rede ex aequo

Olá Visitante19.out.2019, 19:10:33

Autor Tópico: Ano 2012... Nova era?  (Lida 76502 vezes)

Ano 2012... Nova era?

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
  • Género: Feminino
    • A lés de mim
É o inicio da chamada "Era de aquário", uma vez que é este o meu signo devo-me safar, não ???

Pois ...  :-\ Eu como sou touro vou me dar mal.
Só se disser que sou uma vaca-do-mar.

Deixa que se for à marrada, estás safo :D

Ano 2012... Nova era?

Offline Blackdi

• Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "Na vida nada acontece por acaso."
    • Criatura da Noite
Sou completamente céptica nesta matéria, mas também muito curiosa porque adoro ouvir os "disparates"  ;D que inventam a partir de determinadas premissas como aquela que se baseou no filme "2012" em que uma profecia Maia vaticina que no dia 21 de Dezembro de 2012 terá início uma nova era.  ::)

É claro que tudo isto não passa de autênticos disparates como o são as profecias de Nostradamus e tantos outros ditos profetas.  ::) Por exemplo, Nostradamus profetizou que este seria o úlimo Papa e que o seu papado não iria além dos 3 anos. OK, o homem já lá está há 5 anos.  8-)

Histórias, historinhas e historietas para, mais uma vez, iludir os fracos de razão e de espírito.  :)  ::)

erradissimo... quem profetizou sobre os papas foi Sao Malaquias, e nao nostrudamos...

em relaçao as profecias Maias, nada dizem sobre o fim do mundo, apenas falam do fim da era, visto que um calendario Maia actual termina por volta de 2012, visto que cada calendario maia tem aproximadamente 8mil anos, seria para eles uma data importante.
em relaçao a data, e podes ver mais info pela net e cientifica, entre 2012 e 2015 (se a memoria nao me falha), o sol do nosso sistema solar e o centro da via lactea estarao alinhados, os "toscos" dos Maias que viveram no sec III A.C. ja sabiam isto, coisa que nós so nos anos 80 descobrimos. assim como a existencia de todos os planetas do nosso sistema solar, assim como a civilizaçao sumeria ja tinha conhecimento dos mesmos (ja para nao falar, que nao so tinha noçao d todos os planetas, como noçao das suas proporçoes, etc etc), a civilização actual so em 1930 o conheceu...

os Maias falam essencialmente de problemas no planeta, maior instabilidade climaterica etc etc etc...
parece k eles ja sabiam que nós iamos ser mt poluidores, e que os vizinhos do lado da américa do norte iam poluir 1/3 do planeta, que as calotes polares podem em 30anos deixar de existir... e ai?
vamos continuar lindos, fantasticos e maravilhos, com os Gautier da vida e de loubotin a subir o chiado... quando as temperaturas no planeta podem subir de tal forma que so exista... pó e areia (baratas que elas sobrevivem a tudo)...

os maias preveram problemas climatericos... e o inicio da nova era... o novo calendario para eles... portanto nova hipotese para as coisas mudarem... mas esta nas nossas maos...
E se leres

Antes de desmentires por completo o que afirmei, aconselho-te vivamente a fazeres uma pesquisa mais exaustiva. É verdade que S. Malaquias deixou algumas profecias acerca dos Papas, tal como é verdade que Michel Notre-Dame (Nostradamus) também deixou algumas profecias acerca de pelo menos 6 Papas.

Além de encontrares estas informações na net, também poderás encontrá-las em vários livros. O livro onde encontrei esta profecia chama-se "Profecias do Milénio" que fala sobre vários profetas, incluindo Nostradamus e S. Malaquias.  De facto, tenho pena de não te conhecer pessoalmente, se não mostrá-lo-ia para veres que não estou a inventar.

Além  disso, eu não disse que a civilização Maia previu o fim do mundo em 2012. O que eu afirmei foi que alguns cientistas acreditam que os Maias previram o fim da nossa era e o início de uma nova era a 21 de Dezembro 2012. Curiosamente, há alguns dias atrás vi um programa no "História" que falava exactamente sobre isto.

indo por partes... em relaçao as profecias de nostadamus, como podes saber que ele se refere a este papa?
se elas nao sao claras, visto conheceres bem as mesmas... sabes bem que elas estao longe de ser claras.
e desconhecia que ele havia profetizado sobre os papas... mea culpa.
peço portanto desculpa pelo erradissimo que disse na minha mensagem anterior.
em relaçao ao livro que referiste, já dei uma pequena leitura em algumas partes, achei tao desinteressante como tantos outros...
Julgo, que em local nenhum afirmei que estarias a inventar, apenas referi que sao malaquias era conhecido por ter efectuado profecias sobre todos os papas e nao o Nostradamus.

em relaçao a civilizaçao maia... o que disseste na 1 mensagem, nao foi de todo o que disseste nesta ultima... que nao referiste dados cientificos de nada...
antes pelo contrario... o teu comentario foi mt a matar... "iludir os fracos de razão e de espírito."

tb existe quem acredite no capitalismo, e basta olhar a nossa volta para ver o quanto ele funciona mal...
portanto nao é por alguem acreditar em profecias de A, B ou C que é fraco de razão ou de espirito.
Ate me atrevo a dizer uma coisa, mesmo que possa ferir alguma susceptibilidade... (e isto nao é direccionado a ti, é um mero comentario, ou constataçao)
Pela minha esperiencia em algumas areas, que nao me vou por a referir aqui por achar que nao é relevante, aqueles que sao mts vezes vistos como fortes de razao e de espirito sao os que na realidade sao geralmente as grandes pedras para que tudo evolua (e nao me estou a referir apenas a parte espiritual, que essa sim é a parte que mais me interessa neste post), vivem presos a razao e ao politicamente correcto e ao moralismo, e dp o que é importante nao veem...
a maior parte das pessoas ditas mt racionais, sao de um modo geral mt pouco evoluidas espiritualmente.

em relaçao ao conhecer-me, estou a distancia d um clik

Bom, também é verdade que não falei em dados científicos. Como sou uma racionalista bastante convicta que acredita na força da ciência, pensei que tivessem deduzido. Enfim, assumo aqui o meu erro.

Em relação ao livro, tal como tu li apenas umas partes há uns anos atras. Na altura, o Papa ainda era João Paulo II. Não me lembro exactamente das palavras, mas fiquei com a nítida sensação daquilo que afirmei anteriormente. Entretanto, vou reler novamente para confirmar aquilo que disse.  :)

E sim, reitero a ideia que sou completamente céptica nestas matérias. Também me é difícil compreender como é que ainda há pessoas que acreditam nessas coisas. Cada pessoa ou cada autor interpreta as profecias à sua maneira e conforme a época vigente.

Ano 2012... Nova era?

Offline DirenRafael

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • "Luke, I am your father."
o que NOVA era tem a ver com FIM do mundo...?
    ^.^

Ano 2012... Nova era?

Offline Arms

• Membro Vintage
      • Reflection

Simples. Tem a haver com a coincidência de datas do Calendário Maia. São coisas muito complicadas de se explicar por isso vou tentar ser o mais simples possível. Excepto com o calendário Maia, que já é complicado por si só.

1º - Sabes que nós dividimos os nos anos em séculos, milénios e essas coisas. No entanto, existe um período de sensivelmente 2160 anos em que o Sol nasce numa dada constelação. Isto tem a haver com a precessão dos equinócios. Como a nossa Terra tem um eixo inclinado ele funciona como um giroscópio. Isso significa que, para além de girar sobre o seu próprio eixo, esse próprio eixo gira sobre si mesmo. E, em cada período desses 2160, chamamos de Era tal (dependendo do signo do zodíaco em que o Sol nasce durante essa era), e é por isso que dizemos que vamos entrar na Era de Aquário. Porque, por volta de 2160, a precessão dos equinócios vai deslocar de forma que o Sol nasça no signo de Aquário. Nota que não é que o Sol nasce fisicamente nesse ponto mas a nossa percepção do Sol a partir da Terra. Nós estamos presentemente na Era de Peixes (que começou no ano 1 e irá durar até ao ano 2160) e há teorias que diz que Cristo é apenas uma representação mitológica do Sol na Era de Peixes porque Cristo é representado muitas vezes com simbologias de peixes, mas isso já é outro assunto que não vem para o caso aqui.

2º - O Calendário Maia. O Calendário Maia é, na realidade, um conjunto de calendários e almanaques, que podem ser interligados e sincronizados, dando origem a ciclos adicionais. Mas vais pensar então: se podem ser interligados e sincronizados para dar origem a ciclos adicionais, então eu posso inventar uma data e dizer que é o fim do mundo porque é o fim de um ciclo e tal. Não, não podes. ;) Não é importante que saibas o número de ciclos ou como se interligam porque isso é irrelevante para a explicação de 2012. Podes fazer uma pesquisa e ver como funciona mas não vou explicar o calendário aqui, senão este post seria um testamento... O que interessa saber é que o Calendário Maia tem um grande ciclo (b'ak'tun) que dura aproximadamente 7885 anos. Acontece que 2012 corresponde ao fim do atual ciclo b'ak'tun da contagem longa. Por outras palavras, no dia 21 de Dezembro de 2012, o Calendário Maia volta a zero.

3º - A origem das teorias do "fim do mundo". Os Maias acreditavam que o fim de cada ciclo do seu calendário estavam marcados por um evento ou vários eventos catastróficos (secas, fogos, tremores de terra, etc.). Estudos confirmam que maior parte dos fins de ciclos do calendário coincidiram de alguma forma com catástrofes naturais. Mas há quem conteste dizendo que "encontras sempre algum catástrofe algures no mundo se andares à procura dela". Mas os Maias acreditavam que "o mundo como nós conhecemos" irá terminar no fim do grande ciclo. O problema todo que se coloca é precisamente a expressão "o mundo como nós conhecemos". Uns dizem que é o mundo físico. Outros dizem que é a sociedade. Eu pessoalmente acho que é mais a nível inteleco-espiritual do que físico per si.

4º - Para animar a teoria do fim do mundo há o evento de que o Sol irá ficar alinhado com o centro da galáxia. Isto é o Sistema Solar não está exactamente na faixa de estrelas da nossa galáxia. Pairamos algures por baixo (ou por cima, dependendo do ponto de vista) da faixa principal. Mas também sabemos que a Terra gira à volta do Sol. Acontece que o Sol também gira (em conjunto com algumas estrelas) à volta de um ponto imaginário da sua zona do universo. Acontece que isso implica que, a dada altura, o sistema solar atravessa a faixa de estrelas da galáxia de um lado para o outro. Por outras palavras, estamos a caminhar para o topo da galáxia. Isto significa que haverá uma altura em que o Sol se alinha com o centro da galáxia no meio dessa faixa. Como o pessoal e os astrónomos adoram teorias e como esse alinhamento se dará sensivelmente próximo de 2012 (segundo se consta), e como as forças gravitacionais são (supostamente) maiores nessa dita faixa da galáxia, todos dizem que é por isso que irão acontecer as ditas catástrofes que os Maias prevêem para 2012. Supostamente a Terra irá sofrer grande catástrofes. A minha questão é (usando a lógica): como isto são tudo ciclos e, supostamente, o sistema solar já atravessou essa faixa antes, como é que a Terra sobreviveu intacta se supostamente havia catástrofes quando passou pela última vez através dessa faixa?

Do género, seremos tão arrogantes em achar que o fim do mundo irá acontecer especialmente para nós? Somos assim tão abençoados e tão independentes da natureza? Não. O que provavelmente irá acontecer é aquilo que acontece com todas estas teorias de Armagedão: o dia passa sem eventos a destacar. Se bem que irá haver de certeza eventos nesse ano mas, em vez de ser actos da natureza, irão ser provas do fim do mundo.
      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Ano 2012... Nova era?

Offline DirenRafael

• Membro Sénior
      Arms, é como eu sempre digo, se calhar o mundo acabo só por que acreditaram tanto nisso , e agiram com tanta credulidade, que acaba mesmo...
      Muito obrigado também pelo esclarecimento, li vários posts (não todos) daqui mas ainda estava em dúvida, pois a dita Nova Era que eu conhecia é apenas uma revolução religiosa e ideológica, que de revolução não tem nada, já que não passa da união de várias crenças. Tudo relacionado com viver em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com os outros...Não sei se há alguma relação entre a Nova Era mencionada neste post e esta que conhecia também como Nova Erra, mas...está lançada a questão.
        ^.^

Ano 2012... Nova era?

Offline Wtf?

• Membro Ultra
        • Dafuq did i just read?
        Sou céptico em relação ao 2012 (até porque o sou com quase tudo :P)

A minha questão é (usando a lógica): como isto são tudo ciclos e, supostamente, o sistema solar já atravessou essa faixa antes, como é que a Terra sobreviveu intacta se supostamente havia catástrofes quando passou pela última vez através dessa faixa?

1º: Já houve 6 extinções em massa na Terra, e o que as explicam são meras teorias. ;)
        2º: Considerando que a cena dos ciclos é verdadeira e o que acontece no fim deles também...

em vez de ser actos da natureza

Vão é ser actos do aquecimento global -.-

Ano 2012... Nova era?

Offline Pulse

• Membro Vintage
          • After all, losing all hope was freedom.
          Não, vai ser a emergencia dos Illuminati e da Nova Ordem Mundial..
            And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Ano 2012... Nova era?

Offline Arms

• Membro Vintage
              • Reflection
            Sou céptico em relação ao 2012 (até porque o sou com quase tudo :P)

A minha questão é (usando a lógica): como isto são tudo ciclos e, supostamente, o sistema solar já atravessou essa faixa antes, como é que a Terra sobreviveu intacta se supostamente havia catástrofes quando passou pela última vez através dessa faixa?

1º: Já houve 6 extinções em massa na Terra, e o que as explicam são meras teorias. ;)
            2º: Considerando que a cena dos ciclos é verdadeira e o que acontece no fim deles também...

1º Não. Não são meras teorias que as explicam. O que as explicam são os registos fósseis. As teorias só explicam as causas da extinção. Ninguém sabe o que as causou mas todos remetem sempre para catástrofes naturais. Nunca ninguém pensa em coisas simples como evolução natural. Por exemplo, crê-se que todo o grupo Dromaeosauridae (grupo que engloba os dinossauros velociraptor, Utaraptor, Oviraptor, Deinonychus, etc.) evoluiu para os pássaros actuais. Tecnicamente houve 7 extinções em massa e por diversas razões. Uma ocorreu simplesmente pela diminuição do oxigénio na água, pensa-se. Ou pela alteração dos níveis de salinidade nos oceanos. A vida é uma coisa delicada que é sustentada por condições delicadas. Uma variação pode dar resultados massivos.

E o que se pode dizer das 3 espécies diferentes de seres humanos que co-existiram há uns milhões de anos atrás? Pensa-se que a extinção do Homo floresiensis e do Homo neanderthalensis se deve à nossa espécie, através de lutas de território ou porque a nossa espécie estava melhor adaptada para caçar o que forçou a fome sobre as outras duas espécies.

E a extinção do pássaro Dodo e do Diabo da Tasmânia? Caça humana.

Nem todas as extinções são actos catastróficos ou induzidos através da natureza.

Não estou a dizer que as teorias estejam erradas. Simplesmente que poderão não estar certas e que não as tomo como dado correcto. São especulações e, como tal, só devem ser vistas como teorias e não como facto. Não tens provas concretas. O que tens são registos fósseis que, em maior parte dos casos, só trazem mais dúvidas.

Vão é ser actos do aquecimento global -.-

O aquecimento global é um acto da natureza. Ocorre a cada 150 a 300 milhões de anos. Naturalmente. Pensa-se que no meio de cada período glacial ocorre um aquecimento global. É mais ou menos como se as temperaturas médias do planeta se vão oscilando também. O que acontece é que o último período glacial foi há 150 milhões de anos atrás (estimativa) o que nos coloca precisamente a meio de duas eras glaciais. Pensa-se que nós só estamos a acelerar o processo. Mas lá está, são especulações.

Arms, é como eu sempre digo, se calhar o mundo acabo só por que acreditaram tanto nisso , e agiram com tanta credulidade, que acaba mesmo...
            Muito obrigado também pelo esclarecimento, li vários posts (não todos) daqui mas ainda estava em dúvida, pois a dita Nova Era que eu conhecia é apenas uma revolução religiosa e ideológica, que de revolução não tem nada, já que não passa da união de várias crenças. Tudo relacionado com viver em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com os outros...Não sei se há alguma relação entre a Nova Era mencionada neste post e esta que conhecia também como Nova Erra, mas...está lançada a questão.

Eu acredito mais numa revolução espiritual. Um revolução na forma de entender a posição do homem no universo. Coisa que separo completamente da religião. Religião é uma coisa e espiritualidade é outra, podem co-existir sim, mas não são a mesma coisa.
            « Última modificação: 17 de Setembro de 2010 por Arms »
              Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
              Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Ano 2012... Nova era?

Offline DirenRafael

• Membro Sénior
              Realmente, quando ouvi falar da tal Nova Era, não descobri nenhum ritual específico que possa tornar isto uma religião, mas percebi que as pessoas tendem a confundir tudo e acabam por tornar a espiritualidade pregada pela Nova Era em adoração a alguma personalidade, devido também á grande mistura que ela faz.
                ^.^

Ano 2012... Nova era?

MRPEC

• Visitante
                A realidade é que á medida aque avancamos o Mundo vai sofrendo as suas mudanças a nivel vibratorio... Ja repararam que o tempo anda a passar muito rapido de mais?

Estamos a entrar em 4D... Já estamos em 3.74D...

Quanto a 2012? Epahhhh, uma nova era vai surgir sim, se é em 2012? Maybe... Ate pode ser bem antes...  ;)

Ano 2012... Nova era?

Offline DirenRafael

• Membro Sénior

como assim 4D? Que isto de ja estarmos em 3.74 D? São 4 dimensões?
                    ^.^

Ano 2012... Nova era?

Offline Uzumaki

• Membro Ultra
                    • Not there yet...
                    A realidade é que á medida aque avancamos o Mundo vai sofrendo as suas mudanças a nivel vibratorio... Ja repararam que o tempo anda a passar muito rapido de mais?

Quanto a 2012? Epahhhh, uma nova era vai surgir sim, se é em 2012? Maybe... Ate pode ser bem antes...  ;)

Ora aí está!  ;)

Ano 2012... Nova era?

Offline Wtf?

• Membro Ultra
                      • Dafuq did i just read?
                      Nunca ninguém pensa em coisas simples como evolução natural.

A evolução natural é algo que demora milhões de anos a acontecer, nas extinções em massa, tens grupos que em pouco tempo desapareceram da Terra. Logo, a questão da evolução natural é excluída. (Sempre tive um fraco pelo catastrofismo com uma pitada de gradualismo :P)

Nem todas as extinções são actos catastróficos ou induzidos através da natureza.

Pois não, a sétima grande extinção em massa está ainda a acontecer (vem desde a última era de gelo) e o principal responsável é o Homem :/

Ano 2012... Nova era?

MRPEC

• Visitante

como assim 4D? Que isto de ja estarmos em 3.74 D? São 4 dimensões?

Sim são dimensões... Estamos a entrar na quarta... Ma infelizmente muitos não suportarão a vibração da 4ªD e então terão de partir para outros Mundos para assim cumprirem o seu proposito de evolução espiritual... 

A nova era é necessaria, estamos a entrar num Planeta decadente que não respeita nem a sua propria mãe (Planeta Terra, ou seja Gaia)... Para não falar da falta de amor que existe em todos os lares e nas proprias pessoas...

E agora repara e atenção ao que digo:

É apenas no que acredito... E cada um é livre de acreditar no que o faz crescer e manter-se bem com ele proprio :)

Bjinhos

Ano 2012... Nova era?

Offline Arms

• Membro Vintage
                            • Reflection
                          Nunca ninguém pensa em coisas simples como evolução natural.

A evolução natural é algo que demora milhões de anos a acontecer, nas extinções em massa, tens grupos que em pouco tempo desapareceram da Terra. Logo, a questão da evolução natural é excluída. (Sempre tive um fraco pelo catastrofismo com uma pitada de gradualismo :P)

E quem te disse que as extinções em massa ocorrem de um dia para o outro? Nunca ouviste falar de pulos evolutivos que resultam em extinções da espécie que deu origem à espécie nova? A evolução nem sempre é demorada. Por exemplo, há uma espécie de borboleta que deu origem a uma nova espécie num espaço de 250 anos. Há exemplos de aves na Nova Zelândia que sofreram uma evolução num espaço de cerca de mil e poucos anos, segundo alguns estudos. Só estou a colocar hipóteses - não é numa de te picar, atenção. A questão é que está a ser interessante. :P

Pois não, a sétima grande extinção em massa está ainda a acontecer (vem desde a última era de gelo) e o principal responsável é o Homem :/

Já houve sete. A próxima seria a oitava. Os sete são:

Extinção Cambriana
                          Extinção do Ordoviciano (444 Milhões de anos)
                          Extinção do Devoniano superior (360 Milhões de anos)
                          Extinção Permo-Triássica (251 Milhões de anos)
                          Extinção do Triássico-Jurássico (200 Milhões de anos)
                          Extinção K-T (65,5 Milhões de anos) - a mais conhecida.
                          Extinção do Holoceno - a mais recente.

;)

Ano 2012... Nova era?

Offline Pulse

• Membro Vintage
                            Continuo a achar que das duas uma, ou os Illuminati vão sair da toca nesse ano  8-), ou vai haver uma enorme guerra por causa da crise mundial, mais do que isso custa-me a acreditar... Bem, talvez algo relacionado com alterações climáticas. Mas penso que no espaço de dois anos não haverá tempo para alterações muito bruscas.
                              And my head told my heart, let love grow. But my heart told my head, this time no, this time no.

Ano 2012... Nova era?

Offline Wtf?

• Membro Ultra
                              • Dafuq did i just read?

E quem te disse que as extinções em massa ocorrem de um dia para o outro? Nunca ouviste falar de pulos evolutivos que resultam em extinções da espécie que deu origem à espécie nova? A evolução nem sempre é demorada. Por exemplo, há uma espécie de borboleta que deu origem a uma nova espécie num espaço de 250 anos. Há exemplos de aves na Nova Zelândia que sofreram uma evolução num espaço de cerca de mil e poucos anos, segundo alguns estudos. Só estou a colocar hipóteses - não é numa de te picar, atenção. A questão é que está a ser interessante. :P

Mas nas extinções em massa, não tens só um grupo de seres que desapareceu, mas vários grupos e ao mesmo tempo.

Extinção Cambriana

;)

"A extinção do Holocénico é a extinção em escala mundial que está a ocorrer durante a moderna
                              época geológica do Holocénico."
                              Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Com essa da oitava é que me picaste xD

Ano 2012... Nova era?

Offline Pulse

• Membro Vintage
                                Mas de que raio é que vocês estão a falar? Estão-me a fazer sentir ignorante!

Ano 2012... Nova era?

Offline Arms

• Membro Vintage
                                    • Reflection

Mas nas extinções em massa, não tens só um grupo de seres que desapareceu, mas vários grupos e ao mesmo tempo.

Extinção Cambriana

;)

"A extinção do Holocénico é a extinção em escala mundial que está a ocorrer durante a moderna
                                  época geológica do Holocénico."
                                  Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Com essa da oitava é que me picaste xD

A minha questão com as extinções em massa não é tanto na quantidade de espécies que se extinguem, mas no tipo de extinção. A minha questão é o factop de não terem que ser necessariamente um catástrofe. :P Penso eu.

Ano 2012... Nova era?

Offline Wtf?

• Membro Ultra
                                    • Dafuq did i just read?
                                    Mas de que raio é que vocês estão a falar? Estão-me a fazer sentir ignorante!

Porque há pessoas que dizem que vamos todos morrer em 2012 = extinção em massa = discutir extinções :P

Arms, claro que não é necessário, mas quando se fala em extinções em massa, que dizer que algo mudou o habitat completamente de tal forma que poucas foram as espécies que sobreviveram, e, normalmente, associado a catástrofes. Até porque as extinções em massa ocorreram em todo o mundo e não num local isolado.  (tu és mais gradualista e eu mais catastrofista :P)

Imagina o mundo a alguns milhões de anos atrás. Tens espécies diversificadas e com vários estados de desenvolvimento evolutivo, mas num curto espaço de tempo, no Mundo inteiro, a vida quase toda acabou. Vais dizer que não houve uma catástrofe?
                                    « Última modificação: 17 de Setembro de 2010 por Wtf? »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      657 Respostas
                                      103210 Visualizações
                                      Última mensagem 19 de Julho de 2014
                                      por Lehane
                                      22 Respostas
                                      5472 Visualizações
                                      Última mensagem 8 de Junho de 2015
                                      por soraia_asd
                                      0 Respostas
                                      1907 Visualizações
                                      Última mensagem 27 de Março de 2011
                                      por filipepaulo