rede ex aequo

Olá Visitante02.dez.2020, 03:21:03

Autor Tópico: Cuidados Paliativos  (Lida 4197 vezes)

Cuidados Paliativos

Offline coca2004

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino
Os Cuidados Paliativos é uma realidade pouco desenvolvida em Portugal, podiamos comentar e mandar material útil por aqui, para sabermos mais sobre esta tão importante área da saúde!

Cuidados Paliativos

enf_

• Visitante
    Pena que não haja interesse do nosso páis, no verdadeito sentido...Apenas falam destas políticas por motivos económicos, sociais.

Há tanto a fazer, um longo caminh a percorrer...

Pos graduei-me mesmo nessa área para ser um amrco nesta luta e fazer a diferença!...

Há que manter a qualidade de vida, mesmo que a mesma esteja a chegar ao final! mas que seja com qualidade e humanidade!

Cuidados Paliativos

Offline Safira

• Membro Elite
      • Género: Feminino
      • "Tempus Omnia Revelat"
      Podiam esclarecer-me melhor neste assunto???  ???
        "Tempus Omnia Revelat"

Cuidados Paliativos

Offline sugar

• Membro Ultra
        Pelo pouco que sei sao cuidados prestados aos doentes, familiares e amigos de pessoas que tenham doenças em fase terminal

e dando-lhes apoio emocional, psicológico e etc para que tenham a minima qualidade de vida até ao final

Cuidados Paliativos

Offline Safira

• Membro Elite
          • "Tempus Omnia Revelat"
          Humn..... muito muito importante mesmo...  :-\
            "Tempus Omnia Revelat"

Cuidados Paliativos

Offline Pulse

• Membro Vintage
            • After all, losing all hope was freedom.
            Pelo pouco que sei sao cuidados prestados aos doentes, familiares e amigos de pessoas que tenham doenças em fase terminal e dando-lhes apoio emocional, psicológico e etc para que tenham a minima qualidade de vida até ao final.

Sim, de forma sucinta é isso tudo. Integram-se na Rede de Cuidados Continuados e pretendem assegurar cuidados de saúde em diversos âmbitos para promover o melhor bem estar possível da pessoa em fase terminal e também a ajudar a pessoa a ter tranquilidade na altura em que partir, trabalham também muito com os familiares na tentativa de os ajudar a enfrentar a perda iminente de um ente querido.
            São sem dúvida uma área muito importante, e quem sabe, se graças a eles, a eutanásia não passa para segundo plano.  :)
              And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Cuidados Paliativos

MRPEC

• Visitante
              A minha tia esta com "cuidados" paliativos em casa... Cancro no cérebro, pulmões e mama em fase terminal  :'(

Cuidados Paliativos

Offline Kolthar

• Membro Ultra
                Uma área muito delicada e pouco falada, bem eu pessoalmente acho que seria complicado para mim estar nesse serviço na área da saúde há sempre aquele paciente que afeiçoamos mais acaba por acontecer porque somos humanos e várias pessoas de diferentes faixas etárias tem algo para nos mostrar nem que seja aquele sorriso ou a luz no brilhar dos olhos pela a esperança de sair com saúde quando estão conscientes do seu problema e mesmo assim não perderem o sentido de processo de motivação e cativam na simplicidade.
                Onde quero chegar é que como existe pessoas que nos marcam no dia a dia por nos ensinar algo de bom para as nossas vidas seria para mim dificil estar nesse serviço derivado que todos os dias ou quase todos, teria que ver pessoas que ontem estavam bem e no dia seguir... partiu... e isso sucessivamente fazendo uma espécie de rotina.
                Numa enfermaria obviamente que acaba por acontecer é inevitável mas a percentagem é pouca comparado com os cuidados paliativos claro.
                È um serviço do qual que se pretende dar o maior conforto e serenidade os doentes em estado terminal e minimizar a dor fisica e depois vem a parte do lado humano que é dar o apoio e o sorriso.
                  Só se vê bem com o coração o essencial é invisível para os olhos.

Cuidados Paliativos

Miss_Silver

• Visitante
                  Já conheci muito perto essa realidade, infelizmente, e devo dizer que os profissionais de saúde que prestam estes cuidados, são pessoas fantásticas. Começando pelos auxiliares, passando pelos médicos e acabando nos enfermeiros que são, para mim, aqueles que de facto fazem acontecer.

Cuidados Paliativos

Offline drecas

• Membro Sénior
                    É algo muito importante na área da saúde, mas é triste que o peso da situação em si fique maioritariamente aos ombros dos enfermeiros e não no dos médicos, que apenas se limitam a prescrever terapeuticas, as dosagens das mesmas e já esta.

A carga psicologica fica a cargo dos enfermeiros, que a meu ver são a classe profissional mais humana que existe. Lidam com mortes constantes, tem de lidar diretamente com os utentes, familia, amigos do utente.
                    Para mim é algo impensável, apego me muito facilmente as pessoas, passei a poucos meses por uma experiencia semelhante, o falecimento da minha tia que teve uma doença cardiaca degenerativa, e custava-me só estar perante ela, ver no que a doença a tinha tornado e como era.

Dai considerar que os cuidados paliativos muito importantes e fundamentais, visto que nos dias que correm surgem doenças e novas patologias a um ritmo muito mais celere que no passado.

Cuidados Paliativos

Offline Pedro20_prt

• Membro Total
                      • Life is like a box of chocolates...
                      É algo muito importante na área da saúde, mas é triste que o peso da situação em si fique maioritariamente aos ombros dos enfermeiros e não no dos médicos, que apenas se limitam a prescrever terapeuticas, as dosagens das mesmas e já esta.

A carga psicologica fica a cargo dos enfermeiros, que a meu ver são a classe profissional mais humana que existe. Lidam com mortes constantes, tem de lidar diretamente com os utentes, familia, amigos do utente.
                      Para mim é algo impensável, apego me muito facilmente as pessoas, passei a poucos meses por uma experiencia semelhante, o falecimento da minha tia que teve uma doença cardiaca degenerativa, e custava-me só estar perante ela, ver no que a doença a tinha tornado e como era.

Dai considerar que os cuidados paliativos muito importantes e fundamentais, visto que nos dias que correm surgem doenças e novas patologias a um ritmo muito mais celere que no passado.

Discordo em absoluto do que dizes drecas, desculpa :P
                      A ideia de que a carga psicológica fica só a carga dos enfermeiros é falsa... talvez tenhas tido azar nos médicos com que te cruzaste no passado... Os médicos, desde a medicina geral e familiar, passando pela psiquiatria, medicina interna ou mesmo cirurgia têm contacto com o doente e com os familiares. Um bom médico tem sobretudo que ser um ser extremamente empático, pois para fazer um correcto diagnóstico é necessário fazer uma história clínica precisa e detalhada, que só pode ser feita se no doente existir a confiança necessária para partilhar tudo o que sente, física e psicologicamente.
                      Desculpa ser tão directo mas dizeres que os médicos se limitam a escrever receitas é ridículo e completamente infundado. Há muito mais em ser médico, há também um percurso completo de acompanhamento do doente, e, não saindo do tópico, tb nos cuidados paliativos o seu acompanhamento é notório... não tão notório com o dos enfermeiros é certo, mas nem faria sentido ser de outra forma... O objectivo do médico é tratar e o do enfermeiro cuidar... Quando se está nos paliativos o tratamento já é quase sempre impraticável, pelo que o mais importante é zelar pela qualidade de vida do doente, o tal cuidar, mais a cargo dos enfermeiros.
                      Cada qual na sua medida, são 2 pilares essenciais da saúde e a meu ver o valor de carácter humanitário é idêntico. Dedicar a vida a tentar prolongar a vida das pessoas, zelar pelo seu bem-estar, tomar decisões cruciais e muitas vezes tão difíceis para o familiar como para o próprio médico não pode ser visto de ânimo leve.
                      E mesmo o cirurgião, tantas vezes criticado pela sua 'falta de humanidade' tem que lidar com questões éticas profundas ' Uma criança de 5 anos com um cancro no joelho... Tentar ser retirar o máximo de tumor sem amputar, correndo o risco de metástase e morte ou condicionar a vida da criança a uma cadeira de rodas?'
                      Às vezes é necessário reflectir um bocadinho antes de falarmos :P
                        You're not your job. You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your f****** khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world.
                        Share this quote

Cuidados Paliativos

Offline drecas

• Membro Sénior
                        Acredita que não é fundamentado o que digo :), tenho muitos familiares na area da saude e muitos amigos e até hoje em termos de medicos so conheci um que realmente se preoucpa.

Não comento coisas sem fundamentos.

Cuidados Paliativos

Offline Holiday

• Membro Sénior
                          Eu concordo com os dois!  :P

Acho que os enfermeiros, pelas características da sua profissão acabam por lidar mais com o sofrimento dos doentes. Isto é inevitável visto que existe um menor ratio enfermeiro/doente e que os enfermeiros estão 100% do seu tempo na enfermaria enquanto que os médicos têm de dividir o seu tempo entre enfermaria, consulta e bloco operatório (no caso das especialidades cirúrgicas).
                          Quanto ao papel dos médicos: nem todos são despreocupados e desinteressados. Lá porque o médico passa menos tempo com os doentes não significa que não sofra com eles e que não se preocupe. A preocupação não passa só por estar ao lado do doente e prestar cuidados mas também por estudar bem a situação do doente e tentar encontrar o tratamento e as medidas mais eficazes para minimizar o sofrimento. Será mais importante estar ao lado do doente a prestar cuidados do que ir para à frente de um computador procurar artigos com informação que permita melhorar o tratamento dos doentes? Eu acho que ambas as coisas são importantes. A 2a acaba é por ser menos visível but nonetheless uma forma de cuidar.

Um médico "normal", tem empatia para com os problemas dos doentes e não se sente bem quando um doente sofre e/ou morre. Afterall, tem de lidar com a sua própria morte e com o facto de ter limites na sua profissão.

Cuidados Paliativos

TheEchoOfNight

• Visitante
                            Acredita que não é fundamentado o que digo :)
                            Ele acredita. Mas não era isso que querias ter escrito.

Em todo o caso, o que tu queres dizer é que, na prática, não se verifica o que devia estar lá em teoria. De resto, estou certo de que tens noção de que é obrigação do médico fazer mais do que «prescrever terapêuticas». Não sei se os enfermeiros são mais humanos do que os médicos em geral, mas é verdade que muitos médicos não passam de autómatos que curam/tratam doenças. Creio que o Pedro está a ser poeta e a basear-se no que devia acontecer, ao passo que tu, por outro lado, estás a ter em vista o que acontece efectivamente. Não tenho o mínimo conhecimento de causa quanto ao trabalho desenvolvido nos cuidados paliativos, mas acredito com facilidade naquilo que estás a dizer. A minha experiência com médicos de outras áreas diz-me que as competências incutidas em disciplinas como Psicologia Médica acabam por não ser contempladas. De entre estes médicos, uns serão insensíveis, outros padecerão de visão curta e um último grupo terá tão-só falta de jeito.

Cuidados Paliativos

Offline drecas

• Membro Sénior
                              pois queria dizer acredita que é fundamentado, xD isto de andar a trabalhar a 100 a hora da mete-me os miolos a andar a roda

Cuidados Paliativos

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                • After all, losing all hope was freedom.
                                Pessoal, em cuidados paliativos as equipas trabalham efectivamente juntas. Não se nota a disparidade que se vê noutras áreas da saúde como são por exemplo as Medicinas Internas ou os internamentos de Cirurgia...
                                E sim há médicos que são autênticas bestas, mas também assim há enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, padeiros, taxistas, etc.
                                  And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Cuidados Paliativos

Offline Elizabeth Siddal

• Membro Total
                                  Eu penso que é importante ter uma boa rede de cuidados paliativos. Eu sou a favor da eutanásia mas um país só é verdadeiramente desenvolvido e humano no que à morte diz respeito se oferecer também os cuidados dignos a pessoas em estdo terminal. Infelizmente os cuidados palitivos são uma miragem ainda para uma boa parte da população (meios rurais, etc.) :(

Cuidados Paliativos

Offline origo

• Membro Ultra
                                    • Only a life lived for others is a life worthwhile
                                      http://www.meetup.com/pt-BR/Comunidade-Queer-LGBTQIA-Portugal/
                                      "A journey of a thousand miles begins with a single step." Provérbio chinês
                                      "Altruism is not a luxury, but a necessity" Matthieu Ricard
                                      http://www.imissio.net/artigos/49/1885/algumas-notas-sobre-a-gentileza/

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      Penteados e Cuidados com o Cabelo

Iniciado por sarinha « 1 2 ... 20 21 » Moda e Estilo

417 Respostas
                                      95304 Visualizações
                                      Última mensagem 13 de Abril de 2019
                                      por Fernando Pinheiro
                                      7 Respostas
                                      3835 Visualizações
                                      Última mensagem 28 de Outubro de 2010
                                      por Atzecs