Doença, sim. Sem dúvida.
Vai além do comportamental: há um não reconhecimento do corpo e um desejo de mutilação. Alterando significativamente a vida do sujeito e muitas das vezes pondo mesmo esta em risco.
O tratamento desta patologia passa pela alteração física do sujeito, não tenho grandes dúvidas quanto a este tópico mas também penso que não devemos encarar a realidade com a conotação negativa que muitas vezes vejo associada.
Preocupa-me mais a lentidão com que alguns dos casos são seguidos do que se é doença ou não, por exemplo.
Precisamente o tipo de resposta que este Tópico chama
Pincexa, O tema é pertinente, as questões de genética interessantes e a desinformação deve ser combatida. Mas não nestes moldes. Este é um fórum dirigidos a jovens que já têm de carregar com o fardo de lhe serem chamados de anormais e de doentes em vários sectores da sociedade e é uma total falta de consciência pôr-se a perspectivar a transexualidade dessa maneira quando o propósito deste fórum é servir precisamente de abrigo a esse tipo de preconceitos.
Ora, vamos por isto por miúdos:
- Ninguém gosta que lhe chamem de doente.
- Os homossexuais não gostam que lhes chamem de doentes.
- Os transexuais não gostam que lhes chamem de doentes e tal como os homosexuais não se consideram como tal.
- O próprio sector clínico não os considera doentes.
“Deverá a transexualidade ser considerada uma doença?” – Não! Ponto Final. Acho que a resposta a essa pergunta inoportuna para este fórum já há muito que foi respondida.
Ora, haverá por aqui algum médico especialista na área para se pronunciar em contrário?
um individuo nao possa viver em harmonia com as consequencias desse erro creio que se passa a considerar doença!
Sem qualquer sentido de ofensa centro - tu és um estudantes de enfermagem, não és nenhum especialista no campo para te pores a fazer afirmações desse género tomando-as como conceito certo. As tuas considerações são tuas e pautando-se pelo preconceito eu pedia que as guardasses para ti.
Eu escrevi exactamente aquilo que escrevi, nem mais nem menos.
Desculpa Alice mas as tuas palavras não foram tão concretas ou lineares quanto isso. Eu já estava mentalmente a chamar-te de todos os nomes possíveis até ver este post.
Acho que antes de dizeres incongruências e de te pores a debitar opiniões pessoais sem validade médica e ficares à espera da reacção e opinião de um T, deverias era antes teres lido todos os posts do tópico
Aguardaremos então mas acho a tua questão muito pertinente 
Não, não é.