rede ex aequo

Olá Visitante19.out.2019, 13:11:51

Sondagem

Qual é o mais importante actualmente?

Lei Anti-Discriminação
56 (60.9%)
União de Facto (melhorar)
11 (12%)
Casamento
9 (9.8%)
Adopção
13 (14.1%)
Outras
1 (1.1%)
Não sei
2 (2.2%)
Lei de Identidade de Género
0 (0%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Quais são os direitos prioritários para os LGBT?  (Lida 20431 vezes)

Re:Quais são os direitos prioritários para os LGBT?

Serei eu mesma?

• Visitante
cacao.. recordo-me de uma reportagem que passou na tvi, salvo erro.. onde um rapaz de 13 anos tinha sido criado por um casal homossexual.. e que a certa altura essa relação acabou. Se bem entendi a criança ficou a cargo do conjugue do pai biológico.. no entanto se este (pai biológico) assim n quisesse a criança era-lhe retirada por lei(ao seu conjugue).. sem ter em conta os laços afectivos  
Eu cada vez mais acredito que os laços afectivos são mto mais importantes que os de sangue..

No Brasil houve o caso da Cassia Eller, mãe biológica de um miudo que vivia com a sua namorada há já muitos anos. Ela faleceu e os seus pais tentaram ficar com a guarda do miudo. Entretanto houve algumas manifestações de apoio por parte do meio artistico brasileiro. Não sei bem como se desenrolou, mas sei que a guarda do miudo foi entregue à namorada da Cassia que o viu crescer desde sempre!!
Não sei se no Brasil é sempre assim, mas este caso correu bem! :)

Relativamente à votação, julgo que estou de acordo com grande parte das opiniões que li: As prioridades seriam, talvez em pé de igualdade, lei anti discriminação e união de facto. Ao melhorar a questão da união de facto, remete-nos para a questão debatida noutro topico: da visibilidade diminuir o preconceito. Além disso, há também muitos heterossexuais que vivem em união de facto, muitas vezes pessoas de idade já avançada, e quando uma morre a outra perde todos os direitos à casa e bens, etc... Acho uma questão importantissima que ultrapassa o facto de serem homo ou hetero.

Offline c

• Membro Ultra
    • Género: Feminino
    • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
    não estou por dentro disto, ocorre-me um trabalho que, agora mais que nunca, será forçoso fazer. a partir do momento em que se faz esta alteração à constituição terá que se rever um ou outro código (quer civil, ou penal). tenho a vaguíssima impressão que temos algumas leis que passam agora a constituir-se como inconstitucionais, não?
    por exemplo, alguém me relembra se ainda vigoram diferentes penas em casos de abusos sexuais? e as idades de consentimento?
    (bluej? little help? am i making any sense here?)

(c.)  
      "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      tenho a vaguíssima impressão que temos algumas leis que passam agora a contituir-se como inconstitucionais, não?

[smiley=sim.gif]

Esse deverá ser um dos argumentos adoptados para tudo o resto... ( e não estou a falar pelo movimento LGBT, mas sim a partir da minha impressão e conhecimentos do assunto). ;)
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline patricia

• Membro Sénior
        • tudo é possivel...
        No Brasil houve o caso da Cassia Eller, mãe biológica de um miudo que vivia com a sua namorada há já muitos anos. Ela faleceu e os seus pais tentaram ficar com a guarda do miudo. Entretanto houve algumas manifestações de apoio por parte do meio artistico brasileiro. Não sei bem como se desenrolou, mas sei que a guarda do miudo foi entregue à namorada da Cassia que o viu crescer desde sempre!!
        Não sei se no Brasil é sempre assim, mas este caso correu bem! :)

É verdade! nao sei dizer ou falar da legislaçao do brazil, mas sei k teve mto impacto e ela como cantora famosa k era, o pesso do povo axo eu k contou, pois estavam do lado da namorada, nesse mm pais os actores e cantores, depois d reconhecidos o povo e td o k envolve eskece completamente a sexualidade, e nesse mm pais a homosexualidade, nao é motivo para descriminaçao
          Patt

Quais são os direitos prioritários para os LGBT?

Whisper

• Visitante
          Eu acho a prioridade ser mesmo a criação de leis anti descrimnação. Pois sem arranjar maneira de acabar com as descriminações as pessoas não vão se começar assumir mais e tentar construir as suas vidas. Tal como casar, ter filhos so on so on

Offline danis

• Membro Elite
            • Género: Masculino
            • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
            Ai, sinto-me na minoria, pois votei no Casamento, sebem que não acredito nesse laço, não me pretendo casar, este era o meu ponto de vista a algum tempo atras, mm assim não me vejo casado com alguem do mm sexo, não sei explicar, talvez seja preconceito meu, homofobia interna minha, é estranho ..

Mas acho que seria valioso para muita gente o Casamento, mais direitos, menos discriminação, talvez a chave para a abertura nas mentalidades, ou não ..

Muito complicado de se achar uma prioridade ..
              Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

Offline oziris

• Membro Ultra
              • Os que vivem de amor, vivem de eternidade...

O direito à indiferença, o direito a não sermos maltratados. O direito a uma união de facto com os mesmos direitos dos heterossexuais. Direito a dar amor a uma criança atraves da adopção...
                " ... tive de a perder para entender que o sabor das coisas recuperadas é o mel mais doce que podemos experimentar. " Paulo Coelho

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Homofobia
                Outro tópico tirado do baú para renovação de discussão. :)
                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Prunella.Fuente

• Visitante
                  Na minha opinião, creio que o mais importante neste momento é a Lei-Anti-discriminação. Aliás, penso que sempre foi o mais importante... Não há nada pior que alguém se sentir posto de lado, desprezado ou ignorado devido a opções e orientações sexuais (correcção:devido ao que quer que seja!).
                  Parece que hoje em dia nada chega para sensibilizar as pessoas em geral. A mente de uma grande maioria continua limitada; dificultam tanto a vida a pessoas LGBT (principalmente a nível profissional). . . Por vezes ouço cada história. . . é de arrepiar.

centro_da_gravidad

• Visitante
                    Na minha opinião, creio que o mais importante neste momento é a Lei-Anti-discriminação.
                    Concordo plenamente  :)

Offline Topolino

• Membro Elite
                      • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                        • rede ex aequo
                      Tenho uma dúvida. Sem uma lei anti-discriminação, os donos dos cafés poderão proibir um casal homossexual de dar as mãos ou beijar, expulsando-os do café? Ou já não o podem fazer? :-\
                        Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Offline HLuso

• Membro Elite
                        • Nós somos as palavras que escrevemos....
                        Direitos Prioritarios:

- O Artigo 132.º, do Código Penal, que já prevê o homicídio qualificado quando o crime é determinado por ódio racial, religioso ou político, e que se deverá juntar agora a orientação sexual (ACHO QUE ISTO ESTÁ EM CURSO)...é importante que se concretize..

- O CASAMENTO, sem duvida alguma, para mim a MAIOR das conquistas a ser alcançadas pelos LGBT Portugueses!

Quanto à adopção,penso ser prudente primeiro alcançarmos o casamento, e só depois, passado algum tempo, avançarmos com o debate sobre a mesma..aliás isto devia ser tema de debate entre NÓS, se as duas coisas, casamento e adopção, deviam avançar em simultaneo ou não..??!!!

Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                            • Mais sobre mim...
                          Não pude votar porque para mim todas são prioritárias SEM EXEPÇÃO!
                            Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                            • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
                              • SafeLight Vídeos
                            RESPEITO, k devia ser um dado adkirido.. contudo, tem k surgir à força atraves de leis anti-descriminação
                            « Última modificação: 15 de Junho de 2006 por SafeLight »

Offline Topolino

• Membro Elite
                                • rede ex aequo
                              Ainda ninguem resp à minha questão :(

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                  • My Way
                                Ainda ninguem resp à minha questão :(

Pronto, pronto, estava à espera que surgisse alguém de direito, mas eu respondo. ;D

Tenho uma dúvida. Sem uma lei anti-discriminação, os donos dos cafés poderão proibir um casal homossexual de dar as mãos ou beijar, expulsando-os do café? Ou já não o podem fazer? :-\

Não o podem fazer - tendo como razão oficial esse argumento, a menos que não seja só "dar as mãos ou beijar", mas algo bastante mais "forte" - ou seja os antigos "atentados ao pudor", actuais "crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual".

Isto porque o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa, actualmente diz:

"Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."  ;)

Esta foi uma grande vitória, e se te tentarem expulsar de onde quer que seja, por dares as mãos ou simplesmente beijares alguém do mesmo sexo, pede o livro de reclamações e apresenta queixa. Mas atenção, a razão invocada por eles terá de ser essa...
                                  ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline Topolino

• Membro Elite
                                    • rede ex aequo
                                  Sim sim.. estou ciente do Artigo 13º... no entanto sendo dono de um estabelecimento não poderá proibir que determinadas pessoas com determinados comportamentos usufruam do seu serviço?  ;)

Offline oziris

• Membro Ultra
                                    • Os que vivem de amor, vivem de eternidade...

A lei sobre a união de facto está demasiado incompleta para casais homossexuais, existe maneiras diferentes de abordar a união de facto entre casais hetero e homossexuais.
                                     Outro assunto será a inconclusiva leitura das leis deste pais onde supostamente, somos livres, podemos manifestarmo.nos e contrair uma relação com quem quiseremos. Sendo punivel quando alguem maltrata e ofende um lgbt, todos os dias se quiseremos podemos constactar que nada disto é cumprido.
                                      " ... tive de a perder para entender que o sabor das coisas recuperadas é o mel mais doce que podemos experimentar. " Paulo Coelho

Offline HumanNature

• Membro Ultra
                                      • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
                                        • My Blog
                                      Não consigui votar porque realmente acho que todas elas são importantes para o nosso país! :-\
                                      Uma a uma, passo a passo, cada uma tem a sua devida importância!
                                        This Who I Am, Like it or Not!
                                        «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Offline Tartaruga

• *
                                        • Novo Membro
                                        Eu também achei dificil responder, uma vez que sinto que ainda há tanta coisa por fazer em termos de legislação... Tenho uma relação estável há algum tempo, partilhamos a mesma casa e começamos agora a ter algumas preocupações com o futuro. Do tipo: que direitos temos enquanto casal?

Dou um exemplo de uma cena que vimos numa série e que nos deixou a pensar... Imaginem um casal, 2 mulheres, que partilharam toda uma vida. Uma fica gravemente doente e precisa de ser reanimada, algo que a sua parceira sabe ser contra a sua vontade. Mas não pode fazer nada!!?  :-X Porque, nestes casos, quem tem poder de decisão são os familiares!!?

Como é, em Portugal? E em relação a visitas nos hospitais, em casos em que a família (de uma ou de ambas) não aceita/reconhece a relação? E... posso tirar dias do meu trabalho para cuidar da minha parceira, no caso de ela ficar doente?? E em relação à casa? Se estiver em nome de apenas um membro do casal, que direitos tem o outro? Já nem falo de outros assuntos, ainda completamente por desbravar, como o casamento entre homossexuais ou o direito a constituir familia... Apenas nos direitos básicos de quem tenta ter uma vida a dois.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          1373 Respostas
                                          149795 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Junho
                                          por canção
                                          40 Respostas
                                          12408 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Maio de 2018
                                          por Bc
                                          32 Respostas
                                          5789 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Outubro de 2013
                                          por Elrond