na margem sul existe a praia 19, das maiores praias LGBT do país, onde se pode estar perfeitamente à vontade com manifestações de afecto com o namorado/a. agora andar aos beijos em praias não lgbts é um bocado mal... pois, apesar de estarmos no nosso direito, podemos estar a ferir susceptibilidades de muita gente, incluindo crianças, que possam estar ao nosso lado. há que haver respeito e ser respeitado. mas acreditem numa coisa, se eu estivesse numa praia não lgbt, com o meu filho ou sobrinho pequenino e estivessem LGBTs ou HETEROS num amaço pegado à vista de toda a gente (genero sexo ao vivo) eu próprio manifestaria a minha reprovação. há sitios para tudo. e olhem que sou super liberal com a vida! há beijos e beijos, há amaços e amaços, há que respeitar e ser respeitado.
Não compreendo como é que se pode dizer que é um bocado mal manifestar afecto onde quer que seja, principalmente porque no contexto das praias não há, que eu saiba, uma clausula quanto aos afectos e de quem os pode realizar.
Falo de afectos, onde estão contemplados os beijos, abraços e não cenas de cariz sexual, pois essas não são permitidas em locais de acesso livre/publico. Isto para dizer o quê, reparo que nem sempre os patamares dos afectos são equilibrados quanto às diferentes orientações sexuais bem como à reprovação demonstrada. Um episódio de um beijo (simples) entre duas pessoas do mesmo sexo, é capaz de ser contado, posteriormente, como uma situação escandalosa onde o beijo deu lugar a uma cena digna de censura.
Como habitante destas zonas, já assisti a alguns episódios de discriminação. Não me calei quando os discriminantes eram conhecidos, questionei quanto à sensatez dos gestos e à razão pelo que assisti e compreendi como por vezes o estar-se no grupo onde um diz morde o outro diz esfola é um imperativo para que se continue a pertencer a esse grupo, mesmo que por vezes as opiniões sejam um pouco divergentes às atitudes tomadas.
Por fim subscrevo: "há que respeitar e ser respeitado", nos mesmos quadrantes e com as mesmas exigências independentemente das diferenças sexuais, de género, e outras que aqui não são chamadas.

e [[]] para tod@s.