rede ex aequo

Olá Visitante22.nov.2019, 02:58:16

Autor Tópico: Poupar e gerir o nosso dinheiro em tempos de crise: quais as soluções?  (Lida 15281 vezes)

Poupar e gerir o nosso dinheiro em tempos de crise: quais as soluções?

Offline johny.n.1986

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • bang bang, I shot you down!
melhor forma de combater a actual (?) crise económica é investindo...
tudo o que se passou e ainda se está a passar e obra dos meios de comunicação...
todos os meios económicos funcionam através do optimismo das populações e agentes económicos, ora quando se começou a falar em crise do subprime norte-americano foi o ai jesus que se viu....
logo com o preço de todas os activos financeiros em queda esta é a altura excelente para quando o ciclo negativo da economia passar se ir buscar os dividendos (em terra de cegos quem tem olho é rei)....

Portanto se querem combater a dita crise ....

acções da Galp Energia, Edp renováveis, PT e Brisa parecem.me ser os titulos a adquirir na bolsa portuguesa neste momento....
Galp Energia ja a quase 10 euros o titulo espera-se que chegue a um target point na ordem dos 21 euros
Edp renováveis porque é a area onde o governo PS vai investir como meio de combate a crise logo vai dar bons dividendos por acção
PT (maior empresa portuguesa?)
Brisa (ouvi algures que é um bom investimento)

isto falando apenas dos activos económicos mais falados que sao as acções...

Penso que por dinheiro a prazo uma má opção ja que todos os meses o BCE corta a taxa de juro de referencia o que aliado a baixa da Euribor que muitos depositos a prazo estao tambem eles indexados vai fazer com que o retorno do investimento seja menor.....

tenho dito..... em tempo de crise a solução não passa por por o dinheiro no porquinho mas sim por po-lo onde vai render no futuro....

:D e pronto como espero ser analista de investimentos financeiros no futuro ca esta o meu primeiro aconselhamento :P

Brisa definitivamente pq apesar de estar a cotar de acordo com os P/Es do sector, uma DCF valuation tem implicita valores de AADT que assumem GDP growth de 0.5%-0.8% em media, nos restantes c. de 20 / 30 anos da duration media das concessoes.

Renovaveis e mais dificil pq tem uma correlacao mais politica.

PT e mais brisa, directamente relacionado com ambiente economico, do que propriamente com crescimento economico.

Galp.. uhm.. nao sei, e nao e das faceis de avaliar. Percebo mais da Tullow
    With my feet on the air and my head on the ground

Offline absolut_

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    Uma das muitas ideias pode ser:

http://sementesmarginais.blogspot.com

"They promise you heaven so they can steal this world"

Offline ivan919

• Membro Total
      Desde puto que me lembro de pedir ao meu pai para me abrir uma conta poupança no banco, coisa que ele nunca fez!!
      Custa-me poupar dinheiro, mas começei a guardar todos as moedas pretas (1,2 e 5 centimos) passado um ano e pouco, com a ajuda da mae, consegui poupar 10 euros!! não é muito mas se o fizermos desde pequenos e durante algum tempo ainda poupamos bastante dinheiro! :P

Uma coisa muito boa na minha geração é que sempre nos ensinaram a reciclar, a fechar a torneira quando lavamos as maos, os dentes etc... desligar as luzes quando não é preciso essas coisas...

Eu passo muito tempo ao computador, não so por laser mas por motivos escolares tbm... por isso o que costumo fazer é quando estou ao computador desligar a televisão e a luz e abrir as janelas para entrar a claridade la de fora...
        "Olhe para la do que ve"

Alto do Pina <3

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
        • Membro Elite
        • Be yourself. Be happy. Be nice.
          • Tiny Ripple Hope
        Tantas coisas e muitas delas fáceis (o mais difícil é a mudança e criar hábitos): ter um mealheiro, fazer mapas com entradas/saídas de dinheiro, pagar em dinheiro, tirar parte do ordenado no início do mês para conta poupança, estar atento a produtos de poupança, comer mais vezes em casa, andar mais a pé, etc.

Indirectamente mas com implicações a longo prazo, é por exemplo exigirmos sempre factura (neste aspecto já me apercebi que estou em minoria, porque mesmo antes de existir benefícios fiscais, já pedia factura - para mim é uma questão de honestidade a fazer negócios e responsabilidade cívica). Se todos pagássemos impostos, Portugal era uma país radicalmente diferente ("Em Portugal, a economia paralela representa 25% da riqueza produzida e o valor que escapa ao Erário Público (33 mil milhões de euros) dava para acabar com o défice e resolver boa parte dos problemas financeiros, sem recurso a ajuda externa").
          "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline the end

• Membro Ultra
          Para gerir melhor o nosso dinheiro é fundamental um registo detalhado de todos os gastos.um orçamento diário/mensal ou anual como o desejarem, mas ter sempre um
            Yes I can!

Stabilo

• Visitante
            Boa questão: evitar tomar refeições fora de casa, sai sempre mais caro. Anotar as despesas para ter melhor noção delas. Tentar poupar na electricidade e água tipo fechar a água durante a lavagem dos dentes ;D

Offline daniel_ferreira666

• Membro Ultra
              • A VERGONHA É A SOMBRA DO AMOR - PJ HARVEY
              Poupar eu tento, mas com as propinas, renda, transportes, alimentação, o dinheiro vai num instante  :-\

Offline Jiyoana

• Membro Sénior
                • Tu fui, Ego Eris
                  • Facebook
                Pois... As vezes parece que nem a poupar dá. Em tempos ate deixei de beber o meu café da manha ja para poupar essa quantia no fim do mês... Tempos bastante difíceis. E mesmo assim. Mas pronto. Normalmente é mais em relação aos jogos... Quando não posso nao compro.
                  ♀♀ | Feminista | Gamer | Psicologia Criminal |

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
                  • Membro Sénior
                  • "You'll never walk alone"
                  Sempre fui poupadinha. Os meus pais sempre me ensinaram que nem tudo cai do céu e que, por vezes, são precisos sacrifícios para conseguirmos ter ou ganhar alguma coisa.
                  Em pequena, pedia uma livro e a minha mãe, ou me pedia para esperar algumas semanas, ou me ia dando uns trocados ou me dava tarefas para fazer.
                  Directa ou indirectamente, o facto de ela me ensinar sobre trabalho e paciência fez com que desse mais valor às coisas e ensinou-me, consequentemente, a ser poupada.
                  Sou daquelas pessoas que acha ridícula uma deslocação de carro de poucos km (a não ser que seja mesmo necessário xD) e que prefere andar a pé, acompanhada de uns phones :)
                  Só há uma altura em que não sou poupadinha: nas férias xD poupo até ter X para gastar e, quando lá estou, gasto! Já estava reservado para isso mesmo :P
                    Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                    O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Stabilo

• Visitante
                    Penso que hoje em dia é muito difícil poupar... E que os gastos nos levam o salário todo. Quem me dera poder viajar por exemplo mas não dá... :/

Dicas que ajudam...

1) Não gastar luz desnecessariamente, uma vez que poupamos o ambiente e a conta da electricidade.
                    2) Não exagerar nos dados móveis do tlm para diminuir os extras ao fim do mês que constam da factura.
                    3) Levar comida de casa para almoçar no trabalho faz diferença ao fim do mês.
                    4) Evitar refeições fora de casa.
                    5) Comprar alimentos e outros bens de hipermercado quando fazem realmente falta e optar pela melhor relação qualidade/preço, optando pelas marcas brancas a não ser que as marcas estejam em promoção.
                    6) Optar pela gasolina low-cost, nas gasolineiras mais baratas pondo só de vez em quando uma melhor para ajudar o motor.
                    7) Não comprar roupa a não ser que seja mesmo necessário.

Acho que essencialmente temos de dizer não a muita coisa que gostamos para conseguir pôr dinheiro de lado.

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                      • Membro Elite
                      • call it Magic... call it true...
                      Não gastar luz, nem gás, nem água desnecessariamente.

Levar comida de casa para a/o escola/trabalho.

Evitar aqueles lanches que apetecem muito no Starbucks (p.e.), a compra constante de roupa (p.e.) ou outros caprichos só porque sim!

Comprar mais marcas brancas - compras feita com atenção.

Andar a pé ou de transportes públicos sempre que possível.

Tentar não ficar doente! (Esta é a gracinha.)

Fazer um registo ponderado em gráfico ou na agenda do que faz mesmo falta comprar, dos investimentos necessários, dos encargos por ordem.

Controlar por escrito os gastos: "Hoje foi tanto. Ontem outro tanto. Amanhã estimo este valor para as despesas. Afinal até foi menos, foi tanto."
                      « Última modificação: 8 de Janeiro de 2016 por carolinalg »
                        - carolinalg -

Offline quiquo

• Associad@
                        • Membro Sénior
                          Boa lista carolinalg, concordo.
                          Só a questão das marcas brancas é que acho que se deve ter algum cuidado; por vezes acaba-se por gastar mais dinheiro em produtos de limpeza da casa ou de higiene que não são tão bons ou mesmo prejudiciais a nível de saúde (conheço um homem super, super poupado que teve problemas por causa disso), por exemplo.
                          Na alimentação também se deve comparar as marcas brancas e outros produtos para perceber se o dinheiro que estamos a poupar compensa outros aspetos. Há coisas nas quais não vale a pena poupar  [smiley=sim.gif]

Offline carolinalg

• Moderação Geral
                          • Membro Elite
                          • call it Magic... call it true...
                            Boa lista carolinalg, concordo.
                            Só a questão das marcas brancas é que acho que se deve ter algum cuidado; por vezes acaba-se por gastar mais dinheiro em produtos de limpeza da casa ou de higiene que não são tão bons ou mesmo prejudiciais a nível de saúde (conheço um homem super, super poupado que teve problemas por causa disso), por exemplo.
                            Na alimentação também se deve comparar as marcas brancas e outros produtos para perceber se o dinheiro que estamos a poupar compensa outros aspetos. Há coisas nas quais não vale a pena poupar  [smiley=sim.gif]

Oh @quiquo, pois sim, é como dizes. Mas se as compras forem pensadas com calma até podem sair bem... Um ou outro produto de marca também é necessário e no que toca a alimentação, claro, há que ter muito cuidado com o que se come.
                            - carolinalg -

Offline Sahara

• Associad@
                            • Novo Membro
                            Para quem fuma diariamente e bebe semanalmente, se parar já de o fazer, consegue ter umas férias no carnaval

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Offline Bandura_62

• Membro Total
                              Sempre fui poupado, fui assim educado principalmente pela minha mãe :)

Entre as várias formas através das quais poupo (ou tento poupar) são também algumas que já falaram aqui:
                              - Poupar na electricidade e água
                              - Levar pequeno-almoço, lanche, almoço para a faculdade/trabalho
                              - Evitar usar o carro

Eu se calhar até passo um pouco o simples "ser poupado" porque abuso na poupança. Tento só carregar o telemóvel na faculdade por exemplo e quando vou ao Mac, por exemplo, opto por levar bebida de casa e não comprar lá :p
                                “I was never less alone than when by myself.” ~ Edward Gibbon

Offline tendinite

• Membro Total
                                Acrescentando às ideias anteriormente dadas: reduzir no café, comer fruta em vez de bolachas deliciosas xD, fazer exercício em casa ou ar livre em vez de ginásio. E mais importante de tudo (por acaso uso bastante): quando se tem vontade de comprar alguma coisa específica e sem sentido nenhum, esperar 2 semanas a ver se a vontade passa. XD

Offline Jiyoana

• Membro Sénior
                                  • Tu fui, Ego Eris
                                    • Facebook
                                  Olhar para algo que se quer comprar e virar as costas enquanto derramas lagrimas porque; prioridades.
                                    ♀♀ | Feminista | Gamer | Psicologia Criminal |

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    298 Respostas
                                    33402 Visualizações
                                    Última mensagem 25 de Março de 2012
                                    por dummie
                                    3 Respostas
                                    1164 Visualizações
                                    Última mensagem 16 de Julho de 2013
                                    por nevertoolatetobehappy
                                    10 Respostas
                                    2042 Visualizações
                                    Última mensagem 4 de Setembro de 2014
                                    por Kaiser