rede ex aequo

Olá Visitante23.set.2019, 08:08:16

Autor Tópico: Como aumentar a Maturidade?  (Lida 6167 vezes)

Como aumentar a Maturidade?

Folgy

• Visitante
Eu tenho 21 anos
E toda a gente me diz (quem fala comigo no msn), que tenho uma Maturidade de puto!
Em parte em até parece que tenho, noutras eu ate consigo pensar como um adulto, mas agir como um adulto não sei!

Eu habituei me a estar sempre no meu quarto, o meu quarto é e sempre foi o meu refugio do mundo...Eu tenho vontade de ser um rapaz normal e ha partida sou um rapaz normal, né, vou ás compras, gosto de ir ao cinema, etc...

Bom, a minha dificuldade é agir como um rapaz normal fazia com 21 anos!

Gostava de saber o que os rapazes de 21 anos fazem normalmente?

A maioria trabalha ou estão na faculdade... mas eu n estou na faculdade ( ainda acabar 12 ano) e também não estou a trabalhar porque não encontro nada para mim, e o problema mais, é eu n saber que área de trabalho eu tenho, ou seja, fui ao centro de emprego e a mulher perguntou qual era a minha área, e eu fiquei há toa, porque há partida não tenho área nenhuma! 

Eu neste momento sinto-me, digamos, que n sou nada, parece que me falta algo...

Mesmo que acabe o 12 ano, vou fazer o quê? Qual é a minha area? Não tenho!
Aviso: não é a area que nós escolhemos no 10... é a area de trabalho, tipo, existe uma area de trabalho que vai ligar a varios tipos de trabalho...exemplo, se dizerem que a vossa area é comercio, vão ter varios tipos de trabalho nessa area de comercio, certo? Pois!

Digamos que eu ainda n tenho nada disso! Daqui a nada fico frustrado, acho que já estou!

(não me importava que o 2012 acontece-se mesmo, morria e pronto, era mais fácil)

Eu procuro um curso para fazer depois do 12 ano, para poder ter uma area de trabalho... mas como vou fazer isso se a maioria dos cursos pagam-se? Como vou arranjar emprego para pagar o curso se eu quero mesmo tirar um curso porque não consigo arranjar emprego?

Bom, 

E depois, eu não gosto de nenhum curso existem-te... K RAIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAA  só existe cursos da treta, a serio não existe nenhum curso que eu diga: ADORAVA TRABALHAR NISSO!

Fogo, que m**** de vida a minha!

Digam, o que posso fazer?

E como mudar a minha maturidade, ás vezes n pareço um adulto, pareço criança!

Ainda vivo com os pais, claro!

Dauphin

• Visitante
    Eu compreendo-te, mas sabes não quer dizer que seja falta de maturidade.. podes estar simplesmente perdido e não sabes que rumo tomar, acho que comigo se passou até à pouco mais ou menos a mesma coisa, também não sabia bem o que queria fazer mais tarde :P mas com o tempo acabas por descobrir  :) e como ainda estás a pensar que curso tirar o melhor é veres os currículos e planos de estudo etc e pesquisar bastante, alguma vocação vais descobrir  ;)

Além disso às vezes descobrimos vocações e paixões por certas coisas ao longo da vida, não te pressiones tanto ;)
    « Última modificação: 9 de Novembro de 2009 por Dauphin »

Offline Arms

• Membro Vintage
      • Género: Masculino
        • Reflection
      Eu tenho 21 anos
      E toda a gente me diz (quem fala comigo no msn), que tenho uma Maturidade de puto!
      Em parte em até parece que tenho, noutras eu ate consigo pensar como um adulto, mas agir como um adulto não sei!

Eu habituei me a estar sempre no meu quarto, o meu quarto é e sempre foi o meu refugio do mundo...Eu tenho vontade de ser um rapaz normal e ha partida sou um rapaz normal, né, vou ás compras, gosto de ir ao cinema, etc...

Bom, a minha dificuldade é agir como um rapaz normal fazia com 21 anos!

Gostava de saber o que os rapazes de 21 anos fazem normalmente?

A maioria trabalha ou estão na faculdade... mas eu n estou na faculdade ( ainda acabar 12 ano) e também não estou a trabalhar porque não encontro nada para mim, e o problema mais, é eu n saber que área de trabalho eu tenho, ou seja, fui ao centro de emprego e a mulher perguntou qual era a minha área, e eu fiquei há toa, porque há partida não tenho área nenhuma! 

Eu neste momento sinto-me, digamos, que n sou nada, parece que me falta algo...

Mesmo que acabe o 12 ano, vou fazer o quê? Qual é a minha area? Não tenho!
      Aviso: não é a area que nós escolhemos no 10... é a area de trabalho, tipo, existe uma area de trabalho que vai ligar a varios tipos de trabalho...exemplo, se dizerem que a vossa area é comercio, vão ter varios tipos de trabalho nessa area de comercio, certo? Pois!

Digamos que eu ainda n tenho nada disso! Daqui a nada fico frustrado, acho que já estou!

(não me importava que o 2012 acontece-se mesmo, morria e pronto, era mais fácil)

Eu procuro um curso para fazer depois do 12 ano, para poder ter uma area de trabalho... mas como vou fazer isso se a maioria dos cursos pagam-se? Como vou arranjar emprego para pagar o curso se eu quero mesmo tirar um curso porque não consigo arranjar emprego?

Bom, 

E depois, eu não gosto de nenhum curso existem-te... K RAIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAA  só existe cursos da treta, a serio não existe nenhum curso que eu diga: ADORAVA TRABALHAR NISSO!

Fogo, que m**** de vida a minha!

Digam, o que posso fazer?

E como mudar a minha maturidade, ás vezes n pareço um adulto, pareço criança!

Ainda vivo com os pais, claro!

Ish, rapaz. Tanto stress acumulado... Relaxa.

Não vale a pena esforçares-te sem necessidade para seres mais maturo. Isso vem com o tempo. Cá por mim, pela informação que deste, dá-me a entender que estás perfeitamente integrado como rapaz de 21 anos. Eu só entrei na faculdade aos 22, aos 21 estava a terminar o 12º e também pensava que já era tarde, etc... e essas tretas que tu de certeza já pensaste.

Se for em relação a estudos, se não sabes qual é a tua área, faz workshops. Hás-de descobrir alguma coisa que te desperte a curiosidade. Depois, e que tal passar por empresas e ver como funcionam? Às vezes, algumas pessoas precisam de assistir às coisas para decidirem.

De resto, basta ires com a onda da vida. Vê lá, eu tenho 29, não concluí o curso (motivos pessoais) e estou a trabalhar numa loja de impressão digital, que é mais ou menos a minha área. E eu ainda não sei o que gostaria MESMO de fazer na vida. Já trabalhei em supermercados, cafés, bares, lojas de roupa e a limpar escadas. O importante não é não saberes o que fazer da vida. O importante é não estar parado. Se experimentares e viveres vais ver que, com o tempo, as coisas definem-se melhor.

Além disso, maior parte das pessoas mais interessantes que conheci na vida, e já conheci imensa gente, não sabiam o que queriam fazer da vida aos 20 anos. A pessoa mais interessante que conheci, que foi dos mais responsáveis e maturos, tendo como responsabilidade a segurança de cerca de 100 crianças entre os 3 a 9 anos não sabia o que queria da vida aos 45 anos. Tirou um curso aos 50 anos, conseguiu trabalho como polícia aos 51 e, aos 55, era o capitão da esquadra. Aos 60 decidiu sair e voltou a trabalhar com crianças.

As coisas só são impossíveis para aqueles que nunca tentam.

Por isso, em vez de meteres na cabeça que os outros já estão a trabalhar ou na faculdade aos 21, mete na cabeça aquilo que tu queres fazer. E mexe-te. ;)
      Spoiler (clica para mostrar/esconder)
        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Josef

• Visitante
        Confesso que não li uma linha do que o DarkFolfy escreveu, mas, respondendo à pergunta, a maturidade adquire-se com a experiência e com os seus ensinamentos. A vida coloca algumas pessoas à prova mais cedo do que outras, por isso a idade nem sempre é um cartão de visita.

Pouco ou nada li do teu texto, DarkFolfy, mas parece-me que estás mais preocupado com a opinião dos outros do que com o teu bem estar. Desfruta a vida e não penses tanto no assunto. A maturidade adquire-se aos poucos e sem nos apercebermos. Provavelmente tens mais maturidade hoje em dia do que tinhas à dois anos e nem te dás conta.
        « Última modificação: 2 de Janeiro de 2010 por Josef »

Offline caissico

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          • Yin <3
          A maturidade não se aumenta, nem se regula. Não é um composto do ser humano com um botãozinho de aumentar e diminuir.
          É algo que com o passar do tempo, com o que aprendes e enfrentas no teu dia-a-dia, como te relacionas com as pessoas, mundo, enfim com tudo ao teu redor, que te faz crescer. Com o tempo adquires maturidade pura e simplesmente, sem te dares conta.

Offline Human

• Membro Total
          • ' Smile like you mean it '
          A maturidade não se aumenta, nem se regula. Não é um composto do ser humano com um botãozinho de aumentar e diminuir.
          É algo que com o passar do tempo, com o que aprendes e enfrentas no teu dia-a-dia, como te relacionas com as pessoas, mundo, enfim com tudo ao teu redor, que te faz crescer. Com o tempo adquires maturidade pura e simplesmente, sem te dares conta.

Concordo ;)

É uma questão de interagires com o mundo, não se trata de idades, mas de experiência de vida ;)
            'There are too many people, and too few human beings.'

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
            • bang bang, I shot you down!
            Folgy, tocas em muita coisa.

1. Maturidade de puto
            De tudo o que li, não percebi porque consideras ter maturidade de puto. Aliás, revelas uma coisa que é capacidade de introspecção, o que não tem nada de puto.

Dizes isso porque ainda estás no Secundário aos 21? Nesse caso pergunto-te porque é que isso acontece. Falta de motivação?

Adicionalmente perguntas o que faz um rapaz aos 21. Sim, aos 21 a maioria está na faculdade a tirar um curso, mas não é isso que as caracteriza. Existem outros aspectos mais pessoais e que contribuem de igual modo para a realização pessoal de cada um. Pergunta: já definiste os teus objectivos de vida? Se não, sabes ao menos o que te faz feliz? Caso não tenhas resposta (e muitos de nós não temos segurança total nas respostas que damos) sugiro que passes algum tempo a pensar nelas e, caso não corra bem, experimenta em coisas que gostas ou que chamam a tua atenção, abstraindo-te de profissões.

2. Questões profissionais
            Queres ter uma área de trabalho mas não sabes qual. Para isso:
               - Provavelmente já conheces, mas existe o site do exames.org no qual encontras pessoal das mais diversas áreas e cursos que te podem esclarecer acerca do dia-a-dia dos cursos e profissões;
               - Dirige-te aos gabinetes de comunicação das faculdades. Serás à partida bem acolhido, e apresentam-te alunos e professores que te podem desmistificar a neblina cerebral com que estás. A ideia supra referida dos workshops também é aconselhável.
               - Referes o problema monetário. Existem empréstimos que te permitem financiar um curso e te dão um período significativo de carência de capital. Convém é que faças simulações que te permitam testar diferentes cenários de salário à saída do curso e de variações na taxa de juro ou, se quiseres mitigar risco, simula com taxa fixa. Questões adicionais envia-me mp.
                - Ainda sobre o problema monetário, também existem bolsas financiadas pelo Governo. Informa-te junto dos Serviços Académicos das faculdades.

E, por fim, não te deixes caír no desespero. Mexe o rabiosque e passa à acção, tentando informar-te junto das faculdades ou, caso axes que ajuda, junto do psicólogo da tua escola (tendo sempre uma opinião crítica sobre o que ele recomenda). 
              With my feet on the air and my head on the ground

Erierf

• Visitante
              Folgy,

existem milhares de coisas diferentes, não podemos procurar superficialmente... Procura as áreas que gostas mais e depois, vê as suas subdivisoes e escolhe a que melhor se adequa a ti, conforme os teus gostos... Não desistas, a vida NÃO é uma m****, nela existem obstáculos, se pensarmos negativamente existem milhões de obstáculos mas temos de ver sempre as coisas pela positiva, nós conseguimos ultrapassar tudo, a única coisa que não vencemos mesmo é a morte (e mesmo isso deve acabar brevemente!!).. Quando arranjares algo para fazer que te motive, vais desejar que 2012 não passe apenas de um filme (o que é a realidade...)!! Anima-te rapaz ;) ;)

NUNCA DESISTAS

Soueu20

• Visitante
                Folgy,

existem milhares de coisas diferentes, não podemos procurar superficialmente... Procura as áreas que gostas mais e depois, vê as suas subdivisoes e escolhe a que melhor se adequa a ti, conforme os teus gostos... Não desistas, a vida NÃO é uma m****, nela existem obstáculos, se pensarmos negativamente existem milhões de obstáculos mas temos de ver sempre as coisas pela positiva, nós conseguimos ultrapassar tudo, a única coisa que não vencemos mesmo é a morte (e mesmo isso deve acabar brevemente!!).. Quando arranjares algo para fazer que te motive, vais desejar que 2012 não passe apenas de um filme (o que é a realidade...)!! Anima-te rapaz ;) ;)

NUNCA DESISTAS

Erief, acreditas mesmo na teroria de 21/12/2012?  Não percebi o que quiseste dizer com isso  ???

Offline dummie

• Membro Vintage
                  Acho que a maturidade aumenta (pelo menos deveria) com a experiência de vida!!  :)
                    They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

enf_

• Visitante
                    Acho que a maturidade aumenta (pelo menos deveria) com a experiência de vida!!  :)

Concordo são as experiências de vida, com seus erros, com a aprendizagem, com as vivências, que nos amadureceç. Porém também é necessário ter uma postura dedicada, intrsopectiva com a vida. Saber e descobrir aquilo que se quer, porque se quer e aprender a cada queda.

A maturidade vem da aprendizagem constante!

Offline Arms

• Membro Vintage
                        • Reflection

Concordo em parte. Existem pessoas com pouca experiência de vida e que são maturas... pessoas que nunca precisaram de experiência de vida para aumentar a sua maturidade. Às vezes, para algumas pessoas, maturidade já faz parte da sua forma de ser. ;)
                        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline dummie

• Membro Vintage

Concordo em parte. Existem pessoas com pouca experiência de vida e que são maturas... pessoas que nunca precisaram de experiência de vida para aumentar a sua maturidade. Às vezes, para algumas pessoas, maturidade já faz parte da sua forma de ser. ;)

Sim, mas à medida que envelhecemos e aprendemos as coisas fundamentais acerca da vida, acho que a começamos a ver com diferentes olhos e talvez nos tornemos mais maduros..
                          They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

Offline Arms

• Membro Vintage
                            • Reflection

Sim, mas à medida que envelhecemos e aprendemos as coisas fundamentais acerca da vida, acho que a começamos a ver com diferentes olhos e talvez nos tornemos mais maduros..

Sim, concordo. Aliás, como disse. A questão é que uns precisam de mais experiência que outros. Na minha opinião, à medida que envelhecemos, apenas aprendemos a adaptar-nos melhor... a definir-nos melhor como pessoas e como identidade. Chega a um ponto que já somos maduros o suficiente para enfrentar a fase da vida em que nos encontramos. Quando isso acontece, apenas resta moldar-nos e adaptar-nos. Como disse, para alguns, precisam de mais experi~encia que outros. :P Mas, essencialmente, concordo contigo. :)

x3na

• Visitante
                            Olha a minha é mesmo de miúda adolescente em termos amorosos, por vezes, sinto. Depois de tudo o que me aconteceu, prefiro cristalizar e não ligar muito a sentimentos. A razão sabe melhor. Por isso, estuda, cumpre os teus objectivos que o resto vem depois. Eu penso assim: primeiro estuda, depois existem as outras coisas.

Offline drecas

• Membro Sénior
                              É uma questão muito pertinente, era bom que houvesse algo que a aumenta-se. Principalmente para os homossexuais, na sua generalidade, parece que chegam a um patamar e que depois so saiem de lá após uns bons 7 ou 8 anos -.-, enfim.

Offline waz1

• *
                                • Novo Membro
                                Bem vi este tópico e achei interessante... algumas respostas... e o que pergunto é... como posso ganhar maturidade social? Ou seja, como posso crescer como pessoa e aumentar as minhas capacidades comunicacionais? Como posso aprender com os erros se as pessoas são todas diferentes?

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                                  • Membro Elite
                                  • call it Magic... call it true...

Aumenta com o tempo, de forma natural, com a experiência de vida, com o contacto com pessoas maduras.
                                  Não creio que haja alguma poção mágica para aumentar ou acelerar o processo de maturação de uma pessoa.
                                    - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    428 Respostas
                                    52471 Visualizações
                                    Última mensagem 19 de Janeiro de 2014
                                    por anasofiacsilva
                                    Como os confrontar?...

Iniciado por Ines « 1 2  Todas » Apoio

20 Respostas
                                    8655 Visualizações
                                    Última mensagem 30 de Setembro de 2004
                                    por nrg
                                    209 Respostas
                                    52183 Visualizações