hora  :P). Compreendo que exista receio quando se trata de uma primeira vez nalguma coisa, seja ele motivado por que razão for. Agora, pensando nisso, posso dizer que talvez tenha um pouco de receio que não haja química de conversa com as restantes pessoas, mas também penso positivo em relação a isso: já cá estava no fórum há algum tempo (embora com outro nick) e conheço e falava bem com algumas das pessoas que coordenam as reuniões. Se pode ser diferente pessoalmente? Pode. O que não significa que seja mau.  E nunca vou saber se não for a uma reunião. :)

Quero propor-te o seguinte: no dia em que decidires ir a uma reunião eu posso ir contigo.
                              É certo, não nos conhecemos também. Pode até não resultar, não sei, depende do tipo de pessoa que és e da forma como lidas com as coisas. Faço-te esta proposta na medida em que, no dia em que fores, não serás o único a ir "sozinho" por não conhecer alguém. Estaríamos ao mesmo nível nesse aspecto, não sei se sentirás as coisas dessa forma, mas foi o que me ocorreu.  ;)

Enfim, e eles morderem, não mordem. Acho. Se morderem, olha... morde de volta.  lol :P
                              « Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011 por 1221 »

Offline Nips

• Membro Ultra
                                Caro novos membros aqui ninguém morde ninguém, até por vamos regularmente ao veterinário e estamos vacinados xD

Quando andamos com os donos andamos com trela e temos um pêlo muito bem tratado ;)

Offline green spider

• **
                                  • Membro Júnior
                                    • tumblr
                                  um dia vou beber um café e vou ler no pacote de açucar:  Um dia vou à minha 1ª reunião. Hoje é o dia.  ;D

Agora a sério, tenho de "ganhar tomates"...
                                    "Like a tomato in the rain I got that feeling again"

Offline Nips

• Membro Ultra
                                    um dia vou beber um café e vou ler no pacote de açucar:  Um dia vou à minha 1ª reunião. Hoje é o dia.  ;D

Agora a sério, tenho de "ganhar tomates"...

Dar o primeiro passo é sempre o mais difícil mas eu sei que vais conseguir. E quando o fizeres lá estaremos para te receber ;)

Offline Crocadoo

• Membro Total
                                      • "It gets better"
                                      A primeira grande dúvida foi se ia dar facilmente com o local, eheh. Mas não ia com grandes receios, simplesmente um pouco nervoso por ser tudo novo.
                                      Pessoas bastante simpáticas, divertidas e porreiras. Diverti-me imenso e deu para perceber diferentes perspectivas sobre uma mesma temática.

Obrigado  ;D

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                                        • Don't wasted, it's only here for today
                                        A primeira grande dúvida foi se ia dar facilmente com o local, eheh. Mas não ia com grandes receios, simplesmente um pouco nervoso por ser tudo novo.
                                        Pessoas bastante simpáticas, divertidas e porreiras. Diverti-me imenso e deu para perceber diferentes perspectivas sobre uma mesma temática.

Obrigado  ;D

Ainda bem que gostaste. Espero que nos possas presentear mais vezes com a tua presença :)
                                          "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          A Minha 1ª Reunião: receios e dúvidas

Iniciado por jjoana « 1 2 ... 15 16 » Lisboa

314 Respostas
                                          50351 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Dezembro de 2014
                                          por nevertoolatetobehappy
                                          284 Respostas
                                          52135 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Julho
                                          por viernev
                                          22 Respostas
                                          8830 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Dezembro de 2013
                                          por gaymen
                                          3 Respostas
                                          2599 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Maio de 2016