rede ex aequo

Olá Visitante09.dez.2019, 12:42:36

Autor Tópico: Qual a importância de contar aos nossos pais a nossa orientação sexual?  (Lida 18798 vezes)

Qual a importância de contar aos nossos pais a nossa orientação sexual?

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
  • Membro Vintage
  • Género: Masculino
Na presente sociedade acredito que sim, que será importante os nossos pais saberem a nossa orientação sexual. Talvez numa sociedade futura mais despreocupada e menos preconceituosa nem se pense tanto nisso. De qualquer forma não sei até que ponto é necessário que lhes contemos, contra a ideia de simplesmente o constatarem, que é o que deveriam fazer, assim como constatam (ou supõem) a heterossexualidade nos outros casos.

Mas acredito que a revelação aos pais seja uma sensação orgásmica de relaxe, de ver que o dever está feito, de tirar um peso de cima mesmo que a reacção não seja a melhor.

(...)
Isto tudo só para dar o exemplo,  por experiências pessoal, que cada caso é um caso, por vezes a solução está em arranjar realmente a resposta á pergunta: Vai ser bénefico contar-lhes agora? - Depende de cada um e do que cada um sente no momento.. com calma..

Hm, sim, qual será o melhor momento? Eu acho que para mim esta seria a altura ideal \o/ Já não estou em aulas, o que não prejudicaria os meus estudos, e teriam o Verão todo para digerir a ideia, assim como o primeiro semestre para aceitar o facto (eu também já estaria mais habituado) e deixarem-me em paz no segundo.

Neste momento a coisa está a desenrolar-se...prevejo boas novas da parte da minha mãe e o caos da parte do meu pai ;)

[...]. E acho k é mais facil para os pais aceitarem a bisexualidade do k a homossexual.[...]

Isso é uma discussão que daria páginas e páginas de desenvolvimento, eu pessoalmente não acho que seja verdade. Os bissexuais tendem por acabar a sofrer mais com os pais porque estes acabam a pensar que os filhos um dia vão realmente "virar-se" para o lado visto de forma normal na sociedade, a heterossexualidade..chegam a alimentar esperanças que nunca vão acontecer e isso acaba por desgastar tanto os pais como os filhos mais e mais..

Mas isto e uma opiniao pessoal..

Homossexual ou Bissexual o que é mais facil ser aceite pelos pais?
« Última modificação: 4 de Agosto de 2008 por thwRoyalSizeCX »

Offline Adinatha

• Membro Sénior
    • Género: Feminino
    • Can you hear me, Major Tom?
      • z3r0sum - o meu blog
    Eu agora nao vejo necessidade de contar a minha mae. Nao tenho peso nenhum na consciencia e quando quero falar sobre isto a alguem de casa, falo com o meu irmao. Mas se algumdia me apaixonar a serio por uma rapariga ou tiver umrelacionamento com uma rapariga, ela sera das primeiras pessoas a saber.
      Eleven dimensions, parallel universes and a world made of strings. It's not science fiction. It's String Theory.

Offline corema

• Membro Elite
      Depende de cada um de nós. Eu não descansei enquanto não falei com a minha mãe, já o meu pai tanto me faz como se me deu :) Eu não escondo propriamente a minha vida e desde que vim viver para Braga, precisei de contar à minha mãe porque não queria que ela ficasse a saber por outra pessoa e esta cidade é muito pequenina... Eu sei que ela ficaria muito magoada comigo se isso acontecesse. Já o meu pai, nem sei se sabe ou não, nem me faz diferença nenhuma ser eu ou outra pessoa qualquer a contar-lhe.

Offline Teen_

• *
        • Novo Membro
        Hm, sim, qual será o melhor momento? [...]

Eu acho que a tua situação, a nivél do que te rodeia, nao estares em aulas, ser verão, existir tempo para os teus pais digerirem a ideia.. não podia ser mais benéfica para o fazeres.. Mas cada situação é uma situação.. como tal todas são diferentes. Eu fi-lo tambem numa situação semelhante, pouco depois de um amigo tambem homossexual me ter ligado, o que me aumentou a pressão para o fazer, no meu interior senti ainda maior vontade.. Foi algo que não foi feito do pé para a mão, foi com calma, previa as reacções dos meus pais a situações do dia a dia que podessem passar ou não por mim..

Sou a favor de falar com os Pais sobre isto numa conversa bem desenvolvida e calma do que ser frontal e dizer á mesa: Mãe, Pai.. Sou homossexual, lamento.

Ainda assim preferia telo feito quando já tivesse alcançado alguma independência, porque pessoalmente não foi uma coisa bem aceite os primeiros tempos..

Riu

• Visitante
          Bom,
          Acho k a importancia de contar aos pais, é só para eles abituarem-se no k poderá acontecer á nossa vida, para eles estarem preparados. se contar á minha mãe k sou bi, ela vai ter k estar preparada para o caso de eu ter um namorado.
          Mas a minha mãe noutro dia disse k já podia ser avó, pois estava a referir-se a mim, e bom, se contar k sou bi, ai já pode ser dificil ter um filho.
          Se minha mãe quizer ter netos, terá de esperar pelos filhos  das minhas irmãs.

« Última modificação: 4 de Agosto de 2008 por Riu »

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
              • A lés de mim

Se minha mão quizer ter netos, terá de esperar pelos filhos  das minhas irmãs.

Se és bissexual, a menos que não faça parte dos teus planos, poderás vir a ter uma companheira e consequentemente filho (s), uma relação homossexual tambem não invalida a possibilidade de vir a ter filhos...

Sei que as leis ainda têm o seu quê, mas vai mudar..., ou com alguma criatividade se pode contornar a questão!!!   ;)

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
            • Membro Vintage
            (...)
            Sou a favor de falar com os Pais sobre isto numa conversa bem desenvolvida e calma do que ser frontal e dizer á mesa: Mãe, Pai.. Sou homossexual, lamento.
            (...)

A maneira como se "conta" aos pais também é importante, e para mim é importantíssimo que não seja algo frontal vindo do nada, mas algo gradual, ou se tiver de ser momentâneo então que seja uma pergunta por parte deles ou uma afirmação menos preconceituada e escondida da minha parte. Porque também considero importante eles perceberem que é uma coisa banal e que não deveria merecer o "escândalo" inerente ao coming out (que é visto sempre como sendo algo abrupto).
            « Última modificação: 4 de Agosto de 2008 por thwRoyalSizeCX »

Offline 2estrelinha3

• Membro Elite
                • A lés de mim
              Na verdade acho que os pais sabem...

Odeio quererem tirar nabos da pucara e depois não estarem muito perparados para ouvir o que vem de dentro...

Achava que quando tivessem prontos perguntava... acho que ainda se aplica, contudo parece que não consegi suportar algumas insistencia e planos acerca do meu futuro como heterossexual  e tive de pôr as cartas na mesa...

E reacção foi a prevista... uma confissão de que já suspeitava, o lamentar dos netos (ao que respondi que no que dependen-se de mim os teria - devo ter-lhe dado um nó na cabeça - mas pronto), o confessar que tambem teve uma experiencia do genero (ao que insisti em afirmar que não era uma experiencia), seguiram-se lagrimas (da minha parte), colinho (do outro lado) e por fim um "tenho muito orgulho de ti! Vou estar sempre do teu lado"!!!

:D

Riu

• Visitante
              Tive um caso com um rapaz( só de sexo), ele tinha 17 anos. Mas ele contou ao pais k tinha namorado (eu) e os pais fizeram de tudo para o mudar. A mãe estava sempre a dizer-lhe k queria netinhos e deveria arranjar namoradas, o pai como é policia ameaçou o filho k me  metia na cadeira pk eu sou maior de idade e ele podia inventar qualquer cena para me prender. é triste quando á pais assim, mas n podemos fazer nd.
              entao, eu e ele, tivemos um caso por dois dias, depois deixamos de falar.....
              « Última modificação: 4 de Agosto de 2008 por Riu »

Offline Lady L

• Membro Elite
                • ...
                  • Imperfect Lady
                Eu sempre fui muito ligada a minha mae, e sou tudo menos mimada. Ate porque ela, apesar de sermos unha com carne, nunca foi de me fazeras vontadinhas todas - isso eh que torna uma crianca mimada. Quanto ao fazer sofrer um filho para que cresca... acho que a vida ja nos faz crescer demasiado, os pais estao la para nos ajudar e apoiar,nao para nos dar ainda mais sofrimento...

Subscrevo [smiley=sim.gif]

Sou filha única, muito acarinhada pela mãe, mas há uma grande diferença entre isso e mimada, como disse o membro anterior.

Por acaso a minha mãe sabe e neste momento temos uma relação excelente. Na altura a reacção não foi das melhores, mas tendo em conta os casos de que já ouvi falar, 'aceitou' com rapidez. A sua única preocupação neste momento, nem é de que este ou aquele amigo saiba, é que algum 'conhecido' me veja com a minha namorada e comece por ai a distorcer completamente a história. Sabem como é, vêm alguém a beijar-se e dizem logo que andam a fazer coisas menos próprias -.-'

Com o meu pai a situação é diferente, não me dou assim tão bem com ele e não sinto necessidade em contar. Mas mais cedo ou mais tarde, o dia chega. Não vou esconder a relação com a minha namorada para sempre.

Só acho que cada caso é um caso. Se se sentem á vontade para tal, contem. Se não se sentem preparados para tal, é que ainda não chegou o momento certo. Não contem porque este ou aquele diz que é o melhor a fazer.

;)
                  "After all, computers crash, people die, relationships fall apart. The best we can do is breath and reboot."

Imperfect Lady & Inspirações da L

Riu

• Visitante
                  amanha sou capaz de ir a casa da minha mãe, vou ver se consigo falar com ela, caso não esteja preparado conto-lhe noutro dia.

Acham k é bom adiar esto ou nem por isso?

Sei k sou eu a dar a ultima resposta mas quem já contou aos pais, deve saber gual a melhor altura e pk cantou.

e eu não sei gual será a melhor altura nem pk vou contar.....
                  isto faz sentido...?

diafeliz

• Visitante

Bem, no meu caso a importância de contar à minha mãe (que vive comigo) que sou homossexual foi poder ser eu mesma, sem máscaras e sem tabus...

Foi poder trazer alguém cá a casa e não ter de dizer que é uma amiga, foi poder falar abertamente sobre o que sinto,...

E foi um alívio enorme por não ter de esconder algo que faz parte de mim...

Offline akinder

• Membro Ultra
                      • Rosa Morango Imperial
                      amanha sou capaz de ir a casa da minha mãe, vou ver se consigo falar com ela, caso não esteja preparado conto-lhe noutro dia.

Acham k é bom adiar esto ou nem por isso?

Sei k sou eu a dar a ultima resposta mas quem já contou aos pais, deve saber gual a melhor altura e pk cantou.

e eu não sei gual será a melhor altura nem pk vou contar.....
                      isto faz sentido...?

Ignoras-te o que te disseram?  :-X És tu que tens de saber o momento certo, ninguém o deve fazer por ti! Eu acho que ainda não interiorizas-te que mesmo que as outras pessoas tenham contado aos pais, fizeram isso por elas. Não andaram a escrever na revista "Maria" a marcar hora e dia para dar tal coming out...por exemplo!

Tem paciência contigo, deixa as coisas fluírem, não é obrigatório ser hoje, ou amanha...  ;)
                        "Quero ser o cheiro que permanece ligado a um momento já esquecido!"

Riu

• Visitante
                        Olha, contei há pouco á minha mãe k sou bisexual.
                        Não estão a ver, ela encara o Gay/Bi como uma doença.
                        Disse k um homem quando faz sexo anal, fica lá com uns germes k faz com k o homem goste de homens, ela diz k isso chama-se a doença dos p********. Depois perguntou-me se já fiz sexo anal, e eu tive k dizer k nunca tinha feito,(mentira) e ela disse k ainda bem.
                        Disse-me k homens gostar de homens era "feio", e disse k era nogento beijar um homem, e por isso perguntou se gostava de beijar um homem. E eu tive k dizer k não gostava (mentira).
                        Eu não kero k a minha mãe tenha nojo de mim, e k não pense k esteja doente.
                        Disse k se eu gosta-se mesmo de homens, já vinha mesmo de mim, então eu tinha de ir a um psicologo para tentar mudar, pk ela diz k á cura.

Não estão a ver como fiquei, mas no entando a minha mãe falou tranquila para mim, sem qualquer problemas em falar comigo sobre o assunto. Eu bom, tou bem, mas tb tou mal de saber k minha mãe pensa assim do Gay/Bi.
                        Eu nem tive coragem de lhe dizer  k  tou apaixonado por um rapaz.....
                        Ela pensa k tou doente e por isso diz k temos de marcar uma consulta para resolver isto.

O k eu fasso?
                        « Última modificação: 7 de Agosto de 2008 por soos »

Elisha

• Visitante
                          Explica-lhe que concordas em marcar a consulta, desde que seja no sentido de tentarem resolver os vossos conflitos e não de te "converter". Escolhe um psicólogo que saiba como ajudar pais e mães homofóbicos a confrontarem-se com os filhos (deve haver alguém aqui na rede que saiba).

Acima de tudo não vás na conversa dela. Não fizeste nada de errado.

Offline Reborn

• Membro Ultra
                            Riu, não sei se as tuas aspirações amorosas te dão vontade de desabafar com alguém, e se for esse o caso, aconselho-te a falar com aquela pessoa que achas que está mais à vontade no assunto e em quem depositas a tua total confiança. Não precisam de ser necessariamente os pais.
                             Nem sempre as pessoas reagem da melhor maneira quando decides abrir-te do modo como fizeste com a tua mãe. E acho que está visto que ela tem uma visão muito agressiva do assunto. Eu no teu lugar deixava o episódio de hoje cair no esquecimento se achasse que não seria capaz de esclarecer a minha mãe neste aspecto: ser não heterossexual não é uma doença nem existe maneira de mudar a orientação sexual da pessoa a curto ou médio prazo. Eventualmente as pessoas mudam de orientação sexual ao longo da sua vida, mas nem elas nem ninguém tem poder para mudar isso do dia para a noite.

Se tiveres curiosidade e quiseres aproveitar a oportunidade para falar sobre a tua orientação sexual com um psicólogo aproveita a oportunidade. Mas lembra-te, existem ainda alguns psicólogos que vêm a questão de uma maneira semelhante à da tua mãe. (sem a parte da transmissão da doença [que não é doença], que é no mínimo, recambulesca xP) Está preparado para tudo.

Eu contei à minha mãe, e depois ela contou ao meu pai, sem eu saber. Nenhum deles gosta de falar no assunto, e eu devo confessar, que tenho tanta vontade como eles de puxar estas coisas. Mas contei porque gosto de ser honesto para com todos e cansei de esconder o jogo debaixo da mesa. Senti-me melhor, já não tenho de aturar aquela musiquinha do 'Então e raparigas bonitas na tua turma?', e eles apesar de não entenderem muito bem esta minha 'opção' (que tentei em vão dissuadi-los que não era escolha minha), respeitam, e querem acima de tudo que eu seja feliz.

A tua mãe decerto quer o mesmo para ti, só não está esclarecida de todo relativamente à homo/bissexualidade. Eu acho que deves procurar outras pessoas com quem te possas abrir, e vais ver que à medida que fores somando boas reacções de quem te rodeia, vais poder conciliar esta lacuna que tens no seio familiar, e quem sabe um dia, não consegues fazer a tua mãe ver que não há nada de feio ou nojento quando quaisquer duas pessoas se beijam.

Boa sorte ;)

Sou, o verbo que me prerrogo, complemento de outro sujeito.

Riu

• Visitante
                              Sim, obrigado pelas vossas respostas foram muito explicitas.

No entanto não sei se devo tucar mais neste assunto com a minha mãe. Eu acho k nunca mais lhe falo soubre isto. Vou continuar a mentir k tenho namoradas e pronto. As pessoas k me rodeiam têm facilidade para me detestarem e se a minha mãe já sabe sobre isto e se lhe dizer tudo o k não tive coragem para lhe dizer, como: gostar de homens não é doença, beijar homens não é feio nem nojento e etc. Ela vai sentir nojo de mim e isso eu não kero, por isso vou continuar na mentira.

Por acaso chegai a dizer k a namorada k tinha era mentira, mas eu tenho boe imaginação para inveitar outra cena qualquer.

Eu não keria mentir, mas a verdade é k eu tb tenho vergonha de ser o k sou mas não devia sentir isto.

Se calhar tou é confuso por só ter feito sexo com homens, tenho de fazer sexo com raparigas para saber o k gosto mesmo. 

bem, já nem sei o k pensar..... 

Offline Andre_92

• Membro Total
                                • andrepais.deviantart.com
                                gostava de saber pk é assim tão importante contar aos pais a nossa orientação sexual?
                                muitos adolegentes tiveram graves problemas por terem contado aos pais, mais valia estarem calados. Nós devemos proteger-nos para não nos maguar-mos. devemos saber bem o k vamos fazer quando vamos contar isso aos nossos pais.
                                e já agora não vejo pk eles têm k saber, a nossa vida não vai mudar se eles souberem, por acaso até muda, podemos ser despresados, criticados e muitas coisas mais pelos nossos pais. acredito k á muitos jovens k se arrependeram de ter contado a sua orientação sexual aos pais.
                                por isso para não haver problemas e viver a vida na boa, o melhor é agir como se fosses um rapaz/rapariga normal ( não me ademira k tenham k chegar a mentir como eu, mas depois abituam-se) e nunca contar aos pais a orientação. Depois quando já tiverem uns 25 anos ou até mais, ai já podem contar na boa, e até com cara podre assim: olha pai e mãe eu sou gay/bi e pronto, queria k vozes soubessem.
                                pronto, ai como vozes são maiores de idade, ja trabalham e até já podem ter casa, podem contar na boa. Eu por enquanto podia já contar á minha mãe, pk ela não vive comigo. pois pk se ela não gostar k seja bi, eu não tenho medo do k poderá vir dali pk eu não moro com ela xD assim não tenho k tar a atura-la (aos poucos começo a desgostar de toda a gente, até dos meus pais, no entanto só posso desgostar da minha mãe pk meu pai já está morto, e na mesma morto eu quero lá saber dele, sinseramente eu não sinto k tenha tido um pai, nem uma lagrima saiu dos meus olhos quando ele morreu, k pena), mas eu tou a pensar contar a minha mãe quando tiver um namorado. mas na mexma n tou a ver pk a minha mãe tem k saber, ela não me vai opoiar nem vai despoiar, simplesmente n vai ligar e pronto. 

Bem, espero pelas vossas respostas........

Deve-se contar aos pais.

Quando, de que forma, e a quantos e quais membros da familia e que depende de pessoa para pessoa.

Eu por exemplo ei de contar mas não já. :D

Tou e a espera que os casamentos homossexuais começem a aparecer na tv, para ver o que eles pensam. Porque nunca lhes vi a discutir uma coisa dessas hehe.

Riu

• Visitante
                                  Sim, fazes bem.

Mas prepate andre, não é nada facil contar aos nossos pais o k somos. E pensa bem se queres mexmo contar, eu contei e já tou arrependido... :-\

miudadoce

• Visitante
                                    Acho que se conseguisse dizer-lhes teria uma vida mais tranquila.. Pois os meus pais são muito importantes para mim e eu conto-lhes sempre tudo (excluindo o facto de ser homossexual). Acho que se contasse tirava um fardo da minha vida e seria tudo mais fácil. Poderia andar com a minha namorada lá por casa como se fosse um namorado..
                                    Mas ainda não me sinto preparada e não sei se algum dia sentirei.
                                    Veremos o que o futuro nos reserva  ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      84 Respostas
                                      16250 Visualizações
                                      Última mensagem 18 de Novembro de 2014
                                      por a human being
                                      122 Respostas
                                      26075 Visualizações
                                      Última mensagem 11 de Agosto de 2009
                                      por Elijah Keat
                                      47 Respostas
                                      14886 Visualizações
                                      Última mensagem 19 de Maio de 2011
                                      por Di HF