rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 04:58:26

Autor Tópico: A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"  (Lida 50289 vezes)

 
A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
#0

Offline bluejazz

  • *****
  • Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

Esta questão já foi abordada especialmente nos tópicos que falam das marchas do orgulho e muitos argumentos já expostos. Mesmo que possa haver repetição, eis um tópico só sobre o assunto, que introduzo, a partir de um texto (cheio de ironia e sarcasmo) a partir do qual penso que tem interesse reflectir:

24.2.04  
Carnaval mesmo.

http://valedealmeida.blogspot.com/carn.JPG
(Mulher hetero no desfile de carnaval: para quê tanto "orgulho"?)

Encontrei esta peça de heterofobia nojenta no editorial do "Gay Times", publicado em Rainbow City, capital da República de El Gêbêtê:

«Não tenho nada contra os heterossexuais. Acho mesmo que cada qual faz o que bem entende na privacidade das suas casas. E até simpatizo com algumas das reivindicações do movimento hetero, no sentido de combater preconceitos antigos. Mas será mesmo necessário todo aquele exibicionismo nos seus desfiles carnavalescos? Chega o Carnaval e ei-los apostados no frenesi de exibir ostensivamente ancas e protuberâncias mamárias, músculos e pelagens peitorais; elas mostrando quanto podem atiçar o desejo deles e eles insultando a sociedade gay travestindo-se. Não me parece que consigam grande simpatia comportando-se desta maneira. Assim, apenas chocam. E quem choca, afasta as pessoas normais (...)».

Podem enviar protestos para: gaytimes@lgbtnet.lg

posted by mva | 16:41| COMENTE (1)


http://valedealmeida.blogspot.com/
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

    Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
    #1

    Offline HLuso

    • *****
    • Membro Elite
    • Género: Masculino
    • Nós somos as palavras que escrevemos....
    Muitos Historiadores relacionam o começo das festas carnavalescas com os cultos feitos pelos antigos para louvar uma boa colheita agrária, já outros historiadores dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, com danças, festas e pessoas mascaradas...

    A origem do Carnaval  talvez possa ser ligada aos cultos agrários, às festas egípcias e, mais tarde ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C.

    O que é certo é que a dança, os festejos, os cânticos e a celebração, sempre estiveram presentes na vida e na evolução dos homens e das sociedades.

    Assim como a origem do carnaval, as raízes do termo também têm se constituído em objeto de discussão. Para uns, o vocábulo advém da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações.

    Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale !" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma....

    Face a isso tudo, e se é no Carnaval que a minoria Hetero vem para a rua festejar e também reivindicar preconceitos antigos (segundo a peça do editorial do "Gay Times", publicado em Rainbow City, capital da República de El Gêbêtê)..Fica uma enorme duvida...quando é que a Sociedade Gay Dominante Preconceituosa, Heterofobica, Descriminante vai para a rua festejar o "carne, vale !" (adeus, carne!) ou o "carrum novalis"....?????...




      Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

      Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
      #2

      Offline Aluap

      • ***
      • Membro Total
      • Género: Feminino
        • www.thelwordonline.com
      bluejazz,

      queria só fazer uma pergunta, uma vez que não fui vizitar o blog de onde transcreveste este excerto  :-[

      Esse comentário do Gay Times era mesmo um comentário "heterossexista nojento" , ou era apenas um texto carregado de ironia?

      Só pergunto isto, porque lendo esse excerto não me parece mais do que algo idêntico ao que muitas vezes se pode ler acerca dos desfiles, ou melhor ainda, marchas de "orgulho" gay...



       :-*

      [size=0]perdoa a minha "preguicite"   [/size]
        «Oh the quiet child awaits the day when she can break free the mold that clings like desperation.
        Mother can't you see I've got to live my life the way I feel is right for me might not be right for you but it's right for me..» Sarah McLachlan

        Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
        #3

        Offline bluejazz

        • *****
        • Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • Género: Feminino
          • Homofobia
        Aluap, exacto é uma ironia, como te pareceu.

        O discurso é idêntico, não é?... ;)
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

          Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
          #4

          Offline Aluap

          • ***
          • Membro Total
          • Género: Feminino
            • www.thelwordonline.com
           :-[  :blush :-[ não tinha reparado que era precisamente sobre a ironia do texto que falavas na introdução que fizeste   :-[  :blush :-[

          E sai um "duuuuuuuhhhhhhhhh" para mim! lol




          Será que nem desta forma as pessoas se apercebem o quão ridículas são muitas vezes nos seus raciocínios?

          Este texto assim é heterofóbico (confesso que nunca tinha escrito esta palavra - [size=0]sim, porque no post anterior enganei-me e escrevi heterossexista...[/size]lol), mas deve haver muito "boa gente" para quem bastava uma ligeira alteração da palavra heterossexual para homossexual, e o texto passava a ser absoluto e cheio de verdade...


          Mas estranho estranho, seria se todos estivéssemos de acordo  :-\
            «Oh the quiet child awaits the day when she can break free the mold that clings like desperation.
            Mother can't you see I've got to live my life the way I feel is right for me might not be right for you but it's right for me..» Sarah McLachlan

            Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
            #5

            Cactus_cute

            • Visitante
            é muitas vezes pelo exagero q se fazem ver os pontos de vista... :) o texto esta inteligente nesse aspecto.

              Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
              #6

              Offline joão paulo (PG)

              • ****
              • Membro Sénior
              • Género: Masculino
              • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                • PortugalGay.PT
              Sobre orgulho, exibicionismo e "pridefobia"  ;D vejam a discussão, em curso, no Forum do Porto sobre o Porto Pride 2004...


              http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?board=26;action=display;threadid=1493;start=15#lastPost


                Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                #7

                Offline HLuso

                • *****
                • Membro Elite
                • Género: Masculino
                • Nós somos as palavras que escrevemos....
                OK..publiquei agora tês mensagens muito sentidas sobre  a minha opinião acerca deste assunto...gostava que lessem e comentassemmm..

                Luso
                  Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

                  Re:Opinião sobre o âmbito das Prides...
                  #8

                  Offline HLuso

                  • *****
                  • Membro Elite
                  • Género: Masculino
                  • Nós somos as palavras que escrevemos....
                  Não resisto em dar a minha opinião sobre este assunto....

                  Eu sou a favor das manifestações pela reivindicação de direitos e obrigações para o cidadão homossexual...sem duvida que sou a favor disso, e até acho essenciais...

                  Acontece que este Modelo de Pride, completamente Americanizado, aliás pelo que sei da história, e emendem-me se estiver errado, nasce precisamente nos EUA, após aqueles conflitos de Stonewall, etc etc...

                  Eu acho que uma manifestação é algo muito sério..quando as pessoas se estão a manifestar, a reivindicar alguma coisa, é porque de alguma forma estão a ser injustiçados, prejudicados e maltratados...Daí que eu seja contra este tipo de pride/manif, pois o formato é de festa, com arraiais e tudo à mistura...Ou seja o âmbito é de diversão e de DESFILE...uma manifestação não é um desfile....

                  Eu sinceramente não tenho paciencia para andar a festejar nas ruas pelo facto de gay....a Questão do orgulho, na minha opinião é uma americanice...não tenho de ter ou deixar de ter orgulho por ser gay..sou e pronto!!!Ninguem anda a fazer manifestações de orgulho por ser heterossexual!!!!!

                  O meu espirito para ir a uma manifestação é de raiva, de indignação, de revolta...afinal estou a ser maltratado por uma sociedade que me exclui e me priva de direitos e obrigações identicas a todos os demais...era essa a postura que eu acho credivel e coerente numa manifestação,isto pela minha condição de homossexual nesta sociedade civil...Jamais tenho espirito e disposição para ir para uma pride deste estilo, de festa, alegria etc etc..Tipo queima das fitas...para beber uns copos....!!!!!

                  O que não invalida que as comunidades gays tambem não organizem festividades, eventos etc etc e que convidem a restante população a participar nisso....mas no âmbito de uma manifestação a postura deveria ser de constrangimento....!!!!!


                  E deveria haver mais acções..o Dia Mundial do Homossexual, não sei se existe...já que somos uma minoria, porque não um dia de reflexão sobre a nossa natureza e actual condição social...onde se poderiam fazer campanhas de sensibilização, informação (genetica, religiosa, politica etc) distribuição de autocolantes etc etc...

                  Contudo acredito, e pelo que o forista PortugalGay disse, que também a a comunicação social é culpada por apenas transmitir o lado festivo das tais prides...Não sei...eu pelo que vejo em fotos, e pelo que me contam...ir a uma Pride é Super Divertido!!!!

                  Ora eu às manifestações que fui na vida, certamente não fui para me divertir...

                  É apenas uma opiniãooo...

                  Abraços
                    Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

                    Re:Tema para Uma manifestação...
                    #9

                    Offline HLuso

                    • *****
                    • Membro Elite
                    • Género: Masculino
                    • Nós somos as palavras que escrevemos....
                    ....Em relação ao Índice Tolerância (que se refere a questões como atitudes relativamente à emigração, ao divórcio, ao nacionalismo, aos direitos das mulheres, e aos homossexuais), Portugal surge em último lugar, a seguir aos Estados Unidos.

                    (...)

                    Eunice Goes, correspondente em Londres
                     
                    08:51  17 Fevereiro 2004  

                    http://online.expresso.pt/interior/default.asp?id=24742782  

                    (publicado por bluejazz no tema "Noticias GLT..")


                    Isto  é que é um tema para uma MANIFESTAÇÂO...em vez de se andar a copiar Prides Americanas deviamo-nos manifestar por sermos o pais com este vergonhoso indice de tolerancia...Isto sim são temas concretos, sérios e bastantes tristessss!!!!

                     
                     
                     
                      Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

                      Re:Sabem o que é Chocar a Sociedade???
                      #10

                      Offline HLuso

                      • *****
                      • Membro Elite
                      • Género: Masculino
                      • Nós somos as palavras que escrevemos....
                      Já agora e para acabar...Vocês acham, e nos dias de hoje, que ao se mostrar uns quantos travestis e drag queens, está-se desta forma a chocar a sociedade????Vocês na realidade acreditam nisso??? A Sociedade está farta, e mais que familiarizada, com travestis, drag queens etc etc...pela televisão, cinema estão sempre a aparecer...até no carnaval qualquer vulgar hetero, solta a mulher que há em si....Vocês acham que isso realmente é chocante????

                      Bem, talvez lá nos EUA, isso seja chocante...No Arkansas, ou no Mississipi, ou naqueles Estados medievais, impregnados de seitas religiosas e de falsos moralismoss..Mas aqui em Portugal, vocês acham que isso choca e/ou sensibiliza alguem???


                      Por favor....

                      Sabem o que na realidade chocava?? Se se fizesse uma manifestação em que se mostrasse um grande cartaz a dizer que AINDA HA JOVENS EM PORTUGAL QUE SE SUICIDAM POR SER HOMOSSEXUAIS...e em cima dos carros, em vez de irem uns tantos mascarados de Fred Mercury e travestis aos saltos, se fizesse uma dramatização de um jovem gay, perdido, angustiado, desesperado que caminha para o suicidio...ISSO É CHOCANTE!!!!

                      Sabem o que é mais chocante também....Se se Mostrasse nessas Manifestações a DOR, O SOFRIMENTO, O TERROR..que muitos de nós vivem quando perdem as suas familias, que os excluem apenas pela sua ssexualidade....ISSO É CHOCANTE....

                      Querem mais temas para um manifestação séria e verdadeiramente chocante???!!!!!

                      desculpem o tom, mas é assim que penso....


                      abraços cordiaissss

                      deste Luso
                        Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

                        Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                        #11

                        Offline joão paulo (PG)

                        • ****
                        • Membro Sénior
                        • Género: Masculino
                        • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                          • PortugalGay.PT
                        A idea é fixe...

                        Mas não percebei como vais representar de forma não estereotipada o "gay" em sofrimento... ainda por cima no meio de uma avenida durante uma marcha de protesto...

                          Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                          #12

                          Offline joão paulo (PG)

                          • ****
                          • Membro Sénior
                          • Género: Masculino
                          • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                            • PortugalGay.PT
                          Mas mudando um bocadinho a questão... como comentam esta notícia?

                          Responder
                          http://www.portugalgay.pt/news/index.asp?uid=010304B

                          EUA: Vencedor do Oscar dedica prémio ao namorado
                          1 Mar 2004

                          O vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação, o australiano Adam Elliott emocionou no seu discurso ao receber o prémio. O director do filme de animação de plasticina Harvey Krumpet, dedicou o Oscar à sua amiga Juliette e ao seu “belo namorado Dan”.

                          MixBrasil (Brasil)


                            Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                            #13

                            lagarto

                            • Visitante
                            o k ha pa comentar?  :) é normal qnd alguem ganha um oscar e o dedica aos seus amigos mais chegados  :)


                              Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                              #14

                              Offline joão paulo (PG)

                              • ****
                              • Membro Sénior
                              • Género: Masculino
                              • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                                • PortugalGay.PT
                              Responder
                              normal

                              adj. 2 gén.,
                              conforme à norma ou à regra comum;
                              que serve de regra, de modelo;
                              exemplar;
                              habitual;
                              ordinário;

                              Segundo esta definição embora existam obviamente centenas de premiados até hoje com companheiros do mesmo sexo o facto de dedicaram o prémio abertamente às suas caras metades não tem nada de "normal".

                              Basta ver a celeuma que deu na última edição o Senhor dos Aneis com o actor que fazia o Mago Gandalf de mão dada ao seu namorado.

                              Ou seja: infelizmente ainda não é nada de "normal".  :P

                              Por outro lado tendo em conta as pessoas que falam de "exibicionismos" e "bichisses" gostavam de saber como classificavam este tipo de actuação...

                                Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                                #15

                                Offline graven

                                • ***
                                • Membro Total
                                • Género: Masculino
                                • LiveRockDie
                                HLuso,


                                Acho que existe lugar e necessidade para ambas as coisas, o Pride e a Manifestação. Algures no tempo e nos espaço deste fórum já tinha dado a minha opinião em relação aos Prides. A meu ver, é necessária a participação de todas as vertentes da vivência homossexual, quer sejam sapatonas, bears, lesbian chics, bichas, corpos  danone, travestis, etc... a lista é interminável. (Atenção! Nunca, em alguma ocasião, uso este adjectivos com o objectivo de ferir os sentimentos de alguém. Muitas pessoas identificam-se com  eles por isso não vejo o mal em utilizá-los de uma forma desprovida de qualquer juízo de valor, se mesmo assim ofender alguém com a sua utilização reconheço o meu erro, peço desculpa e evito a sua utilização com aquela pessoa)
                                Intrinsecamente, não vejo mal na realização de um ajuntamento, em tons de festa, para celebrar com orgulho, a nossa identidade sexual. O problema reside na ultramediatização de apenas alguns e não do todo. Essa mediatização do todo é essencial para, primeiro, quebrar o esteriótipo, segundo, marcar a presença junto desse adolescentes que se vêm rodeados de símbolos marioritariamente heteressexuais.
                                Existem de facto datas que, a meu ver, são desprovidas de algum sentimento e servem apenas para fomentar a economia: Dia dos namorados, dia dos mãe e do pai, dia da criança... Mas repara no Dia da Mulher, por exemplo. Não tenho dúvidas que a Mulher conseguiu, à custa de muito soutien queimado do outro lado do Oceano, fazer valer os seus direitos numa sociedade patriarcal. Ou pelo menos em teória... no corpo político, por exemplo, ainda subsiste o sistema de quotas aplicado ao género feminino, o que é um pouco estranho tendo em conta que, para além de terem os mesmo direitos que os homens, são em maior número. Nesse sentido, se é essencial a celebração do dia da Mulher, mais essencial se torna ainda a celebração, em forma de Pride ou outra qualquer, da comunidade LGBT.

                                Concordo absolutamente contigo na realização dessa manifestação da forma como a enunciaste. É necessário alertar, na forma mais chocante e séria possível para a descriminação na sua forma mais extrema. Assim de repente. lembro-me do jovem homossexual a que pegaram fogo na França. Chocante? Sem dúvida! Hipócrita! Claro que sim... Se fosse um negro, caia logo o Carmo e a Trindade e com toda a razão, uma atitude como estas é completamenta bárbaro e inconcebível no século XXI, independentemente de quem fosse. But one wonders... afinal a discriminação tem diferença de grau?
                                  Graven

                                  Re:Marcha PRETA pelo preconceito...
                                  #16

                                  Offline HLuso

                                  • *****
                                  • Membro Elite
                                  • Género: Masculino
                                  • Nós somos as palavras que escrevemos....
                                  Caro Portugalgay eu não sou encenador, sou apenas um engenheiro civil, mas tenho visto muito teatro, perfomances, exprimentalismos etc etc,,e existem muitas formas de se dramatizar, e de forma MARCANTE, o suicidio de um homossexual , sem se recorrer a estereotipos etc...mas isso era preciso um aconselhamento técnico especializado..existem excelentes encenadores contemporaneos, com ideias muito porreiras...

                                  ....No que diz respeito aos cartazes, às partes de texto... é imprescindivel que essa encenação seja acompanhada de cartazes, de paineis, mas feitos de forma explicita e muito VISIVEL..sei lá...de grandes frases que se registe logo..."ESTE JOVEM É PORTUGUES, E QUER SE SUICIDAR POR SER HOMOSSEXUAL"....Este tipo de coisas, bem forte, que a mensagem seja logo captada pela IMPRENSA e população em geral...e que passe para o mundo...

                                  Pode-se organizar uma manifestação que meta os gays Portugueses na boca do MUndo....em vez de se fazer as actuais prides americanizadas, que apenas são mais umas, e que pouca expressão têm na comunicação social internacional,,,PORQUE não organizar algo que realmente marque a diferença....???


                                  POr exemplo: NO AMBITO DE NÓS SERMOS O PAIS COM MENOR INDICE DE TOLERANCIA DO TODA A EUROPA PARA OS HOMOSSEXUAIS....que tal se Organizar uma MARCHA PRETA PELO PRECONCEITO????

                                  Todos os gays e lesbicas nacionais, de todos os generos e feitios, v
                                  Vestidos de Preto (fashion, chic, bears etc etc etc), todos os Travestis Vestidos de preto (podem arranjar uns modelos de preto)...todas as drag queen tambem vestidas de preto, os transexxuais  etc etc...

                                  OU seja uma marcha preta pelo preconceito e pela intolerancia que se vive em Portugal, com divulgalção por toda a Comunicação Social Europeia e Mundial...é Preciso Marcar a Diferença, é preciso que Portugal sinta a sua comunidade Homossexual...

                                  Como diz um amigo meu, Os Portugueses foram tão solidários com o massacre de Timor, porque não se solidarizam com o massacre de que todos os dias somos alvo????


                                  Não imitem os prides americanos, É preciso Originalidade e resolver-mos a questão Nacional!!!!

                                  abraçosss

                                  doLuso
                                    Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

                                    Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                                    #17

                                    Cactus_cute

                                    • Visitante
                                    E deveria haver mais acções..o Dia Mundial do Homossexual, não sei se existe...já que somos uma minoria, porque não um dia de reflexão sobre a nossa natureza e actual condição social...onde se poderiam fazer campanhas de sensibilização, informação (genetica, religiosa, politica etc) distribuição de autocolantes etc etc...

                                    de um modo geral concordo c o q dizes HLuso.. no entanto esta citaçao corresponde à unica coisa q acho descabida...
                                    n é p ser uma minoria q se tem direito ou se faz uso de um dia internacional. para isso teriamos o dia mundial da homossexualidade, e n do homossexual... temos o dia mundial da SIDA, o "flagelo do século", e iriamos equiparar a homossexualidade a tal coisa...
                                    ou entao comparariamos c o dia mundial da mulher (q eu como mulher o acho ofensivo, na verdade), apesar da mulher ser até uma maioria...

                                    na verdade, a minha opiniao a cerca dos dias mundiais de, é reforçar a ideia q durante todo o ano, ninguem lhes liga (os "detentores" do dito dia) ou todos os menosprezam. n tem a ver c o elogio a uma minoria (mesmo q ela n o seja, como no caso das mulheres), mas sim c a desculpabilizaçao da sociedade perante as discriminaçoes q vao fazendo nos restantes dias do ano...

                                      Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                                      #18

                                      Offline joão paulo (PG)

                                      • ****
                                      • Membro Sénior
                                      • Género: Masculino
                                      • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                                        • PortugalGay.PT
                                      Vamos lá por partes... em primeiro lugar é preciso perceber que a "Marcha Nacional do Orgulho LGBT" não é uma cópia dos prides americanos...

                                      Pelo menos nas edições que estive presente tratou-se acima de tudo de uma marcha de protesto. E quem esteve lá percebe isso.

                                      Quanto à representação do suicídio de jovens e outras acções adicionais... será que o suicidio de jovens gays é a nossa (LGBT em geral) prioridade? Para todos aqueles que tanto criticam os travestis na marcha, como verão os "gays-vítima"? Como se fazem "cartazes visíveis"? Como se transportam esses cartazes durante toda a marcha?

                                      Em termos da marcha de 2004 as coisas vão ser muito diferentes de anos anteriores e como já temos alguma "massa crítica" de participantes e associações a marcha está planeada em 6 blocos diferentes cada um com o seu tema.

                                      Um dos temas (e que está, em princípio, a cargo da rede ex aequo juntamente com outras associações/grupos) é precisamente a "Educação" e, indirectamente,  a juventude. Faz todo o sentido colocarem a questão do suicídio de gays jovens nessa secção.

                                      Resumindo: este ano a marcha tem lugar para "performances" como a que apresentam e, por sinal, a rede ex aequo é co-responsável pela área onde essa "performance" se enquadra. Agora é só porem  mãos à obra.

                                        Re:A questão do "orgulho" e do "exibicionismo"
                                        #19

                                        Offline graven

                                        • ***
                                        • Membro Total
                                        • Género: Masculino
                                        • LiveRockDie

                                        Cactus,

                                        Para todo o efeito esse dia já existe, embora de uma forma não-oficial, 27 de Junho.

                                        Responder
                                        ou entao comparariamos c o dia mundial da mulher (q eu como mulher o acho ofensivo, na verdade)...

                                        Ofensivo? Em que aspecto?
                                          Graven

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          2 Respostas
                                          2193 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Abril de 2010
                                          por DaiNew
                                          0 Respostas
                                          1985 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Junho de 2014
                                          por mchambel
                                          9 Respostas
                                          3163 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Junho de 2016
                                          por T-Rex
                                          2 Respostas
                                          1867 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Março de 2018
                                          por Atomic
                                          Série "You"

                                          Iniciado por Mónicasas Séries

                                          0 Respostas
                                          1084 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Fevereiro de 2020
                                          por Mónicasas