rede ex aequo

Olá Visitante03.jul.2020, 21:12:39

Autor Tópico: Mania da perseguição e tratamento especial na comunidade GLBT  (Lida 12070 vezes)

Mânia da perseguição e tratamento especial na comunidade GLBT

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Vá lá. Para além de concordar responde também às perguntas que lancei, para não ser só contar votos a favor ou contra. :)

PS. O pensamento não empobrece quando temos uma veriedade de vocabulário e metáforas para exprimir o que se pensa. Falar no "nível civilizado" é um desafio, por isso mesmo, mas algo perfeitamente possível sem impedir boa transmisão das ideias. Qualquer um consegue, mesmo que não seja a via mais fácil...
« Última modificação: 9 de Fevereiro de 2008 por bluejazz »
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline centro_da_gravidad

• Membro Ultra
    • Banido
    • Género: Masculino
    • Maçã Gravitacional!
      • Alforreca Empalhada
    Centro da gravidade, a hipersensibilidade que conheço dos outros lados é sempre com termos como "homofóbico", "discriminatório", "preconceituoso". Confirma-se? E dessa outra parte existe quem ache que iste é sempre uma ofensa, certo? Como se resolve isto então? Quer seja para ofender ou não, proíbe-se as pessoas de dizer estes termos? Ou aceita-se, mas também então passa a ser válido coisas como "mania da perseguição" e "mesquinho" e outros termos que são às vezes usados pelos "do outro lado" (pena ter de falar nestes termos...)? Dizer que alguém é "preconceituoso" está ao menos nível de dizer que alguém é "mesquinho" ou "burro"? Discutemos caso a caso os problemas de "cada parte" envolvida e pode ser que este tópico dê algo de valor. O que é equiparável e não é? O que pode ser dito e será sempre ofensa e o que pode ser dito e pode não ser ofensa?...

Fiquei com alguma confusão pois não tenho a certeza totalitaria se compreendeste ao que eu me referia, pois eu estava-me a referir a determinados tópicos neste fórum, que nem estão relacionados com questões de orientação sexual, onde existe uma percentagem de pessoas que pode dizer que certos argumentos são estúpidos parvos e imbecis sem que nesses casos haja hipersensibilidade, e quando as outras pessoas querem dizer o mesmo já existe uma diferença de criterios!
    Relativamente à hipersensibilidade a termos como homofobico ou preconceituoso, ou ao maravilhoso "homofobia internalizada", creio que se usados de forma incorrecta podem ser tão ofensivos como um burro ou um mesquinho! Pessoalmente eu prefiro que digam que estou a ser burro em relação a certo tema, do que a dizerem que sou preconceituoso!

Vá lá. Para além de concordar responde também às perguntas que lancei, para não ser só contar votos a favor ou contra. :)

PS. O pensamento não empobrece quando temos uma veriedade de vocabulário e metáforas para exprimir o que se pensa. Falar no "nível civilizado" é um desafio, por isso mesmo, mas algo perfeitamente possível sem impedir boa transmisão das ideias. Qualquer um consegue, mesmo que não seja a via mais fácil...

Falar no nivel civilizado é igual a falar de forma muito bonita e correcta mas por entre as virgulas mandar três bocas e meia? :)

[Eis um exemplo onde este meu comentario pode parecer uma falta de respeito mas é somente uma interrogação válida! :) ]
    « Última modificação: 9 de Fevereiro de 2008 por centro_da_gravidad »
      Ninguém consegue escapar ao efeito da gravidade!
      Se a gravidade fosse um estado de alma eu era uma maçã!
      Novo centro gravitacional - O meu umbigo!

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      Fiquei com alguma confusão pois não tenho a certeza totalitaria se compreendeste ao que eu me referia, pois eu estava-me a referir a determinados tópicos neste fórum, que nem estão relacionados com questões de orientação sexual, onde existe uma percentagem de pessoas que pode dizer que certos argumentos são estúpidos parvos e imbecis sem que nesses casos haja hipersensibilidade, e quando as outras pessoas querem dizer o mesmo já existe uma diferença de criterios!

E porque não denuncias essas situações? Não há razões para haver 2 pesos e 2 medidas, se o mesmo tipo de infracções é cometida.

Relativamente à hipersensibilidade a termos como homofobico ou preconceituoso, ou ao maravilhoso "homofobia internalizada", creio que se usados de forma incorrecta podem ser tão ofensivos como um burro ou um mesquinho! Pessoalmente eu prefiro que digam que estou a ser burro em relação a certo tema, do que a dizerem que sou preconceituoso!

Concordamos que pode ser dito para ofender, mas costuma ser usado para ofender?
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

• Membro Ultra
        • Banido
        • Maçã Gravitacional!
          • Alforreca Empalhada
        E porque não denuncias essas situações? Não há razões para haver 2 pesos e 2 medidas, se o mesmo tipo de infracções é cometida.
        O que é para mim não é para os outros, o que é para os outros não é para mim! Simples!

Não sou medium para saber quais sao as intenções das pessoas do outro lado do monitor, mas desde o momento em que se tem noção que pode ser dito para ofender é preferivel nao se dizer, porque não se sabe se vai realmente ofender!  :)

Offline Coubert

• Membro Elite
          acho que se deve ter atenção a forma como se fala, logicamente. acho que não se deve partir para a ofensa. mas acho que há termos demasiado ambíguos, expressões onde cabem imensas coisas e onde ás vezes só se vê a expressão pejorativo.
          por exemplo, a expressão "idiota" não acho que seja pejorativo. não da forma como ela ás vezes é utilizada. é comum dizer-se "que ideia idiota", em vez de dizer "que ideia disparatada". acho que a própria sociedade tem evoluido nesse sentido. as expressões que se usam, as formas de falar que se utilizam tendem a ser mais livres. as expressões deixaram de ser fixas e estáticas. há expressões que para uma pessoa tem um sentido e para outras pessoas têm outro. todo depende da sensibilidade das pessoas e mesmo do tipo de expressões que habitualmente as pessoas usam.
          claro que numa discussão é comum as pessoas exaltarem-se e dizerem algumas coisas menos correctas. mas essas coisas nem sempre são com o intuito de ofender e a pessoa não tem de se ofender. quantas vezes já não disseram que as minhas ideias eram ridiculas, que os meus pensamentos eram descabidos e tradicionalistas. e eu não me senti ofendida. acho que as pessoas devem dizer as coisas, muitas vezes de forma "nua" e "crua". as discussões existem e devem existir. as pessoas devem ouvir o que as outras pessoas pensam sem rodeios. estamos em pleno seculo XXI, as pessoas falam de tudo e mais alguma coisa de forma aberta e sem preconceitos e tabus. isso também deve acontecer aqui. as pessoas devem falar de forma aberta sobre as coisas, devem usar expressões que acham que qualificam melhor aquelas ideias, as pessoas têm esse direito. não estou a dizer para chegarmos aqui e nos ofendermos todos uns aos outros. não. essas expressões devem ser usadas com peso e medida. mas devem ser usadas. tem de haver espaço para elas.
          acho que as pessoas que se dizem tão abertas, afinal parece que não o são.
          divaguei.
            "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Homofobia
            Falar no nivel civilizado é igual a falar de forma muito bonita e correcta mas por entre as virgulas mandar três bocas e meia? :)

De todo. Usar a ironia, cinismo e provocação para mim não entra dentro do "nível civilizado", bem pelo contrário. Aliás, este é um estilo camuflado, não mais que isso.

O que é para mim não é para os outros, o que é para os outros não é para mim! Simples!

Isso não é bem assim... se te queixas aqui, deves queixar-te nas outras situações também. Se te referes que as tuas denúncias são consideradas, se forem infracções análogas a outras sancionadas, tenho sérias dúvidas que não sejam levadas a sério também.

Não sou medium para saber quais sao as intenções das pessoas do outro lado do monitor, mas desde o momento em que se tem noção que pode ser dito para ofender é preferivel nao se dizer, porque não se sabe se vai realmente ofender!  :)

Não és medium, mas podes perguntar à pessoa, já que é uma situação que levanta dúvidas (mas concordo que o ideal é evitar usar esses termos, sempre que possível). Achas que "mania da perseguição", "mesquinhez" ou "burro" levantam dúvidas quanto às intenções de ofensa ou provocação? Se me perguntares a mim, eu dou o benefício da dúvida à primeira, às restantes nem por isso.

• Membro Ultra
              • Banido
              • Maçã Gravitacional!
                • Alforreca Empalhada
              De todo. Usar a ironia, cinismo e provocação para mim não entra dentro do "nível civilizado", bem pelo contrário. Aliás, este é um estilo camuflado, não mais que isso.
              Prezo em saber!

Isso não é bem assim... se te queixas aqui, deves queixar-te nas outras situações também. Se te referes que as tuas denúncias são consideradas, se forem infracções análogas a outras sancionadas, tenho sérias dúvidas que não sejam levadas a sério também.
              Desculpa a minha falta de fé na humanidade "fóruense", mas desde que expulsam uma pessoa durante um mês por causa duma frase simples num tópico banal perdi completamente a noção de qual o polo positivo e negativo em termos de intervenções a nivel de posts!

Não és medium, mas podes perguntar à pessoa, já que é uma situação que levanta dúvidas (mas concordo que o ideal é evitar usar esses termos, sempre que possível). Achas que "mania da perseguição", "mesquinhez" ou "burro" levantam dúvidas quanto às intenções de ofensa ou provocação? Se me perguntares a mim, eu dou o benefício da dúvida à primeira, às restantes nem por isso.
              Sim, podemos perguntar à pessoa é verdade!
              Em relação a mesquinhez e burro, na generalidade considero que são vistas como provocação! Mas tambem ressabiado o é, e nesse caso foi algo que te saiu bastante mal, inadvertidamente ou não, mas soou mal!
              Em relação à mania da perseguição, considero tao ofensivo como a homofobia internalizada! Por exemplo, tu podes achar que eu tenho homofobia internalizada, eu acho que tens mania da perseguição! Estamos a ofender-nos? Talvez! Ou simplesmente a dizermos o que vemos na outra pessoa! [e não será isso uma ofensa também, a verdade dói!...divagação lol]

Offline Coubert

• Membro Elite
                Desculpa a minha falta de fé na humanidade "fóruense", mas desde que expulsam uma pessoa durante um mês por causa duma frase simples num tópico banal perdi completamente a noção de qual o polo positivo e negativo em termos de intervenções a nivel de posts!
                junto-me a ele na minha falta de noção.
                além disso há uma coisa muito curiosa: muitas vezes, quando as pessoas têm opiniões diferentes das de algumas pessoas, essas pessoas dizem sempre algo que não tem um "nível civilizado". curioso, muito curioso.
                e muitas vezes acho que só vemos ofensas onde queremos ver. nem se trata de se ser mais sensível ou não. ai sim, trata-se mesmo de ser "mesquinho" e preconceituoso.
                « Última modificação: 9 de Fevereiro de 2008 por Laín Coubert »
                  "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Vintage
                    • Homofobia
                  acho que as pessoas devem dizer as coisas, muitas vezes de forma "nua" e "crua". as discussões existem e devem existir. as pessoas devem ouvir o que as outras pessoas pensam sem rodeios. estamos em pleno seculo XXI, as pessoas falam de tudo e mais alguma coisa de forma aberta e sem preconceitos e tabus. isso também deve acontecer aqui. as pessoas devem falar de forma aberta sobre as coisas, devem usar expressões que acham que qualificam melhor aquelas ideias, as pessoas têm esse direito.

E se isso deitar as outras pessoas abaixo? E se as fizer sentir-se mal aqui? Se as fizer não querer voltar, não querer estar aqui? E se com isso deixam de poder beneficiar daquilo que de bom este espaço pode oferecer-lhes? Eu sei que podes dizer que quem usa termos "fortes" demais depois também sente-se mal se for criticado por justamente não ter um discurso "polido" ou não ofensivo (e nota-se esse mal estar, em alguns casos), mas são mais os que se sentem mal por receberem um discurso provocatório, ofensivo e forte, do que aqueles que fazem esse discurso (e infelizmente se uns fazem por estilo inconsciente - aliás são os que mostram abertura para tentar mudar, por vezes - alguns quando o fazem até fazem por gozo, por chacota, para se divertir um pouco ou por puro desprezo pela maneira de ser, ideias ou limitações das outras pessoas). Entre estes últimos sentirem-se mal e os primeiros não é difícil constatar quem, infelizmente, deve ter prioridade. Será que é possível compreender isso?

Prezo em saber!

Acho que já sabias antes de ter perguntado.

Sabes perfeitamente que foi avisos acumulados. Quanto mais avisos/infracções aumenta os dias de banimento temporário. De qualquer modo, quem está há muito tempo aqui conhece-te neste espaço e sabe quem és e como já participaste de modo destabilizador e incorrecto neste fórum.

Mas tambem ressabiado o é, e nesse caso foi algo que te saiu bastante mal, inadvertidamente ou não, mas soou mal!

Pode ter parecido e admito que possa ter soado mal, mas não foi provocação intencionalmente. Como já disse o True_King confirmou os significados a que se referia.

Em relação à mania da perseguição, considero tao ofensivo como a homofobia internalizada! Por exemplo, tu podes achar que eu tenho homofobia internalizada, eu acho que tens mania da perseguição! Estamos a ofender-nos? Talvez! Ou simplesmente a dizermos o que vemos na outra pessoa! [e não será isso uma ofensa também, a verdade dói!...divagação lol]

Pois, podia achar, mas por acaso não é termo que me ocorra quando penso em "centro da gravidade". Aliás, jamais me verás a utilizar o termo "homofobia interiorizada" para ofender ou atacar. Pelo contrário é uma palavra descritiva que pretende chamar a auto-análise de cada um de se está a interiorizar ou aceitar algo negativo ditado socialmente e é algo que todos temos em maior ou menor grau. Eu própria a tenho. Quanto à mania da perseguição não me ofende a mim especificamente, porque não acredito ser verdade, portanto não me afectaria o comentário. Tentaria no máximo explicar porque não concordo. A questão é que vulgarmente é algo visto negativamente, embora também possa ser usado em tons leves, de brincadeira. Nos casos que falámos não foi em contexto de brincadeira nem foi utilizado com uma pretensão positiva. Portanto, a conclusão se é usado com fins negativos ou ofensivos é sempre mau. Mas nem sempre "homofobia interiorizada" é usada assim nos debates neste fórum. Quando é deve ser confirmado e esclarecido no momento e rebatido. É o que acho.

além disso há uma coisa muito curiosa: muitas vezes, quando as pessoas têm opiniões diferentes das de algumas pessoas, essas pessoas dizem sempre algo que não tem um "nível civilizado". curioso, muito curioso.
                  e muitas vezes acho que só vemos ofensas onde queremos ver. nem se trata de se ser mais sensível ou não. ai sim, trata-se mesmo de ser "mesquinho" e preconceituoso.

Com esse tom é que não vale a pena, mesmo. Pelos vistos a conversa não se consegue que seja mantida ao nível que eu, pelo menos, prefiro.

PS. A título pessoal, o que tem uma piada tremenda é que se confunda princípios com conteúdos. Já fiz muitas vezes o mesmo tipo de crítica que fiz neste tópico, mesmo quando concordava com as ideias de fundo veiculadas. Se não reparam nisso, convido a começar a reparar. Neste caso até foi um misto de concordar com umas e discordar com outras, mas exprimi que optaria não discutir esse conteúdo, porque a forma me pareceu má. Dei uma opinião, fiz uma crítica e caiu o carmo e a trindade para algumas pessoas. Que posso dizer? Que sejam felizes e que tentem não fazer os outros infelizes, na medida do possível.

Offline Filipa_83

• Membro Total
                    Mas este meus termos nus e crus não tem nada de especial. Não vejo ofensa neles... realmente pegaste em "nus e crus" para falar de termos "fortes", mas não considero o que disse forte, mesmo que não seja uma observação tipo elogio

Repara bem, Bluejazz: "os meus termos não foram fortes, mas os dos outros sim". Pois é, isto da subjectividade quando se tem o poder de ditar as regras é lixadíssimo e por vezes faz-nos ficar mal na fotografia. Como eu disse no meu primeiro comentário, é compreensível, na medida daquilo que tu acabas de confimar: "e se eles se sentem ofendidos e não querem mais vir aqui"? Isto é um porto de abrigo, não necessariamente um fórum. Não esperemos que brotem daqui verdades inconvenientes.
                    « Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008 por Filipa_83 »
                      "Creio que, em qualquer época, eu teria amado a liberdade; mas, na época em que vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la" Alexis de Tocqueville

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Homofobia
                      Eu exprimi qual a minha intenção e admiti que poderia ser visto de maneira negativa, mas que não era minha intenção. Disse-te que para mim não é a mesma coisa no que diz respeito aos termos que foram usados, mas aceitei que tivesses um ponto de vista diferente. Que queres mais que te diga?

Não estamos propriamente a falar de verdades inconvenientes, nem de quem dita as regras. Ou estamos a falar de um assunto de moderação do fórum? Não estamos. Esses assuntos são decididos colectivamente e aplicados colectivamente. Estamos sim a falar da minha opinião. Foi onde começou a minha participação neste tópico. Ficava grata pela separação das águas, porque eu sou uma pessoa individual.

Infelizmente quem acaba por comentar este tipo de tópicos são sempre pessoas que já quebraram as regras do fórum e isso é esclarecedor.

• Membro Ultra
                        • Banido
                        • Maçã Gravitacional!
                          • Alforreca Empalhada
                        Sabes perfeitamente que foi avisos acumulados. Quanto mais avisos/infracções aumenta os dias de banimento temporário. De qualquer modo, quem está há muito tempo aqui conhece-te neste espaço e sabe quem és e como já participaste de modo destabilizador e incorrecto neste fórum.

Um pequeno off-topic!
                        Nao sei nada acerca de avisos acumulados, isso foi relativo à primeira, porque a segunda foi simplesmente sem nexo, mas ok!
                        Tambem fico contente por saber que se julgam as pessoas pelo passado, e nao pelo presente!  :)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          OK, ficou revelado e confirmado que se falar em questões de sensibilidade e discurso, em qualquer tópico que seja, por problemas passados por parte de algumas pessoas com a moderação, irei receber sempre algum tipo de resposta, em forma de protesto por esse passado.

O que me resta fazer é voltar a repetir: as coisas são decididas colectivamente e aplicadas pelo colectivo da moderação. Se quiserem ver-me como "a" agente ou "o" símbolo da moderação estão simplesmente a tentar arranjar um saco de batata e encontram-se um pouco equivocados sobre essa agência dominante. Ainda mais quando as minhas funções neste fórum há cerca de 2 anos que são essencialmente técnicas (podem confirmar na lista de administradores e moderadores).

Sejam livres de discordar com a moderação, mas poupem-me, por favor, de ser bode expiatório.

Como realmente isto está já totalmente fora de tópico e há conversas que têm os seus limites, findo a minha participação na conversa.
                          « Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008 por bluejazz »

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                            volta e meia tem de haver uma discussão destas :P

pronto ok q o pessoal tem cenas entaladas, mas o facto é q nunca se chega a lado nenhum... tá visto q há diferentes opiniões sobre estas questões relativas a posturas e atitudes nas discussões aqui no fórum...

p n entrar em grandes diálogos só deixo umas ideias:

primeiro, as regras e as acções da moderação são criticadas por um pequeno número de pessoas (q têm o direito a criticar claro) o q nos mostra que maioria do pessoal considera o nosso trabalho positivo. é impossivel agradar a todos mas temos obrigação de agradar à maioria e ao pedirmos q as pessoas tenham posturas menos ofensivas (o q pode tirar a pica à conversa) estamos só a zelar para q o fórum n se torne numa confusão de pessoas à batatada. é assim tão dificil perceber q se deixassemos determinadas pessoas falar como queriam o ambiente do fórum deteriorar-se-ia bem rapidamente? Talvez achem q ironias e provocações mais ou menos veladas sejam fundamentais quando se discute mas não se podem esquecer q aqui no fórum há montes de gente diversa e não estamos no café (onde as palavras depois de ditas desaparecem no ar) em discussões com amigos... aqui é necessário ter mais cuidados.. e acho q a maioria das pessoas concorda com isso

segundo, a moderação é uma equipa de várias pessoas e actua de acordo com o pretendido pela direcção. Já é muita gente que está envolvida na coisa, n tentem fazer passar a ideia q agimos por capricho (ou alguns de nós)

terceiro, as atitudes e acções do passado de cada são importante sim se se verificar q a postura se mantém. Não se pode ligar assim só ao presente... agora se as pessoas demonstrarem mudança claro q n se anda a levantar a questão do passado a toda a hora! daí as razões para os banimentos maiores.

quarto, talvez se tentassem pôr-se um pouco mais na pele dos outros conseguissem perceber pq consideramos certos discursos ofensivos. Acho que mtas vezes não têm mesmo noção do quanto ofensivos estão a ser para alguém e isso é preocupante.

quinto, se acham q a moderação tem 2 pesos e 2 medidas já vos falamos várias vezes q nos ajudem e denunciem casos q achem q os users n estão a ter a postura correcta. Não tivemos assim tantos casos em q nos denunciaram ofensas ou provocações em discussões em q n tenhamos agido, p isso n percebo a acusação. Falo aqui da forma como se fala e não do conteúdo... já se sancionaram pessoas em q a opinião era a tal da suposta maioria mas q a maneira de falar n era a mais correcta... relembro q as acções da moderação nem sempre são visiveis para todos, portanto n podem saber se agimos ou n em outros casos q n os vossos!

e último, continuo sem perceber pq não podem simplesmente responder calmamente e civilizadamente, apresentando opiniões e argumentos que sustentem as vossas opiniões, mesmo que tenham quinhentas mil pessoas a saltarem-vos em cima (meaning: com opinião contrária à vossa)! Qual é o mal de se ter uma opinião minoritária e ouvir a maiora a dizer q n concorda connosco? n entendo mesmo pq se chateiam tanto com isso... já referi tb várias vezes q eu qd discutimos a igreja católica estou do lado da minoria (a maioria das vezes tou sozinha num dos lados da discussão) sim é verdade q na maioria dos outros assuntos do fórum estou do lado da maioria mas neste definitavamente não!! E é p isso q me faço de vítima? ou q refilo p tanta gente ter opinão contraria à minha e critico-os a todos por serem uns carneirinhos q vão todos atrás da ideia maioritária só pq sim? Não, pelo contrário, o ter montanhas de gente contra mim faz-me ainda pensar melhor em como argumentar e como escrever e não é por isso q abandono a minha postura diplomatica e pacifica. Eu consigo discutir saudavelmente... ok q outrora tb tive discussões (de café) bem alteradas e achava (será q ainda acho?) giro mas acho isso completamente impensável num fórum destes!
                              "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline Ibearico

• Membro Ultra
                              "Mania da perseguição" e "mesquinhez". Dois termos que por muito simples que pareçam, se usados no contexto em que foram neste tópico causam de facto o levantamento de muitas ondas! Agradeço a todos os que me defenderam mas nesse aspecto bluejazz tem toda a razão, porquê? Porque quando os usei sabia o que estava a fazer!
                              Muitas foram as vezes que questionaram o meu português, eu considero que seja bom, não tanto como os "vinatages" do fórum, verdade seja dita, não como forma de ironia mas de facto temos aqui pessoas que sabem o que escrevem e como escever. é pena que por vezes o façam como uma maneira de "baralhar" quem tem ideias sem base em factos e que as exprime de foma vulgar (com um português mais acessível), mas essa é outra questão.
                              Quando criei este tópico e usei as ditas e já famosas adjectivações agi como quase sempre de cabeça quente mas ciente do que fazia (basta ver a troca de ideias que resultaram disso), não quero com isto dizer que me estou agora a rir da confusão que criei, não, nada disso. As palavras a que chamamos de feias e/ou ofensivas devem ser vistas para além disso, por vezes funcionam como condicionadores para reacções. Muitas foram as pessoas que concordaram comigo o que mostra não estar só na minha forma de pensar.
                              Bem, mas como aconteceu o meu ressabiamento? (é uma palavra, não levei a mal até porque foi bem colocada). Depois do debate de ideias em "Relacionamentos com transsexuais" onde não usei palavras ofensivas, onde mostrei o meu ponto de vista sem factos aprofundados do ponto de vista médico como qualquer utilizador deste fórum. Fóbias internas eu? Eu tenho lá medo de um transsexual! Eu tenho amigos dos mais diversos tipos, eu já trabalhei com as pessoas com as convicções mais destrutivas que possam imaginar, e chamam-me transfóbico só porque disse que não teria um relacionamento amoroso com um transsexual. Neste tópico fui ainda ignorante, burro e ofensivo. Ok, já está a ser off-topic, lá continuarei a discussão.

bluejazz, tenho uma enorme empatia por ti, não sou pessoa de recentimentos e espero (acho que já disse isto antes mas dizem que à terceira é de vez) que possamos encaixar as nossas formas de estar daqui em frente. Se achares necessário alterar a forma como foi apresentado este tópico altera como quiseres!
                              Ah, outra coisa que referis-te. "Eliminar registos", sim eliminei a minha conta, já à algum tempo que o queria fazer, Ibearico é o username que uso em todos os sites GLBT em que estou registado e blog pessoal. Assim decidi juntar o útil ao agradável, matar o True_King e continuar o debate de cara lavada e cabeça erguida.

Bem haja! ou WOOFF

« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008 por Ibearico »
                                Life is not measured by the number of breaths we take, but by the moments that take our breath away!

Mania da perseguição e tratamento especial na comunidade GLBT

Offline Coubert

• Membro Elite
                                Bluejazz. alguma vez  puseste a possibilidade de as pessoas verem outro tom onde ele não existe?!
                                repara por mais de uma vez já li por ai "com este tom (...)" eu interrogo me se as pessoas não vêm bem de mais tons negativos onde eles não existem. nos estamos no forum onde, supostamente, o dialogo devia ser aberto, livre, sem tabus e sem complexos. isto aqui funciona por escrita. e, como tu certamente saberás, nem sempre as coisas escritas são as mais fáceis de ser interpretadas, mas isso não significa que tudo tenha de ter um "mau tom". nem nada que se pareça.
                                isto dá uma margem de circulação brutal ás pessoas "ah, não gosto do teu tom". mas se calhar o B já vem dizer "o tom não tem nada de mal".
                                em termos de conclusão: muitas vezes só se vê um mau tom, uma expressão mais brusca, um termos agressivo, onde se quer. muitas vezes ele nem existe ou a pessoa que escreveu a coisa nunca acho que ele lá estava, mas aparece sempre alguém que acha que ele exista, mesmo na forma mais implícita, mesmo que mais ninguém o ache.
                                tudo depende da forma como a pessoa que interpretar as coisas e do que essa pessoa pretende com essa interpretação.

outra coisa: acho que se afasta mais gente do forum por não se poderem ter outro tipo de debates do que por (supostas) ofensas.
                                eu sou membro do forum já há algum tempo e, sinceramente, esta deve ser a vez que eu senti o forum mais "apagado". faltam-lhe as discussões, os debates, que tantas vezes me aprenderam noites dentro neste forum.
                                o forum tem muito mais para oferecer do que conversas triviais e temas banais. o forum é muito mais do que isso, ou devia ser muito mais do que isso. e isso consegue-se com mentes abertas e vontade de falar, de debater, de crescer e desenvolver.

tal como a barthez disse, de tanto em tanto tempo, aparece uma discussão destas. não é curioso?! eu já devo participar nela pela terceira ou quarta vez. acho que se devia pensar no significado desta constante conversa e ver se, efectivamente, algo não tem de mudar.
                                « Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008 por Laín Coubert »

• Membro Ultra
                                  • Banido
                                  • Maçã Gravitacional!
                                    • Alforreca Empalhada
                                  Infelizmente quem acaba por comentar este tipo de tópicos são sempre pessoas que já quebraram as regras do fórum e isso é esclarecedor.

Ostracismo?

Offline Coubert

• Membro Elite
                                    não acho que seja esclarecedor. chamo-lhe lógica.
                                    também é mais fácil veres homossexuais a pedirem o casamento homossexual. porquê?! porque são eles que o querem.
                                    claro que se eu já fui banida é normal que gostasse de ver esta "norma" alterada. se me toca ao meu umbigo é lógico que queira fazer algo para o mudar. ou deveria ser lógico.
                                    tenho pena que sejamos tão poucas as pessoas a manifestarmo-nos sobre este assunto. interrogo-me se nos manifestamos por já termos quebrado as regras ou porque, simplesmente, nos importamos com o forúm e com a claustrofobia que se vive por aqui.
                                    e não acho que se deva dar menos importância a esta conversa só porque as pessoas que comentam este tópico são as que já quebraram a regra. quase que parece que estás a desvalorizar a nossa opinião.

Offline Moss Deb

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Elite
                                      claro que se eu já fui banida é normal que gostasse de ver esta "norma" alterada. se me toca ao meu umbigo é lógico que queira fazer algo para o mudar. ou deveria ser lógico.
                                      tenho pena que sejamos tão poucas as pessoas a manifestarmo-nos sobre este assunto. interrogo-me se nos manifestamos por já termos quebrado as regras ou porque, simplesmente, nos importamos com o forúm e com a claustrofobia que se vive por aqui.

Sim, parece-me lógico que se tu fazes algo que desrespeita as regras de algo em que decidiste participar desejes que sejam as regras a ser alteradas, ou atacar as mesmas, e não tu a alterar a tua postura, pois é o mais fácil e não obriga a qualquer tipo de reflexão e muito menos oferece o risco de "ferir" a auto-estima caso se venha a perceber que, talvez, a nossa atitude não era a mais correcta.

De qualquer modo, as regras existem por uma razão e, no caso do forum, são para permitir que os objectivos para que o mesmo foi criado, como o apoio e a informação dos jovens que precisam, sejam alcançados. Foste tu que escolheste participar neste forum e como tal aceitaste, à priori, as suas regras. Regras estas que não retiram liberdade a ninguém, para manifestar a sua opinião, desde que a mesma não seja ofensiva ou redutora para terceiros, o que aliás é uma regra de ouro para a vida em geral, logo não é, de todo, uma especificidade deste forum!

Importa ainda reforçar que as regras do forum são/foram construídas por um colectivo que vai da administração do forum à direcção da associação, sendo que esta é eleita pelos sócios da associação. Se existe claustrofobia, que eu nunca senti, é sem dúvida democrática! ;)

« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008 por Sky »

Mania da perseguição e tratamento especial na comunidade GLBT

What is in a name?

• Visitante
                                        eu sou membro do forum já há algum tempo e, sinceramente, esta deve ser a vez que eu senti o forum mais "apagado". faltam-lhe as discussões, os debates, que tantas vezes me aprenderam noites dentro neste forum.
                                        o forum tem muito mais para oferecer do que conversas triviais e temas banais. o forum é muito mais do que isso, ou devia ser muito mais do que isso. e isso consegue-se com mentes abertas e vontade de falar, de debater, de crescer e desenvolver.

Sinto o mesmo...
                                        Acho que se contam pelos dedos ou pouco mais as vezes em que participo na secção Geral do fórum. Porque será? Não sei. Provavelmente também contribuo para o marasmo do fórum.

Preocupante, de facto.

E sim, também já fui admoestado pela moderação no passado. Três dias depois de me ter registado. Da primeira vez, considerei a situação injusta, e na sequência acabei por insultar directamente a moderação durante algum tempo de modo bastante intenso, em público e em privado, o que levou a um segundo alerta, mais forte (neste caso, claro, terá sido merecido...). Somos assim tão poucos a quebrarem as regras? Isto é, entre as pessoas que efectivamente participam de todo em tópicos da secção Geral?
                                        « Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008 por What is in a name? »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          60 Respostas
                                          24767 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Março de 2014
                                          por Zuca
                                          640 Respostas
                                          136541 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Fevereiro de 2018
                                          por carolinalg
                                          93 Respostas
                                          18823 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Novembro de 2011
                                          por Maryy
                                          3 Respostas
                                          1606 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Outubro de 2013
                                          por vepaem
                                          12 Respostas
                                          2593 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Dezembro de 2017
                                          por Atomic