rede ex aequo

Olá Visitante18.set.2019, 10:39:18

Autor Tópico: Contar ou não contar às pessoas com quem divides casa?  (Lida 6162 vezes)

Contar ou não contar às pessoas com quem divides casa?

Offline Filhó

• Membro Ultra
  • Banido
  • Género: Masculino
eu estou na segunda casa, e já tive várias companheiras de casa, e, sinceramente, nem disse nada. Simplesmente apresentei as minhas namoradas pelo nome. esta é a ... Claro que a partir de certa altura as pessoas acabam por se aperceber, mas nunca tive problemas, muito pelo contrário, foram todas espectaculares, aceitaram muito bem....
mas n era necessario e ate é desprepositado no meu ver cmo ja expliquei mais abaixo neste topico ;) mas respeito obviamente a tua atitude  :D
Filhó a não ser que habites numa residência com muitos quartos em que ninguém fale com ninguém, acho que quando se divide casa com alguém é necessário, até para criar um bom ambiente, que haja alguma intimidade. São pessoas com quem divides uma parte do teu dia-a-dia de forma chegada. Penso que para estar na sala a ver televisão com o namorado, e queiras estar à vontade para dar um beijo ou um abraço tens de ter uma ideia do que esperar por parte dos teus companheiros de casa. Porque chegar a casa e enfiares-te no quarto com um rapaz e depois ele ir embora dá um aspecto estranho, como se estivesses a esconder alguma coisa.
Nem todos têm paciência para esperar pelas "mudanças da sociedade", alguns de nós querem viver hoje!
Quando dividi casa ninguem soube o que era ou deixava de ser tive um curte o rapaz vinha aminha casa e voltava a sair ninguem tinha de me dizer nada porque tb la entrava o damo da outra e tirando o outro rapaz coitado ninguem pegava aquilo  :-X e andava de trombas..e no entanto sem eles saberem dava.me bem, se eu lhes conta.se iam agir bem, mas eu achei que não era algo importante para dividir nem para a estabelidade da relação entre nós porque tem haver comigo eles tb não me dizem que são heteros, pode parecer obvio mas não corresponder a verdade certo? entretanto as coisas deram para o torto mas foi dado a questoes de feitio e outras cenas mas nada haver com aminha intimidade ;)

Penso a intimidade era em relação com os outros habitantes da casa.
Não precisas de estar com bandeiras ou a gritar bem alto a tua orientação mas para teres um certo a vontade/intimidade com os teus amigos é melhor contar. Poderes estar na sala de estar a ver um filme com o teu namorado ou leva-lo para o quarto é algo que é preciso falar pois mais cedo ou mais tarde, alguém irá questionar.
olá questionar o quê? desde que n meta em causa  segurança de ninguem em casa ,desde que respeite todos como iguel, que pague a parte das dividas que me pertence e colabore para um bom convivo tenho que justificar o quê? :p nada disso ;)

Não é justificar nada...mas quando tens uma relação de amizade com alguém, as pessoas fazem perguntas, querem saber da tua vida e partilhar momentos, informações e confiança contigo. É normal perguntarem quem era o rapaz que ia contigo para o quarto, por exemplo...não irás responder aos teus amigos um..."mete-te na tua vida"
Acho eu... :P
Ólá mind crol não responderia isso mas daria atender isso n sei se percebes.te... :-X acho que a amizade ou até mesmo o campanheirismo de casa existe mts outras coisas para além das intimidade existem as experiências, conversas da tanga e outras cenas, mesmo que surjam conversas sobre sexo ou namoradas não tenho problemas porque ja tive namoradas e sexo alias perdi a minha vergindade com uma rapariga o que tb poderia ser tema de conversa  :D ;D

Offline AVídeo

• *
    • Novo Membro
    • Género: Feminino
    Oi ACE
    Já que pedes a nossa opinião, aqui vai:
    1º deves ter o cuidado de perceber quem são esses teus colegas de casa, poderás, sem querer, estares a coloca-los numa posição desconfortável e, aí, também poderás não estares a respeita-los enquanto seres humanos;
    2º Por mim, começaria por ter conversas com eles de modo a dar dicas sobre o tema, par que, sem problemas, te aceitassem e ao teu namorado;
    3º se és assumido e se eles são teus amigos mesmo, deves ser sincero e honesto com eles, na certa aceitarão o teu namorado em casa.

Beijos
    Boa sorte

Offline AcE

• Membro Sénior
      tipo, um dos companheiros de casa já o conhecia antes de ter ido para la, mas foi um konhecimento superficial um do outro. o outro rapaz eu só o conheci 1/2 dias antes de se mudar
      eu só sou assumido para algums amigos(os mais proximos).
      eu para o que conheço mais que é o que me dou mais (devido a querermos seguir o mesmo, representação) já me viu a ler a com out, mas eu fiquei naquela digo a temática ou não, se digo eu não sei como é que ele vai reagir. acabei por não dizer.
      e em relação ao namorado. seria facil dizer que é um amigo ou um familiar, mas essa história duvido que fosse engolida pois o meu namorado tem mais 10anos que eu. seria uma beka estranho assim d um momento para o outro um gajo de 28 anos começar a ir de vez em quando lá a casa e depois as visitas começavam a ser mais frequentes já para não falar que depois de estarmos no quarto reinaria o silêncio...

tigre branco

• Visitante
        divido casa com mais uma pessoa ela nao sabe e axo k tbm nao vou contar por enkanto ainda nao tenho mt confiaxa com ela, embora seja amiga de um grande amigo mas mesmo axim vou esperar mais um pouco e depois logo vejo se conto ou nao...

Offline lvsitano

• Membro Total
          • é aceitando a realidade que se vive
          Sinceramente é uma questão sobre a qual tenho perdido algum do meu tempo.

Só partilho a casa com um rapaz, e eu só comecei a aceitar agora a minha orientação sexual, mas ponho-me a pensar por vezes, no dia em que tiver um namorado como irei fazer...

O meu companheiro de casa de vez enquando faz jantaradas cá em casa e tá sempre a dizer-me para trazer amigas, e no outro dia disse-lhe que talvez trouxesse sim amigos e ele vira-se para mim e disse-me "amigos?". E esta resposta dele deu-me que pensar.
          Mas acho que só quando estiver realmente na situação de ter uma relação vou saber o que fazer...

Offline MindControl

• Membro Ultra
            Ólá mind crol não responderia isso mas daria atender isso n sei se percebes.te... :-X acho que a amizade ou até mesmo o campanheirismo de casa existe mts outras coisas para além das intimidade existem as experiências, conversas da tanga e outras cenas, mesmo que surjam conversas sobre sexo ou namoradas não tenho problemas porque ja tive namoradas e sexo alias perdi a minha vergindade com uma rapariga o que tb poderia ser tema de conversa  :D ;D

Hum...então o facto de teres tido namoradas não te trazia problemas em falar dos teus namorados ou possiveis namorados?
            « Última modificação: 21 de Outubro de 2008 por MindControl »

Offline deepsoul

• Membro Elite
              Conta de uma forma séria. Vais ver que te vão surpreender. Boa sorte.

Offline Filhó

• Membro Ultra
                • Banido

Hum...então o facto de teres tido namoradas não te trazia problemas em falar dos teus namorados ou possiveis namorados?
                Não porque para eles não tem importancia porque gostam de mulheres(penso tb nunca lhe perguntei nem quero saber), e tb se tivesse no caso deles enojava.me um pko ou no minimo metia.me impressão e secalhar criava alguma tensão no ambiente em casa, não me parece que tenham enteresse em saber das minhas relaçoes homossexuais( relaçoes fugazes pois nunca namorei com rapazes  :-X lol lol lol:-X como eu ja tive relaçoes heterossexuais é mais facil chegar ate eles sem stress e mesmo assim não sou de falar dos meus relacionamentos sou um pouco reservado nesse aspecto, tb não tenho problemas em falar de algumas iguarias de primeira(raparigas obviamente ::) :Plol :devil ;D que se vê diariamente na rua e comentarmos entre nós  ;D

Offline tempestade

• *
                  • Novo Membro
                  O melhor é esperares pela mudança de mentalidades dos teus colegas de casa  lol

Offline Filhó

• Membro Ultra
                    • Banido
                    O melhor é esperares pela mudança de mentalidades dos teus colegas de casa  lol
                    n percebi... ???

Offline Neptuno

• *
                      • Novo Membro
                      Cada casa é única. Depende muito do ambiente que existe ou do relacionamento que se tem com os colegas. Mas para caminhar no bom sentido é necessário haver confiança e respeito.

Eu também já morei com amigos/colegas, mas nunca precisei de contar, na altura estava solteiro. Se não, não hesitaria em contar. Afinal, ninguém é tapado o suficiente, para não achar estranho um homem sair do meu quarto de manhã. Ou nem que fossem 30 minutos com a porta fechada. Já e logo, seria estranho… Fazer do assunto um tabu é que não vale a pena. Fica um ambiente tenso e estranho em casa sem necessidade nenhuma.

Na minha opinião deve-se ir devagar. Apresentar o namorado como um bom amigo e deixar passar 1 ou 2 semanas. E depois sim, logo se avalia a situação, e tenta-se contar da melhor maneira.

Há quem viva simplesmente a partilhar o apartamento com desconhecidos. Agora, se são AMIGOS ou caminham para lá, o melhor é contar. Provavelmente ficarão contentes, ganham mais um amigo!!  :D

Se não aceitarem… O melhor é mudar de casa. Há muito pessoal porreiro por aí, que aceitará sem problema nenhum.  8-)  8-)
                        Façam reciclagem!
                        O ambiente agradece!

Offline AcE

• Membro Sénior
                        de qualquer maneira agradeço a resposta de todo o pessoal, mas já não me preocupo por enquanto pois o namoro já está acabado, agora também posso ter a facilidade de ter um colega de turma gay e já lhe disse que se ele quizesse podia ir la dormir a casa.
                        olha-se para ele e ve-se logo que é gay, por isso caso ele vá lá a casa não estarei a dizer nenhuma mentira em relação ao ser amigo, mas se por acaso houver mais algo numa das noits k ele paxe por la, olha aconteceu

Triki

• Visitante
                          AcE

Acho que nao te deves precipitar, e como foi dito atrás, nada melhor do que "estudar" 1º esses teus companheiros de casa. E tu vivendo com eles facilmente consegues aperceber a forma como poderiam reagir. Mas tambem uma coisa é verdade, tu estas a pagar o teu quarto, como tal tens direito a toda à privacidade, e não tens que dar satisfaçoes a ninguem, agora claro que aos poucos podem começar a desconfiar, mas só tens que contar se assim quiseres, ninguem tem a ver com a tua orientaçao. Nao penses tanto neles mas mais em ti, e como se costuma de dizer, quem está mal que se mude :)

Offline Moss Deb

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Elite

Já partilhei casa com várias pessoas e estas acabaram sempre por saber... Não por ter decido lhes "comunicar", mas porque, com o tempo, surgem conversas/discussões onde questões de orientação sexual viream à baila... Ou, em alternativa, a amizade "acontece" e aí há partilha de sentimentos, o que, no meu caso, implica saberem que sou gay...

Isto sempre aconteceu independentemente de estar a namorar ou não, a questão para mim nunca foi essa... Tive a sorte de, até à data, ter corrido tudo bem! :)

No entanto, claro que se se perceber que o ambiente é muito hostil não convém correr riscos evitáveis, se não se tem alternativas de habitação a curto prazo...

É sempre bom conhecer um pouco das pessoas primeiro e deixar que elas nos conheçam antes de saberem que se é gay... Ajuda, se as pessoas tiverem informação errada interiorizada, a desconstuir os preconceitos! :) Em lado nenhum a orientação sexual constutui uma premissa para uma boa relação de parceria/amizade, nem muito menos é uma garantia de empatia, aqui não é excepção! ;)

Offline João_V

• *
                              • Novo Membro
                              Eu acho que se deve contar, principalmente se se tem uma relação amorosa com a outra pessoa, é indespensável. Agora, se não se tem um compromisso com alguém, o contar ou não depende da relação que se tem com que se partilha a casa e com as próprias pessoas com que se vive, se são homofóbicas ou não, se se sentem desconfortaveis ou não. Convém "apalpar" primeiro o terreno antes  de se aventurar nele.

Aqui em Coimbra certamente isso será importante, pois todos os estudantes partilham a casa com outros jovens estudantes e as pessoas acabam inevitávelmente por ter que falar com outras pessoas, combinar "actividades" domésticas, etc. Além disso, os estudantes acabam por ter alguma curiosidade com que os seus companheiros de casa andam, o que fazem. Mas, por exemplo, em Lisboa, a partilha de casa não é tão conjunta, mas sim mais individualizada, por assim dizer, e muitos estudantes vivem em casas de pessoas mais velhas, ou outras pessoas e acaba por não haver uma relação tão próxima com os companheiros de casa. Eu por exemplo, que vivo em Coimbra, se tivesse um namorado era incapaz de o levar para o meu quarto e estar à vontade com ele no silêncio. sentir-me-ia desconfortável com o facto de os outros podessem estar a pensar.

Era giro era que para o ano quando fosse procurar casa, os companheiros de casa me dissessem. Olha, tenho uma coisa a dizer-te: "Sou gay, e espero que não te importes que traga cá o meu namorado de vez em quando"...  ;D ;D Eu: "Claro que não, por mim podes trazê-lo todos os dias"

Offline risingstranger

• Membro Ultra

Já partilhei casa com várias pessoas e estas acabaram sempre por saber... Não por ter decido lhes "comunicar", mas porque, com o tempo, surgem conversas/discussões onde questões de orientação sexual viream à baila... Ou, em alternativa, a amizade "acontece" e aí há partilha de sentimentos, o que, no meu caso, implica saberem que sou gay...

Isto sempre aconteceu independentemente de estar a namorar ou não, a questão para mim nunca foi essa... Tive a sorte de, até à data, ter corrido tudo bem! :)

No entanto, claro que se se perceber que o ambiente é muito hostil não convém correr riscos evitáveis, se não se tem alternativas de habitação a curto prazo...

É sempre bom conhecer um pouco das pessoas primeiro e deixar que elas nos conheçam antes de saberem que se é gay... Ajuda, se as pessoas tiverem informação errada interiorizada, a desconstuir os preconceitos! :) Em lado nenhum a orientação sexual constutui uma premissa para uma boa relação de parceria/amizade, nem muito menos é uma garantia de empatia, aqui não é excepção! ;)

gostei do que disseste e concordo contigo. temos que aprender a lidar com as situaçoes da melhor forma. nao deixando de ter uma vida aberta e sem medo mas evitando situaçoes menos boas quando as pessoas pura e simplesmente nao estao preparadas nem vao estar.

em minha casa (familia) toda a gente sabe. e correu tudo extraordináriamente bem  :)

já na casa em que vivo e que partilho com uma colega de universidade ela nao sabe. e também nao tenciono contar-lhe. se um dia se proporcionar talvez. no entanto isso ainda nao aconteceu. ela teve uma educação demasiado rigida, apesar de ser uma miuda excelente que é nao tenho qualquer duvida, tem imensa dificuldade em desiludir os pais em tomar as proprias decisoes especialmente se elas forem contrarias às dos pais amigos namorado etc... (é umas necessidade de aprovaçao interna incrivel. coisa que de resto eu tbm já tive e compreendo)

acho uma certa piada à ingenuidade dela a tantos niveis que sei conscientemente que se ela soubesse fugia a sete pés nao por maldade mas por susto  lol :-X

ela escandaliza-se (nao de uma forma má) com a minha forma de ser montes de vezes. que é para não dizer todos os dias. somos tão diferentes em algumas coisas que até se torna interessante a convivencia sem atritos no sentido que aprendemos a respeitar-nos mutuamente e a saber que temos backgrounds completamente diferentes e experiencias de vida opostas.

portanto. não. não vou dizer porque ela não está preparada e porque até agora não surgiu essa necessidade. um dia se for preciso penso nisso e até lá espero que ela se habitue à minha diferença que nao passa só pela orientação sexual  (aqui à dias incendiei o fogão e ela fugiu assustada  lol até eu fugi  :devil)
                                  people don't have to be the same. there is grey and yellow ...and red. there is blue and green. and then there is me  :)

Offline Minimalistic

• Associad@
                                  • Membro Sénior
                                  É a visibilidade que muda a sociedade, e afinal de contas a tua orientação sexual não tem de ser um factor determinante para a aceitação dos teus colegas de casa, e só assim evitas situações desconfortaveis.
                                  Eu contei, e conselho sempre a contar. ;)

Offline Besugo

• Membro Sénior
                                    • Banido
                                    Eu dava-vos a visibilidade se vivessem com um bando se brojeços preconceituosos que vos tornassem a vida num inferno caso soubessem. :devil

Eu acho que nos devemos adequar ao contexto. Se as circunstâncias forem favoráveis a contar, as coisas ficam esclarecidas e evitam-se contrangimentos. Se não, acho que se devem remeter ao silêncio. Mas como é óbvio, não vos aconselho a partilhar a casa com qualquer um. Se eu o fizesse, teria de ter muito à vontade com os inquilinos à partida.

Offline sugar

• Membro Ultra
                                      Depende do quanto conhecemos a pessoa com quem se partilha o espaço e se temos uma relação de afinidade com ela

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        122 Respostas
                                        25729 Visualizações
                                        Última mensagem 11 de Agosto de 2009
                                        por Elijah Keat
                                        Contar ou não?

Iniciado por BMAR « 1 2  Todas » Apoio

23 Respostas
                                        3367 Visualizações
                                        Última mensagem 24 de Outubro de 2008
                                        por maGicGirl
                                        7 Respostas
                                        2469 Visualizações
                                        Última mensagem 27 de Março de 2012
                                        por blanksheet
                                        Como contar?

Iniciado por nivaldo.passos « 1 2  Todas » Apoio

21 Respostas
                                        3881 Visualizações
                                        Última mensagem 22 de Julho de 2012
                                        por Abbie
                                        7 Respostas
                                        2099 Visualizações
                                        Última mensagem 4 de Março de 2018
                                        por Dinis Sousa