Mas a idade mínima é uma coisa muito discutível. Claro que tem k haver uma idade mínima, logicmnt. Mas se pensarmos bem... há muitas pessoas com 16 anos que são bem mais maduras do que pessoas com 20 e tais anos. Mas pront... sim. No modo geral... n digo 18 anos... mas pronto.
. É que... em geral as pessoas vão pa universidade com 18 anos. Ou seja... teriam que passar o secundário sem sair a noite. E depois acontece o k acontece muito frequentemnt que é xegarem à univ, numa cidade nova, compltmnt soxinhos, onde se mt mais liverdade (faltas...), e descontrolarem s compltmnt. E aí sim, não estarão preparadas pa sair. 
A idade mínima é discutível, mas a verdade é que a partir dos 18 anos, uma pessoa é legalmente considerada adulta, e como tal responsável pelos seus actos.
Obviamente que uma solução para essa questão seria sítios, como a corema sugeriu com uma idade intermédia, com outro tipo de fiscalização.
Boa... Entao se cada bar e discoteca do porto puder ter um porteiro, seguranças e psp's força nisso mas parece me altamente improvavel 
Não sei quanto a ti, se calhar passou-te ao lado, mas todas as discotecas no Porto às quais fui tem efectivamente porteiro E seguranças. A PSP tem outros afazeres que passar a vida nas discotecas. Passarem a pedir o BI à entrada é apenas uma questão de hábito.