rede ex aequo

Olá Visitante15.set.2019, 11:05:03

Autor Tópico: Apelo a todos os cidadãos e cidadãs e a todas as organizações ambientalistas/eco  (Lida 3468 vezes)

 
Apelo a todos os cidadãos e cidadãs e a todas as organizações ambientalistas/eco
#0

Offline Kass

  • ***
  • Membro Total

Depois de várias tentativas frustradas de introduzir na ilha Terceira corridas picadas e touros de morte, tem-se assistido nos últimos anos a uma imposição das touradas à corda em ilhas onde não há qualquer tradição, como Santa Maria ou São Miguel, com a conivência ou apoio governamental ou autárquico.

Numa altura que as vozes de sempre aproveitando a revisão constitucional de 2004 e o novo Estatuto Político dos Açores, se preparam para fazer aprovar, na Assembleia Legislativa Regional, legislação que legalize a sorte de varas e depois os touros de morte, um grupo de cidadãos e cidadãs decidiu começar a luta em defesa dos direitos dos animais de que as touradas são uma parte do problema.

Considerando que não é aceitável que nenhum animal seja torturado para entretenimento do ser humano. Considerando que todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida (Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). Considerando ainda que os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem (Artigo 14º) e por acreditarmos que a evolução cultural irá sobrepor-se à tradição e à ignorância, vimos manifestar a nossa profunda discordância com a referida pretensão e apelar para que:

1- Não sejam promovidas nem apoiadas, com recurso a dinheiros públicos, touradas à corda, nas ilhas onde tal prática não é tradição;

2- Não venham a ser legalizadas as corridas picadas e os touros de morte, por serem alheias à nossa cultura, na Região Autónoma dos Açores.

3- Seja aprovada legislação regional de protecção dos animais que tenha em consideração o disposto na legislação europeia e na Declaração Universal dos Direitos dos Animais que foi proclamada em 15 de Outubro de 1978 e aprovada pela Unesco.

Todas as pessoas singulares ou colectivas (formais ou informais) e blogues que queiram subscrever este apelo deverão enviar um mail para este blog(terralivreacores@gmail.com) manifestando a sua intensão e indicando o nome, profissão (ou instituição a que pertence)e local de residência (no caso dos cidadãos/cidadãs) nas associações e outros colectivos deverão indicar o nome e o local


http://terralivreacores.blogspot.com/2009/02/nao-sorte-de-varas-nem-aos-touros-de.html

     

    Tópicos relacionados

      Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
    892 Respostas
    94948 Visualizações
    Última mensagem 8 de Maio de 2016
    por ÉssePê
    367 Respostas
    44442 Visualizações
    Última mensagem 15 de Novembro de 2007
    por Yumi
    Todos por Tomar!!!

    Iniciado por Lenaal Tomar

    10 Respostas
    4699 Visualizações
    Última mensagem 9 de Dezembro de 2015
    por soraia_asd
    9 Respostas
    5976 Visualizações
    Última mensagem 26 de Julho
    por Destinyphals
    0 Respostas
    1159 Visualizações
    Última mensagem 21 de Setembro de 2010
    por doorbell