rede ex aequo

Olá Visitante21.set.2019, 10:07:05

Autor Tópico: Sexo sem protecção entre namorados e HIV  (Lida 6597 vezes)

Sexo sem protecção entre namorados e HIV

Offline filipepaulo

• Membro Elite
  • 9 Julho 2011 - MOP + Porto Pride - foi liiiiiiido!
    • PortugalGay.pt
Tenho falado com diversas pessoas "under 30" que encaram com muita naturalidade o facto de terem sexo sem preservativo com o seu namorado, mesmo quando conhecem esse "namorado" há um par de dias.

Coincidência ou não temos recebido cada vez mensagens similares à abaixo indicada (publicada em www.portugalgay.pt/hivmais ).

Boa noite. Sou um jovem de 30 anos, homosexual, residente no interior do país. Esta tarde fiquei sem o meu mundo, tudo ficou diferente, a vida mudou!! No final do mês fui de férias com o meu namorado e com um casal amigo, eu pensava que iria ser uma semana no paraíso, mas afinal foi uma semana muito mal passada cheia de febre e metido numa cama. Nada de grave, deve ser uma gripe pensava eu. Uma semana inteira com de febre e um extremo cansaço no corpo, parecia que me tinham batido, sentia o corpo todo "moido". Quando cheguei a Portugal fui de imediato ao hospital. Fiz vários exames e análises para ver de onde vinha esta febre. Fui medicado e fui para casa, aconselharam-me repouso. Dia após dia e melhoras nada. Voltei ao hospital e fui internado para observação. Duas noites de internamento e muito soro nas veias e as melhoras "aparentes" chegaram. Fiquei satisfeito por estar a melhorar e poder regressar a casa. Na semana passada tive que voltar ao hospital para repetir analises. Esta tarde fui à consulta para saber como estava o resultado, fui calmo e descontraido até porque não voltei a ter febre nem nenhum dos sintomas anteriores, sentia-me muito bem. Duas da tarde e lá estava eu com o meu namorado no hospital para ser consultado. Após uma conversa inicial talvez para preparar terreno foi me dito que havia um resultado menos bom numa da análises. BUMMMM!!! O confronto com uma nova realidade...agora sou seropositivo!!! Fiquei sem chão, tudo se desfez, o mundo acabou tudo em questão de segundos! Sinto-me um verdadeiro farrapo. Neste momento são quase 5 da manhã e não consigo dormir. Estou devastado por várias razões, uma é ter recebido esta terrível noticia a outra e mais grave é saber que possivelmente contaminei o meu namorado. Ele vai fazer analise na segunda feira. Não sei o que irá ser de mim, de nós...enfim sinto que nada mais faz sentido. Será que vale a pena viver? Que tipo de vida será esta? Tenho a cabeça a rebentar com tantas questões. Nunca senti medo e hoje é um sentimento constante!
J.A.

Comentários sobre esta questão são bem vindos.

O que pensam sobre o assunto em geral?

Faz sentido abandonar o preservativo por um amor?

Quais as condições necessárias para deixarem de usar o preservativo com alguém?
    PortugalGay.pt - desde 1996 o site para todos os LGBTH em Português.

Offline tal-go

• Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Um sonho...o Mundo.
    Muitas das vezes vemos uma campanha de promoção do preservativo como forma de prevenir o HIV, mas provavelmente haverá quem pense "Só acontece aos outros". Só que, como tudo, é uma ameaça real! E por mais campanhas que se façam, muitas mentalidades serão sempre as mesmas: "utilizar preservativos é dizer que não confio na/o minha/meu parceira/o, por isso não vou utilizar".
    E outro facto que é verdadeiro, é a desculpa que tudo se passa num instante! Mas o que se tem visto é que aquele momento, pode vir a estragar o resto da vida. É por isso que mais vale estragar um momento, que ter os próximos momentos todos estragados.

Eu acho que a Educação Sexual seria um boa forma de ajudar a mudar mentalidades. Vejo por mim, porque a maior e melhor informação que reti da utilização do preservativo e do próprio HIV foi nas aulas de Biologia do Secundário, nas quais a minha professora sempre que tinha tempo livre, fazia uma tertúlia sobre o facto. Mas isso fui eu, quantos mais terão tido oportunidades como esta?

Considero que a não utilização de preservativos poderá ser feita quando ambos tiverem a certeza que a/o sua/seu parceira/o não se encontra infectado.
    E como ter esa certeza?
    Espalhados pelo país, existem diversos CAD que fazem testes gratuitos. Quanto ao tempo que demora, é muito rápido: nem em 20 minutos está feito.

Offline paulosabino

• Associad@
      • Membro Vintage
      Infelizmente este relato não é único e está  projectado em milhares de vidas. :-\ julgo que pecamos por pensar-mos que não precisamos fazer prevenção e testes de despistagem, pecamos porque achamos que só devemos fazer o teste do HIV quando praticamos um gesto muito explicito de risco, pecamos por ainda acreditar-mos que uma pessoa cheirosa bem vestida e gira significa uma pessoa saudável, pecamos por não compreender-mos que o coração não tem de estar de costas voltadas para a razão.

Para mim, sexo desprotegido não significa gostar mais nem o contrário menos confiança.

Acho que também pecamos por associar-mos relação estável e duradoura a imunidade. Nós sabemos até onde vamos, os nossos limites, o que fazemos hoje e o que fizemos ontem. Mas nada nos garante que a pessoa com quem estamos amanha não nos rasteire.

Devemos confiar em quem amamos/gostamos? provavelmente Sim
      Devemos mostrar que gostamos de alguém? provavelmente Sim
      Devemos confundir prova de amor/confiança com desleixo? a meu ver não!

Existe muita informação, mas isso não basta, nem toda a gente procura informação sobre aquilo que acha que não lhe diz respeito, e mesmo dos  muitos que procuram, poucos acreditam que algum dia o mesmo lhes aconteça.  Acho que é pouco como o vicio do tabaco, todos sabemos que mata, que nos limita a saúde mas nunca soube de ninguém que deixasse de fumar apenas por ler o rótulo.. mas se calhar perante a doença de um familiar, se calhar fica mais consciencializado e acredito haver mais probabilidade de deixar o hábito de fumar.

Eu posso dizer que já vivi uma relação bastante duradoura, onde havia suposta confiança, onde se acreditava que o outro não iria estar com mais ninguém ou que se estivesse que seria posteriormente do conhecimento do outro. Aconteceu e fui infectado, felizmente  por nada muito muito grave mas muito muito XATO se é que me entendem.  E perante isso aprendi que o amor não afasta os erros, eles podem acontecer, resta-nos escolher se queremos que eles nos magoem apenas psicologicamente ou também fisicamente, e como acontece em algumas situações, comprometidos para o resto  da nossa vida. 

Acho que o ditado é "até a pior nódoa cai no melhor pano" se não é assim é parecido. è bom que existam pessoas maduras, informadas e consciencializadas na prática de sexo.. contudo temos de pensar sempre na outra hipótese, até porque o nosso parceiro pode nem ter conhecimento do seu estado de saúde e não agir de má fé.. 

Toca a acordar ;D o amor ajuizado é que está a dar  [smiley=feliz.gif]
      « Última modificação: 23 de Novembro de 2008 por paulosabino »
        - Vai chover...   
         - Vai tu!!!!!!!!!!

Frida ! / Kahlo ?

• Visitante
        Tenho falado com diversas pessoas "under 30" que encaram com muita naturalidade o facto de terem sexo sem preservativo com o seu namorado, mesmo quando conhecem esse "namorado" há um par de dias.

Coincidência ou não temos recebido cada vez mensagens similares à abaixo indicada (publicada em www.portugalgay.pt/hivmais ).

Boa noite. Sou um jovem de 30 anos, homosexual, residente no interior do país. Esta tarde fiquei sem o meu mundo, tudo ficou diferente, a vida mudou!! No final do mês fui de férias com o meu namorado e com um casal amigo, eu pensava que iria ser uma semana no paraíso, mas afinal foi uma semana muito mal passada cheia de febre e metido numa cama. Nada de grave, deve ser uma gripe pensava eu. Uma semana inteira com de febre e um extremo cansaço no corpo, parecia que me tinham batido, sentia o corpo todo "moido". Quando cheguei a Portugal fui de imediato ao hospital. Fiz vários exames e análises para ver de onde vinha esta febre. Fui medicado e fui para casa, aconselharam-me repouso. Dia após dia e melhoras nada. Voltei ao hospital e fui internado para observação. Duas noites de internamento e muito soro nas veias e as melhoras "aparentes" chegaram. Fiquei satisfeito por estar a melhorar e poder regressar a casa. Na semana passada tive que voltar ao hospital para repetir analises. Esta tarde fui à consulta para saber como estava o resultado, fui calmo e descontraido até porque não voltei a ter febre nem nenhum dos sintomas anteriores, sentia-me muito bem. Duas da tarde e lá estava eu com o meu namorado no hospital para ser consultado. Após uma conversa inicial talvez para preparar terreno foi me dito que havia um resultado menos bom numa da análises. BUMMMM!!! O confronto com uma nova realidade...agora sou seropositivo!!! Fiquei sem chão, tudo se desfez, o mundo acabou tudo em questão de segundos! Sinto-me um verdadeiro farrapo. Neste momento são quase 5 da manhã e não consigo dormir. Estou devastado por várias razões, uma é ter recebido esta terrível noticia a outra e mais grave é saber que possivelmente contaminei o meu namorado. Ele vai fazer analise na segunda feira. Não sei o que irá ser de mim, de nós...enfim sinto que nada mais faz sentido. Será que vale a pena viver? Que tipo de vida será esta? Tenho a cabeça a rebentar com tantas questões. Nunca senti medo e hoje é um sentimento constante!
        J.A.

Comentários sobre esta questão são bem vindos.

O que pensam sobre o assunto em geral?

Faz sentido abandonar o preservativo por um amor?

Quais as condições necessárias para deixarem de usar o preservativo com alguém?

Curioso ainda hoje estive a conversar sobre este assunto, penso que ninguém deve ter relações sexuais sem preservativo!!! Ninguém...
        Eu estou um pouco traumatizada por uma situação que aconteceu com alguém que conheço perfeitamente e penso muito sobre este assunto.
        Já tinha escrito isto noutro tópico, mas penso que vale a pena colocar aqui novamente.

''Bem , eu há algum tempo atrás fui ao médico acompanhar alguém gravemente doente, entrei na consulta com essa pessoa, quando me mandaram sair, esperei o pior, na realidade sabia que algo estava a acontecer no interior daquela sala, mas não queria acreditar.
        A porta do consultório abriu, mandaram-me entrar novamente, a médica virou-se para aquela pessoa que fui acompanhar e disse:

- Quer contar?

Ela respondeu, com o rosto banhado em lágrimas.

- Sim quero.

E disse-me:

- Nanda tenho SIDA.

Abracei-a e disse:

- Estou aqui para tudo quando precisares, não chores mais, tem calma.

Mas eu própria não conseguia controlar as lágrimas.
        Entretanto a médica mandou-a despir, ajudei-a a tirar a roupa pois ela praticamente não tinha força para andar, seu corpo era apenas pele e osso estava com 35 kg, tinha manchas na pele de uma coloração purpura, transpirava devido à febre, tossia imenso, não conseguia comer, nem beber líquidos, tinha marcas na boca e a língua estava lastimável.

A médica numa tentativa de me alertar para o perigo da SIDA, disse:

- A menina está a ver o estado dela?

- É isto que a SIDA faz ao corpo, destrói o sistema imunológico!

Na altura achei um tanto cruel aquelas palavras, poderiam ser ditas de outra forma, mas agora vejo que foram as certas.
        Não foi internada, do consultório foi para casa...
        Contínuava sem conseguir comer e beber, estava na 3ª fase da SIDA, queriam que morresse em casa, deram pouco tempo de vida.
        Revoltada, peguei nela voltei a ir ao hospital e novamente voltaram a não querer interna-la. No meio do corredor, em pleno hospital coloquei-me de joelhos e supliquei à médica para a internar disse:

- Por favor Dr.ª que tenho que fazer para que ela seja internada?
        - Quer que me meta de joelhos e suplique?
        - Eu suplico!!!

Ela levantou-me e disse:

- Está bem, vou tentar arranjar um quarto.

Ela sobreviveu, recebia a alimentação por via intravenosa, levou 4 sacos de sangue, esteve internada durante 2 meses.

Enquanto ela esteve internada, limpei a casa dela, tomei conta do filho mais novo e tratava dos gatos, à hora da visita sempre estive presente, de mascara e bata infelizmente, passava assim 6 horas com ela todos os dias durante o internamento, contei anedotas, andei mascarada de palhaça, levei fotografias, decorei o quarto, levei flores, escutei aquilo que ia na sua alma, rimos e choramos juntas várias vezes.

Penso que não é aquilo que dizemos que por vezes conta, mas sim aqueles pequenos gestos que estão ao alcance de todos que podem fazer a diferença. No ano passado disseram que apenas tinha um ano de vida, mas ainda está no meio de nós, porque é enorme a coragem e a força que tem, é uma lutadora incansável de 46 anos de idade que apenas quer respirar mais um dia.''

Esta pessoa tinha relações sexuais com alguém que vivia em união de facto, ele era bissexual e não gostava de usar preservativo, mantinha uma vida dupla sem que ela tivesse conhecimento. Ela confiava nele... Resultado hoje tem SIDA.

Reparei também que as relações sexuais entre mulheres, são na maior parte das vezes feitas sem proteção... Muitas dizem que usam proteção mas a realidade é outra, poucas são as que usam luvas de latex ou abrem um preservativo masculino ao meio para fazer sexo oral, o acto sexual desprotegido é baseado muitas das vezes na confiança que têm na parceira.

Os testes de HIV/SIDA existem para que possamos faze-los. Não devemos colocar a vida de terceiros em risco. Cada vez vão surgir mais casos, porque esta doença afecta novos, velhos, homens, mulheres, heterossexuais, bissexuais e homossexuais. Por vezes uma noite de prazer, pode destruir uma vida. Será que vale a pena arriscar? Andar a ter relações desprotegidas apesar de nunca ter feito um teste de HIV/SIDA? Dá que pensar... Se nunca fizeram o teste por favor, está na hora de o fazer!!! Não coloquem o vosso parceiro/a em risco. Se gostam dessa pessoa deviam preocupar-se e não estragar uma vida por desconhecimento. Enfim...

Quanto a esse rapaz espero que melhore, oxalá que o namorado não esteja infectado com o vírus. É curioso o facto de ele ter entrado tantas vezes no hospital e não desconfiarem, julgo que o teste devia ter sido feito logo nessa altura para despiste dessa doença, porque por vezes vão ao médico e não é dectado nada. Apenas fazem o exame de sangue de rotina, onde é revelado uma velocidade de sedimentação com valores elevados e por vezes quando a doença é diagnosticada já estão na fase de SIDA, como foi o caso da pessoa que falei à pouco, que passou uma vida nos médicos porque já estava doente e só detectaram o vírus quando estava na 3ª fase da SIDA. Ela estava infectada há anos...
        Que andaram os médicos a fazer? Para deixar uma pessoa chegar aquele ponto? É revoltante!!! O sistema de saúde em Portugal deixa tanto a desejar...  :(

Desculpem lá o testamento, mas acho que é necessário.
        « Última modificação: 23 de Novembro de 2008 por ☜♥☞ Angel !!! / Devil !!! ☜♥☞ »

Offline paulosabino

• Associad@
          • Membro Vintage
          Da minha parte, obrigado pelo teu "testamento", gostei muito da partilha acredita :-*
            - Vai chover...   
             - Vai tu!!!!!!!!!!

Offline BabyT

• Membro Vintage
              • Life By Pieces
            Também achei muito interessante o teu depoimento e estive a ler outros no site portugalgay realmente é um problema que volta a tomar dimensões assustadoras. Na realidade a malta nova não tem consciência do que isso pode significar para eles é 'só mais uma vez' que por vezes acaba mal e afectando a sua vida para sempre. Acho que por mais informação que haja as pessoas têm cada vez menos noção da realidade. Não passam de apenas palavras, conselhos, mas que para quem nunca viveu e interagiu com essa realidade passa um pouco ao lado.
            « Última modificação: 23 de Novembro de 2008 por BabyT »
              Life Motto: "Always help someone, you might be the only one that does...."
                       10/01/2011 - Amo-te _Sharika_

Triki

• Visitante
              ☜♥☞ Angel !!! / Devil !!! ☜♥☞  Os meus sinceros PARABENS pelo teu depoimento, se me permites, só senti vontade de te aplaudir de pé ( nao nao me levantei e nao o fiz à frente do pc lol )

Agora mais a sério, revelaste uma verdadeira amiga, uma pessoa com um coraçao enorme, e são pessoas como tu que merecem destaque :)
              Orgulha-te da pessoa que és, pois felzimente tens muito que te orgulhar, PARABENS!

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                • Membro Vintage
                • "Tu és rato!"
                Esta pessoa tinha relações sexuais com alguém que vivia em união de facto, ele era bissexual e não gostava de usar preservativo, mantinha uma vida dupla sem que ela tivesse conhecimento. Ela confiava nele... Resultado hoje tem SIDA.

A questão aqui é ele ser traidor e infiel, não bissexual.
                  Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline Semi_Sweet_Charity

• Membro Sénior
                  • Banido
                  • Only Semi - Because you dont deserve all!
                  Mesmo entre duas pessoas infectadas pelo HIV o sexo deve ser sempre feito recorrendo ao uso de preservativo!
                    Facebook told me that was my Drag Queen Name!

Offline kat

• Membro Vintage
                    • Género: Feminino
                    • Ignorance is bliss
                    não há desculpa para hoje em dia as pessoas não usarem preservativo, há informação em todo o lado, toda a gente sabe os riscos que corre.

quando é numa relação estável acho que só se deve deixar de usar preservativo quando ambos fizerem análises ao sangue e verem que não estão infectados com nenhuma doença

quando é um caso em que ambos têm HIV devem continuar a usar preservativo pois a doença tem várias estirpes
                    « Última modificação: 25 de Novembro de 2008 por kat »
                      We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Offline Dark Side

• Membro Total
                      • Black & White
                        • Twitter
                      Concordo com eles ☜♥☞ Angel !!! / Devil !!! ☜♥☞, o teu post foi incrivelmente educativo e emocionante. Os meus sinceros parabéns. Espero que a tua amiga aguente :) Já agora, foste uma excelente amiga para essa rapariga... Quem me dera que hoje em dia houvesse mais pessoas como tu.
                        My wings have been taken away due to my sinful ways.
                        twitter

Frida ! / Kahlo ?

• Visitante
                        Da minha parte, obrigado pelo teu "testamento", gostei muito da partilha acredita :-*

Também achei muito interessante o teu depoimento e estive a ler outros no site portugalgay realmente é um problema que volta a tomar dimensões assustadoras. Na realidade a malta nova não tem consciência do que isso pode significar para eles é 'só mais uma vez' que por vezes acaba mal e afectando a sua vida para sempre. Acho que por mais informação que haja as pessoas têm cada vez menos noção da realidade. Não passam de apenas palavras, conselhos, mas que para quem nunca viveu e interagiu com essa realidade passa um pouco ao lado.

☜♥☞ Angel !!! / Devil !!! ☜♥☞  Os meus sinceros PARABENS pelo teu depoimento, se me permites, só senti vontade de te aplaudir de pé ( nao nao me levantei e nao o fiz à frente do pc lol )

Agora mais a sério, revelaste uma verdadeira amiga, uma pessoa com um coraçao enorme, e são pessoas como tu que merecem destaque :)
                        Orgulha-te da pessoa que és, pois felzimente tens muito que te orgulhar, PARABENS!

Concordo com eles ☜♥☞ Angel !!! / Devil !!! ☜♥☞, o teu post foi incrivelmente educativo e emocionante. Os meus sinceros parabéns. Espero que a tua amiga aguente :) Já agora, foste uma excelente amiga para essa rapariga... Quem me dera que hoje em dia houvesse mais pessoas como tu.

Obrigada... A minha irmã agradece diz que vai aguentar.
                        Manda beijinhos para vocês.

Offline marycarmen

• **
                          • Membro Júnior
                          Eu só gostava de acrecentar duas achas á fogueira.
                          Uma é que o preservativo deveria ser mais um hábito do que uma excepção. Mesmo numa relação estável e de longa duração, com análises feitas e tudo e tudo e tudo, pode haver um deslize por parte de um dos parceiros e se esse deslize se der sem protecção deita tudo a perder. Claro que se as pessoas estiverem habituadas a usar preservativo e os tiverem sempre consigo as coisas saem facilitadas, quer para quem tem o deslize, quer caso o tenha sem protecção, porque não tem depois que explicar ao parceiro/a que não só o/a traiu, como o fez de forma absolutamente desmiolada.
                          Outra questão tem a ver precisamente com a protecção entre lésbicas. Parece-me a mim difícil ou improvável que se mantenham todos os procedmentos necessários ao sexo seguro. Para dois homossexuais homens será certamente muito mais fácil usar preservativo e usá-lo sempre. Agora "dental dams" e "luvas"...Acho que mais uma vez, as mulheres ficaram bastante prejudicadas pela natureza em relação aos homens, não lhes parece?
                            “Sex is one of the nine reasons for reincarnation. . .The other eight are unimportant”

Offline corema

• Membro Elite
                            Outra questão tem a ver precisamente com a protecção entre lésbicas. Parece-me a mim difícil ou improvável que se mantenham todos os procedmentos necessários ao sexo seguro. Para dois homossexuais homens será certamente muito mais fácil usar preservativo e usá-lo sempre. Agora "dental dams" e "luvas"...Acho que mais uma vez, as mulheres ficaram bastante prejudicadas pela natureza em relação aos homens, não lhes parece?

É verdade. Além de ser mais complicado o tipo de métodos que se usam na prevenção, as mulheres lésbicas normalmente não têm tantos cuidados por acharem que correm menos riscos. Pode haver contágio no sexo lésbico, embora seja menos perigoso que o sexo entre homens homossexuais.
                            Existem práticas sexuais mais ou menos perigosas no que diz respeito ao contágio do HIV. A verdade é que o fluido corporal que possui maior concentação de vírus é o esperma e por isso o sexo com um parceiro masculino infectado é à partida mais complicado que com uma mulher (esta aprendi numa reunião da ex aequo). Além disso o sexo com penetração anal também é dos mais perigosos em termos de transmissão (esta no centro de saúde da lapa). Porque o esperma tem uma grande concentração de vírus e porque o anús é uma zona extremamente irrigada e com pele sensível. Por isso mesmo, existem preservativos específicos para a prática de sexo anal. (Esta aprendi com o meu mano ;))
                            Não quero com isto dizer que as outras formas de sexo não são perigosas e que não se tenha de ter precaução e usar protecção!!

Offline _André_

• Associad@
                              • Membro Ultra
                                • last.fm
                              Mesmo numa relação estável e de longa duração (...) pode haver um deslize por parte de um dos parceiros (...)

A naturalidade com que isto foi dito assusta-me.
                                "Death is the road to awe."

Offline corema

• Membro Elite
                                Mesmo numa relação estável e de longa duração (...) pode haver um deslize por parte de um dos parceiros (...)

É verdade André. Assusta, mas é verdade. Cada vez surgem mais casos de pessoas infectadas com o HIV pelos seus companheiros de longa data!

Offline O'Connell

• Membro Elite
                                  Tal como prometi, exponho aqui a situação que tinha falado anteriormente!
                                  As respostas dadas, reflectem a minha maneira de pensar, o que só por si faz renovar/reforçar os meus valores e esperança de que nem tudo está perdido e que ainda existe uma luz pequenina ao fundo do túnel, para que nem sempre haja um final infeliz, pois por momentos pensei que finais assim eram inevitáveis!

A história que eu vou contar é verídica e teve um impacto bastante grande em mim. Até agora pergunto-me: Porquê? :-\

É uma situação que  de "especial" não tem nada, mas que teve um significado relevante e é pelos visto uma situação cada vez mais comum…

Tudo começou quando numa manhã de trabalho conheci rapaz…
                                  Esse rapaz com os seus 30 e tais anos era licenciado, (fiquem posteriormente a saber que já tinha casa própria), muito bem apresentado e posso acrescentar até que era bastante bonito...
                                  Pois é, quem iria imaginar que esse rapaz era portador do VIH?
                                  Não sei o que se passou comigo, mas vivenciei de forma extrema o impacto do momento em que lhe foi dito que ele era portador. A forma como ele chorava, aquela expressão no rosto, as lágrimas que lhe corriam na face e as palavras que ele dizia: "Confiei em quem amava e é isto que me acontece…", "Vou ser discriminado!".
                                  Como o consular? Que palavras serviriam de consolo? Sentia-me impotente… Foi muito doloroso para mim assistir aquela situação, podendo fazer muito pouco…

As pessoas que conheci portadoras do vírus, eram geralmente com a idade de 50/60 anos. Se fossem mais jovens, eram toxicodependentes ou tinham outros comportamentos de risco. Nunca me passaria pela cabeça que um rapaz daquela idade, com formação, com possibilidades financeiras, se poderia descuidar daquela maneira! Ainda me sinto muito triste por ele e ainda ecoam as palavras que ele gritava: "Foi assinada a minha sentença de morte!"
                                  Para além da minha tristeza, também me sentia/o revoltado! A vida era dele, mas até parece que aquela noticia também me tinha tirado algo. Ele era um desconhecido para mim, mas perguntava-me: "Por que é que não tomaste cuidado?" "Porque não usaste protecção?".
                                  Parecia que reconhecia alguém nele. Seria eu? Seria um familiar? Seria o meu melhor amigo? "Por que não tiveste cuidado?!" – continuava-me a questionar. Nessa mesma manhã também fiquei a saber que ele tinha um companheiro. Não sei se foi o actual companheiro que o infectou, se foi o antigo (o que ainda é pior, pois ele poderia ter infectado o actual companheiro). Mas ele dizia que foi por amar que foi infectado.  :'(
                                  Penso que se as pessoas assistissem a este tipo de situações como eu assisti, talvez começassem a mudar comportamentos.
                                  Assistir a entrevistas de alguém seropositivo com boa qualidade de vida, dá força a quem passa por essa situação, mas não estimula a prevenção. É importante que isso aconteça!
                                  Espero que ele viva durante muito tempo, que seja muito feliz (como eu desejo isso!), mas não há cura para o VIH/SIDA, e é claro que há uma diminuição da qualidade de vida. Quanto mais não seja, pelos pensamentos que ocorrem nestes doentes.
                                  Deu-me a sensação que ele era assumido para alguns familiares e como vivia com o companheiro, deduzo que terá bastante apoio (apesar de este nunca ser garantido :'().
                                  Também espero que se um dia ele precisar de mim que esteja ao meu alcance ajudar.

Força para quem passa por esta situação e a todos aqueles que dão apoio a quem passa por isto,

O'Connell

Usem o preservativo, protejam-se e protejam quem vos ama!
                                    «No, no, not my car! [menacingly] Oh I hate mummies!» by myself  lol

Offline marycarmen

• **
                                    • Membro Júnior

Pois...
                                    Vou-te contar uma história, então. Quando eu tinha 19 anos fui pela primeira vez á ginecologista por motivos relacionados com contracepção, e nessa mesma semana tinha havido uma campanha de sensibilização sobre o HIV na minha faculdade. Nessa acção tinha-se falado no problema da Sida se inserir num nicho onde era muito difícil de trabalhar, porque estava rodeado de segredos e tabus, como o da fidelidade. Já nessa altura, previa-se que a maior incidência de infectados se iria deslocar dos toxicodependentes, homossexuais e profissionais do sexo para a vulgar dona de casa casada e fiel, porque os grupos anteriores, estando identificados e aceitando essa mesma identificação, se assumiam e podiam modificar comportamentos de risco, ao passo que os outros não se identificando com grupos de risco teriam mais dificuldade em eliminar comportamentos de risco. E deu como exemplo o homem que depois de uma jantarada no trabalho vai com os amigos ás "meninas" e trai a parceira. Esse homem, que não tem preservativos consigo porque não ia com intenção de os usar, e que não os usa normalmente em casa, como é que vai explicar á mulher que de repente, estes passaram a ser necessários entre eles? Admitir o risco seria admitir a facadinha, e ele não faz nem uma coisa nem outra. E lá temos a maria jaquina infectada sem fazer a mais pequena ideia como.
                                    Falei á médica disso, e se seria razoável usar sempre o preservativo, mesmo tendo um namorado apaixonadíssimo e fiel. Ela, que era já velhota, sorriu e disse: "olhe, eu cá por mim não ponho as mãos no fogo por ninguém. Você sabe o que são os homens, não sabe? Veja bem que não é só as mãos que põe em risco. Se fosse eu, usava." E eu pensei que o raio das velhas não percebiam nada do que é o amor verdadeiro entre duas almas que foram feitas uma para a outra.
                                    Passados 14 anos, agradeço ao Prof Victor Cláudio ter tido aquela intervenção, e ter-me feito obrigar o meu namorado a prometer-me que se alguma vez "deslizasse", o fizesse com preservativo. Valeu-me duas coisas: um deslize que não se deu, e outro que só teve consequências emocionais. É muito mais fácil curar uma depressão que um HIV.
                                    A sério, não gostava de ser eu a fazer o papel da velha embirrenta, mas abram os olhos. A vida é um bocado cadela, e ás vezes, sem percebermos bem porquê, o que mais doi vem das pessoas que mais amamos.  
                                      “Sex is one of the nine reasons for reincarnation. . .The other eight are unimportant”

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      48 Respostas
                                      12194 Visualizações
                                      Última mensagem 28 de Março de 2010
                                      por Agamemnon
                                      Amor sem sexo ou sexo sem amor?

Iniciado por Niniokoala « 1 2 ... 20 21 » Saúde e Bem-estar

412 Respostas
                                      58598 Visualizações
                                      Última mensagem 29 de Agosto de 2016
                                      por maybe1day
                                      7 Respostas
                                      5435 Visualizações
                                      Última mensagem 12 de Outubro de 2011
                                      por Bc
                                      9 Respostas
                                      1776 Visualizações
                                      Última mensagem 28 de Janeiro de 2015
                                      por theone111