rede ex aequo

Olá Visitante19.set.2019, 13:37:13

Sondagem

Acham interessante o tópico

Sim
9 (11.8%)
Não
41 (53.9%)
É algo a descubrir!
23 (30.3%)
Já ouvi falar
3 (3.9%)

Votos totais: 63

Autor Tópico: Livro: Um Curso em Milagres  (Lida 44672 vezes)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
  • Banido
  • Género: Feminino
    • Um Curso em milagres
 ;D

Ola "companheiros de viagem"... Voltei novamente com mais desenvolvimentos para os curiosos, cepticos, agnosticos, religiosos, etc...

Quem estiver interessado em saber do que se trata "Um Curso em Milagres" poderá ler um livro mto interessante da experiência de Marianne  Williamson durante a realizaçao do curso, numa leitura muito contagiante.

Começa assim:

"Atreva-se a ler mais, a ser mais, a crescer para além dos seus limites. Encontrará nos livros aqui reunidos um dos maiores desafios da sua vida:  o do autoconhecimento"

Fica a teu critério se aceitas ou nao este desafio  ;)

Beijinhos e boa leitura

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline SapientiaeOpium

• Membro Sénior
    • Género: Masculino
    • Nosce te ipsum...
    Esse milagre associa-nos a uma entidade transcendente?

Os "milagres" sao a percepçao correcta da realidade....
    Não sei se o Miau_Elfico estará interessado, mas podias desenvolver um pouco mais?
      Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros!

Jean-Paul Sartre

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
      • Ecce Somnium!
        • Bravis esse laboro, obscuro fio
      Esse milagre associa-nos a uma entidade transcendente?

Os "milagres" sao a percepçao correcta da realidade....
      Não sei se o Miau_Elfico estará interessado, mas podias desenvolver um pouco mais?

Estou sim :)
        Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
        • Banido
          • Um Curso em milagres
        Ola  SapientiaeOpium  e Miau Elfico, agradeço a vossa colaboraçao e tentarei responder o melhor possivel, pois compreendo as vossas questoes como minhas.

Vou transcrever palavras de Marianne Williamson como indiquei realizou o curso durante 5 anos e colocar algumas reflexoes sobre as suas experiências. Ajudou-me bastante nesta minha fase inical, uma vez que só estou a estudar o curso à 3 meses aproximadamente. O curso não é um exame que temos que aprovar no final, é apenas uma forma de ajudar-nos a ter a percepçao correcta e a conseguirmos viver neste mundo de dualidade. Sabemos o que é certo e errado, mas damos por nós muitas vezes a "lutar" interiormente para nao fazermos o que sabemos errado. A grande vantagem é precisamente essa, a partir do momento que iniciamos o curso e o praticamos a diario com palavras, intençoes simples o nosso "universo" torna-se mais leve  ;D

Marianne diz assim:

"Deus" significa amor e "vontade" significa pensamento. A vontade de Deus é um pensamento de amor.

"Os milagres ocorrem naturalmente como expressoes de amor" Eles reflectem uma mudança na forma como pensamos, libertando o poder da mente para os processos de cura e de correcçao. Esta cura toma diversas formas. Por vezes, um milagre é uma mudança nas condiçoes materiais, tal como a cura fisica. Outras vezes, é a mudança psicologica ou emocional.

Ao pedirmos que se façam milagres, nao pedimos alteraçoes no nosso exterior, mas sim no interior. Procuramos realmente uma orientaçao mais afável para a vida.

Quando desistimos de tentar controlar os acontecimentos, eles caem numa ordem natural, numa ordem que funciona. Enquanto descansamos, um poder muito maior do que o nosso assume o controlo, e realiza um trabalho muito mais bem feito do que o nosso.

O Curso ensina-nos que aprendemos, ensinando e ensinamos demonstrando. Vou fazer-vos uma demonstraçao de um "milagre".

No outro dia estava a fazer o seguinte exercicio que consistia em lembrar-me mentalmente do seguinte:

As minhas magoas escondem a luz do mundo em mim.

Eu tenho 2 "amigas" , uma que sempre me ouviu sobre os progressos do curso, mas que nunca participou ou se interessou nesta busca e vamos chamar-lhe Maria, e outra "amiga" Joana, sempre me disse que eu tinha muito potencial que era mto inteligente, só eu é que nao via isso.

Sempre gostei da Maria, porque "parecia" ouvir-me com atençao a tudo e nunca dei grande oportunidade à Joana, porque achava que era muito aluada. Foi entao que ao reflectir nas palavras  da Joana "agora" com a percepçao do curso, compreendi que a Joana via em mim ela mesma, ou seja alguem com potencial e inteligente.Resolvi comentar-lhe  parte do curso e que de certo modo nos projectamos nos outros. Na altura pareceu nao prestar atençao ao que estava a comentar-lhe e "desisti" de falar sobre isso.
        Quando um dia o destino nos cruzou e ela nao estava muito bem, e pediu-me para explicar-lhe melhor essa parte das projecçoes. Fiquei admirada, :o pois tinha feito o "julgamento" de que ela nao me tinha ouvido.  :-[
        E conversamos durante horas e ela ficou a pensar em tudo o que eu lhe tinha dito.
        No entanto eu continuava a "conversar" com a Maria sobre os meus progressos e a deixar de parte a Joana.

Quando tive um sonho, que a Maria era como uma "farsa" e que deveria era evoluir com a Joana. E assim fiz, entretanto temos trocados experiências que nos ajudam mutuamente.

Ao escrever-vos isto acabei de ter outro "milagre". Em tempos fiz um exercicio que consistia em dizer: - "Deus fala contigo continuamente", sempre pensei que seria uma voz dentro da nossa cabeça que algum dia iria escutar, e quando meditava ficava em silencio para ver se ouvia  :-X.

Hoje apercebi-me que Deus fala continuamente, através dos sonhos, através dos outros, ou de sinais, Deus esta sempre falando-nos, nós é que nao escutamos. Quando alguém te disser 1, 2 e até mesmo 3 vezes alguma coisa é porque isso é benefico para ti, mesmo que nao o consideres.

Para que possam compreender os "milagres" vão aparecendo nas nossas vidas sem esforço. O curso consiste em 365 exercicios dentro do genero que indiquei anteriormente, ou seja qq criança é capaz de os realizar, e nao é preciso seguir a risca todos os dias, apesar de ser aconselhável, mas Deus encarregar-se-á de nos colocar os seus limites se for benéfico para nós. O Curso vai nos corrigindo a "mente" subindo a nossa auto-estima, melhorando a nossa confiança, etc. É um processo por vezes "desconcertante", mas muito gratificante cada vez que sentimos que estamos no bom caminho, e cada vez mais simples de o seguirmos. A questão que eu propria me coloquei foi, prefiro passar maus bocados, pq de certo modo os desbloqueios mexem com o nosso passado e mágoas para nos ajudar a remove-las, ou prefiro continuar nesta agonia de mundo que nao consigo entender nem identificar-me?
         ???

Espero ter ajudado nas vossas questões, vocês ja me ajudaram a mim  ;)

Beijinhos

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
          • Banido
            • Um Curso em milagres
          Um Milagre por exemplo, eu andar à procura de algo que me pudesse esclarecer mais sobre as projecções e quando finalmente estava a terminar o Livro de Regresso ao Amor que fala sobre o Curso, encontrei o Livro Vivendo na Luz de Shakti Gawain. Não só fala com uma simplicidade e exemplificaçao de como se processam as projecçoes como também indica outro bastante simples que também andava à procura para adquirir a técnica de visualizaçao criativa ( descontrair profundamente e representar em seguida, mentalmente, o objectivo que se deseja atingir, entre outras coisas ).

Gostaria de comentar-vos o que se passou comigo. Precisamente à 1 ano eu tinha lido "Vivendo de Luz", na altura passou-me bem ao lado, acho até que o achei intediante.
          A questão é que se nao estivermos preparados para a mensagem do universo, apesar de ela estar lá nao a vemos.
          Por isso eu gosto de "demonstrar" o que vou aprendendo pq demonstrando, aprendo e ensino demonstrando.

Vou colocar aqui algumas passagens do livro, porque acredito que só visualizando aprendemos:

Qdo alguem se zanga connosco, acusa ou critica, devemos perguntar-nos: "O que é que a raiva dessa pessoa reflecte em mim? Talvez descubras que tens sido mto severo e critico em relaçao a ti, ou entao que o teu eu interior esta perturbado pq ultimamente n lhe das a devida atençao. Qdo os outros se mostram mto exigentes em relaçao a ti, é geralmente sinal que desejas mais de ti mesmo. Vamos verificando que as outras pessoas na nossa vida começam a sentir se melhor qdo estamos mais em contacto connosco.

Um exemplo que se passou comigo à relativamente pouco tempo. Eu andava à procura de todas as respostas e mais algumas, sobre as energias, sobre as projecçoes etc, qdo de repente começo a ser abordada por gente a perguntar-me coisas sobre mim, fiquei nas horas e n estava a perceber, ate que vi que o meu interior se estava a reflectir no meu exterior, ou seja assim como eu andava a fazer perguntas os outros projectavam-se em mim da mesma forma com perguntas.
          Ultimamente tambem ando com a paranoia que quero emagrecer uns kilitos, o meu interior esta a reflectir-se no exterior. So vejo gente gorda à minha volta, mas é que contado ninguém acredita. Pensem, reparem qdo sairem à rua num "padrao" que se repita continuamente, ou pq só vem gente pobre, ou deficientes, gordos, magros, belos, reparem qual é o padrao que se esta a exteriorizar de voces  8)

Exercicio:
          1) Pensa numa pessoa que amas ou admiras em particular. Faz uma lista de todas as suas qualidades positivas. Vê de que forma essas qualidades se reflectem. Nalguns casos podem existir qualidades q nao tenhas ainda desenvolvido completamente. Reconheçe q essa pessoa esta na tua vida p te instruir e inspirar com o seu exemplo.

2) Pensa em alguem q n te sentes mto à vontade. Procura identificar a qualidade dessa pessoa que desgostas. Exemplo
          Se nao gostas de alguem q parece egoista. essa pessoa pode estar a reflectir a sua parte negada ( é o sentimento oposto ao egoismo poderia ser altruismo) que deseja que lhe des mais atençao para cuidar das tuas proprias necessidades. talvez te identifiques demasiado com cuidar dos outros.

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
            • Banido
              • Um Curso em milagres
             ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

O que se passa?

1) Será que não há duvidas porque está tudo esclarecido?
            2) Será que não ha duvidas, porque não há interesse?
            3) Será que há duvidas mas não ha coragem de as expôr?
            4) Será que há duvidas mas ........................................

Existem sempre 4 caminhos, 4 possíveis respostas.. será que alguém é capaz de completar a ultima  8)

;)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
              • Ecce Somnium!
              ... estas ultrapassam a consciência?

Há mais que 4 caminhos e metade deles não os imaginamos sequer. Não agora, não neste momento.
                Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline SapientiaeOpium

• Membro Sénior
                • Nosce te ipsum...
                ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

O que se passa?

1) Será que não há duvidas porque está tudo esclarecido?
                2) Será que não ha duvidas, porque não há interesse?
                3) Será que há duvidas mas não ha coragem de as expôr?
                4) Será que há duvidas mas ........................................

Existem sempre 4 caminhos, 4 possíveis respostas.. será que alguém é capaz de completar a ultima  8)

;)
                Sem ofensa, a minha única dúvida é porque é que as pessoas limitam tanto.
                Pensa nisto: «Ignorantia differt ab errore» - Ignorância provém do erro, «est modus in rebus» - há sempre um meio termo.
                  Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros!

Jean-Paul Sartre

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                  • Banido
                    • Um Curso em milagres

Pensa nisto: «Ignorantia differt ab errore» - Ignorância provém do erro, «est modus in rebus» - há sempre um meio termo.

Responder
                  Quando se diz o que se pensa, nao é certamente nenhuma ofensa... Só gostaria de compreender a que te referes ao dizer, que limitam tanto?
                   ??? ??? ???
                  Responder

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                    • Banido
                      • Um Curso em milagres
                    ... estas ultrapassam a consciência?

Há mais que 4 caminhos e metade deles não os imaginamos sequer. Não agora, não neste momento.

Por mais que eu pense, acho que existem realmente 4 caminhos o resto sao ramificações dessas 4 escohas por exemplo..

Vamos numa estrada, e chegamos a um momento que um enorme rio cruza esse caminho, o que fazemos??
                    - Atravessamos, ja seja a nado, barco, etc
                    - Esperamos que alguém chegue também ao mesmo dilema e dps decidir se partilhamos da soluçao dessa pessoa.
                    - Retrocedemos
                    - Contornamos

Nao me ocorre mais nenhuma alternativa.... ???

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                      • Ecce Somnium!
                      E a hipótese de ficar no mesmo sítio ou procurar uma passagem sem ser a nado ou a contornar? :)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                        • Ecce Somnium!

Quando se diz o que se pensa, nao é certamente nenhuma ofensa... Só gostaria de compreender a que te referes ao dizer, que limitam tanto?
                         ??? ??? ???

Tudo quanto é ideológico é limitado ao sujeito. Sendo tudo uma incerteza, afirmar algo como fizeste parece-me também a mim uma limitação. Não sei se será pelo mesmo motivo, SapientiaeOpium, mas penso o mesmo, embuscadaluz.

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                          • Banido
                            • Um Curso em milagres
                          E a hipótese de ficar no mesmo sítio ou procurar uma passagem sem ser a nado ou a contornar? :)

E pergunto eu, ficar no mesmo sitio nao foi o que eu disse, esperar....
                          Buscar outra passagem sem a contornar ou contornar ou esperar um barco, outra saída...
                          É tudo a mesma coisa, por dificil que seja aceitar as hipoteses sao 4 com diferentes ramificaçoes, digo eu....  :-X

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                            • Banido
                              • Um Curso em milagres

??? ??? ???

Tudo quanto é ideológico é limitado ao sujeito. Sendo tudo uma incerteza, afirmar algo como fizeste parece-me também a mim uma limitação. Não sei se será pelo mesmo motivo, SapientiaeOpium, mas penso o mesmo, embuscadaluz.

Penso que estamos todos a dizer a mesma coisa mas com perspectivas de as ver diferentes... A verdade é que somos seres espirituais ilimitados, a nossa limitaçao esta mesmo no mundo que criamos.  ;)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                              • Ecce Somnium!
                              Disseste:

'Esperamos que alguém chegue também ao mesmo dilema e dps decidir se partilhamos da soluçao dessa pessoa.', não disseste ficamos no mesmo sítio nem disseste esperamos (por algo indefinido) ;)

??? ??? ???

Penso que estamos todos a dizer a mesma coisa mas com perspectivas de as ver diferentes... A verdade é que somos seres espirituais ilimitados, a nossa limitaçao esta mesmo no mundo que criamos.  ;)

D'accord. Penso é que há definições base que nos limitam ainda mais mas isto são ideias. Quiçá até não me limitem também... :)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                                • Banido
                                  • Um Curso em milagres
                                Disseste:

'Esperamos que alguém chegue também ao mesmo dilema e dps decidir se partilhamos da soluçao dessa pessoa.', não disseste ficamos no mesmo sítio nem disseste esperamos (por algo indefinido) ;)

??? ??? ???

D'accord. Penso é que há definições base que nos limitam ainda mais mas isto são ideias. Quiçá até não me limitem também... :)

Esperar só tem um significado no meu entender... a acçao é esperar é uma só o efeito é que poderá mudar, digo eu  8)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                                  • Ecce Somnium!
                                  O efeito pode mudar mas está preso aos tipos de espera. Não gosto de reduzir tudo ao mesmo. É tirar-lhe metade do que na realidade vale.

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Diva

• Membro Ultra
                                    A verdade das Verdades...

" Quando encontrares uma pessoa, lembra-te que é um encontro sagrado. Tal como a vires, assim serás visto. Tal como a tratares assim te irão tratar. O que pensares dela, assim irão pensar de ti. Nunca se esqueçam disto, porque nessa pessoa poderão se encontrar ou poderão perder-se..."

In Regresso ao Amor de Marianne Williamson

Quem entender isto terá um poder imenso ao seu alcance...
                                      Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos

Willian Shakespeare

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
                                       Mahatma Gandhi

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline miL@gres

• Membro Sénior
                                      • Banido
                                        • Um Curso em milagres
                                      A verdade das Verdades...

" Quando encontrares uma pessoa, lembra-te que é um encontro sagrado. Tal como a vires, assim serás visto. Tal como a tratares assim te irão tratar. O que pensares dela, assim irão pensar de ti. Nunca se esqueçam disto, porque nessa pessoa poderão se encontrar ou poderão perder-se..."

In Regresso ao Amor de Marianne Williamson

Quem entender isto terá um poder imenso ao seu alcance...

Tem piada Diva que eu li esse mesmo livro e realmente passou-me ao lado essa frase, mas isso tambem nao é defeito é feitio ;)
                                      Poderás explicar entao com exemplos o poder que alcancas-te? Seria de ajuda para mim poder entender tao profundo pensamento  ;)

" UM CURSO EM MILAGRES "

Offline Diva

• Membro Ultra
                                        Olá embuscadaluz.

O maior exemplo que te posso dar neste momento é sentir paz e não me sentir de forma nenhuma magoada pela situação que aconteceu.  ;)

" Uma boa relação não é sempre feita de cristais e arco-iris. É um processo muitas vezes doloroso, muitas vezes confuso. Uma relação espiritual não é necessariamente aquela em que duas pessoas estão constantemente a sorrir. "

"Um curso em Milagres diz que todas as pessoas que encontramos vão ser os nossos crucificadores ou os nossos salvadores, dependendo do que escolhemos ser para eles. Ao focarmos na culpa dos outros os pregos da auto-aversão enfiam-se mais profundamente na nossa própria pele. O foco na inocencia dos outros liberta-nos. Dado que nenhum pensamento é neutro, todas as relações nos conduzem mais profundamente para o Céu ou mais profundamente para o Inferno"

Para quem não está dentro do contexto do curso, O Céu e o Inferno que o Curso fala não são locais para onde iremos um dia. O Céu e o Inferno que o curso fala são estados de espirito que vivemos a cada dia da nossa "vida".
                                          Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos

Willian Shakespeare

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
                                           Mahatma Gandhi

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          E depois do curso?

Iniciado por IDontRecognizeMyself « 1 2  Todas » Educação, Ciência e Tecnologia

27 Respostas
                                          6861 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Junho de 2014
                                          por SM
                                          40 Respostas
                                          11155 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Fevereiro de 2018
                                          por Atomic
                                          1 Respostas
                                          2276 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2012
                                          por Algoritmo
                                          6 Respostas
                                          2434 Visualizações
                                          Última mensagem 4 de Junho de 2017
                                          por carolinalg
                                          8 Respostas
                                          2044 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Julho de 2013
                                          por Faa