rede ex aequo

Olá Visitante21.jul.2019, 01:34:17

Autor Tópico: Curiosidades sobre o Porto  (Lida 20428 vezes)

Curiosidades sobre o Porto

Passer

• Visitante
Nos Jardins do Palacio existe uma Capela de Carlos Alberto que, penso, foi mandada construir por uma irma dele em sua homenagem (quem entra, do lado direito, segue, segue, segue...lol).

AHHHH!

Eu ando há imenso tempo a querer saber o nome dessa capela!

Como eu nao tinha a certeza de quem tinha mandado construir a capela, porque a Saki mostrou interesse e, acima de tudo porque sou um grande geek, nao sosseguei (olha que gira que fica esta palavra escrita...lol) enquanto nao fui saber e mostrar mais sobre o assunto.

Para a minha Sakizinha (sim, sim, Scorps, tb é um bocadinho minha... :P ), e para quem mais estiver interessado :P , aqui vai mais ( e nao foi mais cedo porque estou sufocado em exames... :P)

A dita capela é esta, para quem ainda nao tenha localizado:

Se repararmos está cheia de C.A.'s em todo o lado (de Carlos Alberto), nos vasos, em todas as colunas, nos desenhos nas portas... e no meio disto deve haver muito simbolo que desconheço espalhado la pelo meio tambem.

No lado tem esta placa (bem mais recente) que explica quem a mandou construir.

Desculpem o tamanho das fotos, mas nao soube fazer de outra forma ( e iam-se perder os pormenores se ficassem mais pequenas) e acho que neste topico ate pode ser...

Já que noutro topico se falou destas toponimias aproveito (sou um aproveitador...lol) para deixar aqui umas palavras.  :P

(...)

Os outros ficam para depois  :P

Nao pensem que me esqueci dos outros senhores, mas é que sao-me muito caros, especialmente o Dr Ricardo Jorge, para escrever sobre eles levianamente. Os exames já passam e eu ja escrevo com mais calma.   :-*

Fui-me*

P.S.- Fiquei foi com curiosidade em saber a origem (que é recente) de um crucifixo que esta em frente da capela (dá para ver na 1ª foto, no lado direito) que tem um Santo Antonio (ao que parece...nao tem cabeça...:s) e um Santiago (o de Campus Stellae)...  :devil :devil Se alguem souber alguma coisa (nao deve ter grande historia, mas nao gosto de ficar com estas questoes pendentes...lol;) ;)

By the way, Carlos Alberto foi este sr: http://www.geneall.net/I/per_page.php?id=5553 (nota no Victor Emanuel e na Rainha Maria Pia de Saboia  ::))
« Última modificação: 9 de Julho de 2008 por ● AsrEsp ● »

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • Género: Feminino
    • "Nobody sits in my chair."
      • SNAFU
    Tu és mesmo geek! ahah

Mas mais uma vez obrigada pela partilha Piu :D
      "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Passer

• Visitante
      Um sitio bonito que vai ser protegido  ;)

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1098&formato=flv

Está a ser criada a Reserva Natural do Estuario do douro, como área protegida.  ;D

;D

Offline prettyinscarlet

• Membro Ultra
        • Género: Masculino
          • facebook
        Sabiam que a Torre dos Clerigos foi construido num terreno onde eram sepultados os criminosos que haviam sido condenados à forca? :devil
          Find a place without a single life

Offline timmy

• Membro Vintage
          Sabiam que a Torre dos Clerigos foi construido num terreno onde eram sepultados os criminosos que haviam sido condenados à forca? :devil

N fazia ideia :o :o

Alguém anda a fazer os TPC lol lol

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra

N fazia ideia :o :o

Alguém anda a fazer os TPC lol lol

Que horror, bem que sempre que passo por la sinto uns arrepios na espinha...
              Não fiques atrás... mostra o que sentes!

Offline Allen

• Membro Ultra
              As árvores de Alfredo Allen

"Alfredo Allen (1828–1907) foi o responsável pela construção dos jardins da Cordoaria e do Palácio de Cristal, ambos na década de 1860. As árvores do Jardim da Cordoaria aqui referidas são a Araucaria bidwillii e a Sequoiadendron giganteum. Mencionam-se outros locais da cidade onde existem árvores das mesmas espécies (Carregal, Serralves, Baronesa do Seixo, Vilar d’Allen)."

"O livro revela também as pessoas que nos legaram este património. Fala-se do Visconde Alfredo Allen, vereador dos jardins da Câmara do Porto, a ele se devendo, por exemplo, a iniciativa da construção do Jardim da Cordoaria, nas décadas de 1860/70, bem como a encomenda do projecto do Palácio de Cristal, em 1864, tendo sido inaugurado no ano seguinte. Ambos aqueles jardins foram desenhados pelo paisagista alemão Emílio David." link

Offline baixinha51

• Membro Sénior
              • ComO e` dAnÇaS ?LOoL
               :idea voces sabiam q o Porto é uma cidade de Portugal ??   :-X :devil

lol eu sey q sabiam mas pronto ..apeteceu.me mesmo dize.lo  [smiley=muro.gif]  ;D

*If lOve is a felany ,arreSt me nOw and 4eveR*

Offline Reborn

• Membro Ultra
                Quando foi a última vez que nevou no Porto?  :devil

Sou, o verbo que me prerrogo, complemento de outro sujeito.

Offline Allen

• Membro Ultra

Quando Braga foi atingida por ondas de 5 metros ::)
                   :devil

(mas aqui está igualmente frio! :P)

Passer

• Visitante

Quando Braga foi atingida por ondas de 5 metros ::)
                   :devil

(mas aqui está igualmente frio! :P)

Eiii... eu sou do tempo da ultima vez em que nevou no Porto... eu devia ter uns 4 ou 5 anos quando nevou no Porto a ultima vez... Foi festa no infantário... lol lembro-me tão bem de estarmos aos gritos e aos saltos na parte coberta do recreio... lol lol Sou mesmo antigo... lol

::update::

Diz que foi em 14 de Janeiro de 1987 a ultima vez que nevou no Porto. Diz que "durante uma hora , das 10h30 até às 11h30, nevou com relativa intensidade no Porto.." Está a fazer 22 anos. :P

La temperatura era no Porto de -8ºC a 1500m, lo que da una cota de nieve a nivel del mar y muito posiblemente cubriendo, como realmente sucedio.

El aire frio procedente de europa fue frenado al acercarse a la peninsula iberica por una borrasca, lo que hizo que se desplazara al oeste, entrando de esa manera el aire mais frio por el noroeste, algo muito pouco normal. Ademas el dia 15 aun habia -5 a 850hpa no Porto lo que ayudaria a mantener la neve caida. La -10 chegou a vigo(galiza) cerca da costa portuguesa, seguramente nao sucedia algo asim desde 1956, cuando la zona de Porto chegou a tener -11/-12ºc en altura .

Estas fueron las consecuencias de ese temporal, antes de que llegara a la peninsula iberica:

11 de enero, profunda borrasca de 990 mb sobre el mediterráneo, que se desplazaría hacia latitudes superiores facilitando la entrada de la masa de aire frío hasta Francia.

En la Unión Soviética, al Sur del país, en Leningrado (República de Georgia) la temperatura llego a descender hasta los -42ºC.

En la capital de la URSS, Moscú, el termómetros llego a descender hasta los -36ºC, 6ºC por encima de los registrados en 1940.

En Noruega, las temperaturas llegaron a descender hasta los -52ºC. 

El Reino Unido, también se vio afectado por las bajas temperaturas, su capital, Londres(london) registro una temperatura de -8,1ºC, no registrada desde 1940

En Francia el numero de fallecidos asciende a 15, la región de Rhone-Alpes alcanzó temperaturas record, de hasta -23ºC.

Alemania no fue ni muchos menos tranquila, la temperatura mas baja fue de -25,4ºC en Feldberg, en la Selva Negra, situada al Oeste de la RFA, -17ºC midieron los termómetros en Hanover; -16ºC en Saarbrücken, -15ºC en Berlin y -14ºC en las zona de Bonn y Colonia

En Polonia, las temperaturas en algunas zonas de montaña llegaron a situarse por debajo de los -30ºC.

« Última modificação: 9 de Janeiro de 2009 por Passer »

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra
                    Toda a gente me diz que nevou e eu nao vi nada, logo eu que sonho em ver neve  :'(

Offline Valmont

• Membro Elite
                      • Dur d'être une poufiasse snob sans pognon.
                      Toda a gente me diz que nevou e eu nao vi nada, logo eu que sonho em ver neve  :'(

Disseram-me que nevou na Maia...

Offline baixinha51

• Membro Sénior
                      • ComO e` dAnÇaS ?LOoL
                      ya hoje nevou aqi pa vila del conde tambem  ::)  :o

mas eu tb nao vi  [smiley=bomba.gif] tava no banho ..fogo ng merece  :'(

*If lOve is a felany ,arreSt me nOw and 4eveR*

Offline Symphonic

• Orador(a)
                        • Membro Elite
                        • "Does your mother know that you're out?"
                          • Facebook

Pois, parece que sim, mas não chegou a acumular neve no chão, acho...

Eu sou da Maia e estava em Aveiro para minha grande tristeza...

Cheguei ao fim da tarde à Maia, mas já não vi nada... :(

Offline Back Room

• Membro Elite
                          Nevou por aqui sim, mas não chegava a acumular realmente no chão.
                            "I started being proud of being gay, even though I wasn't." Kurt Cobain.

"Quelle est votre plus grand ambition dans la vie? Devenir immortel... et puis... mourir." À Bout de Souffle, Godard.

"One of the great tragedies of mankind is that morality has been hijacked by religion." Arthur C. Clark

Offline BunnyBoops

• Membro Ultra

Credo eu ando bisgolho... so vi chuva e mais chuva  :-X :-X :-X

Offline prettyinscarlet

• Membro Ultra
                                • facebook
                              Alguem sabe qual é a outra cidade do mundo que tem as mesmas 5 pontes que o Porto? :o

Offline Symphonic

• Orador(a)
                                • Membro Elite
                                • "Does your mother know that you're out?"
                                  • Facebook
                                Alguem sabe qual é a outra cidade do mundo que tem as mesmas 5 pontes que o Porto? :o

Gaia?  ::)

Offline prettyinscarlet

• Membro Ultra
                                    • facebook
                                  Ahahaha :o

Ta certo  lol por norma as pessoas pensam muito e dizem cidades tipo Nova iorque e assim :devil