rede ex aequo

Olá Visitante27.fev.2021, 03:32:59

Autor Tópico: Ser Gay e trabalhar num meio conservador  (Lida 2368 vezes)

Ser Gay e trabalhar num meio conservador

Offline p.

• *
  • Novo Membro
Olá,

Gostaria de saber se algum de vocês tem algo a dizer sobre esta questão.

No meu caso não pretendo assumir-me profissionalmente, não acho que seja relevante. A questão é outra, desde que começei a trabalhar acho que a minha homossexualidade, com que sempre lidei tão bem na faculdade e de uma forma natural, ficou de repente metida numa gaveta. Como se a quisesse calar.

Estarei eu a tomar uma atitude que sempre me vi a condenar para agradar não sei bem quem? A maioria talvez?

Obr,
P.   

Uncool

• Visitante
    Olá,

No meu caso não pretendo assumir-me profissionalmente, não acho que seja relevante. A questão é outra, desde que começei a trabalhar acho que a minha homossexualidade, com que sempre lidei tão bem na faculdade e de uma forma natural, ficou de repente metida numa gaveta. Como se a quisesse calar.

Estarei eu a tomar uma atitude que sempre me vi a condenar para agradar não sei bem quem? A maioria talvez?

Obr,
    P.   

Todos nos oculatamos coisas no trabalho...bem vind@ ao mundo do trabalho!
    O ideal é sempre fazermos uma separação da vida intima da vida profissional, é sempre o que se sugere e oq ue faz mais sentido. Não tens que fazer da tua homossexualidade uma bandeira ou uma causa no teu trabalho, ate porque isso so será significativo, à partida, para quem ja esta efectivo e não tem mais trabalho sem ser cuscar, lol!

Offline castlox

• Membro Elite
      • Género: Masculino
      Olá,

Obr,
      P.   

Honestamente penso que a única coisa que deves fazer é agir exactmente como tu és. Não precisas de omitir a tua homosexualidade mas tb não precisas de chegar ao emprego e dizer a toda a gente que és gay.

Age normalmente e vais ver q as coisas correm bem.

Offline elan

• Membro Sénior
        • Género: Feminino
        Quando estamos na faculdade tudo nos parece mais liberal, o nível de competitividade existe mas não é uma obsessão.
        No mundo do trabalho, qualquer colega que queira passar à frente pode fazer uma campanha em desfavor de alguém através de rumores sobre a sua vida pessoal, e isso pode acontecer a qualquer pessoa, não só a um gay. O "truque" no mercado de trabalho, é não misturar demasiado a vida privada com o trabalho, a não ser que o patrão e colegas de trabalho sejam pessoas exemplares, ou estejas numa posição em que não tens nada a perder.
        Olha eu por exemplo, no meu trabalho as pessoas sabem apenas o necessário sobre a minha pessoa, todos tentam separar a sua privacidade, mesmo que heterossexual do seu trabalho. Só assim conseguimos manter a distância suficiente para não existirem em al, mais frágil, abusos.
        Contudo e genericamente falando, acho que deves ir com calma, como já foi dito não fazer disso bandeira, mas também não dar uma ideia errada, que te interessas por mulheres etc etc, como já vi um amigo meu fazer, que inclusivamente esteve a flirtar comigo para dar uma ideia aos colegas que era heterossexual e é evidente que na hora eu não desmontei aquilo, mas mais tarde ao telefone disse-lhe que se para manter um emprego tem de fazer figura ridicula, se calhar haveria outras formas que ele não estaria a considerar.
        Afinal estás no teu trabalho para trabalhar e é pelo teu empenho nesse aspecto que deverás ser valorizado. Qualquer pessoa a quem confidencies a tua homossexualidade tem de ser uma pessoa que não possa fazer absolutamente nada a teu desfavor, se alguma vez se chatearem por algum motivo. Se à partida achas que essa pessoa poderá fazer algo, não te reveles ainda.

Triki

• Visitante
          Elan, o que dizes é verdade, ( em parte). De facto, o mundo académico comparado com o profissional, é uma brincadeira, e entao em áreas mais conservadoras como a minha, ainda mais se sente, e de que maneira.
          A situação económica do País não é a melhor, as pessoas cada vez tem mais receio de perder o seu emprego, porque sabem que ao virar da esquina estao dezenas, centenas de pessoas à espera de um lugar, e como a Elan diz, qualquer colega é capaz de tudo para se valorizar e assim passar-te a frente, e ficar bem visto perante o boss, é uma autentica "luta" em que todos sorriem, todos sao simpáticos, mas foram grupinhos, e tentam sempre deixar abaixo aqueles que deixam algo que eles possa pegar, e como tal, quanto menos "ofereceres" mais protegido estás. E quanto mais te abrires, mais estas a permitir que se intrometam na tua vida.
          E no mundo laboral, as verdadeiras amizades são poucas...

E ainda usando palavras da Elan, no teu trabalho só tens é que mostrar o teu empenho, esforço, e qualidade, a vida privada nao interessa para nada...

E P., se me perguntas se o caminho correcto é este, sinceramente digo-te já que não!! Pois se todos seguirmos esse caminho, a sociedade nunca irá evoluir, e tais vicios entrenhados, continuaram a persistir, o que não é desejável para ninguem!! Tu és o que és! e só tens que ser um bom profissional e nunca admitir que ninguem te minimize, porque és uma pessoa como qualquer outra, nem mais nem menos, és tu! com direitos e deveres, e se estas a trabalhar num sitio onde reina a inteligencia, certamente que nao é o facto de seres gay que te vai prejudicar, por isso, ergue sempre a cabeça e preocupa-te contigo e não com as conversinhas da treta! ;)

Cada um de nós pode fazer muito no seu mundinho para acabar com o preconceito

Abraço

Offline jms

• **
            • Membro Júnior
            • Morde que é bom
            Eu acho que só temos de ser quem somos e quem não gostar fica à beira do prato, que é o que acontece ao meu chefe de hoje... no outro dia ele dizia:

« estou preocupado contigo  »

e eu respondi

« porquê achas que não estou a conseguir aguentar o trabalho todo? »

loooool. Ainda me diverti às custas dele, ninguém o mandou virar o r******, tive de lhe dar uma palmada.... loool
            :p
              "Se quiserem saber quem sou não perguntem aos outros mas sim a mim, pois ninguém me conhece melhor que eu próprio"

Offline Vitruvius

• Membro Total
                • The Light Side
              Já passei por isso. E depois não é assim tão fácil separar-mos a vida profissional da vida pessoal. No meu caso acontecia a típica cena do "Olha, aquela miúda está a olhar para ti vai lá!", "Vou às gajas logo à noite, queres vir?", ás vezes só apetecia berrar bem alto que não estava virado para raparigas mas pronto, acabava por fazer de conta que não ouvia ou disfarçava. É claro que só resulta durante um tempo. É complicado, principalmente quando sabemos que a nossa orientação sexual pode afectar a nossa aceitação no meio de trabalho. Não tenho nenhum conselho útil para te dar, mas pelo menos ficas a saber que não és o único. :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                65 Respostas
                19054 Visualizações
                Última mensagem 25 de Janeiro de 2010
                por Anjo20
                59 Respostas
                14310 Visualizações
                Última mensagem 15 de Dezembro de 2015
                por theone111
                8 Respostas
                3012 Visualizações