rede ex aequo

Olá Visitante14.out.2019, 09:45:01

Autor Tópico: "Sinais do Medo" de Ana Zanatti  (Lida 26931 vezes)

 
"Sinais do Medo" de Ana Zanatti
#140

Offline Anita22

  • *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
No caso do Harry Potter consigo ver porqu não seria aceite como livro aproprado para ser apresentado numa sala de aulas, uma vez que se trata de uma obra juvenil e de leitura leve. Agora, um romance que trata de assuntos sérios como a homofobia parece-me pertinente para um curso de acção social. Mas eu não sou professora, ainda. No entanto, mantenho a minha opinião.

    "Sinais do Medo" de Ana Zanatti
    #141

    Offline Blackdi

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "Na vida nada acontece por acaso."
      • Criatura da Noite
    Eu não entendo em que é que essa atitude da professora tenha sido obrigatoriamente preconceituosa. A resposta que ela deu pode ter tido esse motivos mas não o sabemos, portanto não entendo o porquê de se fazerem acusações nesse sentido. Há uns anos, um colega quis apresentar um livro da série Harry Potter na aula e a resposta que obteve também foi negativa. Não estou a querer concordar com a professora no que toca à opinião dela relativamente à literatura de Ana Zanatti, mas cada qual tem as suas definições do que é ser-se um bom escritor ou daquilo que é válido para apresentação em sala de aula - e isso nada tem a ver com determinados preconceitos.

    Malibu, a atitude dos professores que negaram a apresentação de "Os Sinais do Medo" ou de "Harry Potter" acaba por ser preconceituosa, independentemente, do género literário. É perfeitamente incompreensível que nos dias que correm em que as pessoas lêem cada vez menos e que, sobretudo, os jovens se interessam menos por literatura devido à grande panóplia de actividades para ocupar os tempos livres, apareçam ainda professores proíbam os determinados trabalhos por seguirem única e exclusivamente as suas ideias pré-concebidas.

    Eu até perceberia se estivéssemos a falar de livros de cariz erótico, pornográfico ou outras géneros que ferissem suscetibilidades. No entanto, estamos a falar de um romance e de um livro de fantasia/ficção. Desculpa, mas estas atitudes, não deixam de ser preconceituosas!  :(
     

    "Sinais do Medo" de Ana Zanatti
    #142

    Offline Blackdi

    • *****
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • "Na vida nada acontece por acaso."
      • Criatura da Noite
    Eu não estou a dizer que isso não acontece. Preconceito é preconceito independentemente dos géneros literários, como bem referiste. No entanto também acho que já chega de partir para acusações de determinado fundo quando isso a que chamamos preconceito pode ter tido outras origens (como por exemplo, o simples facto da professora não gostar do estilo de escrita de Ana Zannatti, independentemente do assunto que trata o livro). Nem estou a dizer que isso não tenha acontecido, mas não estávamos lá e não somos a professora para falarmos como se soubéssemos, com certeza, os motivos para negar a leitura desse livro.
    A partir do momento em que as pessoas julgam que foi por motivos relacionados ao assunto/orientação sexual sem sequer ponderarem outra hipótese ou de terem a mesma atitude caso outro tipo de livro fosse recusado (ninguém me veio dizer antes de ti - e eu concordo com esse ponto de vista sobre o preconceito e por isso é que tenho esta opinião relativamente a esta situação - que recusarem um livro como "Harry Potter" era também preconceito), são elas que alimentam uma guerra de ideais que não devia sequer existir. E, muito sinceramente, já chega de apontar sempre o dedo ao outro lado quando se calhar nem há um outro lado ou estão a ver de forma errada.

    E note-se, mais uma vez, que eu não nego que não tenham sido esses os motivos que levaram à recusa em relação à leitura. Não estou a querer tirar ou dar a razão seja a quem for. Agora não consigo é compactuar com atitudes de acusação pois eu não gostaria que agissem assim comigo. E, se a maior parte das pessoas pensar um pouco, duvido que também gostem de ser mal-interpretadas. É apenas isso que gostaria que entendessem.  :)

    Eu percebo o teu ponto de vista, mas continuo a considerar que a atitude da professora foi devido a algum tipo de preconceito, independentemente das razões. Ela não tinha o direito de recusar um trabalho sobre um livro, segundo os seus próprios padrões. Partamos do pressuposto que a recusa se deveu ao facto de não considerar a Ana Zanatti uma escritora ou não gostar da escrita dela. Quem é essa professora para estar a recusar um livro? Isso faz-nos recuar o tempo da "outra senhora" em que existia uma coisa abominável que se chamava censura:P

    "Sinais do Medo" de Ana Zanatti
    #143

    Buwayh

    • Visitante
    Eu só vejo um motivo para uma professora recusar a apresentação de um livro numa aula: preconceito. O preconceito pode ser dirigido ao género literário da obra ou a outra particularidade qualquer. Neste caso, o livro da Ana Zanatti é um romance para adultos que não contém cenas de teor erótico, por isso não encontro outra explicação para a professora ter negado à aluna a possibilidade de utilizar o livro para o trabalho que não o facto de ela achá-lo impróprio por abordar a temática LGBT e, consequentemente, atribuir-lhe uma conotação erótica. It is obvious. ::)
    « Última modificação: 30 de Março de 2013 por Buwayh »

      "Sinais do Medo" de Ana Zanatti
      #144

      Offline Antenna

      • *****
      • Orador(a)
      • Membro Total
      • Género: Feminino
      Não querendo aqui levantar ondas, a verdade é nesta situação, da professora que não permitiu a apresentação desta obra, concordo com a Malibu, esta atitude, interpretando-a como foi descrita, não teve de ser necessariamente de origem preconceituosa. Não pondo em questão a qualidade de "Sinais do Medo", sobre a qual não posso sequer opinar pois não li o livro em questão, pelo simples facto de nunca ter tido acesso a nenhum exemplar deste, apesar de já ter procurado, a verdade é que a professora poderá mesmo achar que a qualidade de escrita desta autora não se adequa àquilo que ela pretendia.
      E relativamente ao "preconceito" de géneros literários, a verdade é que ainda que adore a saga Harry Potter, li todos os livros tanto em português como em inglês, sei perfeitamente que não é um estilo literário adequado à situação em questão.
      Com isto, gostaria apenas de fazer ver que talvez seja um pouco precipitado acusar a professora em questão de homofobia e/ou preconceito, às vezes, nestas matérias, temos um pouco a tendência em saltar para conclusões nem sempre muito bem reflectidas.  ;)

        "Sinais do Medo" de Ana Zanatti
        #145

        Offline Lambuças

        • *****
        • Membro Elite
        • Género: Feminino
        • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
        Que grande livro. Já li á uns anos mas sempre que o olho na estante sorriu por ter sido uma surpresa agradável. Uma grande atriz que conseguiu passar para um livro tantos sentimentos e medos.
        Parabéns á Ana Zanatti pela coragem em partilhar com o país o seu saber.

           

          Tópicos relacionados

            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
          259 Respostas
          57004 Visualizações
          Última mensagem 27 de Fevereiro de 2012
          por alexandrarusso
          Sinais de Interesse

          Iniciado por Adri « 1 2 3 » Apoio

          46 Respostas
          13917 Visualizações
          Última mensagem 9 de Setembro de 2010
          por Lambuças
          15 Respostas
          1901 Visualizações
          Última mensagem 10 de Janeiro de 2018
          por سامانتا
          13 Respostas
          2633 Visualizações
          Última mensagem 24 de Maio de 2013
          por Lambuças
          5 Respostas
          1782 Visualizações
          Última mensagem 7 de Março de 2018
          por Atomic