rede ex aequo

Olá Visitante08.dez.2019, 20:34:54

Autor Tópico: Ideias para substituir a palavra ORGULHO [LGBT]  (Lida 16645 vezes)

Ideias para substituir a palavra ORGULHO [LGBT]

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • "I am right here... SKEITH!" — Haseo —
    • SIN
Para mim uma das grandes questões que divide os LGBT é o uso da palavra ORGULHO :-\

Há um grande peso negativo em relação a essa palavra na nossa língua portuguesa, que não existe na língua inglesa em relação à palavra PRIDE.

há um ano num encontro aqui em Coimbra (PrideFest) na altura do Pride estivemos a debater exactamente essa questão... e tivemos inclusivamente a pensar em palavras ou frases que em português pudessem dar melhor sentido ao sentimento que muitos gays sentem por oposição à VERGONHA. Tenho pena de n me conseguir lembrar das ideias q lá surgiram mas lanço aqui o desafio para que todo pensemos em palavras/frases com as quais nos identifiquemos mais e que possam representar verdadeiramente o tal sentimento... de luta contra a discriminação, de não termos vergonha, de não nos escondermos :D

Vejam daí as vossas ideias!!!

Brain storming...

Orgulho...
Brio    -    dignidade    -
Vou pensar em mais algumas mas estas parecem-me muito bem! ;)

SIN - Visitem o Blog! :D

"Epitaph of Twilight, I see you've reached it as well."
    — Helba —

Offline SapientiaeOpium

• Membro Sénior
    • Nosce te ipsum...
    Gosto de brio!
      Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros!

Jean-Paul Sartre

Offline Azula

• Associad@
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • Voluntary Simplicity
        • Hábitos Alimentares e Sexualidade
      Luta e liberdade parecem-me bem.  ;) São neutras, no sentido de que não expressam directamente o "orgulho" que tanta gente acha descabido ["afinal temos uma orientação como as outras"] e que afirmam a "naturalidade" da homossexualidade e a necessidade de ser reconhecida, creio. 
        Acreditas no trabalho da rede ex aequo e queres participar activamente na vida da associação? Torna-te sóci@! ;-) Consulta http://www.rea.pt/inscricao.htm

A finalidade humana deveria ser a de amar a Vida - todos os problemas se extinguiriam se admitíssemos esta realidade.

Offline Hedwig

• Associad@
        • Membro Ultra
        Luta e liberdade parecem-me bem.  ;) São neutras, no sentido de que não expressam directamente o "orgulho" que tanta gente acha descabido ["afinal temos uma orientação como as outras"] e que afirmam a "naturalidade" da homossexualidade e a necessidade de ser reconhecida, creio. 

Sim, Liberdade é bonito!  :)

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
          • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
          Orgulho...

primeiro digo-vos q n tenho nada contra orgulho pessoalmente :)

de qq modo acho brio bastante semelhante a orgulho... mas adorei o DIGNIDADE!! :up isso já nem tem a tal carga negativa nem implica q nos tenhamos de mostrar ou afirmar etc, simplesmente queremos dignidade e igual tratamento!!! gostei ::)
            "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
              • SIN
            Orgulho...

primeiro digo-vos q n tenho nada contra orgulho pessoalmente :)

de qq modo acho brio bastante semelhante a orgulho... mas adorei o DIGNIDADE!! :up isso já nem tem a tal carga negativa nem implica q nos tenhamos de mostrar ou afirmar etc, simplesmente queremos dignidade e igual tratamento!!! gostei ::)

;D

— Helba —

Offline Symphonic

• Orador(a)
              • Membro Elite
              • "Does your mother know that you're out?"
                • Facebook
              eu gosto da expressão "direito à indiferença"  :)

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
                  • SIN
                eu gosto da expressão "direito à indiferença"  :)

Essa expressão tambem levanta polémica devido à primeira campanha homossexual que era pelo "direito à diferença"  :-\

— Helba —

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                  • Ecce Somnium!
                    • Bravis esse laboro, obscuro fio
                  Porque achas brio semelhante a orgulho, Barthez?
                    Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Chaser

• Visitante

Bem... A questão não era para mim mas eu respondo por mim...

Ter brio em si proprio é: gostar de nós como somos, é ser feliz com o que se é. Orgulho não é também isso?

Eu penso que brio não passa qualquer sensação de superioridade mas sim alegria e sensação de bem estar pelo que somos! Mas não vejo qualquer problema na palavra orgulho!

Offline imback

• **
                      • Membro Júnior

Ter brio em si proprio é: gostar de nós como somos, é ser feliz com o que se é. Orgulho não é também isso?

Eu penso que brio não passa qualquer sensação de superioridade mas sim alegria e sensação de bem estar pelo que somos! Mas não vejo qualquer problema na palavra orgulho!

Diria mesmo que são palavras sinónimas...
                        "Anyone can rat, but it takes a certain amount of ingenuity to re-rat" - Churchill

"Cousin to cousin we'll always be,
                        Special friends from the same family tree" - Autor desconhecido

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                        • Ecce Somnium!
                        Orgulho passa essa superioridade, pelo menos a mim. Questões de semântica, penso :)

Gosto de liberdade, mas liberdade é pelo que lutamos. Dignidade parece-me bem. Mas também ainda não é essa a palavra. :-\
                          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • k os números nunca te façam eskecer as pessoas

Diria mesmo que são palavras sinónimas...

era o q eu vinha dizer... para mim são sinónimos ;)

pá em penso nestas palavras principalmente na substituição da designação da marcha. Como disse n tenho problemas com a palavra orgulho mas sei q mtos LGBT têm e daí achar importante q se encontrasse uma palavra q agradasse a todos, homofobias internalizadas à parte (talvez seja utopia mas falarmos disso tb n tem mal :))

mas isto tudo p dizer q ao pensar em palavras p substituir orgulho, coloco-as na designação da marcha. daí curtir a DIGNIDADE:

acho q fica mto bem :) "marcha pela dignidade LGBT" :up ::)

e acho q nesta palavra ninguém vê residuos de superioridade, certo? :)
                            "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Homofobia
                            Gosto de liberdade, mas liberdade é pelo que lutamos. Dignidade parece-me bem. Mas também ainda não é essa a palavra. :-\

Por acaso já não lutamos tanto por isso, como pela igualdade. A liberdade foi alcançada com a homossexualidade, por exemplo, a deixar de ser crime em Portugal em 1982. Há a liberdade "social" claro, mas neste momento somos livres por princípio, só não temos ainda igualdade de tratamento e direitos.
                              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Hedwig

• Associad@
                              • Membro Ultra

Por acaso já não lutamos tanto por isso, como pela igualdade. A liberdade foi alcançada com a homossexualidade, por exemplo, a deixar de ser crime em Portugal em 1982. Há a liberdade "social" claro, mas neste momento somos livres por princípio, só não temos ainda igualdade de tratamento e direitos.

Era crime até 1982??  :o Não fazia ideia!! O que é q acontecia, eras preso se fosses homossexual?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                Eis aqui mais info:

Em 1852 foi aprovado o primeiro código penal (CP), revisto através do decreto de 18 de Setembro de 1886. Apesar das reformas sofridas (1954, 1972, 1975 e 1977), a versão do Código Penal de 1886 manter-se-ia em vigor até 1982. Neste Código, a homossexualidade era considerada crime (art.71º, nº4), em que eram punidos com "medidas de segurança" aqueles que se entregassem "habitualmente à prática de vícios contra a natureza". As ditas medidas de segurança, que eram aplicadas essencialmente aos homossexuais masculinos, incluíam o internamento "em manicómio criminal", "casa de trabalho ou colónia agrícola" (por período de seis meses a três anos), "liberdade vigiada", "caução de boa conduta" e "interdição do exercício de profissão".

http://www.geocities.com/girl_ilga/lei.htm
                                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                                  • Ecce Somnium!

Entendo o que dizes e nesse ponto de vista, sem dúvida. Contudo, para mim liberdade e igualdade andam sempre de mão dada (juntamente com responsabilidade). Mais, eu só me sentirei livre quando ninguém, seja Estado, seja mundo, me condenar por orientação, identidade ou estilo e crença. Talvez um dia :)

Offline Hedwig

• Associad@
                                    • Membro Ultra
                                    Eis aqui mais info:

Em 1852 foi aprovado o primeiro código penal (CP), revisto através do decreto de 18 de Setembro de 1886. Apesar das reformas sofridas (1954, 1972, 1975 e 1977), a versão do Código Penal de 1886 manter-se-ia em vigor até 1982. Neste Código, a homossexualidade era considerada crime (art.71º, nº4), em que eram punidos com "medidas de segurança" aqueles que se entregassem "habitualmente à prática de vícios contra a natureza". As ditas medidas de segurança, que eram aplicadas essencialmente aos homossexuais masculinos, incluíam o internamento "em manicómio criminal", "casa de trabalho ou colónia agrícola" (por período de seis meses a três anos), "liberdade vigiada", "caução de boa conduta" e "interdição do exercício de profissão".

http://www.geocities.com/girl_ilga/lei.htm

Obrigada pela informação!  :)
                                    Acho incrível que isso só se tenha mudado em 1982, é uma data tão próxima! 2 anos antes de eu nascer...  :P Mas espero que ao menos na prática as coisas não funcionassem assim. Às vezes há leis velhas e obsoletas q aínda n se mudaram e ng sabe pq, espero q fosse o caso!

Offline SapientiaeOpium

• Membro Sénior
                                      • Nosce te ipsum...
                                      Para as dúvidas quanto à equivalência entre «brio» e «orgulho», retirado do dicionário online da Priberam, encontra-se:
                                      Orgulho
                                      Exagerado conceito que alguém faz de si próprio;
                                      Sentimento elevado da sua dignidade pessoal;
                                      Soberba;
                                      Pundonor;
                                      Brio;«-
                                      Vaidade;
                                      Empáfia;
                                      Aquilo de que alguém pode orgulhar-se.
                                      Brio
                                      Sentimento de dignidade, pundonor;
                                      Zelo, coragem, ânimo;
                                      Garbo;

Sabemos que, a julgar pelos significados, qualquer palavra que designasse outra nos actuais dicionários poderia ser seu equivalente mas atendam ao que significa «brio» e reflictam na força dessa palavra comparativamente a todas as outras designações. Diferenças? Muito mais que bonita e delicada, é uma palavra positiva. Ao passo que a palavra «orgulho» nem sempre é positiva. Pode recorrer a auto-estimas exageradíssimas ao passo que brio é um termo de «postura correcta».
                                        Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros!

Jean-Paul Sartre

Offline Filipe V.

• Membro Ultra
                                          • SIN
                                        Para as dúvidas quanto à equivalência entre «brio» e «orgulho», retirado do dicionário online da Priberam, encontra-se:
                                        Orgulho
                                        Exagerado conceito que alguém faz de si próprio;
                                        Sentimento elevado da sua dignidade pessoal;
                                        Soberba;
                                        Pundonor;
                                        Brio;«-
                                        Vaidade;
                                        Empáfia;
                                        Aquilo de que alguém pode orgulhar-se.
                                        Brio
                                        Sentimento de dignidade, pundonor;
                                        Zelo, coragem, ânimo;
                                        Garbo;

Sabemos que, a julgar pelos significados, qualquer palavra que designasse outra nos actuais dicionários poderia ser seu equivalente mas atendam ao que significa «brio» e reflictam na força dessa palavra comparativamente a todas as outras designações. Diferenças? Muito mais que bonita e delicada, é uma palavra positiva. Ao passo que a palavra «orgulho» nem sempre é positiva. Pode recorrer a auto-estimas exageradíssimas ao passo que brio é um termo de «postura correcta».

:up Foi o que eu pensei ao sugeri-la! :up

— Helba —

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          17 Respostas
                                          2790 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Março de 2011
                                          por littlemonster
                                          7 Respostas
                                          5475 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Outubro de 2011
                                          por Bc
                                          2 Respostas
                                          1152 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Setembro de 2014
                                          por nevertoolatetobehappy
                                          2 Respostas
                                          585 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Março de 2018
                                          por Atomic
                                          3 Respostas
                                          554 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Julho de 2018
                                          por Feng