rede ex aequo

Olá Visitante09.dez.2019, 04:42:51

Autor Tópico: Será que a fé pode curar as pessoas?  (Lida 8706 vezes)

Será que a fé pode curar as pessoas?

S.F

• Visitante
Estava a pensar neste assunto e resolvi criar este tópico.

Gostava de saber a vossa opinião.

Offline JoanaWildy

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    Humm..dá que pensar! às vezes vejo noticias na tv que as pessoas relacionam à fé certos e determinados "milagres" que não se sabe explicar.

"Someone once said if you want something very badly, set it free... If it comes back to you, it's yours forever. If it doesn't, it was never yours to begin with."

Espiral

• Visitante
      Penso que depende do "mal" de que se fala e sua respectiva cura. Não há dúvidas de que o grau de susceptibilidade é elevado quando a pessoa acredita (e isto é ter fé, com ou sem conotação religiosa) em determinada coisa. É por isso que os placebos funcionam; a cura pode ser fruto da influência exercida pela crença na primeira. Mas não acredito que isto seja válido para todos os possíveis males, principalmente quando falamos de coisas graves cuja cura escapa à própria medicina...ainda que esteja provado que o estado de espírito influencia a progressão - ou regressão - de alguns sintomas, a fé não vai curar. Mas pode ajudar muito no decurso da doença, mesmo que esta se insira num quadro menos psicossomático.

mmars19

• Visitante
        A fé ou, como gosto mais de dizer, o poder da mente pode curar, não duvido. Há muitos relatos de pessoas que não conseguiram a cura pela ciência, mas que o conseguiram com a sua fé. Acredito que esta pode de facto fazer milagres, muitas vezes não sabemos é como usá-la. Penso que a fé é um dom, não é qualquer pessoa que consegue fazer dela o seu modo de vida.
        Mas, como é óbvio, sou apologista da ciência também, pois é sempre uma ajuda preciosa em muitas situações.

Offline Back Room

• Membro Elite
          • Género: Masculino
          Numa espécie de efeito placebo, claro.
            "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline year_7

• Membro Ultra
            Sim...

Está provado que as emoçoes, relacionadas ao sistema limbico, no cerebro, sao responsaveis por varias alteraçoes viscerais (alteraçoes nas funçoes dos orgaos e sistemas).

O proprio estado de espirito, humor...etc... afectam o sistema imunitario.

A ciencia explica bem os milagres que as pessoas julgam serem divinos  ;D

Offline junctions

• **
              • Membro Júnior
              Também não acredito em milagres, mas penso que é curioso que certos programas de ajuda (como os Alcóolicos Anónimos) incorporem princípios espirituais ou quasi-religiosos nos seus métodos. Pergunto-me como é que indíviduos ateus/não religiosos aderem a eles...
                You are something that the whole world is doing.

Offline Lunar -8+

• **
                • Membro Júnior
                Esta questão pode ser vista sob vários prismas...depende do contexto e da situação.
                Mas se ter fé significa o mesmo que acreditar e se essa crença o faz sentir verdadeiro e purificado então a fé ultrapassa o obstaculo mental e fisico e pode ocasionar a cura do mal que a pessoa criou a si mesma. É possivel que inconscientemente tenhamos capacidade de nos auto-destruir. o cerebro tem essa capacidade.

Acredito que todo o ser humano não saiba realmente usar grande percentagem do seu cerebro e por isso nem cientificamente e nem religiosamente falando podemos determinar respostas definidas. restame 90% de massa cinzenta para descodificar este enigma.

Mas penso que o segredo...aquele que tanto queremos ouvir está dentro de nós mesmos. Não sabemos é escutar, sentir e as vezes perceber o significado da dor...da doença...do mal estar...e as vezes precisamos de ajuda para acreditar, ora porque sentimos sozinhos e entao se muita gente acreditar no mesmo que eu, talvez não sinta tao sozinha e talvez nao esteja tao enganada em relação ao que sinto. Se fé for isso, então sim acredito, que essa fé cure não no sentido religioso. Outrora, não acredito em milagres até me provarem o contrario. ate que me provem que virgem maria era virgem não de signo mas de sexo. Ou que me provem que existe uma outra forma de classificar a religião que não seja apenas uma interpretação rigida. Mas isso sou eu a acreditar...e cada pessoa acredita naquilo que a faz sentir viva e feliz. Estou certa que se pensarmos positivamente libertamos mais hormonas energeticas e o sistema huminitario funcionará melhor. Mas se tendencia é o negativismo é dificil fugir a esse ciclo vicioso...de mal estar...de dor...etc...

Por isso é que se inventaram os farmacos...para substituir a capacidade do corpo reagir por si. acredito que se o ser humano fosse um selvagem e nascece na selva conseguiria descobrir coisas do seu corpo que não consegue fazer neste momento porque limitamos a nossa condição ao espaço que criamos - cidade e campo - vilas....etc...

muito se podia falar sobre isto...tema vasto...

Kgirl

• Visitante
                  A fé, apesar de tudo, mexe com o psicológico das pessoas, e se não pode curar, ajuda muito.

navigator

• Visitante
                    Penso que pode acontecer um caso em 100.000.000. Os chamados "milagres", aqueles casos sem explicação científica. Mas nesses 100 milhoões, se não mesmo mais, muitas pessoas tiveram fé e não se curaram, por muita força de fé que tivessem. Por isso a minha resposta tende a ser "Não". Mas o pensamento positivo e a fé pode ajudar a sintomatologia a diminuir. Agora se o mal for deveras ruim, então muito dificilmente a pessoa fica curada. E depois há o velho adágio popular: "Fia-te na Virgem e não corras..."

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                      • Membro Elite
                      • coordenador núcleo lgbti funchal | direção rea
                        • núcleo lgbti funchal
                      A minha mãe e a minha avó pensam que a fé me vai curar o HIV. E isto é algo que me irrita, fé a mais a mim irrita, eu não sou nada religioso ainda por cima... quer dizer, sou mais espiritual, gosto de entrar numa igreja e ficar lá a falar e a pensar. Mas por amor de Deus... daí a pensar que a fé me vai curar alguma coisa vai uma longa distância. Não acredito em milagres. Não quero com isto dizer que ter fé não seja importante, muitas vezes ajuda a acreditar e seguir em frente.

Navegante

• Visitante
                      A minha mãe e a minha avó pensam que a fé me vai curar o HIV. E isto é algo que me irrita, fé a mais a mim irrita, eu não sou nada religioso ainda por cima... quer dizer, sou mais espiritual, gosto de entrar numa igreja e ficar lá a falar e a pensar. Mas por amor de Deus... daí a pensar que a fé me vai curar alguma coisa vai uma longa distância. Não acredito em milagres. Não quero com isto dizer que ter fé não seja importante, muitas vezes ajuda a acreditar e seguir em frente.

Mais do que acreditar que a fé te pode curar - quase por obra e graça do Espírito Santo, acho que deves ter esperança na ciência e que deves ter em conta que há pessoas a trabalhar para encontrar uma forma eficaz de combater o vírus. Eu tenho uma doença crónica e também se fosse há umas décadas atrás estava tramada porque não havia medicação, as coisas que havia eram muito pesadas. Hoje levo uma vida praticamente normal.

A ciência está sempre a evoluir e deves ter esperança. :)

Offline Ticas:

• Associad@
                        • Membro Ultra
                        Há aquela tão conhecida rivalidade entre a fé e a ciência. Sinceramente, não deposito muita confiança na fé, talvez por não ser muito religioso, mas também porque é algo "abstracto". Não consigo ver a fé a curar alguma coisa. Mas é verdade que a fé talvez ajude a curar, pelo menos do ponto de vista psicológico, ao ser uma força superior a nós. Não sei...

Offline Pulse

• Membro Vintage
                          • After all, losing all hope was freedom.
                          Existem algumas provas de que a fé pode ajudar no processo de recuperação. Mas as pessoas mais religiosas também tendem a ter um locus controlo mais externo e a debaterem-se mais com as questões do tratamento...
                            And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Xaman

• Visitante
                            A fé pode ajudar a curar pessoas pelo efeito placebo que produz nelas. Noutras nem tanto, poderá mesmo ser algo de sobrenatural que as cura. Mas isso nem a propria ciencia consegue decifrar bem. Têm apenas meras opiniões :)

-Andy-

• Visitante
                              Eu nao sou religiosa, muito menos acredito em Deus, mas respeito quem acredita. Acho que a fé depende de cada um... da maneira que cada um a 'idealiza' . Eu nao 'idealizo' de forma religiosa. Para mim fe é acreditar em algo, acreditar e ter esperança de que as coisas vao ficar bem. Logo se acreditamos e temos esperança, automaticamente temos força. A minha força interior é a minha fé. Sem ela nao lutamos pela cura, pelo bem. Procuro a minha fe dentro de mim, procuro lutar pela vida. E se mesmo assim a nossa fe nao nos curar, ao menos oferecemos resistencia, nao nos deixamos vencer facilmente... Independentemente de tudo devemos sempre ter fe até ao ultimo instante.

APC

• Visitante
                                Não sou crente em relação a nada. Só ao que é minimamente lógico e científico.  :) Acho que a crença tem um efeito placebo nas pessoas. Aliás, acho que em 100 pessoas doentes, 90 pedem ajuda a Deus, 10 sobrevivem e depois vão à televisão dizer que foram socorridas por Deus. As outras só já têm oportunidade de ir ao da Anne Germain... xD

Offline bpn

• Associad@
                                  • Membro Total
                                  Deus não cura ninguém... A fé não é uma coisa de religião. Eu posso ter fé numa equipa de futebol e não ter fé em DEUS.
                                  Deus não cura pessoas, Deus dá a coragem de as pessoas se curarem. A fé é que cura as pessoas, mas para isso têm que acreditar na fé que possuem. Sim cura pessoas, mas não as salva. É estranho o que digo.

O que eu quero dizer é que é obvio que se nós temos uma doença terminal, ter fé não nos ajuda a curar. Mas ajuda noutras "doenças". Mais espirituais ;)

Reuniões na segunda e na quarta semana, sempre à segunda feira. Venham!

Offline kustom

• Membro Sénior
                                    Para mim é a questão de o nosso corpo responder ao que pedimos. Se as pessoas pedem pensando em milagres ou acreditando que são capazes de superar a doença/estado em que se encontram é indiferente, desde que acreditemos que é possível. É a minha opinião de ateu.

A questão é: Ter fé sim, mas em quê? Em nós ou num Deus?

TheEchoOfNight

• Visitante
                                      Não sou crente em relação a nada. Só ao que é minimamente lógico e científico.  :) Acho que a crença tem um efeito placebo nas pessoas. Aliás, acho que em 100 pessoas doentes, 90 pedem ajuda a Deus, 10 sobrevivem e depois vão à televisão dizer que foram socorridas por Deus. As outras só já têm oportunidade de ir ao da Anne Germain... xD

Depois, também há aqueles familiares que pedem muito, muito a Deus para que não lhes morra o ente querido; entretanto, este morre e quem orou argumenta: «Deus, nosso Senhor, teve pena dele e levou-o». Se o indivíduo, por outro lado, sobrevive: «Deus, nosso Senhor, é grande» -- e toca a peregrinar a Fátima, a ver se se cumpre a promessa.
                                      Believers gonna believe.

APC

• Visitante
                                        Depois, também há aqueles familiares que pedem muito, muito a Deus para que não lhes morra o ente querido; entretanto, este morre e quem orou argumenta: «Deus, nosso Senhor, teve pena dele e levou-o». Se o indivíduo, por outro lado, sobrevive: «Deus, nosso Senhor, é grande» -- e toca a peregrinar a Fátima, a ver se se cumpre a promessa.
                                        Believers gonna believe.

Bom exemplo, man.  ;)

Unknown93

• Visitante
                                          A fé é só aquilo que dá força às pessoas quando elas não têm mais nada a que se agarrar. Acredito que mantenha muita gente a lutar, e se assim o é, acho bem. Eu apenas tenho fé nas pessoas, nunca num Deus. Muito menos naquele que a igreja nos impinge.

Offline aliceinpsycholand

• *
                                            • Novo Membro
                                            a ciência é a que pode curar as pessoas, também um conforto mental é um incentivo para o corpo reagir, como a depressão por exemplo afecta as nossas defesas físicas. é tudo psicológico.. religião é um medicamento placebo nada mais :) 

Offline Elizabeth Siddal

• **
                                              • Membro Júnior
                                              Quando vejo este tópico imagino sempre que a pessoa que o criou (que já não anda por cá) tinha alguém do seu conhecimento doente e que essa pessoa tinha fé e que tinha esperança que a fé a/o pudesse curar...

Crentes e não-crentes adoecem

Offline Sandra M. Lopes

• *
                                                • Novo Membro
                                                • Género: Outro
                                                • Pessoa transgénero com um fetiche do acto de fumar
                                                  • Sandra M. Lopes - Rantings from a crossdresser
                                                Crentes e não-crentes adoecem.

Crentes e não-crentes sofrem.

Crentes e não-crentes morrem.

Isto é universalmente válido, logo, não será o acto de fé, por si só, o factor determinante.

Por outro lado, há uma questão de atitude perante a doença, e esta é uma questão essencialmente mental. Existem imensos casos documentalmente comprovados de pessoas com múltiplos cancros que tecnicamente nem se deviam mexer e só deveriam suspirar de dor, mas que passavam o tempo todo com um sorriso sincero a perguntar aos outros como é que estavam, e procurando-os consolar. Não porque estivessem «alienados» da sua própria realidade, mas porque tinham uma atitude mental muito simples — a de não deixar que as suas próprias doenças lhes afectassem a mente, o comportamento, a atitude, etc. E, dessa forma, tinham a «cabeça livre» para se «preocuparem» com outras coisas (neste caso, com o bem-estar de outros).

Ora isto foi conseguido graças a um treino da mente.

Onde queria chegar era que coisas como a fé podem, de facto, ajudar a uma pessoa a encarar a sua própria doença de uma forma muito diferente. Em particular, se conseguir ajudar essa pessoa a não se identificar com a doença — «eu não sou a doença» — e a continuar com a sua vida, focando-se no que interessa, então já é uma grande ajuda. Isto mesmo para aquele tipo de doenças que são claramente físicas e cuja componente mental é reduzida, claro está.

Obviamente que também ajuda imenso nas doenças que têm uma forte componente mental. Deixem-me dar-vos um exemplo: eu sou uma pessoa que tem uma saúde razoável. Contudo, quando estou muito cansada, por excesso de trabalho e/ou preocupações, então o organismo reage «sob stress» e fica mais enfraquecido — as simples constipações surgem então, assim como eventuais complicações das chamadas «bactérias oportunistas» (bactérias naturalmente presentes no nosso organismo, mas que se «descontrolam» quando este está enfraquecido, causando todo o tipo de complicações que, num organismo saudável, nunca chegam a aparecer). Ora isto não quer dizer que a constipação seja causada por processos mentais! Pelo contrário, sabe-se exactamente qual o tipo de vírus a causa, e em que condições. Só que o que acontece é que o nosso organismo modifica-se fisicamente consoante o estado de espírito, e isto permite criar as condições necessárias para que o vírus se propague.

Isto parece querer entender que as pessoas com alguma forma de treino mental, seja devido à sua fé, seja devido à sua filosofia de vida, estão de alguma forma «protegidas» contra as doenças? Nada disso! Como disse, crentes e não-crentes adoecem da mesma forma. Isto quer apenas dizer que estas pessoas, devido ao seu estado de espírito, impedem o organismo de criar as condições para que algumas doenças se manifestem. Alguém que não sofra de stress, de depressão, de ansiedade, etc. terá o seu organismo menos susceptível a certas doenças. Da mesma forma, certas doenças físicas, por mais horríveis que sejam, serão mais «toleradas» por alguém que não passe o tempo todo a achar que a «sua» doença é a única coisa que interessa no mundo.

Eu pessoalmente tenho muita relutância em aceitar «milagres» (no sentido habitual do termo: «rezei muito para que Deus me curasse, e agora estou curada!»). No entanto, não tenho qualquer problema em aceitar que certo tipo de doenças tenha sido incorrectamente classificada, ou, em alternativa, seja agravada por um estado clínico de depressão/ansiedade, e, uma vez removendo-se esse estado de espírito, a pessoa «miraculosamente» recupera. Conheço alguns casos assim — há muitas doenças do foro reumatológico cuja causa, actualmente, ainda é desconhecida (tratam-se actualmente os seus sintomas, mas não a sua causa), mas que também se sabe que o que as despoleta é um caso clínico de stress, depressão, ou trauma. Quando essas pessoas começam a fazer terapia com um psicólogo — ou, em muitos casos, quando «abraçam uma fé» ou outro tipo de treino mental — as dores horríveis que sentiam (e que eram bem visíveis!) desaparecem, «como por milagre». Mas não há aqui nenhum milagre! Apenas se removeu uma das condições para que esse quadro clínico se manifeste, e, naturalmente (sem «magia»!), a «doença crónica» tendeu a desaparecer por si só, como seria de esperar.

O grande problema nestas coisas é que obviamente um crente que seja muito fundamentalista vai atribuir este tipo de acções a «milagres», quando é algo de completamente normal e de esperado. Do ponto de vista de um leigo, alguém que sofra de uma inflamação dos nervos, de um problema reumatológico, ou de uma perna partida «parece» sofrer da mesma forma. O problema reumatológico, por ser crónico, pode «parecer mais grave» (e até é, se não for tratado!). No entanto, são justamente alguns problemas, classificados como reumatológicos, que podem estar relacionados com o estado mental da pessoa, ou, no mínimo dos mínimos, este estado mental é uma das condições para que o problema se desenvolva. Um leigo pode não perceber nada disto. Um «pregador de garagem» muito menos! Assim, explicam isto como sendo «um milagre», que é a típica explicação de alguém que tenta justificar algo que não conhece profundamente.

Isto tudo para chegar ao seguinte ponto. Milagres existem? Talvez, mas são muito pouco plausíveis, especialmente porque há sempre uma explicação científica para eles, mesmo que as notícias nos jornais de reputação duvidosa digam o contrário :) Os crentes estão «imunes» das doenças? Claro que não; são tão afectados por elas como os não-crentes. Agora é verdade que há muitos casos clínicos específicos que, para se manifestarem, requerem um estado mental de depressão, stress, ansiedade, trauma, etc. Se uma pessoa tiver um treino mental que venha da sua filosofia de vida ou religião, é possível que não sejam afectados por este tipo de doenças, ou, se o forem, conseguem lidar com o seu estado mental de forma a que a doença não evolua muito ou mesmo sofra retrocessos. Da mesma forma, pessoas com doenças gravíssimas que não dependem, de todo, do estado mental — mas sim de vírus, bactérias, defeitos genéticos, ou outras condições físicas — podem, devido ao seu treino mental, dar pouca importância à doença, porque não se «definem» enquanto portadores de doença, mas têm outros objectivos mais importantes na vida. Para um observador externo, «parece» que este tipo de pessoas tem uma atitude «miraculosa» perante a sua própria doença, quando na realidade o que têm é um excelente treino mental, mais nada.

É neste sentido que digo (e realmente conheço alguns casos reais assim...) que, em certas circunstâncias (mas depende muito de pessoa para pessoa!), um treino mental que venha da fé ou da filosofia de vida pode, de facto, ajudar as pessoas a lidar melhor com o seu próprio sofrimento. Ou seja, não descarto, de todo, o papel importantíssimo do estado mental na esmagadora maioria das doenças. Se esse estado mental é capaz de fazer «milagres», tenho as minhas dúvidas. Que possa, nalguns casos (em que realmente a pessoa desenvolveu uma atitude diferente perante a doença), melhorar a situação da pessoa, «sem explicação aparente» (mas que na realidade só depende do estado mental, que afecta o organismo!), isso já tenho a certeza que é bem possível. Se é «raro» isto acontecer, é porque na realidade a esmagadora maioria das pessoas, quando abraça uma fé ou uma filosofia de vida, o faz por «pressão social», desespero, etc. e na realidade não tem nenhum interesse em mudar a sua atitude, mas apenas espera que os «milagres aconteçam por si só». O verdadeiro milagre, que nada tem de sobrenatural, é a capacidade que temos, enquanto seres humanos, de mudar a nossa atitude. Mas isso é algo que nem crentes, nem não-crentes, raramente fazem. Esporadicamente, alguns crentes são capazes de o fazer, e têm os consequentes benefícios disso. É só isso que é um «milagre», que nada tem de sobrenatural, e só depende de nós próprios.
                                                  Não julgues, e não serás julgado.
                                                  ---
                                                  Algumas das minhas opiniões reflectem a minha filosofia de vida, que segue a orientação exposta pelo príncipe Siddharta, 2600 anos atrás.

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
                                                  • Membro Ultra
                                                  • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
                                                  Não, a fé não cura.
                                                  Tão simples quanto isso.
                                                  Mas se os cristãos quiserem trocar os médicos por padres, força, é da maneira que ficam com ainda menos credibilidade.

Deus não cura pessoas, Deus dá a coragem de as pessoas se curarem. A fé é que cura as pessoas, mas para isso têm que acreditar na fé que possuem. Sim cura pessoas, mas não as salva. É estranho o que digo.
                                                  Isso não faz sentido nenhum.
                                                  « Última modificação: 10 de Março de 2013 por BrunoMCP »

APC

• Visitante
                                                    Acho que a fé pode causar eventualmente uma espécie de efeito placebo.

Diotima

• Visitante
                                                      Acho que a fé pode causar eventualmente uma espécie de efeito placebo.

Exacto, é isso. E como diz a minha mãe, depende da natureza do mal. A minha mãe sente-se um bocado revoltada quando dizem que a vontade de viver, ou a fé, ou whatever faz com que as pessoas não morram. Porque ela perdeu uma filha com 16 anos que também tinha muita vontade de viver, mesmo quando estava doente, e no entanto morreu (eu tinha 2 anos e meio, não me lembro). Por isso, quando a natureza do mal é mesmo muito má, não há fé, não há vontade de viver que cure.

Agora, o que eu penso é que em momentos de desespero algumas pessoas têm de se agarrar a algo que lhes dê esperança porque é muito difícil encarar a doença, o sofrimento, a morte, quer os nossos próprios, quer dos que nos são queridos, E então temos Fátima, e outras coisas do género. E quem pode ser tão frio que não ache que as pessoas em sofrimento têm direito a uma almofada que lhes atenue a dor?

HigherThanMe

• Visitante
                                                        Sem dúvida. Fé - nem que seja num futuro melhor.

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                                                          Na minha opiniao apenas como catalisadora da força de vontade, e mesmo isso nao tem grande poder quando sao doenças muito graves...

Cardo

• Visitante
                                                            Sim. A fé cria no corpo mecanismos de defesa contra doenças que são inimagináveis ao comum dos mortais.

Claro que não chega por si próprio a fé, mas ajuda num processo multidisciplinar, tal como a junção da medicina convencional, terapias alternativas e a prórpia fé (leia-se esperança).

Offline Sofia00

• **
                                                              • Membro Júnior
                                                              Acreito que a fé funciona como impulsionadora de vontade para vencer barreiras.
                                                              A fé afasta a nossa mente de pensamentos negativos.

Offline Yahiza

• **
                                                                • Membro Júnior
                                                                Acredito que tudo o que a nossa mente gera de positivo e poderoso, é capaz de criar reacçoes organicas e mecanismos compensatórios e de defesa.
                                                                Há coisas que simplesmente nao se explicam.
                                                                  "While there's life, there is hope"
                                                                  S. Hawking

V24

• Visitante
                                                                  Acredito que tudo o que a nossa mente gera de positivo e poderoso, é capaz de criar reacçoes organicas e mecanismos compensatórios e de defesa.
                                                                  Há coisas que simplesmente nao se explicam.

Sim, também acredito nisto.
                                                                  Já o ditado diz: Deus ajuda aqueles que se ajudam a eles mesmos.

Dracarys

• Visitante
                                                                    O papel das expectativas é preponderante, veja-se o efeito placebo.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                                                      333 Respostas
                                                                      79482 Visualizações
                                                                      Última mensagem 20 de Junho de 2012
                                                                      por Draco
                                                                      Pessoas que Ficam e Pessoas que Passam...

Iniciado por Imperatrix « 1 2 ... 5 6 » Outras Conversas

106 Respostas
                                                                      25962 Visualizações
                                                                      Última mensagem 19 de Julho de 2009
                                                                      por _tiago_
                                                                      22 Respostas
                                                                      10903 Visualizações
                                                                      Última mensagem 19 de Maio de 2012
                                                                      por jakejus1
                                                                      32 Respostas
                                                                      6561 Visualizações
                                                                      Última mensagem 9 de Junho de 2013
                                                                      por PsyGirl_Av
                                                                      6 Respostas
                                                                      790 Visualizações
                                                                      Última mensagem 27 de Julho de 2017
                                                                      por MarcyPt