rede ex aequo

Olá Visitante20.jan.2021, 04:19:29

Autor Tópico: Pansexualidade?  (Lida 34653 vezes)

Pansexualidade?

Bc

• Visitante
Ou seja....um bissexual sente-se atraido ou por um homem ou por uma molher... e o pansexual pode sentir-se atraido por outra especie que não humanos? ou seres inanimados....? por exemplo   ??? ???

Pansexualidade?

Offline Arms

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
      • Reflection
    Bc, então porquê?

A pansexualidade pode ser muitas coisas mas por norma admito-a como sendo uma proximidade à natureza, seja numa relação homo ou hetero, seja com que espécie de indivíduos for ou então a panfilia que passa pela atracção por espaços naturais ou suas particularidades.

quanto à questão da atracção bi ou pan e o exemplo dos transsexuais, não cola. Um transsexual é um homem ou uma mulher como os outros, esteja ele em que estado tiver. A probabilidade de um hetero ou de um gay se sentir atraído por um é tanta quanto para com os demais estados da biologia sexual. Que me digam que o choque perante o caso e o afastamento para com a situação são duas pontes infelizmente com fortes barreiras, tudo bem, mas quantas pessoas sem saber que x ou y é T se sentem atraídas por si... Tão só por isso, acredito que essa ideia está errada. São opiniões e respeito se acreditares nisso, Arms, mas não me parece muito viável.

Não é uma questão de eu acreditar ou não nisso (porque não acredito). Apenas citei como me foi explicado. Para ser sincero, sou um bocado conservador em termos de classificações deste género. A mim basta-me o tradicional hetero, homo, bi e trans.
      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Pansexualidade?

Offline teddyJ

• Membro Ultra
      também acho que o termo "pansexual" é apenas mais um rótulo :x a única categoria em que poderia encaixar os pansexuais é naquelas pessoas que se sentem atraídos por travestis e transexuais... há quem não concorde comigo, mas eu, que estou algures entre bissexual e homossexual, não me sinto minimamente atraído por transexuais
        Happiness can be found, even in the darkest of times, if one only remembers to turn on the light.

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
        • Ecce Somnium!
          • Bravis esse laboro, obscuro fio
        O problema provavelmente teddyJ é que não te sentes atraído pela concepção do que é ser transsexual, seja a ideia que criaste seja o que a sociedade dita (ou um pouco de ambas, melhor). Se não souberes se y ou z é trans, não vais saber se te sentes ou não atraído por ele. No entanto, são ideias e respeito a tua posição. Porém, pansexualidade é uma questão «pan» e acho que transexuais ou outros que não cisexuais são mais do que «pans».

Arms, okok. Quando disse isso foi na sequência do que escreveste mas peço desculpa se interpretei mal. E, sim, estou de acordo com essas terminologias. Mal ou bem, dizem o essencial. O resto considero filias.

Bc, sim. O pansexual pode atrair-se por coisas que não humanas ou até irreais. Por norma está associado a patologia mental pela associação a critérios não aceites pela sociedade. Recentemente, parece, como disse o Arms, associa-se a quem goste de pessoas que de algum modo comportam dois géneros (a.k.a. todas lol) comprometendo os olhos de quem se enamora e a vida de quem é o ponto da atracção. Definitivamente, labels are fables.
          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Pansexualidade?

Bc

• Visitante
          Obrigada Thumbnail. Ja percebi a ideia.... nunca tinha ouvido falar....Também é um extremo a pansexualidade.... :-\

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
            • Ecce Somnium!
            Demasiado desumano (pelo menos na concepção actual). Enfim... Já me acostumei a ver tanta bodega junta que já não faz espécie.
              Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Pansexualidade?

Bc

• Visitante
              MAs uma coisa é certa...quando a gente pensa que ja viu de tudo.....estamos mt enganados.... :-\

Pansexualidade?

Caio

• Visitante
                Já agora Pansexual, remeteu-me imediatamente para a atracção sexual por pão.

lol lol essa foi boa lol

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                  • Ecce Somnium!
                  MAs uma coisa é certa...quando a gente pensa que ja viu de tudo.....estamos mt enganados.... :-\

Ora aí está uma grande verdade

Pansexualidade?

Offline Miguel★

• Membro Elite
                    • Sonhador apaixonado
                      • A Minha Intensa Paixão
                    Tenho feito sempre confusão entre pansexualidade e bissexualidade. Mas agora já entendi mais sobre a matéria depois de ter lido este tópico. :)

Pansexualidade?

Offline BrunoMCP

• Orador(a)
                    • Membro Ultra
                    • Ter orgulho é rejeitar a vergonha.
                    Se pansexualidade for, como se disse aqui,
                    a capacidade de sentir atracção física por alguém independentemente do sexo,
                    então acho um rótulo completamente inútil,
                    é apenas bissexualidade com um filtro à frente.

Pansexualidade?

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                      • Membro Elite
                      Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?

Pansexualidade?

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                        Agora que se tem falado tanto em pansexualidade com Miley Cyrus a "assumir-se"... o que pensam sobre o tema?
                        Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.

Pansexualidade?

Offline mIsS

• Membro Elite
                          • Género: Feminino
                          • my smile
                          Acho que é a mesma coisa que a bissexualidade, é uma categoria inútil e sem nexo.

As pessoas adoram falar sobre aquilo que não sentem.
                            Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Pansexualidade?

Offline Forbidden

• Membro Ultra

Então explica-me qual é a diferença prática  entre a bissexualidade e a panssexualidade, por favor.

Pansexualidade?

Offline pether

• Membro Sénior
                                • My thoughts

Então explica-me qual é a diferença prática  entre a bissexualidade e a panssexualidade, por favor.

Para mim essas categorias não fazem sentido. Não vejo onde é que é preciso mais do que Hetero, Bi e Homo para definir sexualidade.

Pansexualidade?

Offline Odra

• Membro Vintage
                              • Welcome to the Town of Gay! ;D
                              o que faz bissexualidade e pansexualidade serem coisas diferentes é que o primeiro termo é binarista (homens & mulheres, 2) e o segundo abrange pessoas que não estejam dentro desses géneros binários. Simple.
                                Estamos a fazer um jogo. Lançam-se os dados e quem obtiver maior pontuação faz uma pergunta aos restantes jogadores. Utilizaremos um dado com 20 lados. /roll 1d20

Nível de originalidade: o mais alto de todos!
                                lol

Pansexualidade?

Offline searching_the_love

• Membro Total
                                É muito simples: é mais um rótulo para pessoal que não gosta dos outros rótulos e o que vem associado ao rótulo que está mais perto daquilo que são, como os "g0ys" e mais não sei quantos outros rótulos de nicho.

É igual que as modas na maneira de vestir, com o Lumbersexual e o Metrosexual e o nãoseiquantossexual. Tudo rótulos da moda.
                                « Última modificação: 31 de Agosto de 2015 por searching_the_love »

Pansexualidade?

Offline Forbidden

• Membro Ultra
                                  o que faz bissexualidade e pansexualidade serem coisas diferentes é que o primeiro termo é binarista (homens & mulheres, 2) e o segundo abrange pessoas que não estejam dentro desses géneros binários. Simple.

Pois, mas que eu saiba so há dois sexos biologicos: masculino e feminino, e a bissexualidade e a atração por ambos. Só por alguém não se enquadrar no genero social, por assim dizer (por exemplo os transgêneros), nao impede que pertençam na mesma a um dos dois generos biologicos. So há dois, nao há mais! Eu acho que isto tudo só complica as coisas.

Pansexualidade?

Offline caires

• núcleo lgbti funchal
                                    • Membro Elite
                                    Eu acho que a pansexualidade faz algum sentido numa sociedade onde cada vez mais se fala em expressões e identidades de género não-binárias e em pessoas transgénero, e até intersexo. Porque um bissexual pode-se sentir atraído por ambos os sexos, okay! True! Mas nem todos sentem atração por pessoas intersexo, não binárias ou por transgénero.

Eu, por exemplo, sou homossexual mas atualmente sinto-me mais atraído por homens que tenham caraterísticas mais masculinas. É um aspeto da minha orientação sexual e até há um rótulo para esta suposta atração pela "masculinidade" (androssexualidade). Se bem que questiono este aspeto da minha identidade sexual por me sentir, por vezes, atraído por pessoas que não são assim, que são trans ou que não sejam assim tão normativas, talvez! Ou seja, acho que há uma certa fluidez que está mais vezes de um lado que de outro.

Isto para dizer que a sexualidade não é assim tão simples quanto se pensa e é de encontro com este pensamento que surge a pansexualidade. Da mesma forma que eu sinto a minha homossexualidade dessa forma, pelo menos atualmente, outros homens gay também sentirão igual ou inverso. E, da mesma forma, outras pessoas sentir-se-ão atraídas por pessoas que não correspondem à norma e que, por isso, não são bissexuais.

A pansexualidade nem é de agora, mas foi muito estigmatizada com a ideia de que os pansexuais eram emocional e fisicamente atraídos por objetos, por pessoas mortas, por pães, por panelas, elefantes e coisas do género. O que não é verdade. Pansexualidade é apenas a atração física e/ou emocional por pessoas de todos os géneros, sejam homem, mulher, intersexo, não-binárixs e transgénero. Gostam de pessoas, é isso. Daí que, sinceramente, ache errado quando uma pessoa bissexual diz que se sente atraído por "pessoas"... é verdade, mas talvez não é um leque de pessoas assim tão alargado, por vezes.

De qualquer das formas, e vendo o lado negativo da coisa, a bissexualidade vs pansexualidade pode vir a reforçar preconceitos e discriminação contra as pessoas que já referi, da mesma forma que uma orientação sexual que viesse distinguir a atração entre homens masculinos e homens mais femininos, ia reforçar preconceitos. Se é que já não existe!

Mas bem, eu não sou ninguém para dizer que a pansexualidade não existe. Acho curioso que se diga que não devem existir mais orientações do que homossexual, bissexual e hetero... de certa forma concordo porque estas orientações estão dirigidas para o sexo da pessoa e não para o seu género (mas, assim sendo, onde ficam as pessoas intersexo?), ao contrário de outras orientações que começam a existir que são focadas nas expressões e identidades de género e noutros fatores.

Ou seja, eu até acho que esta questão de orientação sexual pode-se ver de uma forma hierárquica, com, por exemplo, a assexualidade (na sua forma de arromântico, também - pois, assim sendo, não se sente atraído emocional e fisicamente) a homossexualidade, heterossexualidade e bissexualidade [ou pansexualidade] a serem as principais orientações sexuais, que depois têm várias derivações de acordo com a assexualidade e a pansexualidade e outros fatores, por exemplo. Do género: eu sou homossexual mas não sinto atração sexual, logo sou homorromântico. Ou eu sou bissexual mas sinto-me atraído por todos os géneros, logo sou pansexual (se bem que, aqui, o termo primário deveria ser pansexual e então com a bissexualidade dentro do termo "pan" por ser mais restrito). Eu sou bissexual, mas sinto-me atraído por pessoas trans, logo posso considerar-me transensual. Etc etc.

Enfim, acho que cada vez mais a orientação sexual é uma construção social e que apenas serve para nos identificarmos com algo, não para sermos algo ou porque somos ou nascemos algo. Pelo menos do meu ponto de vista que, vendo as coisas desta forma atualmente, começo a questionar a minha homossexualidade para algo mais abrangente e como algo mais fluido.

Veremos o que o futuro nos dirá sobre a pansexualidade. Acho que há a hipótese de se tornar um "fenómeno" com a onda Miley Cyrus, pois muitas pessoas questionarão a sua orientação sexual e se, realmente, abrange não só o homem e a mulher, ou se também abrangerá outras pessoas.