rede ex aequo

Olá Visitante16.set.2019, 21:23:56

Sondagem

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados?

Sim
107 (72.3%)
Sim, mas só quando são barulhentos e/ou espalhafatosos
38 (25.7%)
Não
1 (0.7%)
Não sei
2 (1.4%)

Votos totais: 110

Autor Tópico: Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?  (Lida 22328 vezes)

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?

Offline - Miguel -

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
Confesso que este tópico "roça" noutros que existem neste fórum, contudo eu não percebi muito bem a nota introdutória da questão:
- Admite-se que é-se homossexual por causa dos maneirismos (ser-se "feminino")?
- A questão está estritamente no caso dos homossexuais cuja atitude/vivência/... é efeminada?

De qualquer das formas penso que independentemente dos casos, fala-se de discriminação e, esta é sem dúvida existente quando as pessoas não se enquadram nas, já faladas, caixinhas. Questiono-me quanto à legitimidade das caixinhas para adjectivar alguém, já que quem as cria quer evidenciar determinadas características que ou lhe forma incutidas ou pelas diferentes vivências acha que se enquadram, assim admitindo que o conjunto desses valores são tão diferentes quanto o número de pessoas existentes, estar-se a falar de pessoas efeminadas é genérico.

:-* e [[]] para tod@s.
    "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
    "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
    Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

Erierf

• Visitante
    Eu acho que os homens são mais discriminados que as mulheres..

Fetch!

• Visitante
      A conversa já está meia morta mas a propósito de uma resposta no tópico "Quem é mais alvo de preconceito: as L, os G, @s B ou @s T?";

acho q os gays efeminados (bixas) e os trangéneres

Não sei se o termo utilizado neste caso em particular foi um mero exemplo de um insulto do qual este grupo de pessoas é alvo, mas nesse caso é desadequado; no país em que vivo b***** são todos os homossexuais do sexo masculino e ainda heterossexuais masculinos mais efeminados, e não me parece que seja um termo afectuosamente descritivo.

Isto de que existe um grupo de pessoas dentro da comunidade LGBT a quem afinal já é aceitável chamar b****, porque (lá está) pelos vistos são b***** e sendo-o já não é ofensivo (esta "escola Quim Barreiros" faz todo o sentido, de facto...), é no mínimo lamentável. Se vos chamassem b***** presumo que não se ofenderiam, pois sendo um termo meramente descritivo, sem qualquer julgamento de valor negativo implícito, seria apenas uma idiotice equivalente ao vos trocarem a cor da pele, fazendo backfire pois implicaria que quem insultou é preconceituoso; preconceitos estes que não partilham. É isto... ?

Se existe quem acha que "b****" não é ofensivo, utilize-o em relação a si mesmo ou então guarde-o para conversas com quem têm tais intimidades (tenho um bom amigo russo com quem eu ataco os imigrantes e ele os portugueses, rimo-nos os dois, e então?). Agora, quem já tem que aturar o termo todo o dia por serem efeminados, vir a um fórum público LGBT e afinal lhe dizerem que sim, sempre são b*****, mas NÃO é o insulto, é o termo descritivo, mas por mero acaso só aplicado em relação a quem é efeminado e, por outro mero acaso, este até é um conjunto de pessoas de quem não se gosta… Pá, poupem-me.

Quanto ao “não gosto deles, mas não discrimino”, é em tudo semelhante ao "eu não gosto de pretos, mas não discrimino". Onde está o racismo? Encontra-se no facto de ser uma generalização pouco elogiosa relativa a um grupo heterogéneo de indivíduos que não se conhece (nem se pode conhecer na totalidade) que tem uma ou poucas características superficiais em comum (sim, a cor é superficial, tal como o são os maneirismos; quem quer acrescentar o "ladrões, preguiçosos, inferiores, histéricas ou exibicionistas" já está a dizer mais do que era suposto...). É inegavelmente um discurso preconceituoso; se se reflecte na "prática" desconheço (mas arrisco dizer que sim...).
      « Última modificação: 26 de Junho de 2010 por Fetch! »

Offline - Miguel -

• Membro Ultra
        A conversa já está meia morta mas a propósito de uma resposta no tópico "Quem é mais alvo de preconceito: as L, os G, @s B ou @s T?";
        (...)
        Após ler a tua intervenção, achei interessante a abordagem que fizeste à discriminação que existe dentro da própria comunidade.

Não querendo generalizar, pois aí cairia no erro de tomar tod@s como iguais, no meio onde me movimento é mais frequente ouvir palavras ofensivas para se referirem a outros com determinadas características do que fora da comunidade. Incrivelmente - quanto a mim - quando estou com amigos ou conhecidos usarem o termo gay ou homossexual do que outros, já de vez em quando, em conversas com outros homossexuais a palavra bi*** é utilizada quando querem descredibilizar ou diminuir outra pessoa.

Confesso que não gosto de usar ou que usem tais palavras, por vezes quando começam com isso digo «- Já começamos com a conversa de canalizador!» pois começa pela bi*** e depois vem a por** e por aí...

Acho que ao injuriar-se os outros é porque não estão conscientes de que se estão a insultar a eles próprios.

:-* e [[]] para tod@s.
          "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
          "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
          Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

Soueu20

• Visitante
          Eu não tenho nada contra as "bixas" no sentido dos homossexuais mais femininos com estilos muito alternativos, porque são seres humanos como eu e por isso merecem o meu respeito...

No entando fico totalmente desagradado com algumas situações dessas pessoas (algumas), porque muitas (desta vez não vou generalizar lool) expoem-se demais, levando ao "escandalo", tal como aquele rapaz dos videos no youtube, o lxnet... Ele expoe-se demasiado, mostrando o lado pior dos LGBT´s (lado que existe é verdade, mas no entanto tambem existe o bom) e ele distorce tudo com as suas bixixes radicais de querer tentar mostrar aquilo que na realidade ele não seja, para meio Mundo (ou todo) ver... Isso sim não concordo... Se se vestem de mulher, pintam as unhas ou o que quiserem é me indiferente, no entanto penso haver limites para tudo...  

Espero não ofender ninguem mas é só o que penso...

Quanto á discriminação, acho que é relativo, depende de pessoas para pessoas, no entanto Jose Castelo Branco ajudou a mudar muito a mentalidde de algumas pessoas em relação as pessoas femininas, tento que são mais aceites...

Acho que o preconceito se prende mais com o facto de se ver os homo ou lesbicas a trocar carinhos ou afectos em publico, só isso...

« Última modificação: 30 de Junho de 2010 por Soueu20 »

Offline CineLorde

• Membro Ultra
            • Ren Visual
            Nimguém merece ser discriminado. Eu acho que os homosexuais mais efeminados sâo as maiores vitimas de preconceito, porque eles nâo conseguem esconder. As pessoas pensam que a voz leve e os trejeitos efeminados sâo actos propositados, quando na verdade, sâo comportamentos naturais da sua psiquê.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
              • Género: Feminino
                • Homofobia
              Acho que por sermos gays ou bis ou whatever não temos de andar aos berros na rua, feitos de mulher a dizer: "Eu sou gay!! Eu sou gay!! IUPIIIII"

A mim aqui faz-me por exemplo impressão o recurso ao "feitos de mulher", como se as mulheres fossem todas assim, ou sequer a maioria (e vemos que não é assim, inclusive, em análises trans-culturais).

E realmente o que está por detrás é essa ideia do "feminino" = inferior, fútil, tolo... etc. Não há na realidade coisas de mulher ou de homem, nestas questões, mas sim de seres humanos... acho mesmo importante deixar de "generizar" características porque elas não são exclusivas ou maioritárias de ninguém. :)
                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline SuedeGirl

• Membro Sénior
                • Género: Feminino
                • "Everything will flow..."

Também concordo.
                  "E esta chatice absurda de só se gostar a valer do que nunca pode existir."
                  Vergílio Ferreira, Até ao Fim.

Erierf

• Visitante
                  Acho que por sermos gays ou bis ou whatever não temos de andar aos berros na rua, feitos de mulher a dizer: "Eu sou gay!! Eu sou gay!! IUPIIIII"

A mim aqui faz-me por exemplo impressão o recurso ao "feitos de mulher", como se as mulheres fossem todas assim, ou sequer a maioria (e vemos que não é assim, inclusive, em análises trans-culturais).

E realmente o que está por detrás é essa ideia do "feminino" = inferior, fútil, tolo... etc. Não há na realidade coisas de mulher ou de homem, nestas questões, mas sim de seres humanos... acho mesmo importante deixar de "generizar" características porque elas não são exclusivas ou maioritárias de ninguém. :)

Bluejazz,

passados meses de ter escrito isso, ao reler, não percebo o sentido que a frase que postei. Ainda estive a pensar em que sentido poderia ter dito isso e não encontro... :)

Também concordo.

Infelizmente não vejo melhorias nesse aspecto. Os homens continuam a ser mais discriminados que as mulheres, quanto à sua orientação sexual... :/

Offline btsferreira

• Membro Elite
                      • facebook btsferreira

Concordo em pleno e acrescento.
                    Que alem disso, porque é que um gay não pode ser como quiser e gostar de dizer que é gay e que se sente feminino? Ha alguma coisa de errado nisso? Ele não esta so a ser ele proprio e a viver a sua vida? Quem sou eu ou alguem para dizer se ele esta bem ou mal ou como se deveria comportar? Se não queremos ser discriminados nao podemos ser focos de discriminação. Não ha certo nem errado, ha pessoas e tem de haver respeito por todas elas.

Propõe um debate na tua Escola/Universidade. Info: educacao@rea.pt
                      No matter gay, straight or bi, lesbian, transgendered life. I'm on the right track baby, I was born this way

Offline Boo

• Membro Elite
                        • Hello, I'm Boo! (:
                      Antes de comentar neste tópico, gostaria de começar por dizer que a conta Erierf foi a minha primeira conta no fórum, portanto, o Erierf sou eu.

Sensivelmente 4 anos depois de gerar uma enorme confusão neste tópico e depois de reler tudo, chego à conclusão que a forma como expus a minha opinião não foi a melhor.
                      Aquilo que quis transmitir (e a minha opinião mantém-se) é que há uma maior discriminação em relação aos homossexuais mais efeminados, sim. Quando me referi às "bichas", referia-me às pessoas que gostam de chamar a atenção no meio da rua, não só pela maneira como se apresentam, mas também pelos seus comportamentos. Hoje em dia, 4 anos mais tarde, continuo a não me identificar com este "tipo" de pessoas. Mas apesar de não gostar da sua maneira de ser e de estar, não as discrimino. E quando digo que não as discrimino, refiro-me a não ter atitudes discriminatórias/repressivas, não tecer comentário de ódio (e aquele que fiz neste tópico pareceu um comentário de ódio), etc. Considero que o facto de não gostarmos de fulano a, b ou c, não implique que o discriminemos.

Peço desculpa a todos os que se possam ter sentido ofendidos e espero ter-me feito entender melhor passado este tempo todo! :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      83 Respostas
                      23023 Visualizações
                      Última mensagem 20 de Janeiro de 2012
                      por Buwayh
                      Discriminação em Aveiro - existe?

Iniciado por Maniuk « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

165 Respostas
                      30609 Visualizações
                      Última mensagem 21 de Maio de 2016
                      por Nogueira