rede ex aequo

Olá Visitante20.jan.2021, 02:56:06

Autor Tópico: Pansexualidade?  (Lida 34647 vezes)

Pansexualidade?

Offline hazel

• Membro Total
  • Género: Feminino
Olá a todos! ;)

Conheço um rapaz que se define como "pansexual" e diz que qualquer semelhança entre pansexualidade e bissexualidade é pura coincidência ::)... Existem alguns sites onde o termo é usado, mas aqui no fórum nunca vi. E lembrei-me de criar um tópico para saber a vossa opinião sobre o assunto. :)

A ideia é a de que os bissexuais são pessoas que se sentem atraídas quer pelo género feminino quer pelo género masculino (em proporções iguais ou diferentes, não é isso que está em questão ;)) e os pansexuais serão as tais pessoas que se sentem atraídas por alguém independentemente do género, isto é, "vêem para além do género" (na verdade muitas pessoas que se dizem bissexuais pensam assim, será que "pansexuais" seria um termo mais apropriado? ::)).

Se à partida até podem parecer conceitos sobreponíveis, ao pensarmos nos trangéneros (em particular nos não-transexuais) a distinção fica mais clara. Um pansexual terá em teoria mais facilidade em se apaixonar por um trangénero do que um bissexual (pois "X ou Y" é diferente de "entre X e Y").

Bem sei que é mais um rótulo, uma caixinha, mas os termos definem (ou, pelo menos, tentam definir :P) realidades, e tinha interesse em saber se esta diferença existe para vocês. Digam de vossa justiça! ;)
    "Transforma-te em quem és."

Pansexualidade?

Nikky

• Visitante
    confusão  [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif] [smiley=estrelas.gif]

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
      • Género: Masculino
      • Ecce Somnium!
        • Bravis esse laboro, obscuro fio
      Pergunta, um Pansexual não se pode apaixonar por qualquer coisa, mesmo que não provida de vida? É que tinha essa noção!  :P

Não, pansexual será alguém que, como se vê em auto-definições de muitos bissexuais, se apaixona exclusivamente pela pessoa e não pelo género, sendo a componente física não secundária mas para aí poliária (lol). 
        Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
        • Ecce Somnium!
        -> Uma coisa curiosa é que apaixão por crianças já esteve em tempos associada a esta temática <-
          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Pansexualidade?

Offline hazel

• Membro Total
          Ah ok! Eu sou é pomosexual! Mas é uma definição interessante mas que creio não se aplique a muitas pessoas!

??? ::)

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
            • Ecce Somnium!
            A maioria nao será o mesmo que ninguém e quiçá a minoria não seja assim tão pequena -)

Pansexualidade?

Offline hazel

• Membro Total
              1) Pomosexual é aquele que não gosta nada de rótulos!

Fikei esclarecida, bigada! :)

(...) A maior parte das pessoas irá-se definir como bissexual e não como pansexual porque mesmo que digam o contrário, a maioria das pessoas não consegue olhar para alguém abstraindo-se do seu género, visto que ainda existe uma forte componente sexual no que toca ao campo da atracção!  :)

Há uma certa contradição nisso, não é? Segundo a tua teoria, diz-se uma coisa mas, quando se procura defini-la através de um termo, usa-se o termo "errado" (não sei até que ponto "errado" será a palavra mais adequada uma vez que na maior parte dos sítios "bissexual" é o único que aparece)...
              Se fosse pela tão famosa necessidade de superiorização (em relação a LG) utilizariam "pansexual", inclino-me mais para que seja por desconhecimento do termo.

Já agora:
              Eu acho que o que será realmente difícil (mas não impossível, claro, não desprezemos as minorias das minorias! :P) é existir para alguém uma probabilidade igual de se apaixonar perante alguém do género feminino, masculino, ambos, nenhum dos dois ou qualquer outra hipótese não referida nos anteriores (acho que assim não se exclui ninguém :)).
              Contudo, creio que para "muita" (este "muita" deve obviamente ser interpretado em contexto) gente existe uma probabilidade considerável para cada um dos grupos, suficientemente grande para que os termos homossexual ou bissexual (mais uma vez pensando no casos dos trangéneros) sejam demasiado restritivos...

E gostaria também de acrescentar que a percepção disto pode não ser linear: com pessoas do género feminino e masculino todos (espero eu! :P) contactamos diariamente. Já com trangéneros alguns não contactarão e muitos não saberão que contactam, sendo por isso difícil fazer essa distinção entre uma dicotomia de atracção sexual homo e/ou hetero e o contínuo.

No fundo, para reflexão: até que ponto as nossas definições de orientação sexual não são transfóbicas? (este "trans" é, naturalmente, de "trangénero" ;))

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                • Ecce Somnium!
                Hm, Hazel, dado ambos os aspectos serem individuais, depende da associação feita entre orientação e transfobia.

Plutão, eu não te apresento alguém assim, mas dou-te o meu exemplo: embora tenha olhos na cara, não avalio pessoas pelo corpo, sendo aliás uma componente muito muito secundária e eu sou bi. Primeiro tenho de receber informação espiritual/psicológica, estar tudo bem assente nas exigências do meu complicómetro para depois partir para avaliações flísicas. Isto não é pansexualidade, mas está perto. Conheci um rapaz que não olhava, de todo (!) para o corpo das pessoas e acredito que haja mais por aí.
                Lembro-me de ele dizer algo como 'às vezes não me percebo. Todos se apreciam e eu não conigo achar piada nenhuma a isso!'. E era quase um homensinho feito -)

Pansexualidade?

Offline Holiday

• Membro Sénior
                  Ah ok! Eu sou é pomosexual! Mas é uma definição interessante mas que creio não se aplique a muitas pessoas!

Plutão, n me leves a mal, mas isso é paradoxal.  :-X Se és uma pessoa q n gosta de rótulos n devias rotular-te de pomossexual, n é? Basta dizeres "N gosto de rótulos!", em vez de utilizares um...  :P

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                    • Ecce Somnium!
                    Alguém que não gosta de rótulos não é o mesmo que alguém pomosexual...

'Alguém que' é algo mais vago. Um 'sou assim e pronto'. Penso eu de que.
                    « Última modificação: 8 de Maio de 2007 por Miau_Elfico »

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                      • Ecce Somnium!
                      Emendado LOOOL

Pansexualidade?

Offline Topolino

• Membro Elite
                        • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                          • rede ex aequo
                        Uma pessoa sem um rótulo não é aquela que utiliza apenas o significado de um rótulo? Por exemplo: Eu sinto-me atraído física, emocional e psicologicamente por pessoas do mesmo sexo, em vez de utilizar a palavra "Gay".
                          Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                          • Ecce Somnium!
                          Topolino, na minha maneira de ver as coisas, é alguém que consiga ser naturalmente sem ter de encontrar sequer definiçoes para iso. É, sabe-o em si e pronto.

Pansexualidade?

Offline Lara_

• Membro Total
                            A pansexualidade é também algumas vezes equacionada a  omnisexualidade. Embora nem todas as definições façam equivaler ambas as definições a 100% estas aparecem  como coorespondentes em alguns dicionários :S

a omnissexualidade / panssexualidade implica que a pessoa possa desejar ter envolvimento e relações sexuais com homens, mulheres, intersexuais, andróginos, crianças ou animais.

Acho que isto parece fazer a diferença entre um bissexual e um pan ou omnissexual.

A maioria das pessoas parecem ser bissexuais e não Pan que significa origem englobadora  e essencial  de algo, ou seja, tudo o que possa ser atractivo a nivel emocional e fisico o que obviamente incluirá para alguns crianças e animais. Básicamente o panssexual considerará válido qualquer envolvimento ou acto sexual desde que consentido.

Engraçado... com tudo isto acho que até conheço um pansexual, por acaso define-se como bissexual, mas penso que seja algo mais... as definições podem ser uma treta porque são muitas vezes dificeis de aplicar aos casos concretos e levam-nos a generalizações muitas vezes inadecuadas, mas é giro quando finalmente encontramos a palavra para descrever uma realidade que achavamos suis generis.

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                              • Ecce Somnium!
                              Omni será tudo/todo e efectivamente por isso há a co-relação com a pedofilia e os animais. Porém, estive a pensar e de facto pedofilia não é o mesmo que gostar de crianças. Pedofilia é um comportomento sexual descontrolado para com as crianças. Já a pansexualidade é o desejo espiritual/emocional das mesmas. E, se avaliarmos a questão, o que nos parece muito chocante, na verdade, não é.

Imaginemos um homem de 20 anos apaixonar-se unica e exclusivamente por um menino de 10 anos. Mesmo que não haja qualquer relação nem motivo de preocupação social porque este homem não quer evidenciar nada, este sentimento existe. Ora mas se é chocante nesta idade, daí a uns anos já não será: um homem de 26 e um miudo de 16 já não é tão mau e um homem de 30 e um miudo de 20 ainda menos.

É curioso como os limites sociais se nos impõe. A existência do sentimento é toda ela bloqueada por sensações, normas e tabús sociais. Os limites -x

Pansexualidade?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                Por acaso nunca ouvi falar dessa distinção entre pedófilo praticante e não praticante, sendo o segundo pansexual e não pedófilo... A pedofilia, tanto quanto, conheço é um termo que designa uma impulsão e desejo obsessivo, independentemente de ser praticado ou não e por isso é que há psicólogos que alertam para ter o cuidado de saber que nem todos os pedófilos são praticantes, apesar de serem detentores desse problema.

De qualquer modo os termos pansexual e omnisexual encontram-se com demasiadas variantes para se conseguir comunicar com clareza usando-os. E por englobarem já à partida termos como "tudo" e serem associados as outros significados não me parece semanticamente aconselhável que os bissexuais que queiram usar um termo para negar a questão dos sexos como relevante na orientação sexual adoptem este termo. Por uma questão de clareza penso que seria melhor arranjar outro termo... nem que fosse queersexual, em analogia a queer nas questãos do género, por exemplo, embora não me pareça esta a melhor proposta. ;D
                                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                                  • Ecce Somnium!
                                  Eu considero que pedofilia é um termo que designa tanto os praticantes como os não praticantes dado que o que a classifica é o impulso sexual. Eu distingo é esse manifesto na pansexualidade. Um pansexual, de facto, pode, dada a definição que lemos, sentir uma artracção por crianças a nível exclusivamente espiritual/emocional. Um é mais físico (e, perdoem-me, bárbaro pela imposição do adulto para com a criança quando praticado) e outro somente emocional. Passivo ou não é outra ordem. Creio que é a igual distinção entre pansexual e bisexual, um exclui o corpo, outro inclui-o na atracção.

Pansexualidade?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Mas quando falamos da sexualidade, estamos sempre a falar do emocional e do sexual. Só no caso da assexualidade é que podemos falar só de uma coisa, segundo a definição, creio...
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Pansexualidade?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                                      • Ecce Somnium!
                                      Sim, uma poderá vir em seguimento de outra, mas creio que a definição destes 3 pontos se deferencia um pouco por isto (é o mal dos rótulos -P).

Sinceramente estou confuso e acho que o que acontece é que este todo está todo ele limitadissimo e repetido em vários termos.

Pansexual é quase, em equação, equivalente a pedofilo+bissexual+assexual. Weird o.O

Pansexualidade?

Offline Lara_

• Membro Total
                                        pedófilia é a atracção sexual por crianças o qeu é diferente de molestação pois uma pessoa pode ter atracção por crianças sem nunca efectuar o acto, coisas que podem criar psicoses devido á repressão e ao sentimento de culpa. Sabe-se qeu existem muito mais pessoas com orientação sexual pedófila do que molestadores, o qeu significa que o super-ego tem realmente um papel importante no controlo dos impulsos das pessoas.

na realidade um panssexual não será o mesmo que um pedófilo pois um pedófilo devotará em principio e exclusivamente o objecto da sua atracção sexual a crianças, um hebofilo a adolescentes, um zoofilo a animais enquanto que um pansexual considerará objecto do seu desejo todos estes e mais objectos possiveis.