rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 04:34:22

Autor Tópico: Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?  (Lida 100490 vezes)

 
Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
#0

Offline noitidartnoK

  • *****
  • Associad@
  • Membro Ultra
  • Género: Masculino
    • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
A universidade ou a escola são muitas vezes o local onde nos descobrimos e assumimos para nós próprios. Onde até conhecemos muitos amigos gays...

Na Universidade do Minho como é a situação dos jovens LGBT?  Tens outros amigos gays? Como são integrados nos vossos grupos de amigos? Como são as conversas quando se fala em homossexuais? E nas aulas como é abordado o assunto? Subsiste a discriminação e o tabú ou o tema já entrou na ordem do dia (pela positiva)? Recomendarias a UM?

Quem não tem contacto com a UM e quiser pode reportar-se à sua escola ou local de trabalho ou comentar o que ouve sobre o assunto na UM.

Abraços!
noitidartnoK, ex-aluno da UM
    dezanove - notícias e cultura LGBT em português

    Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
    #1

    plan b

    • Visitante
    Este assunto interessa-me, como possível futuro aluno da UM.  ;D A ideia que eu tenho da Universidade em si é a melhor. Ninguém que eu conheça e que ande lá diz mal dela. Mas em termos de homossexualidade, não sei qual é a situação.

      Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
      #2

      Offline -14-

      • **
      • Membro Júnior
      • Género: Feminino
      Ainda bem que iniciaram este tópico, pois estou a pensar seriamente em ir para a UM. Eu sou de Lisboa, e como tal tinha planeado vir aqui ao fórum de Braga pedir-vos a vossa opinião sobre a cidade e a Universidade, em particular.
      Aproveito pra dizer olá, já que sou nova por estas bandas  ;D
        ' Seja realista, peça o impossível! '

        Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
        #3

        Offline Mofli

        • *
        • Novo Membro
        • Género: Masculino
        se querem saber a verdade... bem... Nao ha nenhuma verdade absoluta! simplesmente em todos os cursos que existem, seja de Medicina a LEI, existe em todos gente homofobica, simpatizantes e homossexuais... nalguns cursos mais que em outros, desde que encontres um grupo de amigos (as) em que confies, podes basicamente viver feliz com eles e ser tu proprio... Da mesma forma que na sociedade nao aconselho a assumir e a ter uma atitude muito escandalosa, tambem na UM sugiro que a descriçao seja a melhor hipotese... pois embora mais velhos, muitos deles têm mentalidades infantis que podem, basicamente complicar muito a tua vida universitaria...  No entanto, sendo a universidade um local vasto e impessoal, nao aconselho a isolaçao... sei lá, a praxe é sempre uma boa maneira de fazer amigos para a vida! de qualquer das formas esta universidade é uma boa Aposta!!! e lá podem sempre encontrar gente que vos apoia, como eu, ou outros tantos como eu (que existem, embora eu nao saiba quem sao...)... Boa sorte para as escolhas, e Bjs e Abraços 8) 8) 8)

          Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
          #4

          Offline Xamã

          • *
          • Novo Membro
          • Género: Feminino
          eu sou aluna da UM e sou lésbica por isso curti responder a este tópico... concordo com o Mofli quando ele diz k a praxe é das melhores maneiras de te integrares e desde k tenhas um bom grupo de amigos com o qual te possas abrir tudo pode correr bem... sobre mim sabes apenas 2 amigos mas vou-m abrindo devagarinho...lol apenas também gostaria de conhecer mais gente lgbt desta universidade! por isso, pessoal da UM digam coisas!!  ::) e sim, é uma óptima aposta para uma formação académica! em relação à "situação dos jovens lgbt" apenas acho k é preciso mais iniciativas e actividades para se começar a discutir a sério o assunto na tentativa de se começar a combater as opiniões homofóbicas que ainda lá existem...  :-\

            Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
            #5

            Offline -14-

            • **
            • Membro Júnior
            • Género: Feminino
            Hoje fui à Futurália e, juntamente com os vossos testemunhos, creio que me decidi mesmo pela UM. Certamente que Braga é um local tão bom como qualquer outro, há gente "boa" e gente "má" em todo lado. Na verdade, as pessoas com quem convivo aqui, em Lisboa, são na sua esmagadora maioria homofóbicas, logo, quanto a isso, a minha situação não pode piorar... lol
            Bom, agora só me falta conseguir média pra entrar na UM. Tou em pulgas! hehe
              ' Seja realista, peça o impossível! '

              Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
              #6

              Offline GAP

              • ***
              • Membro Total
              • Género: Masculino

              podemos estar na cidade mais conservadora do país, e a UM pode ser reflexo disso em muitas coisas, mas temos cá pessoal muito à frente, que por experiência própria ou não, não tem preconceitos e ama a vida e a de todos aqueles que a vivem de forma diferente...

              sou aluno da UM, sou gay e adoro divertir-me....estou disponivel e ficarei muito contente em conhecer mais pessoal, para sair, conversar ou para outra coisa qualquer...sejam alunos ou futuros alunos.......

              um grande abraço pó pessoal do arco-íris!!!!!!!!

              GAP

                Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                #7

                Offline Jóni2

                • *
                • Novo Membro
                ao ler este post senti-me velho, muito velho. pode parecer inacreditavel, mas entrei para a UM ha mais de 10 anos, em 1995, mais precisamente. nessa altura tinha bastantes expectativas em relaçao ao ambiente que poderia encontrar. infelizmente, ao fim de pouco tempo fiquei com a mesma sensação que tinha no liceu: seria o unico gay da UM?
                nessa altura (isto está mesmo histórico...) visibilidade era uma palara que ninguem conhecia e poucos tinham acesso a esta coisa que se chamada internet (1995, remember?). mas, olhando para tras, constato que passei uns fantasticos anos na UM, ate pq tinha uma liberdade q qdo se começa a trab desaparece...
                Quando ja estava de saida da UM, o ambiente tinha mudado bastante. De tal forma que foi na sala de computadores que conheci o namorado com que estive nos tres anos seguintes!
                Ha ja muito tempo que nao vou à UM, mas vendo de fora, percebe-se que o campus cresceu bastante. espero que agora seja mais "facil" ser lgbt do que era nos anos 90. E que esteja para breve o dia em que haja, tb na UM, uma comunidade lgbt que monte uma barraquinha no Enterro da Gata.  lol

                  Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                  #8

                  Offline Xamã

                  • *
                  • Novo Membro
                  • Género: Feminino
                  Jóni2 isso era muito à frente!! até pk o Enterro tá aí à porta!!!!!  ;D mas acho que isso ainda vai demorar uns tempos...  :-\ mas como se costuma dizer, a esperança é a última a morrer certo?

                    Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                    #9

                    Offline noitidartnoK

                    • *****
                    • Associad@
                    • Membro Ultra
                    • Género: Masculino
                      • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
                    Eu também me sinto cada vez mais velho quando vou à UM, está tudo muito mudado (tirando o arroz da cantina e o CP1)... mas já há refeições vegetarianas e talheres em saquinhos de papel. Já para não dizer que a minha impressão digital continua a abrir muitas... portas Windows XP  ;D

                    Podemos não ter este ano uma barraquinha, mas podemos adoptar uma como eleita e ver como se opera e pró ano quem sabe... ;)

                    De resto em Braga acho que é preciso mesmo fazer algo  :devil Estou disposto a ajudar em relançar o grupo ex aequo braga, por exemplo.

                    Hugs
                      dezanove - notícias e cultura LGBT em português

                      Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                      #10

                      Offline -14-

                      • **
                      • Membro Júnior
                      • Género: Feminino
                      E o que seria o Enterro da Gata?  :blush
                        ' Seja realista, peça o impossível! '

                        Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                        #11

                        Offline noitidartnoK

                        • *****
                        • Associad@
                        • Membro Ultra
                        • Género: Masculino
                          • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
                        Ora o Enterro da Gata é a maior festa de estudantes de Braga, vulgo Queima das Fitas. É uma semana bem animada no Gatódromo e tem este nome devido à expressão: "enterrar a gata" (gata = chumbo aquilo que os estudantes* não desejam) Depois há várias actividades, se bem que a minha parte preferida é O velório da gata que chega de comboio de parte incerta e traz o seu testamento anual mordaz  :devil

                        * alguns estudantes.

                        Bora fazer ou colaborar numa barraquinha??? Se fosse nos EUA já lá estavamos!  ;)
                          dezanove - notícias e cultura LGBT em português

                          Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                          #12

                          Offline Xamã

                          • *
                          • Novo Membro
                          • Género: Feminino
                          Fazer uma barraquinha se calhar já é mais complicado. já falta menos de 2 semanas pró enterro e é preciso organizar mt coisa... mas fazer "marcação" numa  barraquinha em específico para nos conhecermos melhor e beber uns copos era fixe...

                            Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                            #13

                            Offline GAP

                            • ***
                            • Membro Total
                            • Género: Masculino
                            excelente ideia!
                            já tou farto de enterros sempre iguais, junto das mesmas pessoas e com os mesmos constrangimentos...
                            quero apanhar uma bebedeira com o pessoal do arco-íris!!

                            onde é que nos juntamos? convinha ser um lugar mais discreto..há barraquinhas onde não vai muita gente..alguma que esteja nas pontas...é só porque dava muito mais jeito para conversarmos, para circular e não seria tão barulhento...

                            talvez facilitasse se andássemos todos com uma t-shirt da mesma cor, por exemplo..ou outra coisa qualquer que nos identificasse entre nós.

                            digam qqcoisa...se combinarmos, levo mais pessoal...

                              Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                              #14

                              Offline Xamã

                              • *
                              • Novo Membro
                              • Género: Feminino
                              por mim ta combinado!  ;D temos é k saber entao k barraquinha vamos "invadir" e como é k nos vamos identificar... aceitam-se ideias... ::)

                                Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                                #15

                                Offline noitidartnoK

                                • *****
                                • Associad@
                                • Membro Ultra
                                • Género: Masculino
                                  • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
                                Usar a t-shirt da rede ex aequo está na moda   ::)

                                « Última modificação: 30 de Abril de 2007 por noitidartnoK »
                                  dezanove - notícias e cultura LGBT em português

                                  Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                                  #16

                                  plan b

                                  • Visitante
                                  Oba. Estou a ver que se organizaram.  :D Este ano não vou ao Enterro, como aconteceu em anos anteriores por razões familiares. xD Pessoalmente gosto muito mais do Enterro do que propriamente da Queima do Porto... mas há quem não concorde comigo.  :P Divirtam-se.

                                    Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                                    #17

                                    Offline GAP

                                    • ***
                                    • Membro Total
                                    • Género: Masculino
                                    a t-shirt da ex aequo era uma boa ideia, mas eu não tenho, e já é um bocado tarde para estar a comprar agora..

                                    talvez se escolhessemos uma cor, fosse mais fácil que cada um tivesse..(tipo vermelho, que se vê bem)

                                    propunha que nos encontrassemos na 2 noite, por duas razões:
                                    - escolhíamos na 1a noite uma barraquinha tranquila (alguem mandava dps da 1a noite uma msg para aqui, a avisar qual era)
                                    - era bom que fosse nas 1as noites porque depois já nos conheceríamos nas restantes e já podíamos combinar mais coisas, ou pelo menos reconhecermo-nos quando nos víssemos na multidão

                                    escolham a cor..

                                      Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                                      #18

                                      Offline gaivota67

                                      • *
                                      • Novo Membro
                                      • Género: Masculino
                                      Também sou aluno da UMinho e também gay. Gostei bastante da ideia do encontro no gatódromo junto a uma das barracas. Como estamos na cidade dos arcebispos (que usam normalmente a cor lilás), como estamos também numa cidade em que a Páscoa é a celebração que mais turistas atrai à cidade (ou pelo menos uma das que mais atrai) e que tem por base a cor lilás, como esta cor está também associada ao "mundo gay" (se não estou enganado) e, para além disso até na própria universidade se usa a cor lilás para identificar os Cardeias Patriarcas... Como tal e visto ser a cor lilás muito ligada à cidade de Braga e à Universidade do Minho, acho que seria uma boa ideia escolher esta cor. O que acham?

                                        Como é a situação dos LGBT na Universidade do Minho?
                                        #19

                                        Offline noitidartnoK

                                        • *****
                                        • Associad@
                                        • Membro Ultra
                                        • Género: Masculino
                                          • dezanove - notícias e cultura LGBT em português
                                        Responder
                                        Como tal e visto ser a cor lilás muito ligada à cidade de Braga e à Universidade do Minho, acho que seria uma boa ideia escolher esta cor. O que acham?

                                        Não me vais obrigar a comprar nada dessa cor, pois não?  lol
                                          dezanove - notícias e cultura LGBT em português

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          5 Respostas
                                          11645 Visualizações
                                          Última mensagem 9 de Dezembro de 2007
                                          por gatana
                                          652 Respostas
                                          133599 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Setembro de 2017
                                          por Kozzi
                                          59 Respostas
                                          24003 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Julho de 2010
                                          por spike_spiegel
                                          16 Respostas
                                          11255 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Julho de 2010
                                          por Laguna
                                          Novos Alunos da Universidade do Minho

                                          Iniciado por euestouaqui « 1 2 ... 10 11 » Braga

                                          206 Respostas
                                          41965 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Abril de 2018
                                          por codename:none