Eu acho que a pansexualidade faz algum sentido numa sociedade onde cada vez mais se fala em expressões e identidades de género não-binárias e em pessoas transgénero, e até intersexo. Porque um bissexual pode-se sentir atraído por ambos os sexos, okay! True! Mas nem todos sentem atração por pessoas intersexo, não binárias ou por transgénero.
Eu, por exemplo, sou homossexual mas atualmente sinto-me mais atraído por homens que tenham caraterísticas mais masculinas. É um aspeto da minha orientação sexual e até há um rótulo para esta suposta atração pela "masculinidade" (androssexualidade). Se bem que questiono este aspeto da minha identidade sexual por me sentir, por vezes, atraído por pessoas que não são assim, que são trans ou que não sejam assim tão normativas, talvez! Ou seja, acho que há uma certa fluidez que está mais vezes de um lado que de outro.
Isto para dizer que a sexualidade não é assim tão simples quanto se pensa e é de encontro com este pensamento que surge a pansexualidade. Da mesma forma que eu sinto a minha homossexualidade dessa forma, pelo menos atualmente, outros homens gay também sentirão igual ou inverso. E, da mesma forma, outras pessoas sentir-se-ão atraídas por pessoas que não correspondem à norma e que, por isso, não são bissexuais.
A pansexualidade nem é de agora, mas foi muito estigmatizada com a ideia de que os pansexuais eram emocional e fisicamente atraídos por objetos, por pessoas mortas, por pães, por panelas, elefantes e coisas do género. O que não é verdade. Pansexualidade é apenas a atração física e/ou emocional por pessoas de todos os géneros, sejam homem, mulher, intersexo, não-binárixs e transgénero. Gostam de pessoas, é isso. Daí que, sinceramente, ache errado quando uma pessoa bissexual diz que se sente atraído por "pessoas"... é verdade, mas talvez não é um leque de pessoas assim tão alargado, por vezes.
De qualquer das formas, e vendo o lado negativo da coisa, a bissexualidade vs pansexualidade pode vir a reforçar preconceitos e discriminação contra as pessoas que já referi, da mesma forma que uma orientação sexual que viesse distinguir a atração entre homens masculinos e homens mais femininos, ia reforçar preconceitos. Se é que já não existe!
Mas bem, eu não sou ninguém para dizer que a pansexualidade não existe. Acho curioso que se diga que não devem existir mais orientações do que homossexual, bissexual e hetero... de certa forma concordo porque estas orientações estão dirigidas para o sexo da pessoa e não para o seu género (mas, assim sendo, onde ficam as pessoas intersexo?), ao contrário de outras orientações que começam a existir que são focadas nas expressões e identidades de género e noutros fatores.
Ou seja, eu até acho que esta questão de orientação sexual pode-se ver de uma forma hierárquica, com, por exemplo, a assexualidade (na sua forma de arromântico, também - pois, assim sendo, não se sente atraído emocional e fisicamente) a homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade [ou pansexualidade] a serem as principais orientações sexuais, que depois têm várias derivações de acordo com a assexualidade e a pansexualidade e outros fatores, por exemplo. Do género: eu sou homossexual mas não sinto atração sexual, logo sou homorromântico. Ou eu sou bissexual mas sinto-me atraído por todos os géneros, logo sou pansexual (se bem que, aqui, o termo primário deveria ser pansexual e então com a bissexualidade dentro do termo "pan" por ser mais restrito). Eu sou bissexual, mas sinto-me atraído por pessoas trans, logo posso considerar-me transensual. Etc etc.
Enfim, acho que cada vez mais a orientação sexual é uma construção social e que apenas serve para nos identificarmos com algo, não para sermos algo ou porque somos ou nascemos algo. Pelo menos do meu ponto de vista que, vendo as coisas desta forma atualmente, começo a questionar a minha homossexualidade para algo mais abrangente e como algo mais fluido.
Veremos o que o futuro nos dirá sobre a pansexualidade. Acho que há a hipótese de se tornar um "fenómeno" com a onda Miley Cyrus, pois muitas pessoas questionarão a sua orientação sexual e se, realmente, abrange não só o homem e a mulher, ou se também abrangerá outras pessoas.