rede ex aequo

Olá Visitante09.jul.2020, 18:23:44

Sondagem

Já tiveste nalguma situação de usar alguém ou ser usado?

Sim, já fui usado, mas felizmente não voltou a acontecer até agora.
17 (25%)
Sim, já fui usado e voltou a repetir-se noutra(s) relação(ões).
14 (20.6%)
Não, porque procuro avaliar bem as pessoas.
11 (16.2%)
Não, porque simplesmente tive sorte.
3 (4.4%)
Já usei e arrependo-me disso.
5 (7.4%)
Já usei ou costumo usar e não acho que haja mal.
1 (1.5%)
Já usei e fui usado.
11 (16.2%)
Já usei e fui usado e continuo a fazê-lo (a usar) apesar de achar mal.
2 (2.9%)
Não me envolvo com ninguém porque tenho medo de ser usado.
4 (5.9%)

Votos totais: 46

Autor Tópico: Usar-se e ser Usado num Relacionamento  (Lida 13397 vezes)

Usar-se e ser Usado num Relacionamento

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Olá,

Lembrei-me de criar este tópico, porque já recebi desabafos, maioritariamente de rapazes, mas não só, de se terem envolvido com alguém que lhes prometia mais do que aquilo que afinal pretendia e queria oferecer numa relação. Ou seja, pessoas que para obter relações sexuais dão a entender que querem uma relação duradoura, com envolvimento emocional incluido, quando isso não é verdadeiro e essa postura é uma forma de obter aquilo que querem, que é estritamente sexual.

Embora possam-no fazer se quiserem, este tópico não é tanto com a ideia de falar da experiência pessoal de cada um, porque isso implica a exposição de um grau elevado de intimidade, que nem todos conseguem ou sequer devem fazer, mas independentemente de termos experiência ou não neste tipo de situações em 1ª mão penso que poderíamos todos discutir dicas e perfis que ajudem a quem não quer situações desta natureza a conseguir precaver-se, ou pelo menos tentar.

O tema não é tanto sobre que tipo de relacionamentos deve haver, se uns são mais válidos que outros e se sexo por sexo é uma coisa boa ou má, assuntos (também importantes discutir) já amplamente discutidos noutros tópicos aqui no fórum, mas sim objectivamente discutir pistas e sinais e passos a tomar para quem pretende evitar ser usado em relacionamentos, entrando neles ao engano do que a outra parte realmente pretende. Por isso, nestas situações exclui-se casos de pessoas que têm relações estritamente sexuais com conhecimento e consentimento pleno de ambas as partes e inclui-se somente aqueles que não pretendem este tipo de relacionamentos, mas arriscam-se a que aconteça por engano da outra parte.

Espero que este tópico seja do interesse de muita gente e que, especialmente, seja útil. :)
« Última modificação: 28 de Abril de 2007 por bluejazz »
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • "Nobody sits in my chair."
      • SNAFU
    Achei muito curioso deparar-me com este tópico porque ainda hoje tive uma conversa com um amigo meu em que o tema andava muito em redor deste assunto.
    A situação que se descreve para debate neste tópico já me aconteceu, mas se parar para pensar um pouco em dicas ou perfis confesso que na altura torna-se complicado perceber esse tipo de coisas a tempo de evitar que uma situação dessas aconteça. (Pelo menos comigo foi assim pois nunca me tinha acontecido) Por isso penso que é um tópico muito interessante, sem dúvida.
    Se me perguntassem que dicas daria.. não sei bem.. mas penso que nestes casos é bastante importante dar ouvidos a quem nos é mais próximo e nos conhece bastante bem. Não que as pessoas que nos sejam mais próximas controlem os nossos actos ou aquilo que sentimos mas por vezes quando toca a esse assunto conseguem ver mais do que quem está directamente envolvido nele. Por vezes é mais fácil não ouvir o que nos dizem ou para que é que nos alertam mas não custa nada fazer uma pequena reflexão sobre alguma chamada de atenção para algum comportamento mais "estranho", desde que tenhamos controlo sobre as nossas próprias reflexões. (Se é que me consegui explicar bem).
    Outra dica que considero importante é não ignorar os nossos "bichinhos interiores". Ou seja... por vezes sentimos que alguma coisa não está bem mas continuamos sempre a batalhar para que isso desapareça em vez de tentarmos focar o ponto crucial de porque é que algo não está bem e porque é que sentimos esse "bichinho".

Quanto a perfis... acho que é um assunto mais complicado e com muito pano para mangas. Existe uma variedade imensa de pessoas e de formas como essas pessoas encaram um relacionamento.. e aqui acaba por entrar mais uma dica que a meu ver é bastante valiosa: Não existir entrega por impulso sem ter a certeza do que nos espera. Talvez seja fácil falar mas para já ainda não me ocorre mais nada.

Mas fico curiosa para saber opinião de outras pessoas.. e desenvolver o assunto :)
      "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
      • Género: Masculino
      • Ecce Somnium!
        • Bravis esse laboro, obscuro fio
      As pessoas são usadas nos relacionamento a maior parte das vezes porque querem! Tirando raras excepções, o perfil de uma pessoa que tem pseudo relacionamentos apenas para ter relações sexuais não se encaixa no perfil de uma pessoa paciente, atenciosa, carinhosa e afins! Ou seja, se temos medo de ser usados numa relação é mais que óbvio que não devemos logo envolver-nos sexualmente com a outra pessoa, pois pode muito bem ser o que ela quer. Se deixarmos passar algum tempo na maioria dos casos se a outra pessoa não estiver realmente interessada vai-se embora, visto que hoje em dia a coisa mais fácil é arranjar alguém para ter relações sexuais! Agora algo que me faz rir são aquelas pessoas que vão para a cama com a outra, muito pouco tempo depois de a conhecerem, e após isso queixam-se de ter sido usadas! Questiono-me até que ponto essas pessoas não vivem iludidas devido ao facto de mesmo inconscientemente elas terem usado a outra pessoa para suprimirem faltas que tinham! O grande problema nesta questão é que o mau da fita é sempre aquele que acaba com a relação, mesmo que o outro tenha tanta ou mais percentagem de "usamento"!

Esmerou-se  ;)
      Subscrevo.
        Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Hmm, Plutão e Miau, não creio que assim seja em todos os casos e penso que os restantes também devem ser tidos em conta, right? :)

Sakura, fico contente do tópico ser tido como útil e obrigada pelos comentários que acho que são um ponto de partida no objectivo deste tópico.
        « Última modificação: 28 de Abril de 2007 por bluejazz »
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Peixinho

• Visitante
          As pessoas são usadas nos relacionamento a maior parte das vezes porque querem! Tirando raras excepções, o perfil de uma pessoa que tem pseudo relacionamentos apenas para ter relações sexuais não se encaixa no perfil de uma pessoa paciente, atenciosa, carinhosa e afins! Ou seja, se temos medo de ser usados numa relação é mais que óbvio que não devemos logo envolver-nos sexualmente com a outra pessoa, pois pode muito bem ser o que ela quer. Se deixarmos passar algum tempo na maioria dos casos se a outra pessoa não estiver realmente interessada vai-se embora, visto que hoje em dia a coisa mais fácil é arranjar alguém para ter relações sexuais! Agora algo que me faz rir são aquelas pessoas que vão para a cama com a outra, muito pouco tempo depois de a conhecerem, e após isso queixam-se de ter sido usadas! Questiono-me até que ponto essas pessoas não vivem iludidas devido ao facto de mesmo inconscientemente elas terem usado a outra pessoa para suprimirem faltas que tinham! O grande problema nesta questão é que o mau da fita é sempre aquele que acaba com a relação, mesmo que o outro tenha tanta ou mais percentagem de "usamento"!

Esmerou-se  ;)
          Subscrevo.

Faço minhas as suas palavras. Acrescento já ter sido usada na versão feminina.

P.S.

Parabéns pelo tópico Bluejazz!
          « Última modificação: 28 de Abril de 2007 por Peixinho »

Offline Coubert

• Membro Elite
            Lamento dizer que já usei. :-\  E que não, nunca fui usada.
              "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline Arms

• Membro Vintage
                • Reflection
              As pessoas são usadas nos relacionamento a maior parte das vezes porque querem! Tirando raras excepções, o perfil de uma pessoa que tem pseudo relacionamentos apenas para ter relações sexuais não se encaixa no perfil de uma pessoa paciente, atenciosa, carinhosa e afins!

Não concordo. Bem, concordo em parte. Não consigo é concordar contigo nessa tua afirmação de que só é usado quem quer. Nem sempre é assim. Uma pessoa quando está apaixonada normalmente não tem a percepção de que está a ser usada. O Amor é cego. Bem, digamos o Enamoramento é cego. Por experiência própria, só tive percepção de que fui usado longas semanas depois de ter terminado um relacionamento e não me vejo como uma pessoa que "quer ser usada"!
                Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Coubert

• Membro Elite
                em parte concordo com aquilo que o Plutão disse. Hoje, é muito fácil fazer-se sexo. basta uma pessoa dizer que gosta muito da outra e aquelas artimanhas todas, que ao fim de uma semana já estão envolvidas em termos sexuais. A verdade é esta. e, exactamente por ser esta, é que é tão fácil para os "predadores" arranjarem as "presas"
                Depois há sempre aqueles que se usam mutuamente. ai, não há qualquer tipo de problema!
                  "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Peixinho

• Visitante
                  As pessoas são usadas nos relacionamento a maior parte das vezes porque querem! Tirando raras excepções, o perfil de uma pessoa que tem pseudo relacionamentos apenas para ter relações sexuais não se encaixa no perfil de uma pessoa paciente, atenciosa, carinhosa e afins!

Não concordo. Bem, concordo em parte. Não consigo é concordar contigo nessa tua afirmação de que só é usado quem quer. Nem sempre é assim. Uma pessoa quando está apaixonada normalmente não tem a percepção de que está a ser usada. O Amor é cego. Bem, digamos o Enamoramento é cego. Por experiência própria, só tive percepção de que fui usado longas semanas depois de ter terminado um relacionamento e não me vejo como uma pessoa que "quer ser usada"!

Por acaso concordo totalmente com ele! Tive a noção de estar a ser usada, mesmo assim, não resisti ao enamoramento.

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Elite
                      • SNAFU

Por acaso não concordo. Assim como também não concordo que existam apenas raras excepções. Acho que existem muitas mais "excepções" o que aquelas que pensamos.  Existem muitos casos em que a pessoa que pretende usar tem uma conduta de comportamento como a bluejazz mencionou: "dão a entender que querem uma relação duradoura, com envolvimento emocional incluído, quando isso não é verdadeiro e essa postura é uma forma de obter aquilo que querem". E quando esta postura é tomada durante muito tempo pode perfeitamente iludir alguém e apenas quando se foi usado é que toda a conduta é descoberta como falsa.

Ou seja, se temos medo de ser usados numa relação é mais que óbvio que não devemos logo envolver-nos sexualmente com a outra pessoa, pois pode muito bem ser o que ela quer. Se deixarmos passar algum tempo na maioria dos casos se a outra pessoa não estiver realmente interessada vai-se embora, visto que hoje em dia a coisa mais fácil é arranjar alguém para ter relações sexuais! Agora algo que me faz rir são aquelas pessoas que vão para a cama com a outra, muito pouco tempo depois de a conhecerem, e após isso queixam-se de ter sido usadas! Questiono-me até que ponto essas pessoas não vivem iludidas devido ao facto de mesmo inconscientemente elas terem usado a outra pessoa para suprimirem faltas que tinham! O grande problema nesta questão é que o mau da fita é sempre aquele que acaba com a relação, mesmo que o outro tenha tanta ou mais percentagem de "usamento"!

Quanto à tua restante opinião, pode ser o que tu achas, mas a meu ver não devíamos qualificar as coisas de uma forma tão dura. Acho que deve existir uma maior empatia pelas pessoas que quando dão por ela foram usadas. E isto pode atingir um variado leque como pessoas mais jovens que pensam ter encontrado o primeiro amor (e todos sabemos como isso pode apanhar uma pessoa completamente desprevenida), pessoas que foram iludidas de tal forma com palavras que acreditam mesmo que é algo profundo e duradouro. Os sentimentos não são controláveis.
                    E não concordo que o mau da fita é sempre o que acaba com a relação. Afinal de contas quem é que acaba com a relação? É assim tão linear? Não me parece.

Muito pano para mangas :P 
                      "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline Arms

• Membro Vintage
                        • Reflection

Por acaso não concordo. Assim como também não concordo que existam apenas raras excepções. Acho que existem muitas mais "excepções" o que aquelas que pensamos.  Existem muitos casos em que a pessoa que pretende usar tem uma conduta de comportamento como a bluejazz mencionou: "dão a entender que querem uma relação duradoura, com envolvimento emocional incluído, quando isso não é verdadeiro e essa postura é uma forma de obter aquilo que querem". E quando esta postura é tomada durante muito tempo pode perfeitamente iludir alguém e apenas quando se foi usado é que toda a conduta é descoberta como falsa.

Ou seja, se temos medo de ser usados numa relação é mais que óbvio que não devemos logo envolver-nos sexualmente com a outra pessoa, pois pode muito bem ser o que ela quer. Se deixarmos passar algum tempo na maioria dos casos se a outra pessoa não estiver realmente interessada vai-se embora, visto que hoje em dia a coisa mais fácil é arranjar alguém para ter relações sexuais! Agora algo que me faz rir são aquelas pessoas que vão para a cama com a outra, muito pouco tempo depois de a conhecerem, e após isso queixam-se de ter sido usadas! Questiono-me até que ponto essas pessoas não vivem iludidas devido ao facto de mesmo inconscientemente elas terem usado a outra pessoa para suprimirem faltas que tinham! O grande problema nesta questão é que o mau da fita é sempre aquele que acaba com a relação, mesmo que o outro tenha tanta ou mais percentagem de "usamento"!

Quanto à tua restante opinião, pode ser o que tu achas, mas a meu ver não devíamos qualificar as coisas de uma forma tão dura. Acho que deve existir uma maior empatia pelas pessoas que quando dão por ela foram usadas. E isto pode atingir um variado leque como pessoas mais jovens que pensam ter encontrado o primeiro amor (e todos sabemos como isso pode apanhar uma pessoa completamente desprevenida), pessoas que foram iludidas de tal forma com palavras que acreditam mesmo que é algo profundo e duradouro. Os sentimentos não são controláveis.
                      E não concordo que o mau da fita é sempre o que acaba com a relação. Afinal de contas quem é que acaba com a relação? É assim tão linear? Não me parece.

Muito pano para mangas :P 

Tiraste-me as palavras da boca. Se me for permitido, faço das tuas palavras minhas.
                      Assino por baixo
                        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                        • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                          • My Way

Ora, aqui é que está o busílis:

Não existir entrega por impulso sem ter a certeza do que nos espera.

vs

(...) Os sentimentos não são controláveis.

PS. Tu própria escreves isto com minutos de diferença.
                          ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Elite
                            • SNAFU
                          Claro. Eu tenho consciência que esse é o grande busílis. Por isso é que também disse que "também é muito fácil falar".  [smiley=desconfortavel.gif]

Offline gumby

• Associad@
                            • Membro Elite
                            • It is possible to see a rainbow in the dark.

Ora, aqui é que está o busílis:

Não existir entrega por impulso sem ter a certeza do que nos espera.

vs

(...) Os sentimentos não são controláveis.

PS. Tu própria escreves isto com minutos de diferença.

Não acho que sejam contraditórios at all. Uma pessoa não controla o que sente, mas não se tem que entregar assim do nada só porque sente.

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                              • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                • My Way
                              Claro. Eu tenho consciência que esse é o grande busílis. Por isso é que também disse que "também é muito fácil falar".  [smiley=desconfortavel.gif]

Exacto. Repara, eu não discordo do que escreveste.
                              Mas também é importante ter em conta essa "fina linha" de equilíbrio entre o que é precaução e o que é medo, ou entre o que é amor/paixão e carência. Daí o meu post.  ;)
                                ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Elite
                                  • SNAFU
                                Sim! Percebi! E o ter em conta essa "fina linha" acaba por ser uma boa precaução/dica a dar!

Offline N´guxi

• Membro Ultra
                                  As pessoas são usadas nos relacionamento a maior parte das vezes porque querem!

Não concordo minimamente contigo. É uma generalizaçã, logo não corresponde totalmente à verdade. Podem existir pessoas que se deixem usar, mas no seu perfeito juízo ninguém se entrega numa relação com esse propósito. Não é o sexo pelo sexo, apesar disso existir.
                                  Não podemos colocar de parte a inexperiência em relacionamentos, e a condição psicológica de cada um.

bluejazz o tópico veio em tempo.  ;)
                                  « Última modificação: 28 de Abril de 2007 por N´guxi »
                                    "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Que excelente a discussão que se tem desenvolvido. :)

Por sugestão de uma forense, acrescentei mais uma hipótese de resposta na votação, mais precisamente a penúltima.

suzichan

• Visitante
                                      Nunca deixaria que tal coisa acontecesse comigo!  >:(

Offline Coubert

• Membro Elite
                                        Nunca deixaria que tal coisa acontecesse comigo!  >:(
                                        a questão é que tu não te apercebes. ou melhor, apercebeste no final! logicamente que se uma pessoa tivesse noção disso no inicio do relacionamento, tu nunca deixarias que tal coisa acontecesse. O que facilita as pessoas que usam outras é, exactamente, a capacidade que têm de não serem descobertos. Não, no inicio.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          14 Respostas
                                          4941 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Maio de 2009
                                          por music_heart
                                          9 Respostas
                                          7041 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Outubro de 2011
                                          por mIsS
                                          21 Respostas
                                          5930 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Novembro de 2010
                                          por btsferreira
                                          2 Respostas
                                          2197 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Agosto de 2010
                                          por sugar
                                          10 Respostas
                                          1533 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Junho de 2013
                                          por AlterEgo