rede ex aequo

Olá Visitante23.set.2019, 16:33:23

Sondagem

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados?

Sim
107 (72.3%)
Sim, mas só quando são barulhentos e/ou espalhafatosos
38 (25.7%)
Não
1 (0.7%)
Não sei
2 (1.4%)

Votos totais: 110

Autor Tópico: Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?  (Lida 22506 vezes)

Será que existe uma maior discriminaçâo contra os homosexuais efeminados ?

Elijah Keat

• Visitante
Eu sempre relacionei a homofobia com o domínio machista.. Por isso demorou-me a entrar na cabeça - e ainda agora não percebo bem - como possam haver mulheres homofóbicas.

Mas as mulheres, Elijah, também são machistas! Incorporam a mesma simbologia! As mulheres são um factor se calhar bem mais importante na reprodução das estruturas de dominação masculina do que os homens! :)

Excelente ponto, este.

Aconselho-te vivamente:

http://www.amazon.fr/Domination-masculine-Pierre-Bourdieu/dp/2020557711/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1277163871&sr=8-1

Pequenino e fácil. ;)

Não disse que não o sejam. Sei perfeitamente que há mulheres que gostam do machismo, até pelo conforto do hábito. Para muitas é preferível aceitar uma vida fácil de submissão a ter que aceitar a responsabilidade de lutar por si mesma. É aquela história do ser-se escravo e ter-se a comida ao fim do trabalho ou ser-se livre mas ter que fazer por ela.

Não sei se é o que pretendes dizer, mas é como eu vejo.

Eu como sou mais apologista da liberdade e da responsabilidade é que não imagino muito bem como é viver num grupo que me reprime contribuindo eu para essa repressão.

Agamemnon

• Visitante
    Eu sempre relacionei a homofobia com o domínio machista.. Por isso demorou-me a entrar na cabeça - e ainda agora não percebo bem - como possam haver mulheres homofóbicas.

Mas as mulheres, Elijah, também são machistas! Incorporam a mesma simbologia! As mulheres são um factor se calhar bem mais importante na reprodução das estruturas de dominação masculina do que os homens! :)

Excelente ponto, este.

Aconselho-te vivamente:

http://www.amazon.fr/Domination-masculine-Pierre-Bourdieu/dp/2020557711/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1277163871&sr=8-1

Pequenino e fácil. ;)

Não disse que não o sejam. Sei perfeitamente que há mulheres que gostam do machismo, até pelo conforto do hábito. Para muitas é preferível aceitar uma vida fácil de submissão a ter que aceitar a responsabilidade de lutar por si mesma. É aquela história do ser-se escravo e ter-se a comida ao fim do trabalho ou ser-se livre mas ter que fazer por ela.

Não sei se é o que pretendes dizer, mas é como eu vejo.

Eu como sou mais apologista da liberdade e da responsabilidade é que não imagino muito bem como é viver num grupo que me reprime contribuindo eu para essa repressão.

Essa história do escravo é falaciosa. Porque se isso fosse verdade ele já não era escravo, porque não estava lá contra a sua vontade. :P ;)

Eu não acho que seja mais fácil! É um comportamento inconsciente! :)

Elijah Keat

• Visitante
      É uma analogia!

Até pode ser um comportamento inconsciente, mas movido pela facilidade. Eu acho bastante mais fácil aceitar ordens do que organizar planos para fazer cumprir ordens.
      No entanto organizar planos dá-nos a liberdade de escolher o que deve ser feito, se bem que há igualmente o risco de saírmos prejudicados. E é aí que eu acho que entra a responsabilidade: saber e aceitar que as coisas podem correr mal. Quantas pessoas conseguem aceitar e remediar os seus próprios erros? Não acho que sejam uma maioria, daí muita da submissão que existe ser desejada.

E nesse caso há sim uma certa preferência em ser-se "escravo".

Agamemnon

• Visitante
        É uma analogia!

Até pode ser um comportamento inconsciente, mas movido pela facilidade. Eu acho bastante mais fácil aceitar ordens do que organizar planos para fazer cumprir ordens.
        No entanto organizar planos dá-nos a liberdade de escolher o que deve ser feito, se bem que há igualmente o risco de saírmos prejudicados. E é aí que eu acho que entra a responsabilidade: saber e aceitar que as coisas podem correr mal. Quantas pessoas conseguem aceitar e remediar os seus próprios erros? Não acho que sejam uma maioria, daí muita da submissão que existe ser desejada.

E nesse caso há sim uma certa preferência em ser-se "escravo".

"Preferência por ser escravo" é uma contradição, Elijah. ;)

Mas aceitares uma simbologia não é uma questão de "ordens"........ Não é por facilidade, é porque na própria estrutura das coisas estão patentes certas relações. E não é fácil sequer te aperceberes delas. Portanto não gosto muito que coloques as coisas tão à frente na consciência.

Elijah Keat

• Visitante
          Se fores uma pessoa completamente subjugada a outra, sendo a tua única liberdade o poder escolher continuar a servir essa pessoa ou abandoná-la, quer-me parecer que se escolheres a primeira hipotese passas a ser um escravo, independentemente de o teres escolhido ou não.

Claro que é uma situação hipotética, uma vez que duvido que alguém dê a possibilidade a outra pessoa de escolher entre ser escravo ou ser livre.

Já por isso não vejo grande contradição, mas também não é o ponto importante disto tudo.

Talvez não sejam uma escolha consciente, mas podem permanecer actualmente no subconsciente (ou inconsciente, ou lá o que é ... não domino isto) por causa de uma facilidade passada, por causa de uma busca de protecção. Não sei é algo possível do ponto de vista psicológico, mas parece-me uma hipótese plausível.

Offline antitude420

• **
            • Membro Júnior
            • Género: Masculino
            • Anarco-comuna! A liberdade não é um favor!
              • MySpace da minha pessoa
            Achei que seria interessante : http://en.wikipedia.org/wiki/Gay_Shame (não concordo, nem discordo)

Em relação há maior descriminação, bem, as pessoas tendem a generalizar e a maior razão porque discriminam os gays é por causa desses estereótipos. Não me importo se alguém é ou não efeminado, desde que seja feliz. Não sei o porquê da discriminação, é só conservadorismo...  ::)
              Simpatizante! Abaixo os estereótipos e a homofobia!

Erierf

• Visitante
              Um pouco de calma pessoal...  :o
              Uma coisa é o nosso direito de gostar ou não gostar de atitudes das pessoas e identificar-se com elas. Outra é sentir atracção por elas, e por fim outra totalmente distinta discriminar alguém por isso.

Vamos la recapitular o que se passa aqui:

Erierf, a tua afirmação original no contexto deste tópico cai obviamente mal. Independentemente da banalização do termo e por muito que várias pessoas que se conhecem entre si o usem de modo não pejorativo, fizeste uma entrada a matar. A palavra é censurada no fórum exactamente por ser utilizada como termo discriminatório e pejorativo com um grupo de pessoas especifico. Se tivesses sido mais claro e utilizado um termo diferente certamente entenderíamos melhor a tua posição.

Em seguida defendes que não gostas dele, posição pessoal tua, mas condenas atitudes que eles tem e de um certo modo também as estereotipas. É a mesma atitude que muitas pessoas utilizam contra os homossexuais em geral: "não tenho nada contra eles mas que não me façam aquilo à frente". Estamos numa sociedade livre, deveríamos todos ser um pouco mais descomplexados (e começo por mim que o sou em algumas circunstâncias) e ter melhor aceitação por diferentes modos de se expressar e principalmente ter noção, que não existe modelo certo ou errado. Quando dizes que não gostas deles porque são associados à imagem de gay estas a fomentar essa discriminação.

Esta questão podia ter sido encerrada há bastante tempo, mas mesmo depois de te terem explicado que o termo "b****" funciona como um insulto reincidiste no seu uso, o que é encarado como um tom de gozo e utilizaste mais termos em seguida igualmente depreciativos para a população LG em geral. Como esperas que a tua opinião passe?

Queria pedir-vos uma coisa: que me digam onde é que eu condenei as atitudes dos homossexuais.

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Offline Miguel★

• Membro Elite
                • Sonhador apaixonado
                  • A Minha Intensa Paixão
                O que o pessoal tem de entender é que um homossexual efeminado provavelmente é transgénero, cuja identidade de género não condiz com o seu sexo. Não se trata de uma escolha, logo não há que gostar ou apreciar como vocês estão para aí a dizer. Eu falo um bocado por mim. Não sou espalhafatoso, sou como sou, muito peculiar, e é rara a vez que me faltem ao respeito. As pessoas até podem verificar, de facto, um comportamento menos masculino, mas vêem classe: para mim saber estar em sociedade é tudo. Desde a altura do meu liceu, que me venho controlando e comportando socialmente (não reprimindo, atenção. Nunca deixei de ser ou mostrar o que sou). Apenas preferi escolher o caminho da discrição. Porém noto até bastantes olhares (não digo que todos sejam repressores, contudo) de vez em quando.

Em pleno século XXI, ainda há muito a avançar na aceitação da diferença.
                « Última modificação: 23 de Junho de 2010 por JM Star »

13

• Visitante
                  Queria pedir-vos uma coisa: que me digam onde é que eu condenei as atitudes dos homossexuais.

Erierf, a meu ver não condenaste nada ;) Só dei a minha opinião, que foi aquilo que me ocorreu depois de ler a tua :) Na verdade, o meu problema nesta questão começa logo com o que é um homossexual efeminado. É que sinceramente não tenho uma ideia fixa do que é ser masculino ou feminino, e quando oiço alguém dizer que não gosta de ver homossexuais efeminados (ou que gosta!) a minha primeira estranheza é a essa categorização, a esse agrupar de pessoas.

Como disse o boreas, não gostar e não se sentir atraído são coisas diferentes, sobretudo num tópico que tem o título que este tem. Se estás a falar sobre que tipo de homens te atrai, ou com que imagem de homem mais simpatizas, há outros tópicos no Fórum sobre isso ;) (Mesmo aí talvez eu me oponha à tua opinião, mas não te preocupes, há espaço para todos lol)

Na minha modesta opinião, acho que os administradores do fórum, deveriam rever as palavras que julgam ser pejorativas, pois estão enganados em relação a algumas delas...

Os moderadores do Fórum têm revisto essas palavras com regularidade :) Repara que é preciso haver um equilíbrio: não é apenas aquilo que tu ou eu achamos bem ou mal, mas aquilo que pode ser entendido como ofensivo pelos leitores do fórum em geral e pelas pessoas que o visitam pela primeira vez. Acho que o termo b**** continua a ser insultuoso. Qualquer um de nós pode usá-lo com quem lhe apetecer e com quem não se importar, entre amigos; mas aqui ainda não nos conhecemos tão bem e é um espaço de apoio, daí termos que ter atenção ;)

E tenham em conta que a comunicação aqui faz-se através da palavra escrita e por isso é natural que as coisas que dizemos às vezes sejam mal entendidas. Como diria uma amiga minha, uma grande parte da comunicação entre duas pessoas é não-verbal; o que podemos dizer num fórum online é sempre muito limitado ;D Por isso devemos ter alguma atenção quando escrevemos.

Mesmo assim gostava de saber o que acha mais pessoal sobre se existe ou não maior discriminação contra os homossexuais cujos comportamentos não se encaixam no que é esperado do seu género?
                  « Última modificação: 23 de Junho de 2010 por 13 »

Offline Artur

• Membro Sénior
                    • Banido
                    É que sinceramente não tenho uma ideia fixa do que é ser masculino ou feminino (...)

Não tens, ou não queres ter? É que são posturas distintas.
                      "Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." - Madame de Stael

13

• Visitante
                      É que sinceramente não tenho uma ideia fixa do que é ser masculino ou feminino (...)

Realmente não tenho. Pensei três vezes antes de escrever essa frase no post anterior :)

Já ouvi dizer que um homem é efeminado porque cruza as pernas de uma certa maneira. Já ouvi dizer que tem a ver com o tom de voz. Ouvi dizer que tem a ver com a roupa, com a forma de se exprimir, com aquilo que gosta de fazer nos tempos livres. Para mim não há nada de feminino ou de masculino na maneira como cruzas as pernas, no teu tom de voz, na tua roupa, na tua forma de te exprimires, nos teus tempos livres. Não sinto que sejas mais masculino ou mais feminino por fazeres estas coisas tal como as fazes.

Oiço dizer que devia comportar-me de uma certa maneira porque essa é a forma correcta de um homem se comportar. Discordo. Acho que não há uma forma correcta de um homem ou de uma mulher se comportarem. Será por isso que falar de "homens efeminados" ou de "mulheres masculinizadas" me faz pensar em discriminação? Será por causa dos insultos que oiço na rua, palavras bem piores mas que querem dizer justamente isto de que estamos a falar, e que não são dirigidas a toda a população LGBT mas só àqueles cujo comportamento foge ao esperado? ;)

Tudo isto é subjectivo, cada um vê o mundo à sua maneira e o momento que estamos a viver é sempre o buraco da fechadura pelo qual espreitamos.

Offline Artur

• Membro Sénior
                        • Banido

Realmente não tenho. Pensei três vezes antes de escrever essa frase no post anterior :)

Já ouvi dizer que um homem é efeminado porque cruza as pernas de uma certa maneira. Já ouvi dizer que tem a ver com o tom de voz. Ouvi dizer que tem a ver com a roupa, com a forma de se exprimir, com aquilo que gosta de fazer nos tempos livres. Para mim não há nada de feminino ou de masculino na maneira como cruzas as pernas, no teu tom de voz, na tua roupa, na tua forma de te exprimires, nos teus tempos livres. Não sinto que sejas mais masculino ou mais feminino por fazeres estas coisas tal como as fazes.

Oiço dizer que devia comportar-me de uma certa maneira porque essa é a forma correcta de um homem se comportar. Discordo. Acho que não há uma forma correcta de um homem ou de uma mulher se comportarem. Será por isso que falar de "homens efeminados" ou de "mulheres masculinizadas" me faz pensar em discriminação? Será por causa dos insultos que oiço na rua, palavras bem piores mas que querem dizer justamente isto de que estamos a falar, e que não são dirigidas a toda a população LGBT mas só àqueles cujo comportamento foge ao esperado? ;)

Tudo isto é subjectivo, cada um vê o mundo à sua maneira e o momento que estamos a viver é sempre o buraco da fechadura pelo qual espreitamos.

Admiro a tua abstinência no que diz respeito a este assunto. É genuína? Se é, parabéns! :)

"Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." - Madame de Stael

mike J

• Visitante
                          Existem muitas pessoas que pensam que todos os homossexuais que existem são efeminados e por isso estes são os que estão mais vulneráveis a ataques homofóbicos.

Erierf

• Visitante
                            Desculpa, as pessoas podem insultar como quiserem, depois depende da interpretação feita pela pessoa insultava e do tom em que é pronunciado o termo ou expressão.

Offline Little Sally

• Membro Ultra
                              • Género: Feminino
                              • Am I dead?! xD
                                • Sally'entando
                              eu acho que sim.
                              nao por serem menos que os outros, mas porque percebe-se mais e assim sao alvos de gente homofobica.
                                www.sallyentando.blogspot.com - desabafos poeticos!
                                www.rosesinmygrave.blogspot.com  - historiazinhas que escrevo

"porque em todas as suas palavras havia encanto."

Offline Angie

• Membro Total
                                eu acho que sim.
                                nao por serem menos que os outros, mas porque percebe-se mais e assim sao alvos de gente homofobica.

Estou de acordo. Tornam-se vítimas mais fáceis de discriminação pela sua maneira de ser.

13

• Visitante
                                  Admiro a tua abstinência no que diz respeito a este assunto. É genuína? Se é, parabéns! :)

Houve um período, muito longo, em que me sentia preso, sentia que não conseguia exprimir-me como queria, era como se andasse a viver a vida de outra pessoa... não tinha só a ver com o facto de não corresponder ao que se esperava de mim como homem, mas sem dúvida estava relacionado com isso... e aos poucos fui percebendo que não era uma questão de eu querer comportar-me de forma mais ou menos masculina, mas, simplesmente, de esses nomes "masculino" e "feminino" serem caixinhas que usamos para pôr as pessoas lá dentro, incluindo nós mesmos, quando viver dentro de caixinhas não tem lá muita piada...

Depois comecei a dar-me com algumas pessoas que são transexuais e confesso que fiquei ainda mais baralhado em relação a isto ;) Porque conheci quem não corresponde nem ao que se espera do seu sexo biológico, nem ao que se espera do sexo contrário... Mas nesta confusão acabei por encontrar uma resposta simples, mais simples que tudo o resto: tu és apenas tu próprio, no momento que estás a viver.

Por isso, agrupar as pessoas de acordo com o seu comportamento de género não faz sentido nenhum para mim... sobretudo quando isso é feito para se dizer que não se gosta delas ;)

eu acho que sim.

Estou de acordo. Tornam-se vítimas mais fáceis de discriminação pela sua maneira de ser.

E entre as mulheres, sentem que existe mais discriminação contra as mulheres cujo comportamento ou aparência não corresponde ao que se espera de uma mulher?
                                  « Última modificação: 23 de Junho de 2010 por 13 »

Offline Angie

• Membro Total

Houve um período, muito longo, em que me sentia preso, sentia que não conseguia exprimir-me como queria, era como se andasse a viver a vida de outra pessoa... não tinha só a ver com o facto de não corresponder ao que se esperava de mim como homem, mas sem dúvida estava relacionado com isso... e aos poucos fui percebendo que não era uma questão de eu querer comportar-me de forma mais ou menos masculina, mas, simplesmente, de esses nomes "masculino" e "feminino" serem caixinhas que usamos para pôr as pessoas lá dentro, incluindo nós mesmos, quando viver dentro de caixinhas não tem lá muita piada...

Depois comecei a dar-me com algumas pessoas que são transexuais e confesso que fiquei ainda mais baralhado em relação a isto ;) Porque conheci quem não corresponde nem ao que se espera do seu sexo biológico, nem ao que se espera do sexo contrário... Mas nesta confusão acabei por encontrar uma resposta simples, mais simples que tudo o resto: tu és apenas tu próprio, no momento que estás a viver.

Por isso, agrupar as pessoas de acordo com o seu comportamento de género não faz sentido nenhum para mim... sobretudo quando isso é feito para se dizer que não se gosta delas ;)

eu acho que sim.

E entre as mulheres, sentem que existe mais discriminação contra as mulheres cujo comportamento ou aparência não corresponde ao que se espera de uma mulher?

Sim, claro! Quando as mulheres também são masculinas também sentem esse mesmo tipo de discriminação. Basta não gostarem de saias para serem julgadas em primeiro lugar, pela família (Caso pessoal).

Aqui os homofóbicos pelo menos são iguais, discriminam quer os rapazes efeminados quer as mulheres masculinizadas...

Offline Destiny

• Membro Elite
                                      Sim, claro! Quando as mulheres também são masculinas também sentem esse mesmo tipo de discriminação. Basta não gostarem de saias para serem julgadas em primeiro lugar, pela família (Caso pessoal).

Aqui os homofóbicos pelo menos são iguais, discriminam quer os rapazes efeminados quer as mulheres masculinizadas...

Eu nao concordo em plenos, Acho que à mais discriminação nos homens. Mesmo que uma rapariga seja intitulada como "maria-rapaz" nao sofrem de tanta descriminação, pq as pessoas pensam que é so uma fase.
                                      Enquanto que nos rapazes, face a expressão "nao torceram o pepino, de pequenino" e que nasceram efeminados e morreram assim (nao tou a dizer que é ou nao assim)

Offline Angie

• Membro Total

Eu nao concordo em plenos, Acho que à mais discriminação nos homens. Mesmo que uma rapariga seja intitulada como "maria-rapaz" nao sofrem de tanta descriminação, pq as pessoas pensam que é so uma fase.
                                        Enquanto que nos rapazes, face a expressão "nao torceram o pepino, de pequenino" e que nasceram efeminados e morreram assim (nao tou a dizer que é ou nao assim)

a discriminação existe nos dois lados, foi isso que eu disse.  ;) Se é maior nos rapazes do que nas raparigas? Até pode ser mas depende muito das circunstâncias

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          83 Respostas
                                          23053 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Janeiro de 2012
                                          por Buwayh
                                          Discriminação em Aveiro - existe?

Iniciado por Maniuk « 1 2 ... 8 9 » Aveiro

165 Respostas
                                          30642 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Maio de 2016
                                          por Nogueira
                                          8 Respostas
                                          1722 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Maio de 2011
                                          por esboço
                                          5 Respostas
                                          1339 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Novembro de 2015
                                          por sheershallow