rede ex aequo

Olá Visitante18.out.2019, 04:41:31

Sondagem

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados?

Sim
107 (72.3%)
Sim, mas só quando são barulhentos e/ou espalhafatosos
38 (25.7%)
Não
1 (0.7%)
Não sei
2 (1.4%)

Votos totais: 110

Autor Tópico: Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?  (Lida 22668 vezes)

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?

Offline Egas

• **
  • Membro Júnior
  • Banido
Existe uma maior discriminação em relação às mulheres, marcada pelo sexismo e espelhada na homofobia. Ora, qualquer homem que faça lembrar uma mulher e se "maricas" ainda por cima, sofrerá maior discriminação, porque assemelhar-se a uma mulher é visto como um downgrade social muito grande.

Assim, a questão não é se os homens com maneirismos sofrem ou não discriminação, mas porque o feminino é considerado inferior ao masculino.

Não acho que seja por aí. As mulheres masculinas também são muito penalizadas pela sociedade. Não na infância, mas na idade adulta.

Os tipos efeminados não me atraem, nem se enquadram no meu ideal de masculinidade, mas não os recrimino por isso. O mais importante é existir respeito mútuo.

Pois eu acho que é justamente por aí... e as mulheres sejam "masculinas" ou "femininas" são penalizadas pela sociedade tanto na infância como na idade adulta.

As chamadas Maria-Rapazes são bem vistas pelos pais e respectivos amigos na infância e pela tua ordem de ideias, continuariam a ser idolatradas na idade adulta por corresponderem ao ideal masculino que referes, sendo vistas como um upgrade social.

Eu acho que é mais uma questão de género e daquilo que as pessoas consideram próprio para cada um dos sexos.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
      • Homofobia
    As chamadas Maria-Rapazes são bem vistas pelos pais e respectivos amigos na infância e pela tua ordem de ideias, continuariam a ser idolatradas na idade adulta por corresponderem ao ideal masculino que referes, sendo vistas como um upgrade social.

Por vezes são mais toleradas em criança e quando mulheres adultas aceites, especialmente se apresentarem características como "agressividade", "competição" e "ambição", "qualidades" tidas como masculinas.

Per se as características tidas "masculinas" são mais facilmente aceites, seja em que idade, independentemente do sexo de quem venha, do que as "femininas".

Mas o problema na minha opinião são sequer ser tidas como "masculinas" ou "femininas" certas características.
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Egas

• **
      • Membro Júnior
      • Banido
      A "ambição" e a "competição" são características bem presentes no universo feminino.

Talvez as mulheres masculinas sejam mais toleradas que os homens femininos, mas na minha família sempre ouvi dizer muito mal das primeiras. No secundário tive uma colega alegadamente lésbica que se vestia com roupas desportivas e marcadamente masculinas e que era muito penalizada pelos colegas.

Agora pergunto: acham que um rapaz feminino e uma rapariga masculina são automaticamente homossexuais?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        A "ambição" e a "competição" são características bem presentes no universo feminino.

Hoje em dia, sim. Antigamente não eram bem aceites nas mulheres, especialmente no domínio público e laboral.

Talvez as mulheres masculinas sejam mais toleradas que os homens femininos, mas na minha família sempre ouvi dizer muito mal das primeiras. No secundário tive uma colega alegadamente lésbica que se vestia com roupas desportivas e marcadamente masculinas e que era muito penalizada pelos colegas.

Claro. Não creio que tenha sido negado que há essa penalização. Eu própria com 13 anos fui chamada de maria-rapaz por não ter tido medo de saltar de um muro alto. Pelos vistos o adequado era eu ter "medo" por ter nascido do sexo feminino. Mas acredito que um rapaz que tivesse tido medo de saltar o muro se calhar teria sido mais "achincalhado", porque "medo" é uma coisa má e uma coisa de "menina". No meu caso era uma coisa "boa" e "masculina", só não me "pertencia" ser assim.

Agora pergunto: acham que um rapaz feminino e uma rapariga masculina são automaticamente homossexuais?

Não creio, de acordo com relato de pessoas que conheço e não conheço pessoalmente.
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Egas

• **
          • Membro Júnior
          • Banido
          Os rapazes são potencialmente mais fortes que as mulheres a nível corporal, daí a noção de fragilidade totalmente falaciosa.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Homofobia
            Os rapazes são potencialmente mais fortes que as mulheres a nível corporal, daí a noção de fragilidade totalmente falaciosa.

Potencialmente entre aspas, justamente.

Mas força e coragem/medo não têm de estar correlacionados... uma pessoa leve e ágil consegue fazer muitas coisas (inclusive saltar de muros altos). E há pessoas fortes fisicamente com medo de muita coisa.

Offline Egas

• **
              • Membro Júnior
              • Banido

Potencialmente entre aspas, justamente.

Mas força e coragem/medo não têm de estar correlacionados... uma pessoa leve e ágil consegue fazer muitas coisas (inclusive saltar de muros altos). E há pessoas fortes fisicamente com medo de muita coisa.

Se um homem e uma mulher praticarem um desporto juntos, o primeiro desenvolverá uma robustez superior à da segunda, ainda que esta apresente um corpo mais rijo e resistente que o de um rapaz sedentário.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Homofobia
                Se um homem e uma mulher praticarem um desporto juntos, o primeiro desenvolverá uma robustez superior à da segunda, ainda que esta apresente um corpo mais rijo e resistente que o de um rapaz sedentário.

Depende do homem e da mulher que estás a comparar. Eu, mesmo sendo magra, sou mais forte que alguns homens. Para não falar das imensas mulheres que são mais fortes que eu e no caso delas o número de homens que são menos fortes que elas aumenta exponencialmente, praticando a mesma quantidade de exercício físico.

Tendências não são factos universais aplicáveis a todos. A biologia dos homens entre si e das mulhers entre si também varia a nível de capacidades que conseguem desenvolver.
                « Última modificação: 15 de Junho de 2009 por bluejazz »

Offline Egas

• **
                  • Membro Júnior
                  • Banido

Depende do homem e da mulher que estás a comparar. Eu, mesmo sendo magra, sou mais forte que alguns homens. Para não falar das imensas mulheres que são mais fortes que eu e no caso delas o número de homens que são menos fortes que elas aumenta exponencialmente.

Tendências não são factos universais aplicáveis a todos. A biologia dos homens entre si e das mulhers entre si também varia a nível de capacidades que conseguem desenvolver.

Tens razão, mas foi precisamente de tendências que eu falei.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Homofobia

Tendências essas que são de importância reduzida (a variação nas estatísticas entre homens e mulheres é baixa) e portanto não devem ser usadas como regra extraída, na minha opinião.

GuyNextDoor

• Visitante
                      A meu ver, existe sim. Porquê? Por que são seres humanos que se dão a entendem, como por exemplo, a maneira de ser, de se vestir, estar na vida.

No entanto, não discrimino ninguém, pois para mim, são pessoas com sentimentos 8-)
                      « Última modificação: 28 de Julho de 2009 por GuyNextDoor »

Offline Egas

• **
                        • Membro Júnior
                        • Banido

Tendências essas que são de importância reduzida (a variação nas estatísticas entre homens e mulheres é baixa) e portanto não devem ser usadas como regra extraída, na minha opinião.

A questão não é o grau de importância, mas as generalizações que se fazem devido a estes factos, e é facto que os homens em geral possuem uma percentagem de testosterona superior à da maioria das mulheres, o que, quer queiramos, quer não, faz a diferença entre os dois sexos. Isto não justifica que elas sejam tratadas como inferiores e fisicamente incapazes, já que ambos conseguem desempenhar as mesmas tarefas.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          A questão não é o grau de importância, mas as generalizações que se fazem devido a estes factos, e é facto que os homens em geral possuem uma percentagem de testosterona superior à da maioria das mulheres, o que, quer queiramos, quer não, faz a diferença entre os dois sexos.

Mas mais uma vez isso não quer dizer que todos os homens sejam "superiores" a todas as mulheres na parte física, etc, etc
                          « Última modificação: 15 de Junho de 2009 por bluejazz »

Offline Egas

• **
                            • Membro Júnior
                            • Banido
                            A questão não é o grau de importância, mas as generalizações que se fazem devido a estes factos, e é facto que os homens em geral possuem uma percentagem de testosterona superior à da maioria das mulheres, o que, quer queiramos, quer não, faz a diferença entre os dois sexos.

Mas mais uma vez isso não quer dizer que todos os homens sejam "superiores" a todas as mulheres mulheres na parte física, etc, etc

Se leres nas entrelinhas, vês que o meu comentário refere as excepções.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia

Mas mais uma vez isso não quer dizer que todos os homens sejam "superiores" a todas as mulheres mulheres na parte física, etc, etc

E o que estou a afirmar é que as excepções não são propriamente raras. Todo o teu desenvolvimento físico e a tua particularidade biológica determinam as tuas capacidades físicas, também para lá de seres homem ou mulher. As mulheres e homens são demasiado diversos, na minha opinião, para se dar importância a aptidões ou capacidades puramente com base em características físicas pelo sexo com que se nasceu.

Todos têm o potencial de ser capazes de fazer praticamente tudo. Depois depende da tua própria particularidade e que tipo de estímulos recebeste enquanto cresceste e que tipo de actividade fazes diariamente. Conclusão: se há quem tenha "por regra" mais testosterona acaba por ser irrelevante para questões de igualdade ou avaliação por categorias de pessoas baseadas no sexo.

Tens o exemplo muito prático de um estudo que descobriu que mulheres de uma determinada tribo em África tinham uma resistência física muitíssimo superior aos homens cadetes norte-americanos. Porquê? Porque desde criança se habituaram a levar pesos na cabeça, inclusive vasos com água.

Offline Egas

• **
                                • Membro Júnior
                                • Banido
                                Tens o exemplo muito prático de um estudo que descobriu que mulheres de uma determinada tribo em África tinham uma resistência física muitíssimo superior aos homens cadetes norte-americanos. Porquê? Porque desde criança se habituaram a levar pesos na cabeça, inclusive vasos com água.

Eu não disse o contrário, mas é um facto que os homens têm uma maior propensão para a robustez. Quanto ao que dizes, concordo que seja uma questão cultural.

Eu nunca fui dado ao desporto e em Educação Física sempre fui um desastre, apesar de empenhado. O feedback que recebia dos meus colegas não me incentivavam a melhorar. Porém, actualmente tenho mais agilidade do que há uns anos porque comecei a fazer RPG, a correr, a andar de bicicleta e a fazer abdominais. Superei-me e isso acontece com qualquer um que se empenhe no que quer que for, independentemente do seu sexo.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                    • Homofobia
                                  Porém, actualmente tenho mais agilidade do que há uns anos porque comecei a fazer RPG, a correr, a andar de bicicleta e a fazer abdominais. Superei-me e isso acontece com qualquer um que se empenhe no que quer que for, independentemente do seu sexo.

É isso mesmo. :)

Outono

• Visitante
                                    Existe uma maior discriminação em relação às mulheres, marcada pelo sexismo e espelhada na homofobia. Ora, qualquer homem que faça lembrar uma mulher e se "maricas" ainda por cima, sofrerá maior discriminação, porque assemelhar-se a uma mulher é visto como um downgrade social muito grande.

Assim, a questão não é se os homens com maneirismos sofrem ou não discriminação, mas porque o feminino é considerado inferior ao masculino.

Concordo totalmente com a cacao. Diria ainda que se trata de falta de respeito que, infelizmente, ainda existe para com o sexo feminino.

Offline blewguy

• Membro Total
                                      • Género: Masculino
                                      • i'm quite alright
                                      MaryFanatic,
                                                 Muito obrigado por teres criado este tópico! Estava agora mesmo a pensar nesse tema, e o que escreveste corresponde totalmente ao que estava a pensar.

Também eu sinto que mesmo dentro da comunidade homossexual por vezes há um bocado de repugnância pelos efeminados.
                                                  Tantas vezes oiço "sou gay, mas não sou daqueles efeminados .........." ou então "se sou gay é porque gosto de homens!" ou "estão a tentar ser mulheres" (e é óbvio que "tentar ser mulher" nao tem nada de mal! Nem sempre o sexo biológico corresponde à identidade sexual!)

É verdade, é um estereótipo que dá uma pobre descrição de muitos gays, e acho muito bem que não seja aceite como "regra".

Mas também reparo que o apoio LGBT, mais do que "viva pessoas que gostam do mesmo sexo e/ou são pessoas do sexo oposto interiormente", também tem a ver com (para mim) "viva a diversidade. viva as pessoas que são elas mesmas, apesar de nem sempre serem aceites assim. viva o respeito, tolerância por pessoas que, sem prejudicar outros, são diferentes" e "não deixem que olhares reprovadores ou o facto de corresponderem a uma ideia mal vista vos impeça de serem quem são!"         Eu sei, esta parte é mais histórica e empírica do que "definição", mas é o que me dá orgulho em ser gay, é o que me apetece fazer parte de um movimento de "gay pride"!

Mas depois às vezes parece que ser efeminado é pecado  :( (e não me refiro a pessoas gozarem com o estereótipo, de facto e cómico e divertido, refiro-me mesmo a pessoas se enojarem ou levantarem a sombrancelha quando vêm um mais efeminado.)

O estereótipo efeminado dos gays não foi criado só por heterossexuais, e apesar de ser uma generalização ridícula como qualquer outra, essa em específico faz-me sorrir ao pensar que muitos gays são deixam-se ser efeminados porque não têm a palavra "gay" como obstaculo de serem quem são, ao contrário de alguns heterossexuais, que se calhar são femininos só que não se expressam por medo de serem chamados de gay.   

viva os machos, as bichas de lisboa, as tias de cascais, as t******* da noite, os computer geeks, os conservadores, e todos os intermédios e extremos! São todos fabulosos!

haha foi comprido -_-

Offline srfo1

• Membro Ultra
                                          • A porta do lado ou da frente

O grande problema da sociedade é a teimosia em querer generalizar tudo!!! Não é só relativamente a homens e mulheres, feminino, masculino... é em tudo!
                                          LuAzul

"Que innecesario es inventar fantasías cuando la verdad es mas fascinante"
                                          (Kaler)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          83 Respostas
                                          23092 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Janeiro de 2012
                                          por Buwayh
                                          Discriminação em Aveiro - existe?

Iniciado por Maniuk « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

165 Respostas
                                          30721 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Maio de 2016
                                          por Nogueira
                                          8 Respostas
                                          1736 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Maio de 2011
                                          por esboço
                                          5 Respostas
                                          1346 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Novembro de 2015
                                          por sheershallow