A conversa já está meia morta mas a propósito de uma resposta no tópico "Quem é mais alvo de preconceito: as L, os G, @s B ou @s T?";
acho q os gays efeminados (bixas) e os trangéneres
Não sei se o termo utilizado neste caso em particular foi um mero exemplo de um insulto do qual este grupo de pessoas é alvo, mas nesse caso é desadequado; no país em que vivo b***** são todos os homossexuais do sexo masculino e ainda heterossexuais masculinos mais efeminados, e não me parece que seja um termo afectuosamente descritivo.
Isto de que existe um grupo de pessoas dentro da comunidade LGBT a quem afinal já é aceitável chamar b****, porque (lá está) pelos vistos são b***** e sendo-o já não é ofensivo (esta "escola Quim Barreiros" faz todo o sentido, de facto...), é no mínimo lamentável. Se vos chamassem b***** presumo que não se ofenderiam, pois sendo um termo meramente descritivo, sem qualquer julgamento de valor negativo implícito, seria apenas uma idiotice equivalente ao vos trocarem a cor da pele, fazendo backfire pois implicaria que quem insultou é preconceituoso; preconceitos estes que não partilham. É isto... ?
Se existe quem acha que "b****" não é ofensivo, utilize-o em relação a si mesmo ou então guarde-o para conversas com quem têm tais intimidades (tenho um bom amigo russo com quem eu ataco os imigrantes e ele os portugueses, rimo-nos os dois, e então?). Agora, quem já tem que aturar o termo todo o dia por serem efeminados, vir a um fórum público LGBT e afinal lhe dizerem que sim, sempre são b*****, mas NÃO é o insulto, é o termo descritivo, mas por mero acaso só aplicado em relação a quem é efeminado e, por outro mero acaso, este até é um conjunto de pessoas de quem não se gosta… Pá, poupem-me.
Quanto ao “não gosto deles, mas não discrimino”, é em tudo semelhante ao "eu não gosto de pretos, mas não discrimino". Onde está o racismo? Encontra-se no facto de ser uma generalização pouco elogiosa relativa a um grupo heterogéneo de indivíduos que não se conhece (nem se pode conhecer na totalidade) que tem uma ou poucas características superficiais em comum (sim, a cor é superficial, tal como o são os maneirismos; quem quer acrescentar o "ladrões, preguiçosos, inferiores, histéricas ou exibicionistas" já está a dizer mais do que era suposto...). É inegavelmente um discurso preconceituoso; se se reflecte na "prática" desconheço (mas arrisco dizer que sim...).