rede ex aequo

Olá Visitante23.set.2020, 19:45:07

Sondagem

Já tiveste de sair de casa por ser LGBT?

Sim, fui expulso/a e nunca mais voltei.
1 (0.7%)
Sim, fui expulso/a, mas voltei e ficou tudo bem.
1 (0.7%)
Sim, fui expulso/a, mas voltei sem melhorias no ambiente.
1 (0.7%)
Sim, fui expulso/a, não voltei, mas a relação familiar está bem agora.
0 (0%)
Saí eu próprio/a, por o ambiente ser insuportável e nunca mais voltei.
3 (2.1%)
Saí eu próprio/a, por o ambiente ser insuportável, mas voltei e ficou tudo bem.
1 (0.7%)
Saí eu próprio/a, por o ambiente ser insuportável, voltei, mas sem melhorias
0 (0%)
Saí eu próprio/a, por o ambiente ser insuportável, não voltei, mas a relação familiar está bem agora.
1 (0.7%)
Estou num ambiente insuportável e tenho desejo de sair.
11 (7.7%)
Nunca sai, mas cheguei a ter vontade, apesar de agora estar tudo bem.
13 (9.2%)
Fui ameaçado/a, mas nunca chegaram a expulsar-me.
4 (2.8%)
Tenho recebido ameaças de ser expulso/a.
0 (0%)
Tenho receio de vir a ser expulso quando souberem.
48 (33.8%)
Nunca tive problemas desta natureza.
58 (40.8%)

Votos totais: 94

Autor Tópico: Que farias se tivesses de sair de casa por ser LGBT?  (Lida 37109 vezes)

Que farias se tivesses de sair de casa por ser LGBT?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Oi,

Esta é uma situação hipotética que poderá/deve acontecer a muitos jovens LGBT.

Que fariam (ou fizeram se já passaram por isto) se após a revelação/descoberta da vossa orientação sexual e/ou identidade de género tivessem sido/fossem expulsos de casa pelos pais ou familiares ou sentissem o clima/ambiente em casa tão insuportável que não conseguissem mais continuar a viver lá?

Que soluções usariam? Que fariam? Que fez quem já passou por isto?

Esta é uma questão importante. Por favor participem com as vossas ideias, experiências e opiniões, porque pode haver pessoas para quem este assunto é importante.

Por todo o mundo, por exemplo, existe um nível significante de jovens LGBT sem-abrigo e estudos indicam que a ideação e tentativas de suicídio nestes jovens sem-abrigo sobe exponencialmente para pelo menos metade terem tentado suicidar-se.
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Re:Que farias se tivesses de sair de casa por ser LGBT?

Offline Aluap

• Membro Total
      • www.thelwordonline.com
    Bem, responder a essa questão é mesmo bastante complicado para mim, uma vez que é daquelas perguntas que quando surgem na minha cabeça, opto por não pensar no assunto e mudar o rumo das minhas ideias.

No entanto, e tentando imaginar a situação pela primeira vez, vou tentar responder.

A minha primeira hipótese, e uma vez que os meus pais são divorciados, seria explicar a situação ao meu pai, e ver ele permitia que eu lá ficasse. Pondo a hipótese de também ele me afastar de casa, ou pura e simplesmente eu não ser capaz de lá viver, a situação tornava-se mais complicada ainda! No caso de isto acontecer, parto do princípio que também a mensalidade (que ele dá) me seria cortada, inviabilizando o aluguer imediato de um quarto..

Não sei...  :-\ Nesse caso, precisava urgentemente de começar a ganhar dinheiro. Era capaz de pedir a uma amiga minha que é de fora, mas estuda cá, se ela me deixava ficar na casa dela até eu ser capaz de ter dinheiro para tudo (casa+alimentação e afins).

Ok!!! Ía ser mesmo muito difícil!! Só sei que ía ficar desesperada... Não sou capaz de dizer mais nada  :-[
      «Oh the quiet child awaits the day when she can break free the mold that clings like desperation.
      Mother can't you see I've got to live my life the way I feel is right for me might not be right for you but it's right for me..» Sarah McLachlan

moon_angel

• Visitante
      ok...  como comigo as coisas se passaram de forma mto pacifica, e ainda hoje, quase 3 anos depois dos meus pais saberem da minha orientação, ainda moro com eles, acho q isso quer dizer alguma coisa... :)

lucky me!!!

agora se as coisas não tivessem corrido assim tão bem, não sei como ficaria a minha situação...

(No ano em q tudo se colapsou, eu estava a fazer estágio e a morar fora de casa; como o estágio era remunerado, tinha como me sustentar... mas no ano seguinte tinha plena consciencia do q me puderia acontecer: ficar desempregada... e aí não saberia o q fazer...)

mas se o ambiente, a nao aceitação e todo esse tipo de factores q sei q contribuiriam para uma ruptura psicologica e emociaonal da minha parte, nao fossem do melhor, sei q a minha vida passaria por sair de casa... arranjar um quarto, ou um apartamento (isso obviamente iria depender dos custos), ou no caso de ficar sem trabalho, procurar alguem amigo q me pudesse socorrer nesse emergência...  mas sei q não ficaria a viver em casa...

sei tb q não iria desistir de voltar a falar com os meus pais, e tentar ao máximo repor a harmonia q nos unia... embora soubesse q ia, à partida, travar uma batalha dificil... Mas o amor q lhes tenho, sei q me levaria a tomar tal atitude...

ok... just my opinion.... :)

Nu_vito

• Visitante
        estar a dizer k sei cm um jovem se iria sentir, é mentira nao sei cm se poderá sentir, se for forçado ou se ele sentir k deverá sairde casa dps de se assumir, por mais k tente, sei k deve sentir uma enorme trsiteza, pensar ou dizer cm reagiria se isso acontece-se cmg, tb não posso idealizar, pk mts vezes pensamos ou formailizamos um hipotetico discurso ou maneira de agir e dps kd xega à altura saínos completamente ao contrario...axo k iria reagir cm o proprio momento assim o indicasse...
        so passando pla experiencia(k espero nc ter k passar) é k poderia dizer cm reagia....

é a minha opiniao.. :-*

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          Nu_vito, não interessa se acabarias por fazer algo diferente ou não, mas sim o que farias neste momento se de repente de facto estivesses nessa situação...
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Sandy

• *
            • Novo Membro
             :'( Bem... Essa é uma questão deveras complicada!
             Essa é uma situação com q me deparo diariamente. Apesar da minha mãe saber q sou lesbica e conhecer a minha namorada... tem dias em q parece n aceitar bem e "manda boquinhas". Se tiver o "azar" do meu pai somar 1+1=2.... Provavelmente será o q me vai acontecer  :'(

O meu pai é demasiado homofóbico e machista e, um belo dia, calhou em conversa e perg o q faria se lhe dissesse q era lésbica... a resposta foi q as minhas malas estariam na porta da entrada 5 min dps  :'( :'( :'(

Mas como por enquanto pensa q ele n sonha sequer... n vale mto a pena esturricar os miolitos a pensar nisso  ;)

:-* :-* :-*

"É muito desanimador viver-se num tempo em que é mais fácil fazer rebentar um átomo do que um preconceito" (Albert Einstein)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              A juventude gay e lésbica sem-abrigo: questões e especiais preocupações,
              Kruks G (1991), Journal of Adolescent Health, 12, 515-8.

São revistos os dados disponíveis dos problemas de suicídio dos jovens gays e lésbicas sem-abrigo. As indicações mostram que sofrem maiores riscos de tentativas de suicídio. É mencionado que uma amostra de juventude gay das ruas, que fez parte do estudo Schneider et al. (1989) (embora os resultados não tenham sido publicados) consistia de "53 jovens das ruas, identificados como gays (...) tendo 53% deles tentado suicidar-se pela menos uma vez e 47% mais do que uma vez". (p. 517)

http://homofobia.com.sapo.pt/dados.html

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                  • Mais sobre mim...
                Se os meus pais me expulsassem de casa eles seriam obviamente MAUS PAIS! E seriam eles que estariam a cometer o maior erro das vidas deles, não eu.

Como já foi dito por diversas pessoas lá teria de arranjar maneira de sobreviver, mas à parte de toda a logística também teria que sobreviver a nível dos afectos e o ser-se rejeitado de uma maneira tão crua é muito difícil de lidar com.

Esperava ter alguém que me desse a mão algum primo, tio ou amigo e pouco a pouco voltar a ganhar auto-estima e sentir-me livre para ser quem sou. Sem desistir de tentar mostrar aos meus pais o quão equivocados e mal informados estariam. Se ao fim de muito tempo visse que era impossível qualquer aceitação por parte deles então partiria para outra porque as figuras parentais são muito importantes mas ninguém é insubstituível por muito que nos custe a aceitar.
                  Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

moon_angel

• Visitante
                  ... as figuras parentais são muito importantes mas ninguém é insubstituível por muito que nos custe a aceitar.

não te estarás a contradizer?!  :-\

não percebi mto bem o q queres dizer com esta frase... afinal de contas, as figuras parentais são importantes, dizes q se pusessem fora de casa eram MAUS PAIS, e dpois dizes q ninguém é insubstituível?

sorry.. but I don't understand... :(

Cactus_cute

• Visitante
                    o q n é insubstituivel sao as más figuras parentais, reunindo tudo o q a cacao disse... e concordo... pai é pai e mãe é mãe, mas n é p o serem q tem direito a uma dose inalterável de respeito. n é uma questao de titulo, é uma questao de amor q se da aos filhos... bons pais amam os filhos mais do q qualquer coisa, mais do q eles mesmos, e como tal defendem-nos de tudo e todos q possa agredir as suas "crias". e é isso q ganha o respeito e o amor dos filhos... se algures neste processo um pai for negligente na sua funçao, ou neste caso agir mesmo contra a sua funçao, para que manter uma mentira de amar, respeitar quem n o merece?...
                    subscrevo totalmente, pais q ponham os filhos fora de casa p um motivo destes sao maus pais, e se n alterarem a sua maneira de ver as coisas, sao de facto substituiveis... mesmo q fique um vazio depois de serem "substituidos" é a velha máximo do "antes só q mal acompanhado"... pessoas q vao contra o q somos e o q cremos fazem-nos mal, sobretudo se tivermos q estar constantemente a engolir quem somos para evitar conflitos.

moon_angel

• Visitante
                      e qdo os pais parece q estão a levar tudo numa boa.... aceitam a/o namorad@... mas depois fala-se em combinar um almoço para se conhecerem, e...

simplesmente dizem q vamos deixar tudo como está.... :( :( :( :(

enfim...

nao posso dizer q são MAUS PAIS; como disse a cacao, pq eu AMO-OS incondicionalmente.. mas as vezes surpreendem-me.... pela negativa, claro!

Cactus_cute

• Visitante
                        nao tens q te surpreender pela negativa, acho eu... pondo-me no lugar dos teus pais imagino q eles possam ter receio de ver algo q n queiram, pq continuas a ser a filhinha deles... é uma questao de lhes dar tempo (independentemente de ja ter passado mt tempo ou n... cada um precisa do seu proprio tempo para se habituar as mudanças inesperadas) e de ires desmistificando possiveis ideias erradas q eles tenham... muito dialogo, é sempre a melhor soluçao :)

moon_angel

• Visitante
                          thanks... Cactus...  :-*

Offline Pandora

• Membro Ultra
                            Se ao fim de muito tempo visse que era impossível qualquer aceitação por parte deles então partiria para outra porque as figuras parentais são muito importantes mas ninguém é insubstituível por muito que nos custe a aceitar.

I subscribe that.
                            E por muito que nos custe a aceitar... (a nós e a eles).
                            Está profundamente imbuído em nós o mito, o arquétipo parental... e daí deriva a dor da separação (mesmo nos casos em que a relação é ou foi má).

(independentemente de ja ter passado mt tempo ou n... cada um precisa do seu proprio tempo para se habituar as mudanças inesperadas) e de ires desmistificando possiveis ideias erradas q eles tenham... muito dialogo, é sempre a melhor soluçao :)

Cactus,
                            Cada situação pode ser um Mundo. Cada situação pode trazer em si contornos de dificuldade que muitas vezes pensamos inimagináveis.
                            Mas uma coisa é certa: as tuas palavras foram - para mim - de uma grandeza enorme.  :-* :-*
                              ..
                              Watch your thoughts, they become your words
                              Watch your words, they become your actions
                              Watch your actions, they become your habits
                              Watch your habits, they become your character
                              Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

Offline Magia

• Membro Ultra
                              • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
                                • A minha galeria
                              n por ser lgbt, mas por ser apenas kem sou.. ja senti o clima demais pra mim e ja tentei fugir...  :-X
                              tentei, n fugi.. e ainda bem.. pk depois de muita "luta", discussoes, etc.. as coisas tao melhor ká em casa...

recentemente a minha mae deu-me o livro do daniel sampaio, vagabundos de nós.. kem leu sabe do que estou a falar e da carga emocional k akilo poderá representar para nós as duas... acabei ontem de o ler... e acho que me devo preparar para mais uma discussaozinha acesa... uma k a minha mae, devido à sua fase de negaçao, tem estado a evitar... sera ag o momento? hum? tenho medo... medo exactamente de me sentir mal a ponto de desejar desertar...

e caso tenha de o fazer? para onde ir? tenho amig@s, é certo... mas até kando poderei estar numa situaçao dessas?

é complicado...  :-[
                                Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

moon_angel

• Visitante
                                magia.. é preciso ter calma...

eu acho q sair de casa nem sempre é uma solução... e qdo o é, pode nao ser a mais viavel...

é preciso ter calma!

Offline candy cane

• Membro Vintage
                                  • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                                    • não estou in the mood
                                   Essa situação é muito complicada.
                                   Só penso em assumir-me quando for financeiramente independente, porque já sei qual seria a reaçao dos meus pais.
                                  Se tivesse que sair de casa não teria mesmo para onde ir.
                                   Talvez fosse para casa da minha avó. A  minha avó, apesar de ser mais velha e de ter menos informação que os meus pais, é muito mais compreensiva e de certeza que iria ficar do meu lado e apoiar-me, apesar de ter um pequeno desgosto por "querer bisnetinhos"...
                                   Apesar de ir ter muitos problemas teria de seguir a minha vida, não poderia ficar presa aos preconceitos dos outros e ter uma segunda vida.
                                    Though nothing can bring back the hour
                                    Of splendor in the grass, of glory in the flower
                                    We will grieve not, but rather find
                                    Strength in what remains behind

Wordsworth
                                    | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Como acham que seria possível organizar uma estrutura de apoio a jovens nestas situações? Que se podia fazer e oferecer?

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                        • Mais sobre mim...
                                      Talvez fosse para casa da minha avó. A  minha avó, apesar de ser mais velha e de ter menos informação que os meus pais, é muito mais compreensiva e de certeza que iria ficar do meu lado e apoiar-me, apesar de ter um pequeno desgosto por "querer bisnetinhos"...

Novoselic_angel,

É engraçado que toques nessa questão do avós porque existem alguns estudos que apontam isso mesmo. A relação avós-netos é construida, muitas vezes, num clima de maior abertura devido a um gap de gerações. E claro entre pais e filhos esse oco ainda não está presente... :-\

Quanto ao desgosto dos «bisnetinhos» a que te referes, creio que é uma falsa crença. Muitos LGBT querem ser papás e mâmas e a orientação sexual de uma pessoa não está correlacionada com o desejo de ter filhos - Conheço mesmo alguns casais heterossexuais amigos que não desejam ter filhos ;)

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Magia

• Membro Ultra
                                        • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
                                          • A minha galeria
                                        Como acham que seria possível organizar uma estrutura de apoio a jovens nestas situações? Que se podia fazer e oferecer?

uma okupa de apoio era fixe!  :D ;D
                                          Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          121 Respostas
                                          19274 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Setembro de 2015
                                          por Odra
                                          15 Respostas
                                          4103 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Julho de 2012
                                          por ricardocca
                                          43 Respostas
                                          9256 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Agosto de 2011
                                          por kgbatista
                                          89 Respostas
                                          12030 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Junho de 2017