rede ex aequo

Olá Visitante25.ago.2019, 16:32:44

Sondagem

O que é que o grupo ex aequo braga te proporcionou?

amizades
20 (26.7%)
sentir-me melhor comigo própri@ / maior auto-estima
14 (18.7%)
activismo, voluntariado
7 (9.3%)
mais informação sobre orientação sexual, identidade de género, discriminação, etc.
12 (16%)
saídas, encontros, jantares
9 (12%)
ainda não fui a nenhuma reunião, só conheço o fórum
7 (9.3%)
pertenço a outro grupo da rede
4 (5.3%)
apoio a terceiros
0 (0%)
nada de especial
2 (2.7%)
outros benefícios, quais?
0 (0%)
outros malefícios, quais?
0 (0%)

Votos totais: 23

Autor Tópico: O que é que o grupo ex aequo braga te proporcionou? (testemunhos)  (Lida 6543 vezes)

O que é que o grupo ex aequo braga te proporcionou? (testemunhos)

Offline noitidartnoK

• Associad@
  • Membro Ultra
  • Género: Masculino
    • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
Comemorou-se na semana passada o segundo aniversário do grupo ex aequo braga. Facto que assinalamos com o primeiro evento do género na cidade: I ciclo de cinema LGBT, intitulado “Até nas Melhores Famílias”. Assistiram a este ciclo mais de 120 pessoas, muitas delas tomaram conhecimento do nosso grupo e os seus fins. Foi para nós uma grande vitória a realização deste ciclo. E não podemos de assinalar e agradecer a todos os que contribuíram para o êxito do mesmo.

Constatamos que ao longo destes dois anos muitos foram os que nos contactaram e que através desta ponte, que é o grupo ex aequo braga, prosseguiram em direcção a uma vivência mais esclarecida, rodeada de mais colegas e até mesmo amigos que apesar da distância sabem e podem contar, bem como actividades onde se desmistificaram preconceitos…

Importa agora fazer um balanço, motivo pela qual foi criada esta mini-sondagem em que convidamos todos a participar! Podes votar até 3 opções.
Deixa-nos o teu comentário ou sugestão, a tua opinião é importante para nós!

P'la coordenação do grupo ex aequo braga,
noitidartnoK
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2006 por noitidartnoK »
    dezanove - notícias e cultura LGBT em português

Offline Sebastian

• **
    • Membro Júnior
    • Força nisso rapaz!
     :D  mais que tudo o grupo ex aequo braga proporcionou-me uma familia!  ;)
      A vida é como uma caixa de chocolates...nunca sabemos o sabor que nos calha!

Offline startrek

• Membro Ultra
      • ... where the skies are blue....
      Podia pensar numa resposta original e inteligente, que divertisse toda a gente... a verdade é só uma: o grupo tornou-se para mim como uma segunda família....

Algo que eu nunca pensei que pudesse vir a ser tão importante, desde akela 6ª feira ao final da tarde em que andei às voltas em frente ao café Vianna a ver se descobria o que era isso do "grupo ex aequo braga", tentando passar despercebido (e falhando completamente nesse objectivo).....

A todos.... vocês sabem ke estão sempre no  :heart

;)
        " You want revelations engraved in gold... and angels trompeting down from heaven. What if this is it instead... Me telling you i love you... rigth here in the snow... I think that´s pretty miraculous..."

from Latter Days

Offline Jóni

• Membro Total
          • Lisboa-Braga
        Ai!
        Tanta coisa! Este tópico é difícil de responder. Mesmo! A verdade é que no meio disto das reuniões, acampamentos e actividades, ficaram pessoas e sentimentos que vão durar para o resto a vida.. E não estou a ser lamechas!
          lisboa-braga.blogspot.com

Offline Donidarko

• *
          • Novo Membro
          • www.gaybraga.com.sapo.pt
            • http://www.gaybraga.com.sapo.pt
          Viva
          Encontrei este forum por acaso, aqui há uns tempos atrás e na altura fiquei bastante supreendido quando me apercebi da forma como eram discutidos aqui os assuntos, nessa altura, senti-me bastante satisfeito tambem por saber que existia um grupo de Braga que até á data desconhecia completamente.
          Apesar de gostar muito de viver em Braga, por muitas vezes pensei em sair daqui, por pensar que ser LGBT aqui, era quase impossivel, mas este grupo fez-me ver que estava enganado, e que afinal é possivel.
          Apesar de a minha participação neste forum nao ser muito representativa, é pura e simplesmente porque ás vezes nao sei muito bem o que escrever.No entanto consulto regularmente os novos posts.
          Tenho andado a ver se arranjo coragem para aparecer numa reunião, mas, e confesso aqui, o medo de ser visto tem adiado, vezes sem conta, a data em que vou conhecer algumas das excelentes pessoas que coordenam este site e restantes.
          De qualquer forma fica os parabens pelo trabalho que o Ex-aequo tem desenvolvido, especialmente o grupo de Braga.
          Votei na opção "fez-me sentir melhor comigo mesmo", porque no meu caso é a que enquadra perfeitamente.

Abraço para todos e um Bom Natal e Boas Entradas

Offline Phoenix

• Membro Elite
            • Non ducor, duco
            No dia 9 de Agosto de 2003 estava eu a ler o jornal El GÊbêtê quando deparei com algo que me despertou muita curiosidade.
            No final da última página constavam alguns nomes e por um simples acaso o que mais me despertou interesse foi o ultimo que dizia rede ex aequo.

Passado o fim-de-semana, a primeira coisa que fiz ao chegar ao trabalho foi pesquisar sobre o que significado da tal palavra (ex aequo), e o que realmente era a tal rede ex-aequo. Foi quando de repente vi um mundo abrir a minha frente.
            Através do que encontrei (o fórum) consegui ver toda a minha vida, as minhas dúvidas e medos, tudo estava ali descrito com detalhes por pessoas que sentiam o mesmo que eu.

Algo despertou um interesse ainda maior, pude ver que existia um grupo em Braga sendo assim não pensei duas vezes e fiz o meu registo e com alguma coragem escrevi o meu primeiro post.

Na verdade naquele dia pouco trabalhei, a curiosidade de saber em detalhes o que era esse grupo da rede ex aequo era muito grande.
            Procurei saber quais seriam os objectivos e quem eram aquelas pessoas que estavam para ali a falar de assuntos que para mim não eram novidades porque sempre fizeram parte da minha vida mas ao mesmo tempo estavam distante.

No dia seguinte vi uma simpática resposta ao meu post e isso fez com que eu sentisse a possibilidade de uma nova vida, saber que poderia conhecer e falar com pessoas que talvez fossem e pensassem tal e qual a mim foi como se um sonho se tornasse realidade.

Durante algum tempo participei com alguma frequência com alguns conteúdos teóricos, até que um dia não consegui mais abrir a página do fórum. Durante algum tempo o fórum esteve inactivo e com isso o mundo voltou a escurecer a minha frente. O sentimento de frustração e desilusão vieram de uma única só vez. Eu tinha o contacto da rede ex aequo no jornal, mas não tive coragem de ligar para saber o que teria se passado.

A primeira coisa que passou pelo meu pensamento foi que esse maravilhoso projecto não teria dado certo e que mais uma vez eu estava sozinho com todo um mundo a minha frente mas eu não fazia parte dele.

Passados quase 6 meses de escuridão, decidi saber o que realmente teria se passado e foi com muita surpresa que vejo novamente o site activo, na realidade eu nem sei quanto tempo o fórum esteve inactivo, talvez um ou dois dias mas foram o suficiente para eu ter me afastado na altura.

A alegria e esperança que senti naquele momento foram enormes, foi nessa altura que repensei o meu nick que até então era Angelbras e passou a ser Phoenix.
            O que eu estava a sentir ali era um renascer das cinzas, estava a me sentir a verdadeira Phoenix.

Mais uma vez voltei a participar no fórum mas ainda faltava a tal coragem de aparecer à uma reunião do grupo, era como se tudo estivesse tão perto mas ao mesmo tempo muito distante.

As palavras de força e incentivo no fórum foram muitas mas mesmo assim a coragem era pouca, foi quando então decidi acrescentar alguns contactos no msn para ver a opinião de quem já lá estava há algum tempo.

Fiquei completamente surpreendido, se até então as palavras de satisfação e incentivos eram muitas, a partir daquele momento conseguiram ser ainda mais.

Ainda assim demorei algum tempo a tomar a decisão de aparecer, até um certo dia do mes de Julho decidi dar esse grande passo.

Naquele dia pude descobrir o que era viver sem medo de ser quem sou, pude perceber o que era estar com amigos sem ter receio de falar o que sinto, nunca mais vou esquecer aquele momento!

Hoje posso dizer que tenho um ENORME ORGULHO em pertencer a família ex aequo.

Obrigado a tod@s que fizeram e ajudam a fazer desse projecto uma realidade!

Offline noitidartnoK

• Associad@
              • Membro Ultra
              Soube da existência da rede ex aequo, creio que por volta de Maio/Junho de 2003, quando vi um cartaz do projecto que a originou, chamado Projecto Descentrar. Este cartaz estava afixado numa avenida em Braga e já tinha sido bastante vandalizado, certamente por algum transeunte homofóbico. Mas lá consegui decifrar o referido cartaz. Tinha então o hábito de apontar no telemóvel todo o tipo de informações e foi depois numa das minhas navegações pela net que consegui aceder ao site. Revi ali muitos dos propósitos com que me identificava e não tinha encontrado em mais nenhum lado em Portugal. E foi isto que me fez registar no fórum e falar com outros membros do fórum. Tive desde muito cedo a sensação que esta associação era algo de diferente, e apercebi-me que este “diferente” significava algo positivo, caso restassem dúvidas.

Aproveitando a visita de um amigo Erasmus a Lisboa fui ao jantar da rede e ao arraial onde me senti muito bem e conheci jovens bem simpáticos. Foi por isso que, logo depois, decidi tentar criar em Braga um grupo local e trazer esta sensação de bem-estar por simplesmente podermos falar de conceitos muito mais tabu do que hoje em dia, note-se que estávamos em 2003. A diferença entre então e o dia de hoje é quanto a mim enorme. Neste intervalo registo muitos conhecimentos, algumas muito boas amizades, um par de paixões, uma forma de activismo com que me identifico e bons momentos de convívio e alguns de desânimo que claro se tentam ultrapassar.

As diferentes vivências, que o grupo ex aequo braga integra, proporcionou a muitos de nós - e que tentei dinamizar enquanto co-coordenador - um intercâmbio de vivências. As histórias, as dúvidas, o apoio, o desabafo, o conversar, os quebra-gelos, o convívio de uns para com os outros mostrou-se positivo para vários jovens que hoje se sentem significativamente melhor nos quais eu claro me incluo :-)

Por cá, prosseguem as reuniões do grupo, umas vezes com mais jovens, outras com menos. No entanto, acho que devo referir a importância do retorno presencial ou virtual (e daí psicológico) ocasional de ex-membros de forma a dinamizar algumas reuniões, dar algum ânimo e contribuir para aquela transição: a dissipação de algum receio, uma auto-estima melhorada, no fundo aquele sorriso que todos merecemos ;-)

Abraços,
              noitidartnoK

Offline Shy_Scorpion

• Associad@
                • Membro Sénior
                  • Palavras escondidas em silêncio
                Nao hajam duvidas que tirei bastantes proveitos de me unir ao grupo...
                Como a maior parte sabe ja antes de me juntar ao grupo tinha grande convivio com pessoas da mesma orientaçao mas mesmo assim foi optimo conhecer tanta gente "sem haver segundas intençoes" o que como todos sabemos é um pouco raro neste meio (principalmente pela net).
                Posso dizer que vivi grandes e memoraveis momentos com este grupo e que criei amizades que ainda hoje estao muito fortes... pessoas que me fazem sentir bem apenas pela sua presença...

Não estarei de forma alguma a mentir quando digo VALEU A PENA ! ! !

Beijos e abraços do scorp
                  Why are you trying so hard to fit in when you were born to stand out?

chime_14

• Visitante
                  Eu só m registrei ontem, por ixo ainda e cedo para responder a esta pergunta, mas tenho visto mts dos vossos posts e poxo dzr k tou a gxtar..... ;D :-*

Offline noitidartnoK

• Associad@
                    • Membro Ultra
                    Muitas coisas boas
                    Três palavras apenas,
                    Três anos volvidos.
                    Mas mesmo muito mais do que 3000 sorrisos.

O que dá qualquer coisa como 2,74 sorrisos por dia, sorrisos que são a tradução visível de muitas coisas boas.   :)

Offline startrek

• Membro Ultra
                      Olás...

Voltei a pensar neste assunto ontem, durante mais uma actividade do grupo, em que discutíamos " o que tinha mudado em nós, enquanto LGBT's, durante o último ano".
                      Acabamos por recordra não só o último ano, mas de certa forma todo o nosso percurso desde que descobrimos a rede ex aequo e o grupo ex aequo braga.

E ao pensar no assunto, nem queria acreditar em como realmente mudei desde que conheci o grupo e tantas e tantas pessoas que a ele pertencem e por ele passaram... Todas elas deixaram uma marca na minha evolução como pessoa: uma frase, um sorriso, um gesto ou uma atitude....

O tipo que se sentia deslocado e "anormal", cresceu, tornou-se mais seguro de si, e aprendeu que o que realmente interessa é viver de acordo com o que sabemos e sentimos que somos, e não como alguém, ou a sociedade inteira, acha que devemos viver...

:heart
                        " You want revelations engraved in gold... and angels trompeting down from heaven. What if this is it instead... Me telling you i love you... rigth here in the snow... I think that´s pretty miraculous..."

from Latter Days

Rogue

• Visitante
                        Alguens... com com falar sobre aquelas coisa que ninguem podia tocar. A Ex mostrou-me que não havia só bons LGBTs nos filmes, e que os restantes eram tipo bicho papão... enfim descobri o arco-iris....

Offline shashaoc

• *
                          • Novo Membro

;D

e beijinhos.... a todos!

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                            • Género: Feminino
                            • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                              • My Way

Eu gostei bastante da reunião a que assisti no grupo ex aequo braga. Proporcionou-me sem dúvida uma experiência diferente, informação de temática LGBT que não conhecia e um amigo especial...  :D

PS. AH! E um jantar de "relva"...  :devil  ok... estava bom por sinal  ;)
                              ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline startrek

• Membro Ultra

PS. AH! E um jantar de "relva"...  :devil  ok... estava bom por sinal  ;)

Olha ela.... pobre e mal agradecida..... lol lol lol

Nunca mais te empresto o carro..... :devil :devil :devil

from Latter Days

Offline Nanashi

• Membro Elite
                                Auto estima :) e tambem amigos ::)
                                  There`s another world inside of me that you may never see
                                  There are secrets in this life that i can`t hide.
                                  Somewhere in this darkness`there`s a life that i can`t find!

Offline Dicury

• Orador(a)
                                  • Membro Sénior
                                  Acima de tudo, ajudou-me a conhecer-me melhor e a libertar-me da prisão interior em que me sentia.  :)

Offline jamessaints

• Associad@
                                    • Membro Ultra
                                    • Fairy Godfather
                                      • Facebook
                                    Muita amizade e amor  :)

Offline R_M_P

• Associad@
                                    • Membro Total
                                    Bons momentos de convivio, diversao e aprendizagem! sem duvida que me ajudou a sentir-me bem comigo proprio!!!   ;) ;) bjs e abraços pra tds
                                    « Última modificação: 13 de Janeiro de 2011 por R_M_P »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      0 Respostas
                                      5381 Visualizações
                                      Última mensagem 8 de Fevereiro de 2004
                                      por rede ex aequo
                                      35 Respostas
                                      10036 Visualizações
                                      Última mensagem 12 de Novembro de 2012
                                      por person_interest
                                      21 Respostas
                                      6953 Visualizações
                                      Última mensagem 26 de Dezembro de 2007
                                      por [D.] Balla