rede ex aequo

Olá Visitante23.ago.2019, 23:28:53

Autor Tópico: Porto "a la carte" - Gastronomia e Restaurantes  (Lida 58178 vezes)

Porto "a la carte" - Gastronomia e Restaurantes

Offline timmy

• Membro Vintage
  • Género: Masculino
O Norte é conhecido pelos seus belos petiscos de fazer kk um comer e chorar por mais. A hospitalidade de um povo e a sua gastronomia fazem parte da sua riqueza cultural e felizmente o Porto não se pode queixar de falta de hospitalidade nem de uma gastronomia "pobre".

Digam de vossa justiça, se são ou não apreciadores destes belos manjares nortenhos, são ou não bons garfos?

Re:Porto "a la carte"

Offline timmy

• Membro Vintage
    Eu pessoalmente não dispenso uma boa francesinha. Seja ao almoço ou ao jantar... há sempre lugar para uma francesinha (o mesmo já n digo ao pequeno-almoço... lol... um "stupid" aparte).

Apesar de "pseudo-vegetariano" de vez em qd tb marcham uns rojões... ou viajando até ponte de lima um arroz típico de lá k n me recordo do nome... sei k cheira (e sabe) a cominhos

Offline timmy

• Membro Vintage
      Arroz de sarrabulho... é isso :D é uma delícia ;D

Offline kalypigirl

• Membro Sénior
        • Género: Feminino
        • wazza!?
        ja agora... tripas a moda do porto, a grande especialidade ;D mas se ehs vegetariano ou pseudo se calhar nao gostas...

e francezinha ya... pretty much a qualquer hora [smiley=sim.gif]
          An It Harme None, Do As Ye Will.

"My mother always used to warn me about men but she didn't say anything about women.." - Tallulah Bankhead

Offline Easy_Tiger

• Membro Total
          eu devo dizer que ao ler estes posts fiquei já a "salivar"
          A minha sugestão vai para
          um Caldo Berde (sim a soup faz sempre bien)
          Depois um Bacalhau à zé do pipo (hum delicious)
          ou um arroz de cabidela (Divinal... para alguns, e para mim)
          No final... um pão de ló d'ovar, ovos moles e mon cherie

Aprobado?

é pena n ter isso tudo aki À frente  :-\

Offline timmy

• Membro Vintage
            Ou então umas típicas sardinhas assadas, a acompanhar esse caldinho verde... e um cadinho de boroa (n me venham dizer k é broa... foi o meu prof de português k me ensinou...reclamec c ele... :P ) de avintes... hummmmmmmmmmmmm

Offline Videl

• Membro Ultra
              • Some place where no-1 calls it wrong
                • Blog
              arrrr! só gosto mesmo da francesinha e mesmo assim sem metade dos ingredientes!! para falar a verdade, n gosto mt de comida tipica portuguesa (e mt menos de portuense), gosto é de comida italiana, xinesa, fast food (:P), e outras sem nacionalidade tipo batatas fritas com ovos estrelados, lol :P
                "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Offline joão paulo (PG)

• Membro Sénior
                • Porquê o medo que os outros ajudem alguém?
                  • PortugalGay.PT
                Num jantarzito fora é sempre bem vindo o Caldo Verde (e esse, se pedirem para vir sem o "chouriço" até dá para vegetarianos), as Francezinhas só de vez em quando (mas quando é, é com tudo o que há direito). Já quando se come em casa da mãmã (ou da sogra, dependendo da ocasião) Tripas à Moda do Porto, Rojões e Cozido À Portuguesa estão no topo das preferências.

Re:Porto "à lá carte"

Imperatrix

• Visitante
                  bem.. eu não sou muito esquesita .. e adoro quase tudo .. estranhamente ( porque sou um bom  prato) so consigo comer francesinha num lugar "regaleira" e tem de ser de pão biju porque as outras são grandes de mais.. para quem me conhece bem isso é estranhissimo porque como bem!
                  Ai mas do que eu gosto é dum bacalhau com natas... ou duma posta a mirandeza mal passada uhmmm nham nham  :P que fome.
                  Cozinhar .. bem isso quem casar cmg vai de certo ter uma preferencia do tipo ovos estrelados com pão looololol porque tudo o resto não é comestivel...( exagero.. ali o goodvibes ja experimentou algumas coisas e não morreu)

E agora vou dormir de barriga cheia de tanto falar e ler sobre comida

Porto "a la carte"

Lipe22

• Visitante
                    De volta a cozinha então que tal uma receita basica ehehe :)  ;D

Prato: Esparguete com molho de atum e cogumelos

Aloirar alho picado com azeite numa frigideira; juntar cogumelos/atum deixar 2/3min, em seguida juntar as natas ate levantar fervura.

Entretanto cozer massa esparguete com manteiga.

Ultimo passo: misturar a massa com o molho.

Bom apetite ;)  ;D

Não se esqueçam dum bom vinho acompanhar  :devil  :P

Porto "a la carte"

Offline tendergaivota

• **
                      • Membro Júnior
                      Se fizerem esse refogado sem as natas, misturarem c o esparguete e derreterem queijo (próprio pra gratinar) fica mt bom tb.
                        "...Choro por Narciso, mas nunca tinha percebido k Nárciso era belo. Choro por Narciso, pk todas as vezes k ele se debruçava sobre as minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, a minha própria beleza reflectida"

Porto "a la carte"

Offline timmy

• Membro Vintage
                        Bolo de Massa Folhada (à moda do Timon e NiCeGuY) :devil

2 fatias de massa folhada.
                        Batata cozida cordata às rodelas.
                        Alho francês cozido cortado às rodelas.
                        Tomate, pimento e cebola partidos aos bocadinhos pekeninos (convém tirar as graínhas do tomate... é conveniente retirar o máximo da humidade possível)
                        milho (a gosto)
                        Tiras de bacon (previamente "fritas" na própria gordura k libertam)
                        Natas
                        Keijo ralado (muitoooooooooooooooooooooooooo :devil)

Cozem-se as batatas e o alho francês, seguidamente escorre-se muito bem...
                        Corta-se o tomate, pimento e cebola, junta-se o milho e mistura se tudo.
                        Frita-se o bacon e reserva-se. Na gordura do bacon deita se as natas e deixa-se engrossar.

Dispõe-se uma fatia de masa folhada sobre um tabuleiro (não é preciso deitar manteiga nem óleo, já k a massa folhada é uma massa k contém bastante gordura e raramente cola). Dispõe-se uma camada de batata, seguidamente a mistura de tomate, milho, cebola e pimento e o alho francês. Dispõe-se uma camada de keijo ralado, uma de bacon e rega-se com as natas (que supostamente estão mais grossas :P). (convém ir sempre pressionando para o "bolo" ficar consistente. Podem pôr as camadas k entenderem. No final é só pôr a outra fatia de massa folhada por cima, pincelar com gema de ovo (para ficar com uma tonalidade dourada) e levar ao forno previamente aquecido a cerca de 200/220 graus... durante 20/25 minutos (convém ir vendo se a massa não queima, visto que vai depender da sua espessura).

Dps é só deliciarem-se :P

Nós costumamos deitar uns condimentos nas natas, mas isso fica ao gosto de cada um

(Não convém deixar as natas em contacto com a massa, pois elas vão fazer com que esta coza mais lentamente... e o k vai acontecer é k parte da massa estará já pronta e a outra parte crua (ou então qd a k demora mais tempo está cozida a outra já está keimada):devil).

Porto "a la carte"

nakedboy

• Visitante
                          Bem isto tá a ficar..... :P
                          O meu menu:
                          Caldo Verde
                          Sardinhas assadas
                          Francesinha
                          Baba de Camelo/Tarte de Nata (feitas por mim! ;))
                          Bom proveito a tod@s! :D :up

Porto "a la carte"

Offline timmy

• Membro Vintage
                            nham nham....

Dia de S. Martinho...

CASTANHAS ASSADAS! :D :D :D

Porto "a la carte"

Lipe22

• Visitante
                              Que tal um arrozinho de cabidela :) então feitinho pela minha mama hummm acreditem é mesmo bom :)

Acompanhado com um vinhinho verde da minha vinha ainda melhor... :)

Porto "a la carte"

Offline timmy

• Membro Vintage
                                 [smiley=morto.gif] [smiley=nao.gif] Arroz de cabidela n gosto, mas gosto de arroz de frango (a diferença tá no sangue :P)

Mas uma coisa parecida c cabidela, mas muuuuuuito melhor é um bom arroz de sarrabulho de Ponte de Lima (fugi ao Porto, mas opaaa akilo é msm bom.... e de kk modo um dia havemos de conkistar os povos tdos até à Galiza) ::) :devil :-X

Porto "a la carte"

Lipe22

• Visitante
                                  Lol tens razão arroz de sarrabulho é bastante bom humm humm ate fikei com fome... :)

Já esta kuase tudo conquistado ehehe :P pelo menos consquistamos com a nossa gastronomia :)

Porto "a la carte"

Offline timmy

• Membro Vintage
                                    ó ó... até lá fora somos conhecidos por isso :P

Há um restaurante mesmo mto bom p comer arroz de sarrabulho, fica msm a beira rio.... eheh Recomenda-se (e n ganho à comissão ::))

Porto "a la carte"

Globlos

• Visitante
                                      hehehe...
                                      eu ca prefiro só sarrabulho com salsa, vinagre e azeite :P
                                      Com regões... nada de arroz no meio :P

então depois com 1 broa ... nhami nhami :P

;)

Porto "a la carte"

Offline kynout

• Membro Ultra
                                        • follow the right way...
                                          • visita o meu bloguitto :P
                                        eu este ano inda nao comi casanhas pela seguinte razão.....como to la a viver sozinh8 nao me apetece assar castanhas so para mim e também pk ontem parecia de proposito, mas as unicas castanhas k tirei tavam podres (3) irritei-me e nao comi mais (comeu a mnha mae e o meu irmão).....mas deixa la..... :P

quanto a arroz de cabidela ou sarrabulhu gsto bastyante.....atao kndo é feito pelo meu xefe  ::) ::) ::)  :P
                                          "your actions speak much louder than words"

love, love, love.....