Olá! Eu participei pela primeira vez numa reunião dos grupos locais no mês passado, e gostei imenso! acho que é um trabalho de voluntariado que não tem preço e bastante terapêutico. como sinto que também posso contribuir, gostaria de pedir aos coordenadores dos grupos locais que me respondessem as minhas questões para poder tomar uma decisão final.
Olá
sr nata, ainda bem que tiveste uma boa experiência e é bom saber que ficaste com o bichinho atrás da orelha

Ora, respondendo às tuas perguntas:
- Quanto tempo semanal ocupa uma preparação de uma reunião;
Tanto pode demorar um mês, como uma semana, como um dia ou 5 minutos. Depende de cada coordenador e de cada equipa coordenadora.
Cada equipa coordenadora dispõe de um recurso interno de email para debate e organização das reuniões e actividades, pelo que no planeamento de uma reunião, por exemplo, essa organização vai sendo feita conforme a disponibilidade de cada coordenador em aceder ao email, onde cada um vai respondendo quando pode e as suas ideias vão ficando. Isto é um processo que, se alguém ficar algum tempo sem ir ao mail pode demorar uma semana, por exemplo, ou se a equipa for dinâmica pode demorar até apenas um dia.
Se os coordenadores optarem por encontrar-se presencialmente a organização pode demorar umas horas ou uns minutos, tendo depois a restante preparação de reunir o material atempadamente para a reunião, levando mais um diazito ou outro, ou mesmo mais uma horita chegando a casa e recolhendo o que for preciso.
Se os coordenadores escolherem fazê-lo por msn também é um pouco o mesmo processo.
O aconselhado é a utilização do primeiro recurso, a Mailing List interna da coordenação. Assim o historial da organização da reunião fica registado e pode ajudar no futuro a próximas coordenações, que vão pesquisar e encontrarão tudo o que disseram há um ano, por exemplo, sobre essa reunião.
A verdade é que depois de se apanhar o jeito, passadas 3 ou 5 reuniões, cada reunião pode demorar 5 minutos a ser preparada e até com o mínimo de emails trocados na Mailing List, onde um dá uma ou duas possibilidades, outro manda um bitaite e outro concorda, e pronto, já está

É fácil, não é nenhum drama e dá milhões

- Qual a disponibilidade necessária para poder colaborar;
Lá está, se escolherem encontrar-se presencialmente ou por msn para organizarem uma reunião é preciso encontrarem disponibilidade para aquele momento entre todos, o que pode alongar o tempo de organização tendo um ou dois de ter de esperar pelo outro até poderem encontrar-se. Se escolherem utilizar a Mailing List de coordenação basta dispenderem 2 minutos a certas alturas do dia para irem visitando o email e vai-se conversando à possibilidade de cada um.
Para todo o trabalho restante que implica uma coordenação, é necessária alguma disponibilidade, para preencher os relatórios depois de cada reunião/actividade (depende de cada pessoa, eu por exemplo não demoro mais de 5 minutos a preencher um relatório), é necessário haver também disponibilidade para fazer algum trabalho de campo, como visitar escolas, bibliotecas, centros de juventude se o grupo concordar em fazer a divulgação pela cidade, é necessário disponibilidade para fazer alguns, vários ou bastantes telefonemas, dependendo de local para local ou de razão. Por exemplo, para arranjar espaço de reuniões, é possível que seja necessário o grupo insistir, insistir e insistir bastante com os locais, a ponto de telefonar todos os dias para relembrar as pessoas de que ainda estão à espera, pois por vezes há pessoas que "se esquecem" de nós, e em cidades mais pequenas ou mais "fechadas" é preciso insistir BASTANTE, e até deslocarem-se a esses locais.
Não esquecer que todo o trabalho de coordenação deve ser repartido/dividido por todos os coordenadores, não devendo ser apenas uma pessoa a fazer tudo isto (a não ser que ela queira LOL).
- Qual o perfil ideal;
Eu diria que a vontade de ajudar, ser bom comunicador, ser bem organizado, ter atenção ao português na escrita e principalmente ser dinâmico

É bom ter todos estes requisitos, mas se por acaso alguém não estiver tão à vontade a falar em público, então esse elemento pode esforçar-se por ajudar mais em trabalho de bastidores (como preenchimento de relatórios, ajudar na organização, na moderação do sub-fórum, ficar encarregue dos quebra-gelos e energgyzers nas reuniões, por exemplo), é uma questão da equipa conversar entre si

- Qual a pior situação/ situação mais complicada que já assistiram numa reunião;
Hm...agora não me lembro de nada assim grave, mas já aconteceu ser necessário arranjar alternativas à última da hora para um quebra-gelo ou energgyzer, e ter de mudar um pouco o esquema do plano feito para a reunião. Às vezes acontece, não é nada de mal, ganha-se experiência e aprendemos a ter em conta diversas situações e faz com que tenhamos de ter já na cabeça um plano B para certas situações, como ter menos membros do que o esperado, ter mais membros do que o esperado, ter novos membros que chegam atrasados, ter membros que à partida não poderão participar em actividades mais mexidas, etc.
Com o tempo vai-se lá, e se cometermos por vezes alguns erros, paciência, não somos o super-homem, nem a super-mulher^^ É preciso é aprender com os erros

- Quais as obrigações de um coordenador (tem que ir às reuniões da direcção? tem que fazer relatórios das actividades desenvolvidas? ...)
> Planeamento, organização e dinamização das reuniões, actividades e eventos do grupo local;
> Divulgação das reuniões, actividades e eventos do grupo local através do Fórum, Mailing List de divulgação e página local no site da rede ex aequo;
> Preenchimento de um relatório online por reunião/actividade do grupo local;
> Moderação do sub-fórum local;
> Gestão do telemóvel do grupo;
> Gestão do email do grupo;
> Divulgação do grupo local (escolas, bibliotecas, centros de juventude, associações jovens e culturais, centros de saúde,...).
Acho que é tudo, não estou a lembrar-me de mais nada. E os coordenadores não vão às reuniões de Direcção

Mas podem convocar reuniões com a Direcção se quiserem

Assim como a Direcção pode convocar reuniões com a coordenação. Depois é uma questão de ver a disponibilidade de cada parte e dos intervenientes, e de ver se é possível uma reunião presencial ou se tem de ser online

Peço que sejam o mais completos possivel.
obrigado!
Acho que está tudo, se surgirem mais dúvidas é só perguntar
