rede ex aequo

Olá Visitante05.abr.2020, 05:39:50

Autor Tópico: Medos, Ansiedade, Hipocondria, Ataques de Panico e outros males !  (Lida 187500 vezes)

Medos, Ansiedade, Hipocondria, Ataques de Panico e outros males !

Offline MoonRising

• *
  • Novo Membro
  • Género: Feminino
Já tive depressão. Talvez por ser uma pessoa muito sensível e que nunca dizia não...depois sobrecarregava-me e ia abaixo. Como alguém já referiu, eu em pequena também pensava muito em questões existenciais. E os outros miúdos achavam-me esquisita. Já pessoas mais velhas adoravam-me  ;D

Aceitar a minha homossexualidade deu-me uma força interior muito grande e mudei muito.

Sempre fui muito perfeccionista e ser lésbica entrava em conflito com o conceito estúpido e infantil que eu tinha de ser "perfeita". Depois, até ter a certeza causou-me instabilidade. Assumir aos meus pais foi a melhor coisa que fiz, porque passei a vida quase toda com um complexo de que eles não gostavam de mim e não me conheciam de verdade.

Tive alguns episódios de pânico há 7 anos, chegou a desmaios e convulsões que não acusaram nada nos (inúmeros) exames que fiz. Felizmente remédios naturais, psicoterapia e meditação foram o suficiente.

Aprendi a nunca mais cansar a minha cabeça em excesso. Se tenho de estar sozinha ou descansar...recuso alguns convites e actividades para poder dar o melhor de mim nas outras coisas que tiver para fazer. Também tinha dificuldade em expressar os meus sentimentos e depois explodia. Agora já não sou assim. Embora às vezes ainda me seja difícil dizer o que vai cá dentro.

Offline Spektrum

• Membro Elite
    • [P]oiesis.
    Aprendi a nunca mais cansar a minha cabeça em excesso.

Conseguir deixar de pensar não é fácil. E acredito que quase toda a gente que comenta este post o sabe bem, e também que não consegue deixar de não pensar. Ou não o quer fazer. Eu era e ainda sou um pouco assim. Até que alguém me recomendou a leitura deste livro e então comecei a ver a minha realidade de outra perspetiva, mudando aos poucos, a forma como encaro o "agora".

Eu sou, possivelmente, das pessoas mais cépticas e reticentes em relação a este tipo de livros...tanto que andei quase 1 ano para o comprar e meio ano para o começar a ler... mas, se derem um oportunidade, se o tentarem ler "abertamente", sem preconceito, acredito que se enriquecerão um pouquinho mais, em cada frase. :) Apenas o queria partilhar, porque, uma vez que me ajudou a mim, acredito que poderá ajudar outras pessoas a alcançar um estado de paz interior e de meditação.
    « Última modificação: 9 de Janeiro de 2017 por Spektrum »
      “Always be a poet, even in prose.”
      ― Charles Baudelaire

Offline sam_mukka

• **
      • Membro Júnior
      • Género: Masculino

Eu desde que me lembro sempre fui uma pessoa extremamente nervosa, socialmente mais reservado, muito tímido! Sempre que me lembro de andar na escola, raramente fazia apresentações orais! lembro me que até uma vez no 9º ano, uma apresentação correu me tão mal que a minha professora pediu me para recomeçar! Eu começo a tremer, ou fico vermelho, ou a suar (principalmente nas mãos e pernas)

Sempre que saío, tento não dar nas vistas! gostava de fazer um piercing, mas tenho a certeza que iria chamar a atenção de toda a gente, principalmente na escola! Eu sempre me queixei ao meu médico de familia, e ele sempre me receitou aqueles calmantes fraquinhos, que dão sono!

Lembro me que na primeira vez que saí á noite (para uma discoteca), eu no inicio sentia me tão desconfortável, mas depois de umas bebidas sentia me renovado e integrado naquele ambiente cujo não estava habituado (e eu não sou uma pessoa de beber muito)

Eu e uns amigos, decidimos inscrevermo-nos nas eleições para um Parlamento de Jovens entre escolas, então criamos uma Lista, e tinhamos que fazer uma campanha que consistia em ir a todas as salas do secundário, apresentar a nossa lista, as nossas medidas e o que pretendiamos! Fiquei em pânico quando soube que tinhamos que fazer isso (e ainda por cima eu era o que falava mais por ser o 2º colocado)
      Nas primeiras salas que fomos, notava-se imenso os meus nervos, e enganava-me numa palavra ou outra, mas ao fim de algum tempo, eu comecei me a sentir tão confortável, cheio de adrenalina! Nós não conseguimos ir a todas as salas do secundário, eu até fiquei amuado prque queria ir a mais salas! Foi tão awesome

Um dos meus irmãos, disse me que ele tmb era assim, e ele durante as férias trabalhava num mcdonalds e lá aprendeu a ser menos timido e menos ansioso por atender tanta gente frequentemente

Offline samantharato

• *
        • Novo Membro
        Nem sei por onde começar..Tenho 21 anos e básicamente sempre fui uma pessoa muito depressiva, simplesmente acho que sinto tudo tão intensamente e espero tanto dos outros que acabo por me desiludir e achar que o problema sou sempre eu.
        Desde os 16 anos que tenho contacto com drogas, mas usava-as sempre em situações de festa e sempre mantendo o meu limite, fumava haxixe todos os dias, talvez uns 3 charros por dia, tudo normalmente. Até que um dia tive um ataque de pânico enorme ao fumar um, tive que sair do local a pé com uma amiga minha porque basicamente não conseguia ir de carro (Só a sensação de estar fechada fazia-me pior), cheguei a casa e foi muito difícil acalmar-me, tive muito tempo debaixo do chuveiro quente para me acalmar, o meu coração parecia que ia saltar-me pela boca, deite-me na cama, tive imenso tempo para me acalmar e adormecer.. os dias seguintes foram horriveis.. a minha mente não parou desde ai, deixou de me deixar calma e relaxada para fazer o efeito contrário, deixei de fumar por completo.
        Sempre fui uma pessoa muito social e gostava imenso de sair, divertir-me, ir para sitios, e simplesmente deixei de fazer tudo o que gostava. o medo domina-me por completo..
        Já fiz exames e está tudo ok, tenho tiroide e também está estável ( se tivesse descontrolada poderia ser um dos motivos da ansiedade), fui ao médico de familia e receitara-me um anti-depressivo ( do qual nao me recordo o nome) ainda os tomei durante uma semana, mas ao ler o folheto tive imenso medo das contra indicações, e deixei de tomar. fiquei apenas com o victan 2mg em caso de sos.
        Tenho tido imensos pensamentos negativos, fico nervosa só de saber que tenho algo para fazer ou ter de sair de casa, só me sinto bem a dormir... sinto-me triste por me sentir assim e não ser capaz de contornar a situação.. ás vezes chego a pensar se isto é tudo real e que não estou aqui a fazer nada..
        Em breve vou procurar ajuda numa psicologa, mas tenho medo de não voltar ao normal, de não voltar a ser quem era.. sinto que isto vai limitar a minha vida para sempre..

Peço desculpa pelo texto ser enorme, mas precisava desabafar imenso sobre o que sinto e o que tenho cá dentro..
        Apesar de tudo foi bom ler os vossos testemunhos e saber que não estou sozinha !

Gael Romã

• Visitante
          Olá Samantharato !

Consigo perceber a sensação de o medo te dominar e da aflição dos ataques de pânico.
          É muito assustador e tanto mais quanto mais ganhamos "medo ao medo". Chega um momento em que se entra em pânico simplesmente com a possibilidade de se entrar em pânico, ou o medo de haver algo errado connosco, e torna-se uma bola de neve.

Uma coisa que me ajudou muitíssimo foi a medicina oriental. Aprender algumas coisas sobre os pontos de tensão e distensão no corpo, alguns pontos chaves que, massajados, ajudam a acalmar o ritmo cardíaco ou a respirar melhor.

Ligado também à med chinesa, ajudou-me sobretudo o Qi Gong. É uma espécie de meditação em movimento com gestos muito orgânicos que ajudam a respeitar e manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Não sei se és de Lisboa, mas aqui existem aulas gratuitas aos sábados de manhã na Escola de Medicina Tradicional Chinesa.

No mesmo sítio podes experimentar também acupunctura se não tiveres, como eu, horror a agulhas ;)

Mas sobretudo aconselho-te Qi Gong. Eu faço praticamente todas as manhãs há quase dois anos e faz-me mesmo bem.

Qualquer coisa de que precises, não hesites ! :)

Boa sorte e coragem !

Gael

Offline Charlie Dette

• *
            • Novo Membro
            Nem sei por onde começar..Tenho 21 anos e básicamente sempre fui uma pessoa muito depressiva, simplesmente acho que sinto tudo tão intensamente e espero tanto dos outros que acabo por me desiludir e achar que o problema sou sempre eu.
            Desde os 16 anos que tenho contacto com drogas, mas usava-as sempre em situações de festa e sempre mantendo o meu limite, fumava haxixe todos os dias, talvez uns 3 charros por dia, tudo normalmente. Até que um dia tive um ataque de pânico enorme ao fumar um, tive que sair do local a pé com uma amiga minha porque basicamente não conseguia ir de carro (Só a sensação de estar fechada fazia-me pior), cheguei a casa e foi muito difícil acalmar-me, tive muito tempo debaixo do chuveiro quente para me acalmar, o meu coração parecia que ia saltar-me pela boca, deite-me na cama, tive imenso tempo para me acalmar e adormecer.. os dias seguintes foram horriveis.. a minha mente não parou desde ai, deixou de me deixar calma e relaxada para fazer o efeito contrário, deixei de fumar por completo.
            Sempre fui uma pessoa muito social e gostava imenso de sair, divertir-me, ir para sitios, e simplesmente deixei de fazer tudo o que gostava. o medo domina-me por completo..
            Já fiz exames e está tudo ok, tenho tiroide e também está estável ( se tivesse descontrolada poderia ser um dos motivos da ansiedade), fui ao médico de familia e receitara-me um anti-depressivo ( do qual nao me recordo o nome) ainda os tomei durante uma semana, mas ao ler o folheto tive imenso medo das contra indicações, e deixei de tomar. fiquei apenas com o victan 2mg em caso de sos.
            Tenho tido imensos pensamentos negativos, fico nervosa só de saber que tenho algo para fazer ou ter de sair de casa, só me sinto bem a dormir... sinto-me triste por me sentir assim e não ser capaz de contornar a situação.. ás vezes chego a pensar se isto é tudo real e que não estou aqui a fazer nada..
            Em breve vou procurar ajuda numa psicologa, mas tenho medo de não voltar ao normal, de não voltar a ser quem era.. sinto que isto vai limitar a minha vida para sempre..

Peço desculpa pelo texto ser enorme, mas precisava desabafar imenso sobre o que sinto e o que tenho cá dentro..
            Apesar de tudo foi bom ler os vossos testemunhos e saber que não estou sozinha !

Olá @Samantha! Bem que aperto enorme..
            Identifiquei-me totalmente com o estado que descreveste após teres deixado de fumar. Os nossos dias chegam a ser realmente frustrantes. Frequento uma psicóloga há vários meses e alguns dos sintomas acalmaram como por exemplo os ataques de pânico horríveis que chegam a um ponto em que o sofrimento nesses momentos é tal que nos vêm os piores sentimentos e pensamentos à tona. Alguns dos meus ataques só acabavam mesmo por exaustão mental e até física, adormecendo logo de seguida.
             É exatamente como a Gael Romã disse, uma bola de neve.
            Uma psicóloga vai-te ajudar a aliviar muita coisa acredita. Por experiência própria um conselho, desde o início "deita para fora" tudo mas mesmo tudo o  que aches relevante, para referir, falar, conversar ou desabafar nas sessões. Faz toda a diferença.
            É muito difícil sair-se da situação de ansiedade social em que estamos, eu que o diga, mas não é impossível, também é preciso encontrar algo com que "vibremos", sejam bons amigos, saídas agradáveis, coisas que nos façam descontrair a sério. A mim faz-me muita falta isso.

Confesso que fiquei curioso com o conselho da @Gael Romã, é de experimentar! Obrigado!  ::)

Offline dinismapper

• *
              • Novo Membro
              • Género: Outro
              Oh sim hipocondria, medo da morte, medo de entrar em contacto com substancias tóxicas.
                "Everything has changed
                For in truth, it's the beginning of nothing" - David Bowie

Offline sam_mukka

• **
                • Membro Júnior
                Como eu falei num outro tópico, desde muito novo que me venho a sentir um pouco "diferente" dos outros. isto reflete-se muito na minha ansiedade.
                Quando estou em sítios públicos, ou até mesmo na escola, é extremamente torturante. Tenho aquela sensação que as pessoas sempre que olham para mim, elas estão me a julgar ou a pensar algo negativo, e eu sei que grande parte dos casos isto não é verdade! 

Eu odeio que as pessoas reparem em mim, mesmo quando estou em casa, faço tudo para passar de despercebido.

A depressão, não passa de um fantasma para mim, aprendi a viver com ela e a escondê-la mas á dias em que simplesmente te deitas abaixo e passa-te por flashback tudo o que te está a correr mal na vida  :'(
                Ainda ontem comentei com umas pessoas aqui do chat, que é extremamente bom fazer voluntariado e atividades altruístas, e isso ajuda muito!

Quero começar a parar de viver a minha vida  com base no que as outras pessoas vão pensar de mim. Quero ser EU, incondicionalmente, muito bonito na teoria mas isto é muito dificil de se colocar em prática

Offline Jiyoana

• Membro Sénior
                  • Tu fui, Ego Eris
                    • Facebook
                  Ultimamente tenho vindo a ter ataques de ansiedade. Penso demasiado no futuro e em parte assusta-me nao conseguir organizar-me. Parece que estou a comecar do zero de novo. Voltar a juntar dinheiro e ver os meses a apertarem... voltar a estudar... pensar que tenho 27 anos e ainda vou para o primeiro ano de faculdade... sera que consigo? E se no futuro vou continuar a trabalhar precariamente? A serio estou em alto stress e ansiedade. As vezes apetecia-me para o tempo... ou  mesmo desaparecer
                    ♀♀ | Feminista | Gamer | Psicologia Criminal |

Offline codename:none

• núcleo lgbti braga
                    • Membro Sénior
                    • "You'll never walk alone"
                    Jiyoana, os teus medos são mais que normais e justificados. Ligar a TV só faz com que esses medos e receios sejam ainda maiores porque só se houve falar da parte má das coisas. Mas há também que reforçar a parte boa de tudo. Sim, podes vir a trabalhar algum tempo em trabalhos precários, mas a tua experiência profissional atual aliada aos teus estudos serão sempre uma mais-valia ao empregador.
                    Há também toda a questão da experiência universitária em si que é espectacular - pelo menos eu achei!
                    Em relação ao resto, acho que cada pessoa tem algum poder sobre a sua sorte. Eu comecei como estudante universitária, passei por call center, cafés e outros empregos de salário mínimo. Hoje, sou gerente da minha própria empresa :) cada coisa tem o seu timing. E tem que haver tempo para tudo, inclusive os medos ;)
                      Somos de Braga, deixamos a porta aberta!
                      O núcleo da rede ex aequo de Braga já abriu! Para saber mais sobre o que andamos a tramar, explora o fórum ou manda MP :)

Offline jribeiro

• *
                      • Novo Membro
                      Quando novo tive uma experiência homossexual traumatizante por ter sido ameaçado por outra pessoa e isso fez com que carregasse medo, culpa e vergonha durante muitos anos. Todo esse medo originou uma sequência de pensamentos negativos e obsessivos que têm que ver com o medo de perder pessoas que amo (normalmente são pessoas da família e pessoas que entrem na minha vida). A situação já foi mais grave. Tenho sessões com uma psicóloga e estava a tomar Anafranil que me trazia efeitos laterais desconfortáveis a nível sexual e poucas melhorias na minha situação. Deixei de tomar a medicação, mas, contudo, quero continuar com as consultas com a psicóloga. Usava aparelho nos dentes e fiquei com um sorriso mais bonito, o que melhorou muito a minha auto-estima. Estou uma pessoa em muito melhor estado do que estava há um ano e sei que os meus medos são fruto do meu próprio medo e que não é por eu pensar em coisas negativas que elas vão acontecer. Ainda assim, gostava de ler comentários, opiniões e sugestões que me possam ajudar a alcançar (algum) equilíbrio.
                      « Última modificação: 2 de Abril de 2018 por jribeiro »

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                        • Membro Vintage
                        • "Tu és rato!"
                        Quando novo tive uma experiência homossexual traumatizante por ter sido ameaçado por outra pessoa e isso fez com que carregasse medo, culpa e vergonha durante muitos anos. Todo esse medo originou uma sequência de pensamentos negativos e obsessivos que têm que ver com o medo de perder pessoas que amo (normalmente são pessoas da família e pessoas que entrem na minha vida). A situação já foi mais grave. Tenho sessões com uma psicóloga e estava a tomar Anafranil que me trazia efeitos laterais desconfortáveis a nível sexual e poucas melhorias na minha situação. Deixei de tomar a medicação, mas, contudo, quero continuar com as consultas com a psicóloga. Usava aparelho nos dentes e fiquei com um sorriso mais bonito, o que melhorou muito a minha auto-estima. Estou uma pessoa em muito melhor estado do que estava há um ano e sei que os meus medos são fruto do meu próprio medo e que não é por eu pensar em coisas negativas que elas vão acontecer. Ainda assim, gostava de ler comentários, opiniões e sugestões que me possam ajudar a alcançar (algum) equilíbrio.

Olá jribeiro. Infelizmente essas sequelas psicológicas resultantes de agressões acabam por ter um impacto muito prolongado. Carregamos medos que hajam repetições,connosco, e toda uma série de processos que nos tornam muito mais defensivos e fechados aos outros. Nunca podemos ter certeza e segurança a 100% de nada, mas se olhares para as histórias aqui à volta, seja no Fórum ou no nosso quotidiano, consegues ver muitas coisas boas a acontecer. Arriscar e dar o primeiro passo acaba por ser talvez a parte mais difícil.

Mas fiquei curioso, a pessoa ameaçou os teus familiares? Queria expor-te e tinhas medo de ser rejeitado por eles?
                          Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline R1992

• *
                          • Novo Membro
                          @jribeiro espero que, com a ajuda da minha colega, consigas ultrapassar essas dificuldades. Infelizmente, não és só tu com várias experiências negativas do seu passado, de vária ordem, que influenciam o seu presente e a vivência mais feliz do mesmo. E sim, tens razão, por vezes o nosso belíssimo cérebro indica-nos uma carrada de coisas que não são verdadeiras e que não tem valor nenhum, mas mesmo assim nos apegamos demasiado a elas. Tenta sempre ter a abertura para reconhecer que são pensamentos fundamentados com o teu medo, mas que não são verdadeiros, logo não lhes deves crédito.
                          Tenta estar feliz o maior tempo possível. Sai com pessoas! Tenta arranjar um(a) parceiro(a). Tenta ter experiências boas que diminuam esses teus receios, porque eles já estão no passado e, muito provavelmente, não regressarão.

Offline drakarine

• *
                            • Novo Membro
                            Tenho um artigo no meu blog que fala de depressão durante a gravidez, vejo esse caso crescer muito, caso alguem no fórum tenha esse problema consulte meu blog! Muito obrigada!!! https://blog.drakarinecunha.com.br

Offline Charlie Dette

• *
                              • Novo Membro
                              Olá a todos  :-\
                              Criei um espaço para escrever acerca das minhas experiências esquivas que muito me atormentam e relatar como tudo se desenrola dali em diante. A minha vida é uma montanha russa de emoções e o dia de amanhã é cada vez mais uma incógnita para mim.  Há muita coisa que me aconteceu e está a acontecer que se me contassem como prognóstico há 5 anos atrás eu acharia uma loucura..
                              Parece que nada está nas minhas mãos.
                              O que virá a seguir?
                              https://indicededesenvolvimentopessoal.blogspot.com/2018/10/sinto-me-tao-estranho.html

Offline joaquimribeiro

• *
                                • Novo Membro
                                Estou a voltar a este tópico com um novo nickname porque perdi acesso ao anterior e estou a fazê-lo pelo telemóvel.

Conheci há pouco mais de um mês um homem divorciado fantástico (pouco mais velho do que eu) que me abordou numa aplicação e houve um clique imediato e tudo tem corrido bem. Tão bem que tive a coragem de me “assumir” perante a minha irmã. O problema está na minha ansiedade/TOC (que ainda assim está bastante atenuado) e medos. Encontrei um homem com quem posso ter uma relação muito especial e sinto que estou a sabotar tudo. Por outro lado, sinto que devia trabalhar a minha auto-confiança e aprender a cultivar o silêncio. Ajudem-me, por favor.
                                « Última modificação: 26 de Dezembro de 2018 por joaquimribeiro »

Mónicaf

• Visitante
                                  Estou a voltar a este tópico com um novo nickname porque perdi acesso ao anterior e estou a fazê-lo pelo telemóvel.

Conheci há pouco mais de um mês um homem divorciado fantástico (pouco mais velho do que eu) que me abordou numa aplicação e houve um clique imediato e tudo tem corrido bem. Tão bem que tive a coragem de me “assumir” perante a minha irmã. O problema está na minha ansiedade/TOC (que ainda assim está bastante atenuado) e medos. Encontrei um homem com quem posso ter uma relação muito especial e sinto que estou a sabotar tudo. Por outro lado, sinto que devia trabalhar a minha auto-confiança e aprender a cultivar o silêncio. Ajudem-me, por favor.
                                  Boas! Já pensaste procurar ajuda profissional? Por acaso identifiquei me com o que escreveste, tenho o mesmo problema de ansiedade generalizada.... eu comecei a ir a um psicólogo e a tomar ansiolíticos, tudo ainda muito recente, mas confesso te que está a dar resultado - eu que n sou a favor de medicação e continua a beber coca cola (sou viciada). ;p

qualquer coisa que precises, apita!

Força!

Offline joaquimribeiro

• *
                                    • Novo Membro

Boas! Já pensaste procurar ajuda profissional? Por acaso identifiquei me com o que escreveste, tenho o mesmo problema de ansiedade generalizada.... eu comecei a ir a um psicólogo e a tomar ansiolíticos, tudo ainda muito recente, mas confesso te que está a dar resultado - eu que n sou a favor de medicação e continua a beber coca cola (sou viciada). ;p

Força!

Ando numa psicóloga e tenho experimentado várias medicações. Hoje, acho mesmo que o problema está na auto-estima e na aceitação. E em auto-disciplinar-me. Possivelmente, a meditação far-me-ia bem mas nem sei bem onde dirigir-me ou como praticar em casa.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
                                    « Última modificação: 26 de Dezembro de 2018 por joaquimribeiro »

Mónicaf

• Visitante

Força!

Ando numa psicóloga e tenho experimentado várias medicações. Hoje, acho mesmo que o problema está na auto-estima e na aceitação. E em auto-disciplinar-me. Possivelmente, a meditação far-me-ia bem mas nem sei bem onde dirigir-me ou como praticar em casa.

sim, a meditação pode ajudar... vê uns vídeos no YouTube ;) é assim que faço os meus exercícios de ioga em casa. Umas caminhadas de 30 minutos fazem "milagres".

Sei bem que é muito difícil! Um abraço*

Offline joaquimribeiro

• *
                                        • Novo Membro
                                        Obrigado.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ansiedade

Iniciado por BlAcKtEaR « 1 2 ... 14 15 » Saúde e Bem-estar

299 Respostas
                                          84221 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Junho de 2018
                                          por origo
                                          Os nossos medos!!

Iniciado por goldis « 1 2 ... 63 64 » Outras Conversas

1275 Respostas
                                          115064 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Abril de 2015
                                          por Dami
                                          Hipocondria

Iniciado por PsyGirl_Av Saúde e Bem-estar

3 Respostas
                                          1493 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril de 2013
                                          por Yang
                                          6 Respostas
                                          2152 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Abril de 2015
                                          por leonardos
                                          0 Respostas
                                          1589 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Maio de 2016
                                          por caires