rede ex aequo

Olá Visitante29.out.2020, 11:06:57

Autor Tópico: Transexualidade: É possível começar a hormonoterapia antes dos 18 anos?  (Lida 2758 vezes)

Transexualidade: É possível começar a hormonoterapia antes dos 18 anos?

Offline Andreia.

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
    • Sonhos de uma Menina
Olá a todos! :)

Bem, eu já me tentei informar junto de uma psicóloga que está a acompanhar o meu caso, mas ela não me adiantou grande coisa :x
Tou à espera da consulta com a Dra. que me está a encaminhar, para lhe perguntar, mas ainda falta muito...

O que eu queria saber é se é possível começar o tratamento hormonal antes dos 18 anos...
Faço 16 daqui por pouco tempo, e tenho autorização da minha mãe :/

Obrigado!
Beijiinhos! :-*

Offline Hedwig

• Associad@
    • Membro Ultra

Bem, eu já me tentei informar junto de uma psicóloga que está a acompanhar o meu caso, mas ela não me adiantou grande coisa :x
    Tou à espera da consulta com a Dra. que me está a encaminhar, para lhe perguntar, mas ainda falta muito...

O que eu queria saber é se é possível começar o tratamento hormonal antes dos 18 anos...

Obrigado!

Não sei pormenores, mas a informação que tenho é que podes começar a partir dos 16. ;)

Offline Yawp

• Membro Ultra
      • Género: Outro

Obrigado!

Quero desejar-te muito boa sorte na transição! :)
        "For those of you who don´t know, a YAWP is a loud cry or yell." in Dead Poets Society.

Offline Andreia.

• Membro Sénior
          • Sonhos de uma Menina
        Não sei pormenores, mas a informação que tenho é que podes começar a partir dos 16. ;)

Pois, também já me deu impressão de ouvir dizer isso... Se assim for, sou a miúda mais feliz do Mundo +.+

Quero desejar-te muito boa sorte na transição! :)

Muito Obrigado! :D

Offline blewguy

• Membro Total
          • Género: Masculino
          • i'm quite alright
          Toda a força e toda a sorte para ti! Vais ficar fabulosa!

Offline Andreia.

• Membro Sénior
              • Sonhos de uma Menina
            Obrigaado *-*

Agapito

• Visitante
              Sim, é possivel, basicamente desde que o médico concorde e um progenitor avalize. Teoricamente, com 16 anos já podes tomar decisões de cariz médico. Mas na prática nenhum médico com dois dedos de testa vai passar uma receita de hormonas a uma adolescente que não tem casa própria, emprego estável nem uma conta bancária bem recheada. A não ser, claro, que tenhas apoio de um dos teus pais.
              Mas deves ter umas "aulas" teóricas primeiro, na net e em associações gls ou trans. Deves também tentar consultar pelo menos dois ou três médicos, para perceberes em que pontos concordam ou discordam.
              Por exemplo, um dos médicos pode achar recomendável que inicies a hormonoterapia o mais cedo possivel, por uma questão de rapidez e eficácia do processo de transição. Outro pode ficar de cabelos em pé com a ideia de uma pessoa tão nova meter hormonas, porque com 16 anos tens um metabolismo super rápido e isso multiplica as probabilidades de teres tumores, cancros, tromboses, embolias, diabetes e etc que já deves saber. Por outro lado, quanto mais cedo começares, mais estarás exposta aos agentes carcinogénicos presentes nas hormonas laboratoriais, já que o tratamento dura quase uma vida inteira.
              Mesmo se falares com pessoas que já terminaram a transição "oficial" (aqueles 3 a 5 anos de tratamento hormonal), umas dirte-ão que se pudessem tinham começado mais cedo e outras acham que não morriam se esperassem mais um pouco. Isso custa um balúrdio e exige uma disciplina mental e social que a maioria d@s jovens pura e simplesmente não tem. Além disso, a transição obriga quem passa por ela a crescer rapidamente, a emancipar-se á força, e a abdicar da boa vida que toda a gente merece ter quando ainda é nova.
              Não é minha intenção desmotivar-te ou pôr-te insegura. Acho que o livre arbítrio é algo de que ninguém deve prescindir e com 16 anos tens estatuto jurídico de senhora do teu nariz. Mas na realidade a medicina não está tão avançada como gostariamos (já para não falar na legislação, que é a caca que todos sabemos) e uma decisão dessas nessa idade é virtualmente irreversível. Ou seja, é brincar com o fogo. Por isso, é recomendável que faças uma escolha consciente e racional, qualquer que ela seja, em vez de te baseares apenas no "instinto" ou nas emoções.

Espero sinceramente que consigas chegar onde queres (e parabéns pela coragem ;))

Offline Andreia.

• Membro Sénior
                  • Sonhos de uma Menina
                Boa noite!
                Quanto ao início do tratamento, eu já estou a par. Já fiz 16 anos (há 1 mes), os meus pais já sabem, e tenho a autorização da minha mãe e provavelmente do meu pai também. A ver se no próximo ano já começo o tratamento.

Bem, devo confessar que com este último comentário, fiquei com medo. A sério, agora estou bastante insegura, um bocado perdida :/
                Sei que não era essa a tua intenção, só estavas a tentar ajudar, mas não dá pra fazer nada quanto a isso.
                Agradeço imenso o comentário, falaste-me de coisas que eu não fazia ideia. Já tinha ouvido falar qualquer coisa sobre estarmos mais expostas ao cancro da mama, mas nunca ouvi mais nada.

Outro pode ficar de cabelos em pé com a ideia de uma pessoa tão nova meter hormonas, porque com 16 anos tens um metabolismo super rápido e isso multiplica as probabilidades de teres tumores, cancros, tromboses, embolias, diabetes e etc que já deves saber. Por outro lado, quanto mais cedo começares, mais estarás exposta aos agentes carcinogénicos presentes nas hormonas laboratoriais, já que o tratamento dura quase uma vida inteira.

Mas isso é assim tão perigoso? Quero dizer, as probabilidades de vir a ter algum desses problemas são assim tantas?   :-\

Além disso, a transição obriga quem passa por ela a crescer rapidamente, a emancipar-se á força, e a abdicar da boa vida que toda a gente merece ter quando ainda é nova.

Quanto a isso, eu já fui obrigada a crescer há algum tempo. Além disso, para mim não existe boa vida. Pelo contrário, eu não consigo viver. Simplesmente não dá. Mesmo tendo apenas 16 anos, não consigo viver a minha vida, não consigo ser feliz, não consigo nada. Sinceramente, há muito que sinto que a minha adolescência já passou à história. Aliás, eu não tive direito a ela.
                Portanto, não é por aí...  :-\

É óbvio que eu só quero ter o meu corpo, só quero poder libertar-me e poder viver e ser eu mesma. Sem ele, eu não consigo.
                Eu estava convicta de que, se puder começar o tratamento hormonal no início do próximo ano, o faria... mas agora, já não sei o que fazer.
                Sei que as emoções são o nosso pior inimigo no que toca a decisões sérias como esta, mas qual a melhor decisão? Ter a oportunidade nas mãos mas mesmo assim esperar mais uns anos para fazer o tratamento hormonal, e até lá ver o meu corpo masculinizar-se?  :'(

Talvez vá fazer aquilo que sugeriste, consultar dois ou três médicos para perceber o que pensam sobre o assunto... Talvez isso me dê uma certeza...

Obrigado uma vez mais.

Beijinhos  :-*

Offline filipepaulo

• Membro Elite
                  • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
                    • PortugalGay.pt
                  O importante mesmo é ter um acompanhamento médico responsável ao longo de todo o processo e estar bem informado sobre o mesmo e consequências. :book

A coisa só pode ser feita com médicos em que confies... afinal é a tua vida que está em jogo.  [smiley=preocupado.gif]

Mas se não fizeres nada é que não vais a lado nenhum.  [smiley=dormindo.gif]

Força aí.  [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=sim.gif]

Spoiler (clica para mostrar/esconder)
                    PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Agapito

• Visitante
                    Sim, cool jazz, é alarmista, embora não seja de todo descabido. Mas eu já expliquei melhor á Andreia o que queria dizer. Que estatisticamente a taxa de sucesso é elevada mas que podem surgir complicações, e essas sim, geralmente são fatais. Os 3 factores de risco são: médicos incompetentes/sacanas; o não cumprimento rigoroso de todas as instruções fornecidas por um médico competente; a existência de problemas de saúde não diagnosticados ou detectados pelos exames prévios. Porque não sendo alarmistas, não sejamos ingénuos. As hormonas mexem com TODAS as células, tecidos e glândulas do corpo. Por isso o melhor é fazer muitos exames, fazer tudo direitinho até ao fim e ter muito optimismo.
                    Compreendo a urgência do processo e que este surge como uma solução real para um "disturbio" real. Escrevi disturbio entre aspas porque acredito que a transsexualidade é endógena e não patológica. Mas detesto ver T's a chegar ao médico á espera de facilitismos e milagres. As pessoas têm que ter consciência que como bem dizes
                    O importante mesmo é ter um acompanhamento médico responsável ao longo de todo o processo e estar bem informado sobre o mesmo e consequências. :book

Offline Andreia.

• Membro Sénior
                        • Sonhos de uma Menina
                      Juu, queriida  :D

Deixa-me que te diga que nunca vi uma descrição tão perfeita daquilo que eu sinto, vindo de outra pessoa :o
                      A descrição que dizeste daquilo que sentimos na adolescência e tal, pois bem... é exactamente aquilo que eu sinto, mas por isso já passaste tu portanto mais vale eu tar calada que ainda sou uma pirralha  ::) ::)

Hmm.. .eu já tou praqui a pensar e vou consultar um médico, muito provavelmente, que se disponibilizou para me ajudar e tal. Talvez tenha uma conversinha para ele me ajudar...

Mas também, não vou esperar até aos 20 e tal anos para começar o tratamento hormonal. É uma vida deitada fora, e não vou pará-la só porque tenho medo de vir a morrer, um dia, de cancro ou algo do género.

Beijinhos  :-*

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                        Músicas dos anos 80

Iniciado por Frozzen « 1 2 3 » Música, Rádio e Dança

59 Respostas
                        8613 Visualizações
                        Última mensagem 2 de Janeiro de 2018
                        por origo
                        2 Respostas
                        1209 Visualizações
                        Última mensagem 12 de Janeiro de 2014