Gostava de actualizar a situação actual neste tópico (mudou muito pouco, mas sao os meus 2 cent.

)
Na minha perspectiva, a aceitação é muito superficial e passiva, ou seja, não é verdadeira. Manifestações públicas de afecto são toleradas, em particular entre raparigas, mas também entre rapazes. A mentalidade geral varia, mas diria que a maioria são conservadores conformistas, que aceitam ver gays desde que não lhes afectem (ou sejam filhos deles

).
Ou seja, se forem
gays desconhecidos nas Caldas da Rainha, é pouco provavel que vos aconteça algo. A probabilidade de haver conflito físico é bastante reduzida. São bem vindos!, mas duvido que encontrem muitos sítios onde gays se encontrem

, pela razão que estou a tentar explicar neste tópico.
Se forem
gays com família nas Caldas, o burburinho é certo nas vossas costas, entre a maioria das mentalidades predominantes, como por exemplo, pessoas que vêem a comunidade num contexto mais tradicionalista, que não estão habituados à homossexualidade - ainda lhes é estranho. No entanto, pessoas de mente aberta também existem!
A aceitação pode ser muito passiva, do género, "conseguimos aceitar, mas não entendemos". Os estereótipos são dominantes. Essa falta de entendimento e de informação leva a pensamentos tipo "achamos que é só uma pancada vossa, mas não nos importamos". E depois claro, há quem se importe

.
Entre
rapazes jovens da minha idade (17 e mais novos), há ainda uma grande cultura de supermachismo que se pode observar bem pela quantidade de clubes desportivos em que estão inscritos e pelas lindas interjeições género "Já mudaste para a outra equipa?", "p********!",... que são comuns e que são incentivadas localmente(*). Este supermachismo é falaciosamente relacionado com a orientação sexual, por preconceito.
As
raparigas jovens são muito tolerantes, raras excepções se aplicam. Infelizmente, nota-se ainda várias vezes influência de machismo na própria mentalidade das mulheres(**)...
Nos adultos (superior a 20 anos), já há outro respeito pela sexualidade dos outros

, mas não é garantido que, dado o clima de desinformação, que consigam compreender convenientemente.
SumárioEsta é a minha análise de Caldas da Rainha, uma cidade
muito tolerante aos gays, mas que
não os aceita verdadeiramente, pois, na generalidade, não consegue assumir uma postura gay-friendly porque esta contrasta com a identidade cultural tradicionalista com que a cidade se identifica.
(*)Ver um jogo de futebol nas Caldas, num bar, implica sempre que saiam comentários deste género, não admira que estes passem para as outras gerações.
(**) Fico surpreendido com a quantidade de mulheres que me dizem que acham estranho as mulheres poderem ser bombeiras..., e que acreditam fielmente que farão um pior trabalho -.-' ...
Nota final: esta é a minha perspectiva muito muito subjectiva e talvez um pouco frustada, mas é a realidade que eu vejo à minha volta, não só na cidade, mas também nas aldeias envolventes.