rede ex aequo

Olá Visitante23.out.2019, 19:48:25

Sondagem

Em que escola estudas/trabalhas? (mapa na 1ª mensagem deste tópico)

ES de Alvide
0 (0%)
ES de Carcavelos
2 (4.9%)
ES de Cascais
5 (12.2%)
ES da Cidadela
1 (2.4%)
ES Fernando Lopes Graça
3 (7.3%)
ES Frei Gonçalo de Azevedo
4 (9.8%)
ES Ibn Mucana
6 (14.6%)
ES de São João do Estoril
5 (12.2%)
EP de Hotelaria e Turismo
3 (7.3%)
Colégio Amor de Deus
2 (4.9%)
Colégio Marista Carcavelos
2 (4.9%)
Colégio Portugal
0 (0%)
Esc. Salesiana do Estoril
3 (7.3%)
Esc. Salesiana de Manique
1 (2.4%)
Int.Christian School Cascais
0 (0%)
Saint Dominic's Int. School
0 (0%)
Saint Julian's School
2 (4.9%)
EP de Teatro de Cascais
1 (2.4%)
EP Val do Rio
0 (0%)
ET Form.Esp.Met.Analítica
0 (0%)
Inst.Ed.TecnológicaCascais
1 (2.4%)

Votos totais: 35

Autor Tópico: Escolas Secundárias de Cascais  (Lida 44233 vezes)

Escolas Secundárias de Cascais

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
  • Membro Vintage
  • Género: Masculino
Hello! :D

À imagem do que se faz noutros fóruns de grupos locais, eis um tópico sobre as escolas secundárias, técnicas e profissionais, institutos e colégios em Cascais, porque mũito do pessoal aqui no fórum e no grupo ex aequo cascais ainda não concluiu o ensino secundário.

Vamos então saber se além de nós há outros jovens homossexuais, bissexuais, transgéneros e simpatizantes que estudem e/ou trabalhem na mesma escola, e, importante também, saber se o ambiente é homofóbico ou gay-friendly  [smiley=sim.gif]
Em que escola andas? Qual é a tua opinião sobre a tua escola?? :D

Abaixo fica mais um mapa, com a extensão dos estabelecimentos escolares no concelho de Cascais :.D

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009 por thwRoyalSizeCX »

Offline Atzecs

• Membro Vintage
    Salesianos do Estoril! :)

O ambiente não é mau - mas também nunca admiti que me gozassem, sequer. É preciso ter estofo. Há coisas que não se dizem dizendo, mas são ditas na mesma, e ouvimo-las todos os dias... O ambiente, como seria de esperar dum Colégio Privado Católico é homofóbico, mas progressista. Nunca tive problemas com grande parte dos meus colegas, nem com pais. Professores têm atitudes mistas, embora a equipa seja muito nova e aceite bem na sua generalidade. A Direcção tem um historial de homofobia grave para com alguns alunos que se assumiram.

Offline Shiyo

• Membro Elite
      • Feliz contigo @
      IBN MUCAAAAAAAAAANAAAAAAAAAAAAAAA  ;D

Bem, sejamos sinceros: não é propriamente pró-lgbt, mas não tem rigorosamente nada contra. Estive lá três anos, o último dos quais enquanto homossexual assumido e sem qualquer problema. Durante esse ano, em Área de Projecto, realizámos duas palestras (com a rede ex aequo :P ) e também pusemos o 12º ano todo a ver o Shelter (estavam 100 pessoas numa sala para 60 e foi por iniciativa deles e não nossa!) e só posso dizer que correu tudo extraordinariamente bem. As pessoas foram mto receptivas, tanto ao vídeo como às palestras, esclareceram imensas dúvidas, as dinâmicas de grupo foram óptimas.

A nível de professores não me parecem minimamente homofóbicos (até porque há professores assumidamente homossexuais *cough cough*) mas não me arrisco a dizer que é tudo um mar de rosas.

All in all, parece-me uma excelente escolha e só tenho bem a dizer, seja em matérias LGBT ou não ;D
        To be forgotten... It's worse than death...

I'm not in the business of faking to please vain opposers.
        A dead legion of new, cloned followers.

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
        • Membro Vintage
        Pois a Ibn Mucana foi também a escola onde fiz o secundário na área de Artes! Não só é uma escola belíssima para Artes (pelo menos no meu tempo, há uns 5 anos), arrisco a dizer a melhor do concelho na área artística, como também nunca senti um preconceito pesado e homofóbico como senti noutros locais.

Tive professores excelentes (dos melhores que tive em todo o meu percurso académico) com óptimas maneiras de pensar, excelentes pessoas e tive colegas espectaculares. Nunca fui homossexual assumido, mas sei que as pessoas não teriam quaisquer problemas com isso. Descobri recentemente que também não era o único na turma ;D

A minha experiência nesta escola, com o que o Shiyo disse, faz com que recomende vivamente a Ibn Mucana como escola onde estudar e sentir-se bem enquanto estudante homossexual, é perfeitamente possível :)

Mas acredito que caminhamos a cada ano que passa para uma maior tolerância, aceitação e integração, na realidade das nossas escolas ;) Umas mais que outras :P

Offline tulipa negra

• *
          • Novo Membro
          • Género: Feminino
          Meu deus!!!!
          o Colegio Amor de Deus, estudei la, foi la que comecei a namorar com a minha namorada e fomos convidadas a sair quando a ex irma directora descobriu, é bom saber que ainda ha quem soberviva no CAD! depois do amor de deus passei pa cidadela e agra,... bom agra ja to no segundo ano da fac lol... ai ai
          boa sorte amigos

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
            • Membro Vintage
            Meu deus!!!!
            o Colegio Amor de Deus, estudei la, foi la que comecei a namorar com a minha namorada e fomos convidadas a sair quando a ex irma directora descobriu, é bom saber que ainda ha quem soberviva no CAD! depois do amor de deus passei pa cidadela e agra,... bom agra ja to no segundo ano da fac lol... ai ai
            boa sorte amigos

Também andei na Cidadela, do 7º ao 9º, e tenho um enorme carinho pela escola :) Todos os meus amigos actuais de Cascais lá andaram comigo e vêm desde aí. No 10º tive de sair porque não houve alunos suficientes para abrir uma turma de artes (acabou por ser melhor porque fui para a Ibn Mucana), na altura fiquei triste e chateado, todos os meus amigos e o meu irmão lá ficaram para o Secundário, a maior parte em Ciências :)

Tive alguns problemas no 7º e no 9º, nunca chegou a bullying homofóbico, longe disso, felizmente, mas houve momentos desconfortáveis, no entanto, no 9º as pessoas amadureceram e o problema passou completamente ;)

It was a cool school, mesmo perto da praia! Era prático! lol

giffs

• Visitante
              Meu deus!!!!
              boa sorte amigos

Bolas...pensava que no Colégio Amor de Deus eram todos fuzilados mal demonstrassem algo fora dos parâmetros  :o Não sabia que poderia existir alguém sobrevivente, a sério  :o :o. Os meus parabéns! ;D

Epá...eu pertenço à escola que deve ser das mais LGBT aqui da zona lol... alguém adivinha qual?  lol lol

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                • Membro Vintage
                Epá...eu pertenço à escola que deve ser das mais LGBT aqui da zona lol... alguém adivinha qual?  lol lol

EPTC? :P Lol

giffs

• Visitante

EPTC? :P Lol

lol loool epá, não....mas foi uma boa hipótese. É pública e é "normal", digamos ;D

Offline Atzecs

• Membro Vintage
                    S. João consta que é bem frequentado. E a Alapraia tem pelo menos uma pessoa conhecida (3º ciclo) no meio LGBT da Linha...

Offline Shiyo

• Membro Elite
                      • Feliz contigo @
                      Hoje fui à Ibn Mucana passar uns questionários pa um trabalho da faculdade e quando entrei na sala e a turma me viu, viraram-se:

"Ah, é o rapaz das palestras daquele rede dos gays e lésbicas!" :devil lol lol

Nao sei se as palestras fizeram efeito, mas lá q causaram impacto... ::) ;D

giffs

• Visitante
                        S. João consta que é bem frequentado. E a Alapraia tem pelo menos uma pessoa conhecida (3º ciclo) no meio LGBT da Linha...

Ora bem....S. João...tem fama e olha que se verifica.  lol Mas pronto, sou feliz ali ;D ;D A escola vai ficando mais LGBT a medida que o tempo passa  lol
                        « Última modificação: 24 de Novembro de 2009 por giffs »

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                          • Membro Vintage
                          Ora bem....S. João...tem fama e olha que se verifica.  lol Mas pronto, sou feliz ali ;D ;D A escola vai ficando mais LGBT a medida que o tempo passa  lol

Estudei em São João no 11º ano e a minha opinião da escola é a de se "comportar" como um colégio privado. Era super elitista e até os preços das coisas no bar da escola eram altíssimos comparados com outras escolas que conhecia na altura. Como nunca me identifiquei com aquele ambiente/nem com as pessoas, para além de achar que os professores não eram nada de especial, acabei por sair, só lá estive meio ano, voltei para a Ibn Mucana ;D

Não diria que tem o ambiente mais propício à integração de jovens LGBT assumidos, mas é possível que tenha mudado...e espero sinceramente que sim e que seja possível ser-se feliz lá enquanto jovem LGBT ;)

giffs

• Visitante
                            Estudei em São João no 11º ano e a minha opinião da escola é a de se "comportar" como um colégio privado. Era super elitista e até os preços das coisas no bar da escola eram altíssimos comparados com outras escolas que conhecia na altura. Como nunca me identifiquei com aquele ambiente/nem com as pessoas, para além de achar que os professores não eram nada de especial, acabei por sair, só lá estive meio ano, voltei para a Ibn Mucana ;D

Não diria que tem o ambiente mais propício à integração de jovens LGBT assumidos, mas é possível que tenha mudado...e espero sinceramente que sim e que seja possível ser-se feliz lá enquanto jovem LGBT ;)

sim, tem várias coisas elitistas para além de que os contínuos são super homofóbicos e não autorizam "ajuntamentos" minimamente "estranhos". Eu pelo menos tive a sorte de conhecer pessoas que também eram LGBT e vive-se bem por lá. Claro que não ando por ali a dizer que sou isto ou aquilo senão algumas "queques" já me matavam...mas da para falar com uns e outros e vive-se. Acho que cada ano a escola vai ficando mais "aberta". Pelo menos gosto de pensar que sim. Quanto a mim faço um esforço para que isso aconteça. Não sei, acho que também as escolas em si conseguem evoluir com o contributo de alunos e das suas ideias. Cabe também a nós deixar um pouco, é o que tenho tentado fazer  :).

Offline Sara M.

• **
                              • Membro Júnior
                              eu frequentei o amor de deus e a Ibn Mucana, e devo dizer que nem vale a pena comentar, digamos que o ensino no cad formata a aprendizagem dos alunos, ninguem dentro daquele recinto fala sobre assuntos LGBTS, a tulipa negra que o diga no dia em que tentamos uma abertura maior, fomos convidadas a sair, ja na ibn mucana, tive uma abertura espetacular, nunca imaginei que houvesse tantos homossexuais a frequentar aquele liceu :D. para mim as publicas mais elitistas com parcenças aos colegios são a secundaria de são joão do estoril e a de cascais "polivalente", e a cidadela esta a ficar assim tambem.

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                                • Membro Vintage
                                eu frequentei o amor de deus e a Ibn Mucana, e devo dizer que nem vale a pena comentar, digamos que o ensino no cad formata a aprendizagem dos alunos, ninguem dentro daquele recinto fala sobre assuntos LGBTS, a tulipa negra que o diga no dia em que tentamos uma abertura maior, fomos convidadas a sair, ja na ibn mucana, tive uma abertura espetacular, nunca imaginei que houvesse tantos homossexuais a frequentar aquele liceu :D. para mim as publicas mais elitistas com parcenças aos colegios são a secundaria de são joão do estoril e a de cascais "polivalente", e a cidadela esta a ficar assim tambem.

Alô :) Tive uma colega na Ibn Mucana que tinha vindo do Amor de Deus e realmente pelo que ela contava desse colégio a ideia que eu tenho é exactamente a que tu dizes, a vontade de formatação.

Posso perguntar-te o que é que eles dizem ao certo quando vos convidam a sair? Vão ao reitor ou recebem alguma carta em casa? E qual é a justificação para isso? Outra coisa, visto que é um convite, se o recusarem (se é que é possível) o que é que acontece?

A Cidadela nunca tive essa percepção, até acho que é bastante descontraída, uma das razões talvez seja por ter ensino básico, ao contrário de São João e da Póli. Mas se realmente estiver a ficar assim é uma pena :(
                                A verdade é que são os alunos que fazem as escolas, não é? E se antes de eu ir para lá a escola tinha uma fama não tão boa, nos anos em que lá andei e até recentemente tornou-se bastante melhor. Vamos ver se há pessoal da Cidadela por aqui, a ver se dizem qualquer coisa ;D

Offline Sara M.

• **
                                  • Membro Júnior
                                  olha, só para teres noção, nós eramos obrigados a frequentar as missas, e no meu caso que não sou baptizada, não podia participar em nada e era obrigada a ficar "de castigo" junto das irmãs! por isso como podes ver, era tudo controlado, e depois aquele colegio vive da aparencia, por isso quando me assumi a uma professora, ela teve de reportar isso á irmã directora, e alem de não me renovarem a matricula, fui exposta a todas as turmas, a irmã foi a todas as turmas dizer o porque de eu ter saido, pouco tempo depois soube que o controlo ainda foi apertado. estou de acordo contigo, os alunos fazem a escola, por isso disse aquilo da cidadela, tem cada vez mais alunos vindos do Amor de Deus!

Offline Shiyo

• Membro Elite
                                    • Feliz contigo @
                                    o que eu nao dava pa ver a cara da Srª Irma Directora do CAD se um dia um grupo de AP do 12º decide fzr um trabalho contra a discriminaçao/homofobia ;D e ainda lhe sugerem palestras da rede ex aequo... acho q a senhora tem um "chelique!" lol lol lol

Offline Atzecs

• Membro Vintage
                                      Salesianos do Estoril operam de modo similar.

Tenho conhecimento directo de pessoas que são convidadas a sair, por se terem assumido... Recusou, e ficou lá de finca-pé até ao final do ensino Secundário. Mas fizeram-lhe a vida negra... No nosso caso, o convite é feito directamente e off the records.

Eu, assumido desde o 8º ano, nunca permiti que sequer o tentassem - a minha performance escolar, se não contar para os Stats do colégio, é um duro golpe. Já são 5 anos assim ;)

Offline tulipa negra

• *
                                        • Novo Membro
                                        realmente eu sai do cad para ir para a cidadela e lá era um espetaculo :P pessoas lgbt nao faltavam :) :P
                                        na ibn haviam pessoas lgbt com abertura a mais para meu gosto :P mas enfim ( isto já é trauma meu!) :P :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Escolas Secundárias

Iniciado por n0dP2 « 1 2 ... 6 7 » Viseu

121 Respostas
                                          43297 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2012
                                          por Spektrum
                                          603 Respostas
                                          131203 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Abril
                                          por Fernando Pinheiro
                                          51 Respostas
                                          13259 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Julho de 2015
                                          por Jiyoana
                                          5 Respostas
                                          1871 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Setembro de 2014
                                          por lain1989
                                          Escolas Secundárias no Distrito de Évora

Iniciado por Anotherbluepeter Évora

3 Respostas
                                          3066 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Março de 2012
                                          por Expelliarmus