rede ex aequo

Olá Visitante24.nov.2020, 14:30:37

Autor Tópico: Melhor amigo/a hetero... Contar ou n contar?  (Lida 28167 vezes)

Melhor amigo/a hetero... Contar ou n contar?

Offline KreaTor

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
  • "Sou mais giro no hi5"

Comigo é assim: primeiro conto, depois há quem se torne amigo. lol
sim... de facto, pode fazer algum sentido. mas, não me parece que se ajuste a este caso. mas, prende-se a questão, será que se pode chamar de amigo, a alguém que não reage bem á tua orientação sexual?!

ora era mesmo aqui que eu queria chegar... que especie de amigo sera esse que nao nos aceita como realmente somos? no entanto ... o meu dilema é: eu nao quero perder a amizade dessa pessoa =S
    =D

Offline nuven

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    • I just want TO BE ME

sim... de facto, pode fazer algum sentido. mas, não me parece que se ajuste a este caso. mas, prende-se a questão, será que se pode chamar de amigo, a alguém que não reage bem á tua orientação sexual?!

ora era mesmo aqui que eu queria chegar... que especie de amigo sera esse que nao nos aceita como realmente somos? no entanto ... o meu dilema é: eu nao quero perder a amizade dessa pessoa =S

as vezes sera melhor nada dizer... pq de facto, se sao nossos amigos, como dizem ser, nao lhe deveria incomodar nada relacionado connosco... se os incomoda, é pq se calhar a amizade fica um pouco à-quem do q se poderia esperar... mas se de facto essa pessoa é importante para o nosso equilibrio, e se lhe contando sabemos q isso pode deteriorar-se, parece-me preferivel nada dizer....
      Não basta sermos bons... Temos de ser EXCELENTES!

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
      • Ecce Somnium!
        • Bravis esse laboro, obscuro fio

Ora, se ele nao te aceita como és será teu amigo? Bom provavelmente ele não sabe o que é isso que és... Provavelmente terás de conquistar terreno e mostrar que a homossexualidade ou a bissexualidade não são nada do que esta gente diz, mas sim muito mais para além disso. No funo, sem te acusares, defenderes o que pensas e, mais importante, sentes. O resto virá com o tempo. Um melhor amigo é como um irmão, se não estiver para tudo, vira ilusão ;)
        Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

cristina

• Visitante
        não tenho melhor amigo/a hetero, por isso it's not a problem

Offline Equilibrium

• Orador(a)
          • Membro Sénior
          • Get your game on, go play.
          Não foi um problema, o meu melhor amigo é gay e pela altura que lhe disse, já eu sabia dele. E ele de mim...enfim, pormenores...  :P lol

Mas entendo a dificuldade, também tenho outros amigos que gostaria que soubessem e simplesmente tenho receio de dizer-lhes.
            It doesn't make sense not to live for fun, your brain gets smart but your head gets dumb.

Offline Zombie

• Associad@
            • Membro Elite
            Estive quase a contar à minha melhor amiga mas por causa das circunstâncias acabei por não contar. Mas pelo andar da carruagem mais dia menos dia hei-de contar a alguém, qualquer dia começo de novo a deitar tudo para fora e isso sai. Mas temo esse dia, não só por mim mas pelos meus, acho que me vai fazer cair de vez na realidade! (a única vez que isso me aconteceu foi na minha 1ª e única reunião, quando me perguntaram a minha orientação)

Offline Coubert

• Membro Elite
              Sinceramente, este tópico faz me muita confusão.
              Quer dizer, como é que alguém considera alguém o melhor amigo e depois não é capaz de contar uma das coisas mais "importantes" da sua vida. algo fundamental?!
              Acho que andamos aqui com um problema de conceitos. Melhor amigo = (supostamente) pessoa que nos apoia incondicionalmente, que nos ouve, que está ao nosso lado, bla, bla, bla. Como é que se mete em causa não contar ao melhor amigo?! Por mais defeitos que ele tenha, façam-no merecer esse nome!

(e isto parece que está com um tom irritado, mas não está. lol)
                "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline mmike

• Membro Sénior
                  • Neo-Relapsias
                O meu amigo mais antigo de todos sempre foi bastante homofóbico. Dizia que não entendia como dois gajos podiam gostar um do outro, e que achava nojento. Quando lhe contei, reagiu bastante bem. Ficou surpreendido (talvez até chocado) mas tentou sempre entender. E posso falar com ele sobre isso com naturalidade. Ele é um fixe. Ele fala de miúdas, e eu de miúdos. Digo, de miúdo, que agora só há um na minha vida. :p
                  What's this? What's this?
                  There's color everywhere!
                  http://www.relapsias.blogspot.com

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                  • Ecce Somnium!
                  Sinceramente, este tópico faz me muita confusão.
                  Quer dizer, como é que alguém considera alguém o melhor amigo e depois não é capaz de contar uma das coisas mais "importantes" da sua vida. algo fundamental?!
                  Acho que andamos aqui com um problema de conceitos. Melhor amigo = (supostamente) pessoa que nos apoia incondicionalmente, que nos ouve, que está ao nosso lado, bla, bla, bla. Como é que se mete em causa não contar ao melhor amigo?! Por mais defeitos que ele tenha, façam-no merecer esse nome!

(e isto parece que está com um tom irritado, mas não está. lol)

ditto

O meu amigo mais antigo de todos sempre foi bastante homofóbico. Dizia que não entendia como dois gajos podiam gostar um do outro, e que achava nojento. Quando lhe contei, reagiu bastante bem. Ficou surpreendido (talvez até chocado) mas tentou sempre entender. E posso falar com ele sobre isso com naturalidade. Ele é um fixe. Ele fala de miúdas, e eu de miúdos. Digo, de miúdo, que agora só há um na minha vida. :p

E isto só prova que a homofobia é às vezes mais leviana do que aquilo que se pensa ;D
                    Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline mmike

• Membro Sénior
                      • Neo-Relapsias
                    Eu entendo que não se conte a alguns amigos. Os nossos amigos não têm de saber tudo de nós. Acho é que mais cedo ou mais tarde isso prejudica a relação de amizade...

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                      • Ecce Somnium!
                      Mas um melhor amigo não passa por família, confidente, amigo e parceiro?

Offline mmike

• Membro Sénior
                          • Neo-Relapsias
                        Exactamente por isso. Não deixa de ser família, confidente, amigo e parceiro por não saber tudo...
                        Dando um exemplo se calhar mais pacífico: pode ser "normal" que não se conte aos avós, porque estes não vão entender (se bem que há avós e avós). Isto não lhes retira nada do que são. Para amigos também pode ser assim. Nunca nenhum amigo nos vai conhecer por completo. Eu tenho bons amigos, hetero, que não me falam de quem gostam. Não calha, não querem, não sei. Não deixam de ser bons amigos. Mas claro, nunca será uma amizade tão intensa como aqueles para os quais não há barreiras.

Enfim, o mundo é complicado. :P Eu sinto-me limitado quando não posso falar aos meus amigos sobre a minha sexualidade, mas entendo que algumas pessoas possam sentir que a sua sexualidade ser conhecida, isso sim seria uma limitação (devido à mentalidade dos amigos). Bah, sei lá.

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                          • Ecce Somnium!
                          Sim -) E cada um escolhe a sua situação. Eu opto por ser transparente, pelo menos com a maioria, até porque o meu objectivo é : eu sou eu. Não ando para aí a contar ao deus dará mas quando se proporciona, positiva ou negativamente, não cedo. Não condeno quem conta ou deixa de contar, mas na minha definição de melhor (!) amigo isso faz parte -)

Offline mmike

• Membro Sénior
                              • Neo-Relapsias
                            Estamos 100% de acordo, então.  ;D

Offline Gharam

• Membro Elite
                              • Closets are for clothes.
                                • A minha página no Deviantart
                              Exactamente por isso. Não deixa de ser família, confidente, amigo e parceiro por não saber tudo...
                              Dando um exemplo se calhar mais pacífico: pode ser "normal" que não se conte aos avós, porque estes não vão entender (se bem que há avós e avós). Isto não lhes retira nada do que são. Para amigos também pode ser assim. Nunca nenhum amigo nos vai conhecer por completo. Eu tenho bons amigos, hetero, que não me falam de quem gostam. Não calha, não querem, não sei. Não deixam de ser bons amigos. Mas claro, nunca será uma amizade tão intensa como aqueles para os quais não há barreiras.

Enfim, o mundo é complicado. :P Eu sinto-me limitado quando não posso falar aos meus amigos sobre a minha sexualidade, mas entendo que algumas pessoas possam sentir que a sua sexualidade ser conhecida, isso sim seria uma limitação (devido à mentalidade dos amigos). Bah, sei lá.

Concordo absolutamente contigo  ;)

Um melhor amigo é alguém que nos compreende totalmente, o nosso confidente, se não conhece esse nosso lado, perde-se o tal nível de compreensão e intimidade para considerar alguém um melhor amigo.

Se alguém tem um melhor amigo hetero, que lhe conte, porque se ele/a reagir mal então é porque não é verdadeiramente amigo e não faz falta nenhuma.
                                "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
                                ( . .) c(")(")

Chrono

• Visitante
                                Quanto a mim ... acho que sim ... não serão realmente amigos se não nos aceitarem ...

Amigo é isso mesmo... gostar de ti incondicionalmente epoiar-te nas escolhas que te definam... um amigo de verdade aceitará sempre e ficará sempre feliz por ti... contar é, para mim, a melhor e unica opção... até porque o nosso melhor amigo é, supostamente, a pessoa com quem nós podemos falar de tudo sem reserva!

Offline Hedwig

• Associad@
                                  • Membro Ultra
                                  Claro q um amigo nos deve aceitar como somos e isso tudo, mas tb temos que compreender q por mto boas q algumas pessoas sejam, há preconceitos q têm enraízados q n se mudam de um dia para o outro.

Compreendo as pessoas q têm amigos homofóbicos e têm medo de os perder se lhes disserem que são gays. Provavelmente esses amigos têm uma ideia errada da homossexualidade e nunca foram confrontados com ela directamente. Se calhar, em vez de uma abordagem de choque estilo "sou gay, se não aceitas isso é pq n és meu amigo e n me mereces como amigo", deve-se optar por ir educando esses amigos aos poucos, de forma subtil. Se mesmo assim n funcionar... Bem, então acho q cada um faz aquilo q o fizer sentir melhor.

Felizmente, nunca tive uma má reacção. Isso prende-se provavelmente com o facto de eu ser extra-cuidadosa ao ponto q até irrita e só ter contado a algumas pessoas, de quem já estava à espera de obter uma reacção positiva.
                                  Aliás, se não fosse por uma amiga minha, q me confessou ser bissexual, eu às tantas aínda tava no armário, pq foi só depois d saber dela q eu ganhei coragem e lhe falei do assunto. É claro q n foi novidade para ela.  ;)

Chrono

• Visitante
                                    Compreendo as pessoas q têm amigos homofóbicos e têm medo de os perder se lhes disserem que são gays. Provavelmente esses amigos têm uma ideia errada da homossexualidade e nunca foram confrontados com ela directamente. Se calhar, em vez de uma abordagem de choque estilo "sou gay, se não aceitas isso é pq n és meu amigo e n me mereces como amigo", deve-se optar por ir educando esses amigos aos poucos, de forma subtil. Se mesmo assim n funcionar... Bem, então acho q cada um faz aquilo q o fizer sentir melhor.

Concordo plenamente contigo... realmente pode dar-se o facto de os nossos amigos serem homofónicos... é algo que não podemos controlar e que eles, provavelmente, fazem uma ideia um tanto ou quanto diferente daquilo que é na realidade... Acho que nos cabe a nós a tarefa de os ajudar a compreender e desmistificar toda esta situação e não ter um orgulho disparatado e chegar junto deles, numa atitude um pouco arrogante, na qual dizemos... Sou gay sim! E depois? Esfregando-lhes isso na cara...
                                    Gostei do teu ponto de vista e, mesmo nunca tendo tido nenhuma reacção negativa, ver como agirias se ela ocorresse... seria assim que eu procederia também!

Offline Yawp

• Membro Ultra
                                      • Género: Outro
                                      Este tópico levanta de facto uma questão essencial, cuja resposta depende também das pessoas que nos rodeiam e das suas limitações.
                                      Eu própria estou num impasse. Apenas os meus pais e uma amiga sabem. Apesar das reacções francamente positivas devo confessar que por vezes fico magoada com certas atitudes e palavras que são ditas quase sem pensar, porque a sociedade nos impõem certos hábitos homofóbicos automatizados.

Essa minha amiga ficou por um lado mais próxima de mim e sinto uma enorme liberdade em poder falar-lhe do assunto, no entanto antes brincava bastante comigo, acarinhava-me,dava-me o braço, etc. Actualmente noto em pequenas coisas que evita ao máximo dos máximos tocar-me. Uma vez, por exemplo, ao dar-me umas moedas quis tanto evitar o contacto com os meus dedos que pouco faltou para as atirar. E isso fragiliza-me por vezes, outras compreendo,porque lhe disse que gostava dela (e que tinha a perfeita consciência de que ela não era como eu).

Apesar de ela me encorajar a contar aos restantes amigos, que são pessoas excelentes, para mim autênticos irmãos, fico reticente. É que muitas das conversas de convívio passam por malandrices, engraçadas na sua maioria, mas com um fundo sempre um tanto quanto homofóbico. Como se as pessoas se estivessem a testar, a tentar apanhar alguém em falso, a marcar posição, como se ser gay fosse uma fraqueza. Não imaginam contudo que estão perante uma pessoa com essas características. Na verdade atacam sobretudo os indivíduos de sexo masculino, porque esses é que parece pôr em causa as "bases viris do sistema". Partem do princípio que somos todos heterossexuais e que os jogos de palavras não afectam ninguém. Eu calo-me e às vezes agonizo por dentro e sorrio por fora.

Embora o texto não o indicie até aqui, creio que na sua maioria aceitariam/aceitarão a minha sexualidade, por conversas sérias que já presenciei. Mas também já ouvi disparates enormes que me deixam tão revoltada que fico muda e pior, envergonhada por ser como sou.

Tudo isto me tem deixado muito indecisa, apesar de os conhecer a todos há mais de 5 anos.
                                      Além disso, temos um espaço alugado em conjunto, onde estudamos e trabalhamos. Se as coisas correm mal tenho medo de "perder pau e bola". De perder algo tão sublime como uma amizade sem condicionantes.

"For those of you who don´t know, a YAWP is a loud cry or yell." in Dead Poets Society.

Chrono

• Visitante
                                        Este tópico levanta de facto uma questão essencial, cuja resposta depende também das pessoas que nos rodeiam e das suas limitações.
                                        Eu própria estou num impasse. Apenas os meus pais e uma amiga sabem. Apesar das reacções francamente positivas devo confessar que por vezes fico magoada com certas atitudes e palavras que são ditas quase sem pensar, porque a sociedade nos impõem certos hábitos homofóbicos automatizados.

Embora o texto não o indicie até aqui, creio que na sua maioria aceitariam/aceitarão a minha sexualidade, por conversas sérias que já presenciei. Mas também já ouvi disparates enormes que me deixam tão revoltada que fico muda e pior, envergonhada por ser como sou.

Tudo isto me tem deixado muito indecisa, apesar de os conhecer a todos há mais de 5 anos.
                                        Além disso, temos um espaço alugado em conjunto, onde estudamos e trabalhamos. Se as coisas correm mal tenho medo de "perder pau e bola". De perder algo tão sublime como uma amizade sem condicionantes.

Na minha humilde opinião, que tu escolherás acatar ou não pois só tu poderás chegar à conclusão do que será indicado, ou não, para ti, eu sinto que se os teus pais já sabem o pior já foi feito... com os amigos é, regra geral, algo mais fácil de ser falado e aceite.
                                        Talvez em relação á tua amiga seja diferente e ela tente evitar um contacto contigo pelo facto de lhe teres dito que gostavas dela... pode ser outra coisa totalmente diferente, mas o que é certo é que isto que eu te cito por ultimo é uma tarefa tua...
                                        Se eles dizem disparates assim tão grandes ou descabidos cabe-te a ti educar cada um deles nesse sentido, cabe-te a ti, enquanto amiga e alguém com conhecimento de causa, mostrar a cada um deles que talvez estejam errados e que não é bem assim como pensavam... são coisas que levam tempo e podem ser, por vezes, morosas... mas acho que vale a pena e que não perderás a amizade de nenhum deles... parece-me ser sincera e essas superam muita coisa ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          11 Respostas
                                          3684 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Agosto de 2010
                                          por Safira
                                          47 Respostas
                                          15852 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Maio de 2011
                                          por Di HF
                                          106 Respostas
                                          20831 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Outubro de 2014
                                          por Lio