rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 04:55:03

Autor Tópico: Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?  (Lida 75359 vezes)

 
Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
#0

Offline Mercury

  • *****
  • Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Hydrargirum
Este topic vem na sequência de duas histórias abaixo relatadas em short version mas altamente representativas da amostragem do nosso "filo";



1 short story:
-Dizia alguém outro dia em conversa na qual eu tb participava....."começamos a namorar e depois fomos viver juntos....mas depois não resultou!!!"......ao que eu perguntei porquê?...a resposta foi lacónica, "Porque comecei a conhece-lo".....




2 short story:
-Escreve-me hoje um grande amigo meu que vive noutro País Europeu....e en passant comunica-me....."já tenho namorado...e ele ama-me....e eu estou apaixonadissimo...ainda não nos vimos, ele está noutro País (da Oceânia), mas temos falado mto ao tfone e ele deve vir morar para cá daqui a 6 meses..."



Eu na realidade, nem sei por onde é que tal começa a estar mal e se é que começa de todo.....

Por isso o que vos pergunto, é o que vcs acham das histórias que eu relatei...se vos identificam ou se vos relacionam com elas....
Se são apologistas do conhecer e namorar, ou pelo reverso.....namorar e conhecer......!

Pq temos tanta necessidade de oficializar um estado de união, como se isso nos preenchesse a carência que trazemos.....e pq seremos tão carentes?
    Abaixo a "nova ricage", abaixo estolas e cetins...
    Abaixo a classe D, os cromados e os afins...
    Abaixo o ar de enjoo e a chauffage de tarar...
    Abaixo a purpurina e o bigode por rapar....

    Abaixo a atitude que é tão triste e demodé! Ser MONO é tão passé!!!

    Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
    #1

    Offline NickofTime

    • ***
    • Membro Total
    • Género: Feminino
    • I came, I sat, I departed
      • nickoftime
    Acho que sou mais apologista do conhecer e namorar, e muito especialmente começar por ver os defeitos na pessoa e perceber se se consegue lidar com eles. Pode parecer ridículo, mas no fim de contas, tudo o que vier da outra pessoa ( depois de termos aceite os seus defeitos ) só nos surpreende   :D
    Quanto ao namorar e conhecer são, na sua maioria, apenas flirts.
      The more you talk and think about it, the further astray you wander from the truth.

      Zen Master

      Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
      #2

      Offline v

      • *****
      • Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      É tudo demasiado relativo para opiniar...
      Depende verdadeiramente das pessoas e da situação em questão.
      Pessoalmente, sou mais do conhecer e namorar... mas mesmo assim, há situações em que afinal não conhecemos assim tão bem quem está ao nosso lado.


        Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
        #3

        moon_angel

        • Visitante
        ja dizia o outro....

        ... "namorar e conhecer, ou conhecer e namorar... EIS A QUESTÃO"...

        sem duvido, é algo complexo, embora para mim conhecer e namorar...

        mas tb sei q do conhecer ao namorar vai um passo mto pequeno, se existir, claro, alguma afinidade, quimica, whatever....  e esse pequeno step, nao permite um conhecimento total da outra pessoa...

         quer queiramos , quer nao, e está provado, só ao fim de dois meses (aproximadamente) as pessoas se revelam, ou começam a revelar, tal qual são... daí podermos andar algum tempo ainda "enganados"...

        qto a conhecer e namorar, as vezes longas conversas telefonicas, durante um longo periodo de tempo, permitem q se conheça melhor uma pessoa, do q um mês, ou dois, de mutua convivência...

          Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
          #4

          Offline C0XINHA

          • *****
          • Associad@
          • Membro Elite
          • Género: Feminino
          • .: A vida é dura para quem é mole :.
          conhecer, namorar, conhecer...

          ate a pessoa n kerer dar + a conhecer...

          acho essas coisas de morar junto um pouco serias d+ pra serem feitas dessa maneira q  vc narrou, merc...
            "Gosto de pessoas doces, gosto de situações claras - e por tudo isso, ando cada vez mais só." CFA

            Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
            #5

            Cactus_cute

            • Visitante
            sendo ceptica como sempre, acho sinceramente q ninguem se da a conhecer verdadeiramente se está numa de seduzir... se estamos a falar num conhecer de ficar umas semanas ou meses a sair juntos, tomar cafes, ir a cinemas, longas conversas, de facto fica-se a conhecer a historia da pessoa, ficam-se a conhecer algumas das suas fragilidades e das suas caracteristicas... mas n se conhece verdadeiramente a pessoa, pq ela n deixa e esta em condiçoes de o evitar.
            dai q eu concorde c a carol (acho q era isso q querias dizer): conhecer, namorar e continuar a conhecer o q falta... é sempre assim q se passa, excepto se se saltar a primeira parte.
            a questao é q o 1º "conhecer" se consegue melhor c o convivio obvio, mas quem sou eu para dizer q esse teu amigo, mercury, n conhece verdadeiramente bem o namorado dele? se calhar foram os dois tao honestos e tao abertos um c o outro q de facto se apaixonaram sem precisar de se encontrar uma unica vez... confesso q duvido q as coisas continuem as mesmas depois de se conhecerem (mas isso sou eu q duvido de tudo), mas confesso tb q ha algo em mim q quer acreditar q isso é possivel, pois n haveria sentimento mais puro. era de facto apenas baseado nas pessoas q eles sao, e n tendo a ver c o seu aspecto fisico...
            mas para mim, definitivamente, conhecer (mt bem) e namorar... todos os meus namorados(as) começaram primeiro pelo estadio de amigos, e é assim q acho q deve ser... é mais facil entregarmo-nos a alguem em quem realmente confiamos, e p quem temos um sentimento mt mais forte e verdadeiro do q p alguem q acabamos de conhecer. :) eu acho :P

              Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
              #6

              Offline C0XINHA

              • *****
              • Associad@
              • Membro Elite
              • Género: Feminino
              • .: A vida é dura para quem é mole :.
              Responder
              mas n se conhece verdadeiramente a pessoa, pq ela n deixa e esta em condiçoes de o evitar.

              Pois, o aspecto da omissao é complicado. Pode ser positivo qdo se espera pra dar a conhecer certas coisas nos momentos + adequados, mas negativos a partir do momento em q impede uma boa comunicaçao, uma relaçao equilibrada, ou ate qdo eh usado com ma-fe.
              Pessoalmente n acho q as pessoas sejam obrigadas a se dar a conhecer por completo (e por completo digo td o q a pessoa ja conhece sobre si mesma), pois acho importante ter um espaço q seja só nosso.

              Digo q o conhecer deve ser continuo pq as pessoas estao em constante mudança (pelo menos gosto de pensar assim)... se ja temos dificuldades em conhecer coisas e fenomenos + simples, qm dira pessoas...
                "Gosto de pessoas doces, gosto de situações claras - e por tudo isso, ando cada vez mais só." CFA

                Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                #7

                Offline candy cane

                • *****
                • Membro Vintage
                • Género: Feminino
                • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                  • não estou in the mood
                Conhecer e namorar é a opção da maioria das pessoas, mas na realidade isso quase nunca acontece. porque nem sempre conhecer é conhecer (bem explicado, não?)
                Não é por se conhecer alguém à muito tempo que a conheces ou por passares muito tempo com ela. Se a pessoa quiser pode tentar controlar os seus defeitos de modo a que passem como "pequenas caracteristicas".  
                Se muitas vezes após um longo namoro, quando já moram juntos chegam à conclusão que não se conhecem....
                Mas é apenas a minha opinião e não tenho  muita experiência no assunto  :P
                  Though nothing can bring back the hour
                  Of splendor in the grass, of glory in the flower
                  We will grieve not, but rather find
                  Strength in what remains behind

                  Wordsworth
                  | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

                  Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                  #8

                  Cactus_cute

                  • Visitante
                  n acho q seja assim tao censuravel... n estou a falar de omissao grave, como p exemplo n dizer q matámos a nossa familia inteira, claro!
                  mas é normal qd estas a conhecer uma pessoa mostrares o q tens de melhor... ate pq geralmente so mostramos o nosso pior (ou mais dificil de lidar) c quem ja temos alguma confiança... eu pelo menos so mostro o meu feitiozinho geniento c alguns dos meus melhores amigos (somos sempre piores para quem mais gostamos, é uma das injustiças da vida...).
                  acho q nem sequer é propositado... é apenas consequencia de n se conhecer bem a pessoa, de se pretender conhecer a pessoa (peloq se tenta cativa-la c as qualidades, obvio), e de ainda n haver uma base de confiança mutua (o q volta a por a questao inicial: será sensato iniciar-se uma relaçao nessas premissas?!) :)

                    Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                    #9

                    Offline Dark Angel

                    • **
                    • Membro Júnior
                    • Género: Masculino
                    • "Nunca desistas... porque desistir é morrer...
                      • Ex aequo CB
                    Olá!
                     Na minha opinião, é muito relativo! ha pessoas que por muito que julgues que a conheces bem .. por vezes estás super errad@! Há pessoas que levam muito tempo para conhecer, e depois por muito que conheces fica uma grande amizade e nao da para namoro! Acho que pior vezes é melhor ir em frente ... e depois ver o que se dá! :) Um forte abraço a tod@s!!!!

                     Dark Angel
                      "Existem coisas na vida, umas que nos unem e outras que nos separam mas todas nos ensinam a viver! Vivi bons momentos, com isso aprendi a ser a pessoa que sou hoje, sinto-me bem quando faço as outras pessoas felizes...."

                      Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                      #10

                      Cactus_cute

                      • Visitante
                      Se a pessoa quiser pode tentar controlar os seus defeitos de modo a que passem como "pequenas caracteristicas".  

                      eu como pessoa super controlada q sou, q tenho plena consciencia q sao poucas as pessoas q verdadeiramente me conhecem, sei q isso q tu dizes é impossivel... :) ninguem se consegue controlar a toda a hora para toda a gente. acabamos sempre p mostrar o q nos vai na alma, quer queiramos quer nao... um exemplo: ficas super desiludida c algo q alguem te faz... (a reacçao normal seria falar c a pessoa em questao, mas eu n sou normal, ptt apenas registo e ajo em conformidade) podes aguentar uma atitude, 2.. ate 3 ou mais. mas chega sempre a altura em q ja n aguentas mais pq é ou uma falta de respeito, ou uma falta de caracter ou o k for.
                      outro exemplo: eu pessoalmente odeio chorar a frente das outras pessoas (seja p estar triste, seja a frente de um ecrã de cinema/tv)... mas ha alturas em q n consigo mesmo conter-me.
                      acho q n sou pior pessoa p tentar conter o q de mais intimo tenho, mas acho tb q quem conviva mais tempo comigo e tenha dois dedos de testa, mais cedo ou mais tarde acaba p me conhecer... e eu acho q sou de facto dificil de conhecer, pelo q me considero um bom padrao para este ponto :)

                        Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                        #11

                        Dido

                        • Visitante
                          Eu primeiro conheço.. so dps namoro (geralmente é com os meus melhores amigos  ;D :-X ::)) lol o contrário soa-me a curte.. não gosto disso.. :-\

                          Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                          #12

                          Offline candy cane

                          • *****
                          • Membro Vintage
                          • Género: Feminino
                          • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                            • não estou in the mood
                          Cactus_Cute:

                          Eu quis dizer que tentas controlar-te, e não que te controlas, por muito que tentes.
                          É claro que não o podes fazer, mas quando queres agradar a uma pessoa não vais mostrar os teus defeitos, vais sim tentar parecer o mais agradável possivel para a atraires.
                            Though nothing can bring back the hour
                            Of splendor in the grass, of glory in the flower
                            We will grieve not, but rather find
                            Strength in what remains behind

                            Wordsworth
                            | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

                            Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                            #13

                            Offline __Miguel_

                            • ****
                            • Membro Sénior
                            • Género: Masculino
                            • À procura do outro que também sou eu.
                                    Boas, gentes.

                                Após ter lido os vossos comentários acerca do tema pareceu-me por bem dar a minha "achega". Acontece que eu, neste momento, estou a passar exactamente por uma fase como a do exemplo 2. Conheci, há pouco tempo, um rapaz espectacular e que é tudo o que sempre procurei. Cada dia que passa me identifico mais com ele, cada vez gosto mais dele. E, estranhamente (ou não), ainda não estivemos juntos uma única vez.
                                A par disto, devo dizer que até agora os meus relacionamentos (todos os dois... :P) foram do tipo namorar e depois conhecer, e nenhum deles funcionou, exactamente por causa disso.
                                Daqui se depreende, acho :P, que acredito mais (e cada dia que passa mais e mais) no conhecer e só depois namorar.
                                Só espero que desta vez dê certo. Seria uma pessoa muito feliz se isso acontecesse. :)
                                Cumprimentos para toda a gente,

                                    __Miguel_

                                P.S.: E, se leres isto, Miguelito, um beijo.
                              "Se não experimentares, não sentes falta. Problema, problema, é mesmo quando tens saudades do que ainda não experimentaste..."

                              Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                              #14

                              Offline Swelly

                              • *****
                              • Membro Ultra
                              • Género: Feminino
                              • Meu riso é tão feliz contigo
                                Eu penso que as duas situações são viaveis, depende das pessoas em questão, e da sua forma de encararem o dia-a-dia.

                                Por vezes conhecêmos alguém que não nos desperta qualquer tipo de sentimento e com o passar do tempo e com o conhecimento adquirido, de ambas as partes, esse sentimento acaba por aparecer e crescer.
                                Noutras vezes, basta um olhar para nos atirarmos de cabeça nas relações e vamos conhecendo a pessoa que está ao nosso lado com o passar do tempo.
                                Não tenhas medo de amar, só assim saberás o que é viver.

                                Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                                #15

                                moon_angel

                                • Visitante
                                concordo com uma coisa q foi dita...

                                por mto q se ame, ha sempre algo "so nosso", algo a q só nós "temos acesso".... nao quero com isto dizer q deve haver segredos, ou omissoes... nada disso

                                Mas precisamos do "nosso espaço", aquele bocadinho inviolavel q nos permite q a nossa sanidade mental se mantenha!

                                nao sei se me fiz entender!



                                  Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                                  #16

                                  Offline Pandora

                                  • *****
                                  • Membro Ultra
                                  • Género: Feminino
                                  Aqui sinto-me uma menina de coro, porque nunca vivi nada no feminino, e no masculino não posso dizer que tenha sido feliz...

                                  Mas para mim é tão importante conhecer o ser humano que está por trás daquela cara e corpo. Acho mesmo que isso é o mais importante.

                                  O género feminino encanta-me sobremaneira (Yo lo sé), mas mais do que isso apaixono-me, amo a personalidade. E por isto será tudo - também - muito cerebral.

                                  Como tal não me vejo  :-[ a namorar sem conhecer. Porque o conhecimento (saber o que a faz rir e sorrir, as conversas que tem, o carácter que revela) é que me proporciona o encanto.

                                  E esse encanto traduz-se ou não em Amor, em Querer Bem, em Gostar, em Sentirmo-nos bem (a dois) e sem perdermos a nossa individualidade... e depois disso então o namoro (o viver bem e na prática tal amor por outro que não é apenas um corpo)...
                                    ..
                                    Watch your thoughts, they become your words
                                    Watch your words, they become your actions
                                    Watch your actions, they become your habits
                                    Watch your habits, they become your character
                                    Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

                                    Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                                    #17

                                    Offline frodo

                                    • **
                                    • Membro Júnior
                                    • Género: Masculino
                                    ola meus querid@s,

                                    defenitivamente escolheria conhecer e namorar, mas a vida troca-nos as voltas por vezes, e nem sempre à nossa feição. a experiência, parca, que tenho é a de que quando mostro o que sou e não apenas têm de lidar com como sou, aparencia fisica versus intelecto e emoções, todos fogem looooool. a realidade é que poucos querem namorar, querem ir namorando, e assim quanto menos conhecerem e forem dados a conhecer melhor, assim pensam calculo.
                                    eu prefiro a pautada troca de ideias, reacções, mas como sou um chato de primeira fogem sempre de mim  ;D
                                    fiquem bem lind@s, um abraço
                                    frodo

                                      Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                                      #18

                                      Offline Hain

                                      • *****
                                      • Membro Elite
                                      • Género: Masculino
                                      • God help the outcasts
                                       Frodo: até ao dia que não fogem  ;)
                                        A life without passion would be a life barely worth living.

                                        Re:Conhecer e namorar ou namorar e conhecer?
                                        #19

                                        XATE

                                        • Visitante
                                        acho que é simples para mim este tópico ::)

                                        Nunca conhecemos  e namoramos

                                        Namoramos e nunca conhecemos

                                        Moral da história: toda a malta namora e ninguém se conhece ::) whatever :P

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          317 Respostas
                                          77316 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Setembro de 2014
                                          por Thought
                                          176 Respostas
                                          108193 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Março de 2015
                                          por carolinalg
                                          70 Respostas
                                          28615 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Novembro de 2008
                                          por Malik
                                          36 Respostas
                                          8690 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Agosto de 2019
                                          por c_paty
                                          2 Respostas
                                          3232 Visualizações
                                          Última mensagem 14 de Março de 2016
                                          por Bc