rede ex aequo

Olá Visitante14.out.2019, 23:49:20

Sondagem

Acham interessante o tópico

Sim
9 (11.8%)
Não
41 (53.9%)
É algo a descubrir!
23 (30.3%)
Já ouvi falar
3 (3.9%)

Votos totais: 63

Autor Tópico: Livro: Um Curso em Milagres  (Lida 44806 vezes)

Livro: Um Curso em Milagres

Offline miL@gres

• Membro Sénior
  • Banido
  • Género: Feminino
    • Um Curso em milagres
kreissig  :D

Se conheces o Curso desde 2006, entao praticamente temos caminhado em paralelo. O curso de facto nao é fácil, porque esta para alem do que pode ser interpretado.

O curso é um processo como ja deves saber uma vez que ja ultrapassaste as 50ªs liçoes de desfazer a ilusao.
O curso usa o mundo de forma a sair dele, e não para o reforçar :devil.

Compreendo que de facto o coaching nao te diga nada, já que sabes concerteza que isto é um teatro pegado e cada mente apenas interage connosco, tipos robots. rsrsrs

Mas se por um lado é difícil, pois a descida da nossa condição natural, foi tão tremenda que agora a subida custa um pouco , mas à medida que subimos a escada, as experiências que vamos tendo são absolutamente extraordinárias e completamente fora deste mundo,  concordas?

Há uns dias perguntei a uma pessoa amiga, se tivesses a oportunidade de experimentar a ausência total do corpo, gostarias de o fazer?

Claro que ficou atónica, e com uma vontade de experimentar  lol, mas para isso a mente tem que ser treinada para o aceitar com alegria e não com medo.

Otimo ter noticias de um trabalhador de Milagres
 :D

Offline kreissig

• *
    • Novo Membro
    • Género: Masculino
     O  insight para entrar a sério  no Curso deu-se com a lição 12 : " Eu estou transtornado porque vejo um mundo sem significado"   ; logo seguido da lição 14 : " Deus não criou um mundo sem significado ".  Realmente só um Deus louco criaria um mundo como o que nós observamos ao longo da História : massacres, perseguições, guerras, fome, etc, etc, etc........

Logo,  este mundo não pode ser real, não pode ter sido criado por Deus, mas sim por uma loucura momentânea do ego (a tal metáfora da expulsão do paraíso) .

Quanto ao coaching, eu posso estar a ser inadequado na minha apreciação por o estar a ver na perspetiva tipo "O livro do segredo" e outros que tais, a tentativa de influenciar o teatro pegado ( como dizes,e bem ) que isto é  e ficar com o ás de copas, de ouros, de paus e de espadas na minha mão : obter o suce...........sso ,   seja lá isso o que for,  na minha vida,   manipulando as ilusões e o inconsciente dos outros actores.    Agora se considerar o   life coaching em termos de ajuda espiritual ( professor de Deus, versão Curso ) para desmontar o cenário e mostrar que estamos só a representar um papel, tudo bem.

Aliás,   na Psicologia Transpessoal  o Curso em Milagres é uma psicoterapia,  nomeadamente,  na tratamento da depressão.

Julgo que o uso da meditação é uma boa  ferramenta para o curso em milagres.

Eu nunca fiz "treinamento" nesse domínio , mas será uma nova  etapa que terei que percorrer, com a ajuda de um mestre .

Frequentas algum grupo de estudo ?

Nesta altura,  estou a estudar,  por conta própria . Mas frequentar um grupo faz toda a diferença.

Desculpem, mas eu escrevo aos repelões e podem  aparecer coisas desconexas . Tem que se habituar a perdoar.

Muitos Milagres para todos.
    « Última modificação: 23 de Março de 2012 por kreissig »

Offline miL@gres

• Membro Sénior
      • Banido
        • Um Curso em milagres
      Olá novamente  :D

Vejo que encontras-te a tua função no mundo, quando referes a lição 12 : " Eu estou transtornado porque vejo um mundo sem significado"   ; logo seguido da lição 14 : " Deus não criou um mundo sem significado ".
      O livro de exercícios, tem dupla função, por um lado se ajuda a desfazer a ilusão por outro ajuda-nos a encontrar a nossa missão como trabalhadores de milagres. O exercício que te toca mais é o que tens que ensinar.

Quando iniciei o estudo do livro Um Curso em Milagres, pareceu me tão ousado o facto de dizer que nós inventamos o mundo que vemos que tive a necessidade de participar em um grupo de estudo. Queria ver se era a única, ou se havia mais como eu, à procura de respostas.
      Inicialmente eu comecei por estudar as projecções. Já tinha feito todo o tipo de terapias, para melhor a minha vida a todos os níveis e continuava mais que na mesma.

Quando li o manual de professores, em que diz:

O sistema do ensino e do aprendizado está de facto, revertido no pensamento do mundo. Parece que o professor e o aluno estão separados, o professor dando algo ao aluno ao invés de a si mesmo. Além disso a arte de ensinar é considerado uma actividade especial na qual a pessoa investe apenas uma proporção relativamente pequena do seu tempo.
      O propósito do curso, é digamos prover para ti um meio de escolheres o que queres ensinar com base naquilo que queres aprender. Não podes dar a outra pessoa senão a ti mesmo e isso aprendes através do ensino.

Isto colocou-me logo uma questão, cada vez que eu fazia uma terapia com "alguém" e ainda por cima tinha que pagar, o terapeuta estava a tratar-se a ele próprio e ainda por cima recebia dinheiro.. O que eu lhe pagava.  :-X

Isto fez-me de facto questionar todo o mundo, padrões e crenças, QUE GRANDE INSANIDADE. Quem de facto criou o mundo foi muito inteligente em como o fez, dar o melhor para si, e isso é inegável. Só os inteligentes, os sem escrúpulos e todos os inconscientes podem de facto viver num mundo assim. Pelo menos essa é a minha interpretação.

A questão ainda reside como me posso ajudar, dado que aprendo o que ensino.

Continuando no manual de professores,  que diz que o conteúdo verbal do meu ensinamento é bastante irrelevante. O propósito fundamental é diminuir a dúvida sobre mim mesmo. Para mim qualquer situação tem que ser uma oportunidade de ensinar aos outros o que eu sou e o que eles são para mim.

Claro, eu não sou um corpo, eu sou livre. Eu sou Espírito.

Gosto principalmente da parte que diz a revelação de que o Pai e o Filho são um acabará por chegar a todas as mentes. No entanto, esse tempo é determinado pela própria mente, não é ensinado.
      O tempo já esta definido. Parece ser bastante arbitrário. No entanto, não há passo algum que alguém dê ao longo do caminho que seja apenas por acaso. Já foi dado por si, apesar de ele ainda não ter embarcado nele. Pois o tempo parece ir só numa direcção. Apenas empreendemos uma viagem que está terminada. E, no entanto, parece ter um futuro ainda desconhecido para nós.
      O tempo é um artificio, um truque de prestidigitação, uma vasta ilusão na qual as figuras aparecem e desaparecem por magia. E, no entanto, existe um plano por trás das aparências que não muda O argumento está escrito. Quando a experiência chegar, ao fim as tuas dúvidas estarão esclarecidas. Poisa apenas vemos a viagem a partir do ponto onde ela terminou, olhando em retrospectiva para ela, imaginando que a fazemos uma vez mais; recordando mentalmente o que se passou.

O Pai e o Filho não são mais que o Observador e Observado. Vê o filme de Harry Potter, Os prisioneiros de Azkaban, presta atenção à parte em que eles estando na aula, voltam atrás no tempo e estão a ser ajudados, por algo, e descobrirás o que é esse algo.

« Última modificação: 24 de Março de 2012 por miL@gres »

Perfeito ...

Offline kreissig

• *
        • Novo Membro
        Olá,

...essa do terapeuta estar a tratar-se a ele próprio e ainda por cima receber dinheiro  (está o máximo e é uma de uma verdade que até mete impressão)  :-X

Nunca tinha pensado nisso  8-) . não podia  deixar de fazer este comentário (apesar do avançado da hora) .Amanhã , com mais calma, "digo" mais coisas .
        « Última modificação: 25 de Março de 2012 por kreissig »

Offline miL@gres

• Membro Sénior
          • Banido
            • Um Curso em milagres
           :devil

Pois, uma das coisas boas do Curso é que nos desperta para muitas insanidades sobre este mundo.  lol

E tens toda a razão quando dizes que não é fácil. O Espirito Santo desafia-nos tanto que hás vezes penso se não estará a abusar um bocadinho.  :-X

Já não basta quando andamos com os tarecos para trás e para a frente, pois mudanças são necessárias na vida dos estudantes, não sei se já te aconteceu? Mas ainda por cima, poe-nos cada desafio, só com o intuito de mexer connosco. Epá é preciso ser um raio de um santo, para aguentar. rsrsrs.

O que vale é que por outro lado, as experiências que nos vai trazendo, não são deste mundo, e isso é mais que desejável.

;D

Quanto ao grupo de estudos, existem em vários lados, e eu que sou uma conhecedora poderei indicar-te algum se me disseres de onde és. Além de que hoje em dia são cada vez mais os estudantes a tentar compreender o curso.
          Outra coisa se passa, senão houver um grupo na tua zona, isso significa que és tu que o tens que criar. Começas a falar aqui e ali, e as pessoas começam a aparecer e interessar-se, e quem sabe a aderir.

:P

Difícil, muito difícil .

Offline kreissig

• *
            • Novo Membro
             olá,

Se conheces o cimbalino, o fino, o príncipe, as francesinhas  e o orgulho dragão ... bem essa é a minha praia  :) , tu tens muita facilidade para exprimir as ideias do curso
            e uma certa dose de humor, o que é sempre muito espiritual .

Sabes que eu sou um "clandestino do curso" , ninguém,  muito perto de mim,  sabe que ando em semelhantes matérias "esotéricas", era o suficiente para " internamento" forçado no Magalhães de Lemos  ;D   Imagina formar um grupo, aliás ainda sou um principiante, um pobre principiante .

O que é chato é que aqui no fórum ninguém, passa cartão ao tema ???    É um monólogo... eu sei que o tema é difícil, a vida é complicada e uma martelada no dedo e as ilusões estão logo ali, ao virar da esquina .

Mas por mim,  o debate, continua  8-)

Quanto às primeiras linhas do "post" é o código :)   para saberes  de onde sou , não para dizer que me empanturro com francesinhas, príncipes e dragões ...

« Última modificação: 25 de Março de 2012 por kreissig »

Offline miL@gres

• Membro Sénior
              • Banido
                • Um Curso em milagres
              Ola cimbalino  ;D

Ando a ver uma série muito interessante na Sic Radical que se chama Fisico-Quimica. É sobre temas actuais, como a adolescência, droga, homossexualidae, sexo ,etc. O cenário passa-se na escola, e entre alunos e professores. Num dos problemas recorrentes, o prof diz ao aluno, vocês estao sempre a dizer que não têm voto na matéria que não têm opção de escolha,etc e quando se encontram na idade de fazer a vossa prórpria escolha, permitem que sejam os pais a escolher novamente por voces e depois queixam-se. Se não forem voces a mudar o mundo quem será entao?

É mais ou menos o que se passa com o teu testemunho. De que te adianta andares a fazer Um Curso em Milagres, que é a Ajuda para remover todos os preconceitos, senão o Usas?!

O julgamento está dentro de cada um de nós, não precisamos ajuda de ninguém, pois já o fazemos bem sozinhos  lol

O curso diz, não é que tu não deves julgar, mas NÃO podes julgar. O julgamento é de Deus , e Ele não julga porque não condena.  lol

Poderás ficar surpreendido, quando decidires partilhar com outros o teu entendidmento do curso. Há de tudo. Haverá quem diga que é tolice, e ai tens uma boa oportunidade de perdão, e haverá quem te diga que quer saber mais, e outros que apenas te respeitarão, é o teu caminho. No final é o de todos, mas isso já são outras questões. É o de todos mas não para todos ao mesmo tempo, também responde porque é que parece um monologo e não um dialogo.  :devil

Como não se pode fazer pub, procura por mudanca criativa na net, e encontrarás Ângela Vieira a facilitadora do curso no Porto.

Quando quiseres partilhar ou trocar conhecimentos podemos sempre encontrar-nos é uma questão a combinar.

Já agora como e que tiveste conhecimento do Curso? E não percebi, se já realizas-te os exercícios uma vez e estas na segunda ou é a tua primeira vez?

p.s Estás sempre a lidar com o Espirito Santo, embora pareça que são outras mentes. Às vezes, senão grande parte, , Ele contraria-nos mas com o intuito de que Aprendamos, de nos fortalecer, para nos desafiar. Á medida que vai passando o "tempo psicologico", os desafios diminuem e desaparecem, quando não mais for útil o curriculum. E então haverá desfrute.   lol

O Filho de Deus, nada pode sofrer e tu és Ele.  ;D

Um "bebé" tranquilo.

Offline kreissig

• *
                • Novo Membro
                       Eu estou a fazer pela primeira vez os exercícios, lição 126, conheci o Curso em 2006, através de um professor de um  curso que frequentava na altura. Foi uma referência ligeira, mas comprei o livro na Fnac e não demorou três dias a atira-lo para a estante, não fosse tão volumoso e iria para o caixote do lixo :) ; depois, voltei a pegar nele e , a cena já fazia mais sentido, mais uns dias e prateleira com o assunto... será fastidioso alongar mais o filme ... mas foi uma repetição constante.

Agora, imagina a dificuldade que eu tive para agarrar o assunto (e a noção de unidade, nunca me foi estranha) começo de repente a falar do Curso a "eito", aliás, não tenho ainda argumentos suficientes para o fazer e por isso continuo a procurar e a estudar ...estás a ver a confusão que posso causar.

Tudo tem o tempo certo  :)

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                  • Banido
                    • Um Curso em milagres
                  Compreendo perfeitamente o que dizes.

Quando eu iniciei o curso, nunca tive a intenção de o terminar. Muito grande, muito estudo e eu cá sou muito prática. Mas 14 meses depois de o iniciar, terminei-o. Grande Milagre, hoje compreendo que foi o meu primeiro.  lol

O que aconteceu, foi uma grande desilusão. Sabia o curso de cor e salteado e tinha realizado todas as lições, melhor que bem.  :-*
                  Nada aconteceu. Nem visão de Cristo, nem Voz de Deus, nem inspiração, nada. Eu tinha muitas ideias, mas faltava-lhes, algo, consistência. Queria praticar o curso com outros estudantes, mas e quê deles?! Eu sabia-O de cor e salteado assim como, sei  que aprendo o que ensino. Pelo menos isso eu podia ensinar, o Curso.

O exercício 66 diz:
                  A minha felicidade e a minha função são uma só.

Mas não terminava de encontrar a minha função. Decidi fazer uma pausa de 3 meses, e dediquei-me a muitas outras leituras e realizei algumas terapias alternativas. Também não funcionou. Já estava a começar a desesperar, e resolvi, recomeçar os exercícios. Estava determinada, tinha que acontecer algo, além de que o dinheiro começava a escassear e eu tinha que fazer algo.

Acho que se passaram 3 meses, e de repente dou por mim, a entrar novamente no "mundo", estava na altura de perdoar todas as ilusões. Foi uma tarefa complicada. Reatei a relação com a minha família, amigos e o mundo. Estava tudo de cabeça invertida. Eu estava no mundo, mas já não mais o conhecia.

Os meus pais, estavam diferentes, pareciam os mesmos, mas a imagem deles mudava a cada dia, isso desconcertava-me. A atitude, também mudava consoante a situação. Comecei a aperceber-me que agora estávamos unidos numa só mente. Eles sabiam o que eu pensava, e até o que ia dizer, mas eu a eles quase nunca.

Afinal onde estava eu metida, que me tinha acontecido. Estava profundamente desiludida, mas perplexa ao mesmo tempo, isto era uma situação completamente nova para mim. Os meus pais que sempre tinham sido uns broncos, agora eram uns "intuitivos"?!  :-X

Eu não confiava muito no que via, e muito menos no que me diziam, mas aos poucos a sua atitude comigo, era tão profunda de um Amor tão intenso que acabei por me render. Mesmo quando levava raspanetes a "sério", compreendia que aquilo não era "real". Era como se fosse um teatro, obviamente não era agradável para eles, nem para mim. Porque eles estavam a ralhar comigo sem querer em absoluto faze-lo, e eu sofria porque estava a ser chamada a atenção. Grande confusão.  :o

Foi então que iniciou as lições de perdão, e foram inúmeras as situações em que as pude aplicar. Eu deambulava pelo "mundo", e não estava a ver forma de sair dele, mas agora sabia que não estava sozinha.

Que desilusão, afinal era tudo isto que existia? Apesar de estar muito grata pela união que finalmente se tinha criado, continuava sem gostar nem um bocadinho do mundo. Continuava a sentir que não encontrava a minha função, e não sabia mais que fazer.

Contrariada, aceitei o "mundo" tal como me estava a ser apresentado. Durante, 1 ano, ou mais, não voltei a ler, nem a ver o curso. Por um lado andava muito ocupada com as "ilusões" e lições de perdão e por outro, pensei que era tudo o que existia, não havia nem cursos, nem milagres que me valessem. Estava num caminho desconhecido, no entanto familiar, a algum lado iria eu parar.  :P

Quando as "coisas" acalmaram, voltei a pegar no curso e a estuda-lo. Mas desta vez, com uma visão completamente diferente, agora sabia que o meu esforço tinha provocado efeitos. E de facto, existe um outro mundo que eu quero, e o curso proporcionou-me.

Hoje a minha relação com os meus pais e o todo, continua em Unicidade, agora já não deambulo pelo mundo, agora eu sou o todo.
                   lol

III. A zona da fronteira - Um Curso em Milagres

A complexidade não é de Deus. Como poderia ser, quando tudo o que Ele conhece é uno? Ele conhece uma criação, uma realidade, uma verdade e apenas um Filho. Nada entra em conflito com a unicidade.

Existe uma região fronteiriça do pensamento que se encontra entre esse mundo e o Céu. Não é um lugar e quando a alcanças, ela está à parte do tempo. Aqui é o ponto de encontro onde os pensamentos são trazidos para se encontrarem, onde os valores conflitantes se encontram e onde todas as ilusões são largadas ao lado da verdade, onde são julgadas como não sendo verdadeiras. Essa terra fronteiriça situa-se logo depois da porta do Céu. Aqui todo o pensamento se faz puro e totalmente simples. Aqui, o pecado é negado e tudo o que existe é recebido no seu lugar.
                  Esse é o fim da jornada. Temos nos referido a ele como o mundo real. No entanto, existe aqui uma contradição, pelo facto de que as palavras implicam uma realidade limitada, uma verdade parcial, um segmento do universo que se tornou verdadeiro. Isso se dá porque o conhecimento não ataca a percepção de forma alguma. Eles são levados a se encontrar e só um dos dois continua além da porta onde está a Unicidade.
                  Nada daquilo em que o Filho de Deus acredita pode ser destruído. Mas, o que é verdade para ele tem que ser trazido à última comparação que ele jamais fará, à ultima avaliação possível, ao Julgamento final a respeito desse mundo. É o julgamento da ilusão pela verdade, da percepção pelo conhecimento: "Isso não tem significado e não existe."
                  No mundo real, escolher é simplificado. A salvação pára bem perto do Céu, pois só a percepção necessita de salvação. O Céu nunca foi perdido e portanto não precisa ser salvo.
                  O mundo real, é a área na qual a escolha se faz real, não no resultado, mas na percepção das alternativas para a escolha.

Esclarecimentos de termos.

Offline kreissig

• *
                    • Novo Membro
                    Continuo a visitar os teus "posts" sobre o Curso, mas como sabes sou um pobre principiante e estudioso. Estes esclarecimentos são ótimos, mas vou dar só umas

pequenas "bicadas" . Quanto ao termo Extensão fica-se com um sabor a pouco, acho que não temos capacidade, neste mundo de ilusão de compreender  um pou................co  que seja do que é o processo de Criação, Extensão de Deus, é uma impossibilidade em termos de palavras.

Quanto a Doença, concordo mais com a defesa do ego para valorizar o corpo, a doença é fundamental para a existência do ego, porque prova que o corpo é real, mas

como o corpo não é real, a doença não pode existir ...

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                      • Banido
                        • Um Curso em milagres
                      Como dizem os Mestres Ascensos no livro do Gary Renard, um estudante delicioso  lol

Nem eu teria dito tão bem o que expressaste por palavras, um Bem Haja para ti.  ;)

Fazendo das tuas palavras as minhas, vou só fazer um pequeno reparo, para que não dê a impressão que o que escrevo são palavras minhas. Mas como estudante do Curso bem sabes, que são textos retirados do livro Um Curso em Milagres, exceto um que outro desabafo ou partilha que possa ter feito, pois a este nível não sou perfeita embora a minha função como trabalhador de milagres é vir a sê-lo.

E é claro que o processo de Criação está para além da compreensão humana, pois só o Espírito é capaz de conhecer. O curso não tem por função dar todas as respostas, mas ajudar a sair da ilusão do pensamento irracional.

Estive a ouvir a história da Helen contada por Isabel Ferreira e compreendi finalmente que não é mais que a minha história apenas contada de outra forma. Tal como o curso diz, a verdade tem que ser dita de muitas formas até que a mente compreenda que é a própria criadora da ilusão.

;D

Offline Templarius

• núcleo lgbti braga
                        • Membro Vintage
                        • *water and ice*
                        Aviso

Informamos que se procedeu à revisão e limpeza deste tópico, relativamente a conteúdos que pudessem ser entendidos como spam/publicidade.

Qualquer questão ou dúvida que tenham não hesitem em nos contactar, sempre via MP (mensagem pessoal).

Um abraço,
                        A equipa de moderação

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                          E depois do curso?

Iniciado por IDontRecognizeMyself « 1 2  Todas » Educação, Ciência e Tecnologia

27 Respostas
                          6933 Visualizações
                          Última mensagem 18 de Junho de 2014
                          por SM
                          40 Respostas
                          11211 Visualizações
                          Última mensagem 23 de Fevereiro de 2018
                          por Atomic
                          1 Respostas
                          2288 Visualizações
                          Última mensagem 11 de Setembro de 2012
                          por Algoritmo