rede ex aequo

Olá Visitante12.nov.2019, 01:25:24

Autor Tópico: A minha 1ª reunião: duvidas e receios  (Lida 51976 vezes)

A minha 1ª reunião: duvidas e receios

Offline goldhammer

• *
  • Novo Membro
exactamente o que é e o que é que se faz numa reuniao ex aequo?

-------------------------------xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx-------------------------------

Nota: Modificado com a autorização do user. NiCeGuY (Moderador Local)

Olá  ;D

À semelhança do que acontece no sub-fórum de Lisboa, decidi criar este tópico, para ouvir os novos membros que estão a pensar ir pela 1ª vez a uma reunião do grupo ex aequo porto (que esperemos seja para breve  :)).

Já pudemos constatar que há sempre novos membros a chegar e que muitos outros que já aqui chegaram à algum tempo, ainda não tiveram oportunidade de ir a uma reunião.

É natural pois, que alguns de vós tenha dúvidas/receios de qualquer ordem sobre ir ou não a uma reunião, sobre o que vão encontrar etc.

Fica então aqui este espaço para desabafarem e dizerem o que vos vai na alma e concerteza terão dos Coordenadores locais bem como dos membros mais antigos todo o apoio, informação e força nesse primeiro passo que poderá não ser fácil para todos :)

Kiss & Hug
NiCeGuY

(desculpas ao user jjoana pela cópia do titulo do sub-fórum alfacinha  ;))
« Última modificação: 4 de Agosto de 2010 por _levitar_ »

Offline FalsoDeus

• Membro Vintage
    • Banido
    • Género: Masculino

Olá goldhammer

Nas reuniões da rede ex aequo, é proporcionado aos membros um ambiente propício à partilha de experiências e ao debate de temáticas LGBT. O tema de cada reunião é anunciado num tópico criado à divulgação desta, bem como no início de cada reunião.

Normalmente, as reuniões seguem o seguinte formato:
    Apresentação dos membros
    Quebra-gelo (tipo um pequeno jogo para colocar as pessoas mais à-vontade)
    Debate do tema da reunião

Intervalo

Rápida apresentação dos membros e daqueles que poderão ter chegado entretanto
    Quebra-gelo
    Continuação do debate/lançamento de um novo tópico de discussão relacionado com o tema da reunião.

Todas estas actividades são organizadas e orientadas pelos coordenadores, de forma a assegurar que todos têm oportunidade para ouvir e serem ouvidos. Habitualmente, as reuniões não repetem actividades de uma para a outra, pelo que as dinâmicas de cada reunião costumam ser diferentes ^^

Os membros que vão à sua primeira reunião (como é o teu caso) são recebidos pelos coordenadores antes da reunião (caso cheguem a horas :P). A recepção consiste basicamente num momento no qual os coordenadores/comissão de recepção comunicam com o novo-membro, explicam-lhe o que é a rede ex aequo, o assunto da reunião, etc. É como que o primeiro contacto com a rede.

Quaisquer dúvidas que restem, fica à vontade para perguntar ;)

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra

Olá goldhammer

Nas reuniões da rede ex aequo, é proporcionado aos membros um ambiente propício à partilha de experiências e ao debate de temáticas LGBT. O tema de cada reunião é anunciado num tópico criado à divulgação desta, bem como no início de cada reunião.

Normalmente, as reuniões seguem o seguinte formato:
      Apresentação dos membros
      Quebra-gelo (tipo um pequeno jogo para colocar as pessoas mais à-vontade)
      Debate do tema da reunião

Intervalo

Rápida apresentação dos membros e daqueles que poderão ter chegado entretanto
      Quebra-gelo
      Continuação do debate/lançamento de um novo tópico de discussão relacionado com o tema da reunião.

Todas estas actividades são organizadas e orientadas pelos coordenadores, de forma a assegurar que todos têm oportunidade para ouvir e serem ouvidos. Habitualmente, as reuniões não repetem actividades de uma para a outra, pelo que as dinâmicas de cada reunião costumam ser diferentes ^^

Os membros que vão à sua primeira reunião (como é o teu caso) são recebidos pelos coordenadores antes da reunião (caso cheguem a horas :P). A recepção consiste basicamente num momento no qual os coordenadores/comissão de recepção comunicam com o novo-membro, explicam-lhe o que é a rede ex aequo, o assunto da reunião, etc. É como que o primeiro contacto com a rede.

Quaisquer dúvidas que restem, fica à vontade para perguntar ;)

É bom relembrar... a estruturação das reunioes
        Não fiques atrás... mostra o que sentes!

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • Género: Feminino
          • Homofobia
        Na descrição das reuniões dizer que o conteúdo é simplesmente "debate" fica um pouco aquém daquilo que é realmente feito.

Geralmente existem actividades programadas em pares, grupos mais pequenos ou grupos maiores ligadas ao tema que levam à partilha e/ou conversa do tema. É muito frequente haver uma actividade antes do intervalo e depois outra depois do intervalo, dependendo da própria programação da reunião.

Geralmente a reunião acaba muitas das vezes com um plenário (ou cada uma das actividades), ou seja, o tema é então discutido em geral entre todos os membros.

As actividades em si durante a reunião são geralmente tarefas e jogos.

Por exemplo: em grupos mais pequenos histórias diferentes são distribuidas e cada grupo é convidado ou a completá-la, ou a extrair dados sobre ela ou até mesmo encená-la; outro exemplo: são dados cartões com termos e significados e em grupo é necessário decidir qual responde a qual; outro exemplo: em grupo cada um com auxílio de outro membro decide a altura de um fio que define a dificuldade de determinada área para a sua vida em relação, por exemplo, ao seu coming out, partilha o porquê e se quiser pode no fim saltar como simbolismo do desejo de ultrapassá-lo; outro exemplo: são ditas frases e cada um posiciona-se no lado direito ou esquerdo da sala conforme concorda ou não concorda e discute-se essa posições; e tantos outros exemplos.

Espero que esta descrição possa dar algumas luzes. As reuniões não pretendem ser enfadonhas e fomentam a partilha, dinâmica e interactividade para todos. Quem quiser estar mais parado e não participar, está completamente à vontade também, claro.

De qualquer modo penso que os novos coordenadores do Porto poderão dar-te mais info, goldhammer. :)
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Flávio

• Membro Total
            • O Sétimo Continente [blog]
          Pergunta: é preciso ser sócio da rede para frequentar as reuniões?
          « Última modificação: 10 de Abril de 2009 por NiCeGuY »
            "If it were true that children emulate their teachers, we'd have a lot more nuns running around. "

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
            • Membro Elite
            • "Nobody sits in my chair."
              • SNAFU
            idade de participação

Se tiveres menos de 16 anos poderás frequentar as reuniões mediante apresentação de autorização do teu Encarregado de Educação juntamente com a fotocópia do seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

Se tiveres entre 27 e 30 anos anos poderás frequentar uma reunião e se desejares continuar a tua participação nas reuniões/actividades é necessário que te tornes associado da rede ex aequo (...)

Com idade inferior ao que está aqui descrito não necessitas de ser associado para frequentar as reuniões dos grupos locais. No entanto se a idade for inferior a 16 anos é necessário o que está acima descrito no excerto do site.

Esta informação (e mais) está disponível no site da rede ex aequo :)

http://www.rea.pt/

E penso que os actuais coordenadores poderão completar aqui alguma informação que achem pertinente :)
              "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline NiCeGuY

• Membro Sénior
                • grupo ex aequo porto
              idade de participação

Se tiveres menos de 16 anos poderás frequentar as reuniões mediante apresentação de autorização do teu Encarregado de Educação juntamente com a fotocópia do seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

Se tiveres entre 27 e 30 anos anos poderás frequentar uma reunião e se desejares continuar a tua participação nas reuniões/actividades é necessário que te tornes associado da rede ex aequo (...)

Com idade inferior ao que está aqui descrito não necessitas de ser associado para frequentar as reuniões dos grupos locais. No entanto se a idade for inferior a 16 anos é necessário o que está acima descrito no excerto do site.

E penso que os actuais coordenadores poderão completar aqui alguma informação que achem pertinente :)

Obrigado Saki :)

De facto penso estar tudo dito Flávio. Não precisas de ser sócio para frequentares as reuniões só com as excepções acima referidas :)

Obrigado pelo teu interesse ;)

Offline Antinous

• Orador(a)
                • Membro Total
                Bem goldhammer depois desta exposição tão exacta da bluejazz resta dizer que se tiveres ou surgir mais alguma dúvida não hesites...estamos disponiveis para tentar responder.  ;)

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra
                  Tenho medo que nao expressar as minhas duvidas consoante o tema da reuniao...

Offline gumby

• Associad@
                    • Membro Elite
                    • It is possible to see a rainbow in the dark.

Podes explicar exactamente em que consiste esse medo?  :)

Offline Back Room

• Membro Elite
                      Eu vou tentar ir, mas a probabilidade de depois não ter coragem é elevada.  ;D
                        "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline NiCeGuY

• Membro Sénior
                          • grupo ex aequo porto

Não te preocupes BunnyBoops. Também não tenho a certeza se entendi bem o que quiseste dizer, mas seja o que for esse medo/receio não te esqueças que não estarás sozinho e quer a Equipa Coordenadora quer os membros mais antigos estarão sempre disponíveis para te ajudar e apoiar.
                        Além disso BunnyBoops, como tu, para muitos outros membros será a sua 1ª reunião, pelo que nunca te sentirás sozinho ou à parte e concerteza ninguém te julgará pela forma mais ou menos exacta como te possas expressar :)
                        Somos todos seres humanos, somos todos um grupo, e todos nós temos sempre algo para aprender, partilhar, dar e receber. Don't worry, be happy :) :) (onde é que eu já ouvi isto? hum...)

Offline _levitar_

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Elite
                          • @carpe diem@
                            • Shelfari
                          Se isto serve de alento a alguém...apesar de ser coordenadora tenho medos também, há muitos assuntos sobre os quais nunca falei com ninguém e que certamente me vão custar a sair da boca :) e haverão outros que certamente não vou comentar, porque são pessoais e porque ainda não me sinto capaz de falar deles...conto ,claro, com todo o grupo  8-)
                            "be yourself...no matter what they say..."
                            "we need a change, do it today!"
                            "if you let your fears keep you from flying, you will never reach your height"

Offline gumby

• Associad@
                            • Membro Elite
                            • It is possible to see a rainbow in the dark.
                            Se isto serve de alento a alguém...apesar de ser coordenadora tenho medos também, há muitos assuntos sobre os quais nunca falei com ninguém e que certamente me vão custar a sair da boca :) e haverão outros que certamente não vou comentar, porque são pessoais e porque ainda não me sinto capaz de falar deles...conto ,claro, com todo o grupo  8-)

E tal como o grupo conta contigo, podes contar com o grupo.  ;)

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra

Não te preocupes BunnyBoops. Também não tenho a certeza se entendi bem o que quiseste dizer, mas seja o que for esse medo/receio não te esqueças que não estarás sozinho e quer a Equipa Coordenadora quer os membros mais antigos estarão sempre disponíveis para te ajudar e apoiar.
                              Além disso BunnyBoops, como tu, para muitos outros membros será a sua 1ª reunião, pelo que nunca te sentirás sozinho ou à parte e concerteza ninguém te julgará pela forma mais ou menos exacta como te possas expressar :)
                              Somos todos seres humanos, somos todos um grupo, e todos nós temos sempre algo para aprender, partilhar, dar e receber. Don't worry, be happy :) :) (onde é que eu já ouvi isto? hum...)

Bigado pelo apoio

Offline Flávio

• Membro Total
                                  • O Sétimo Continente [blog]
                                idade de participação

Obrigado Saki :)

De facto penso estar tudo dito Flávio. Não precisas de ser sócio para frequentares as reuniões só com as excepções acima referidas :)

Obrigado pelo teu interesse ;)

Obrigado aos dois! :P
                                  "If it were true that children emulate their teachers, we'd have a lot more nuns running around. "

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Elite
                                  • "Nobody sits in my chair."
                                    • SNAFU
                                  Disponha sempre  ;D
                                    "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline Driretlanii

• Membro Sénior
                                    • A vida é efémera, o amor eterno...
                                    Apesar de não ir ser a minha 1ª reunião, continuo com receios... porque será?  :-X
                                      Darkness has fallen upon me

Offline NiCeGuY

• Membro Sénior
                                        • grupo ex aequo porto
                                      Apesar de não ir ser a minha 1ª reunião, continuo com receios... porque será?  :-X

Hum... não sabemos :/ Se quiseres podes partilhar connosco ou enviar MP a algum dos coordenadores :)

Offline _levitar_

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Elite
                                        • @carpe diem@
                                          • Shelfari

Normal :) será a primeira vez que vais ver muitas das pessoas que lá vão estar, o nervoso miudinho vai demorar a desaparecer, mas com tempo e com a adaptação ao ambiente das reuniões, a adaptação aos coordenadores e aos membros, vais-te sentir cada vez mais "em casa" e com vontade e força de participar cada vez mais nas actividades :) além disto o receio de ver alguém conhecido, de ser reconhecido, de não te sentires capaz de participar, entre outros, são tudo factores que levam a que, mesmo não sendo a tua primeira reunião, te fazem sentir assim...receoso :)
                                        Não estás sozinho, não és o único nesta situação e apenas depende de ti ultrapassar esse sentimento, acreditanto em ti e no grupo que lá estará SEMPRE para te receber :)
                                          "be yourself...no matter what they say..."
                                          "we need a change, do it today!"
                                          "if you let your fears keep you from flying, you will never reach your height"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          A Minha 1ª Reunião: receios e dúvidas

Iniciado por jjoana « 1 2 ... 15 16 » Lisboa

314 Respostas
                                          50252 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Dezembro de 2014
                                          por nevertoolatetobehappy
                                          22 Respostas
                                          8816 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Dezembro de 2013
                                          por gaymen
                                          49 Respostas
                                          15383 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Julho de 2012
                                          por biri
                                          3 Respostas
                                          2591 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Maio de 2016