rede ex aequo

Olá Visitante29.mai.2023, 04:18:48

Autor Tópico: Observatório de Educação: Comunica as tuas situações de discriminação  (Lida 14577 vezes)

Observatório de Educação: Comunica as tuas situações de discriminação

Offline rede ex aequo

• Administração
  • Membro Elite
    • rede ex aequo
Olá,

Queremos aproveitar o final deste ano lectivo para relembrar da existência do formulário do Observatório de Educação, da rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes, através do qual podes relatar as situações de homofobia ou transfobia por ti sofridas ou presenciadas.

Se foste vítima ou testemunha de uma situação de discriminação física ou verbal, por homofobia ou transfobia, em meio escolar, pedimos-te que preenchas o formulário anónimo presente em www.rea.pt/oe. Opcionalmente podes fazer download do questionário em formato .pdf aqui, preenchê-lo e enviá-lo para a digitalizado para a morada de email oficial da associação ou por correio (ver contactos).

Desejamos assim dar voz e comunicar todos os casos de discriminação, de qualquer cariz, respeitantes ao tema da orientação sexual e identidade de género que tenham ocorrido em estabelecimentos escolares em Portugal.

É muito importante a tua ajuda, tanto na divulgação desta ferramenta junto dos teus colegas e professores, como no relato deste tipo de ocorrências, para termos um espelho da realidade em Portugal e a darmos a conhecer ao Ministério da Educação através de um relatório bianual.

Um abraço,
A Direção da rede ex aequo
« Última modificação: 26 de Abril de 2012 por rede ex aequo »

Offline bITaS

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • e puff! fez-se chocapic...
      • ex aequo aveiro
    a participação de cada um de nós faz a diferença. [smiley=sim.gif]
    « Última modificação: 30 de Setembro de 2008 por rede ex aequo »

titi077

• Visitante
      eu estou a ver que tenho que participar outra vez nas estatisticas.
      hoje fui proibido de afixar os cartazes da rede, acham isto normal?!

disseram-me na escola que apenas no caso de fazer parte de um trabalho é que se poderia pensar em dar autorização para afixar os cartazes!!!

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
        • Membro Vintage
        • Género: Masculino

disseram-me na escola que apenas no caso de fazer parte de um trabalho é que se poderia pensar em dar autorização para afixar os cartazes!!!

Rovisco, informa-te sobre outros cartazes, panfletos, qualquer tipo de informação que já tenhas visto pela escola, que não te pareça directamente associado com o ensino escolar - como festas, feiras ou outras iniciativas locais - e procura saber em que condições foi permitida essa distribuição. Se achares que essas razões não estão de acordo com o que contigo praticaram apresenta o caso no Conselho Executivo e exige uma decisão justa.

De qualquer modo, tenta recorrer Lol

titi077

• Visitante

Rovisco, informa-te sobre outros cartazes, panfletos, qualquer tipo de informação que já tenhas visto pela escola, que não te pareça directamente associado com o ensino escolar - como festas, feiras ou outras iniciativas locais - e procura saber em que condições foi permitida essa distribuição. Se achares que essas razões não estão de acordo com o que contigo praticaram apresenta o caso no Conselho Executivo e exige uma decisão justa.

De qualquer modo, tenta recorrer Lol

foi a própria directora da escola que me negou a colocação de cartazes.
          ela disse qualquer coisa do género: "os homossexuais são como as outras pessoas todas, mas não precisamos de estar a chamar a atenção. acho que esses cartazes são uma chamada de atenção. Os heterossexuais não andam por aí a espalhar que são heterossexuais e coisas do género"

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
            • Membro Vintage
            foi a própria directora da escola que me negou a colocação de cartazes.
            ela disse qualquer coisa do género: "os homossexuais são como as outras pessoas todas, mas não precisamos de estar a chamar a atenção. acho que esses cartazes são uma chamada de atenção. Os heterossexuais não andam por aí a espalhar que são heterossexuais e coisas do género"

Ela tem razão, os homossexuais são como as outras pessoas todas, mas ela esquece-se que podem haver mũitos homossexuais na escola dela que precisem de uma chamada de atenção, que os faça sentirem-se melhor consigo próprios e mais incluídos na sociedade. Os heterossexuais não são alvo de repressão. Nesse sentido ela só faria bem se permitisse esta tua iniciativa para que pudesse, de alguma maneira, ser responsável por uma melhor integração de mũitos jovens da escola.

Acho que seria uma boa se a rede ex aequo pudesse interferir neste caso, com uma carta ao conselho executivo. Apenas como "chamada de atenção". Se a rede achar que não é motivo para tal (como entidade associativa), acho que podemos nós, membros (independentemente da rede), não deixar este caso passar. Eu estou disposto a mandar um mail ao conselho executivo da tua escola, se me disponibilizares o e-mail ou site do mesmo. Se achares que te vais sentir demasiado exposto e que isto não será o melhor, então deixarei passar. Mas fica a ideia e a vontade de ajudar.
            « Última modificação: 3 de Outubro de 2008 por thwRoyalSizeCX »

Offline Moony

• *
              • Novo Membro
              • Género: Feminino
              A conversa da directora da tua escola é a mesma de muitos pais (incluindo a minha mãe) que não percebem a necessidade, pois não acreditam que haja muito homofobia. Talvez se lhe explicasses com calma conseguisses transmitir a mensagem de que para ela pode ser indiferente mas pode ajudar muitas pessoas da tua escola.  ;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Homofobia
                A conversa da directora da tua escola é a mesma de muitos pais (incluindo a minha mãe) que não percebem a necessidade, pois não acreditam que haja muito homofobia. Talvez se lhe explicasses com calma conseguisses transmitir a mensagem de que para ela pode ser indiferente mas pode ajudar muitas pessoas da tua escola.  ;)

Também há os relatórios do Observatório de Educação da rede ex aequo que podem ser mostrados aos pais e professores:

http://www.rea.pt/observatorio.html

:)
                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline zigo

• Membro Sénior
                  • "Só o Amor é Real"
                  Estudo revela homofobia nas escolas  ???

O último relatório do Observatório de educação da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros, indica que 6 em cada 100 jovens abandonam a escola mais cedo devido à discriminação.

Podem ver o resto aqui:

http://www.blocomotiva.net/index.php option=com_content&task=view&id=1182&Itemid=1
                    "Dream as if you´ll live forever, live as if you´ll die today" James Dean

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Homofobia
                    indica que 6 em cada 100 jovens abandonam a escola mais cedo devido à discriminação.

O 6 em cada 100 é uma extrapolação feita pela comunicação social a partir dos dados do relatório (das 92 queixas 6 referem abandono escolar), mas em lado nenhum o relatório ou a rede ex aequo referiu a estatística de 6 em cada 100. :)
                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline τοRoyalSizeΚΞ

• Orador(a)
                      • Membro Vintage
                      indica que 6 em cada 100 jovens abandonam a escola mais cedo devido à discriminação.
                      O 6 em cada 100 é uma extrapolação feita pela comunicação social a partir dos dados do relatório (das 92 queixas 6 referem abandono escolar), mas em lado nenhum o relatório ou a rede ex aequo referiu a estatística de 6 em cada 100. :)

Também reparei nisso e fiquei a pensar se essa transformação percentual e generalizada seria válida tendo em conta o universo tão reduzido das respostas em comparação com outros estudos de questionário.

Offline Minimalistic

• Associad@
                        • Membro Sénior
                        Caso a autora da descriminação ainda não tiver denunciado, deixo aqui um topico recente que sugiro que leiam para entrar em contacto com a vitima, que me pareceu intressada em explicar a situação.

http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=17340.0

Offline JDelgado

• Membro Elite
                          • Simply lost
                            • Facebook
                          Já foi divulgado o novo relatório do observatório da educação?
                          Ja ouvi falar dele este ano mas ainda não o vi divulgado, estava com bastante interessado em ve-lo

Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
                            Basta saber encontra-la

Offline Dreamer

• Associad@
                            • Membro Total
                            • Veni. Vidi. Vici.
                            Verifiquei uma certa estagnação das queixas recebidas nos ultimos anos, será que a violência realmente diminuiu?    ???
                              Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.
                              Jean Cocteau

Offline Ritaac

• *
                              • Novo Membro

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                65 Respostas
                                26533 Visualizações
                                Última mensagem 2 de Março de 2014
                                por pedrosilvaesc
                                8 Respostas
                                6116 Visualizações
                                Última mensagem 15 de Setembro de 2010
                                por Cariño28
                                0 Respostas
                                1313 Visualizações
                                Última mensagem 12 de Outubro de 2014
                                por Skar