rede ex aequo

Olá Visitante22.out.2019, 20:13:16

Sondagem

Recorreste a ajuda técnica por causa da tua orientação sexual?

Sim, por vontade própria, para aceitar-me/por dúvidas
6 (10%)
Sim, por vontade própria, para deixar de ser o que sou
0 (0%)
Sim, por causa dos pais, para aceitar-me
2 (3.3%)
Sim, por causa dos pais, para não ser o que sou
1 (1.7%)
Não, mas os meus pais queriam, para mudar-me
5 (8.3%)
Não, mas tinha-me ajudado ir
9 (15%)
Nunca me pressionaram e/ou não necessitei de ir
26 (43.3%)
Acho que preciso de ajuda técnica
11 (18.3%)

Votos totais: 34

Autor Tópico: Ajuda técnica por causa da orientação sexual  (Lida 9514 vezes)

Re:Ajuda técnica por causa da orientação sexual

blue_shore

• Visitante
Acho que não poderia ser de outro modo... ajudam-nos a olhar para as coisas de um ângulo diferente, mas acho que dizerem-nos o que fazer nunca poderia ser a sua função.

Offline Aluap

• Membro Total
    • Género: Feminino
      • www.thelwordonline.com
    Ajuda técnica?! Felizmente fui capaz de sobreviver sem ela,se bem que houve algumas alturas que nao pensei ser capaz de ultrapassar sozinha. Mas a verdade é que não eram coisas demasiado graves que se passavam na minha cabeça. Apenas uma confusão tremenda,comum a todos os homossexuais, n é verdade? Mas na altura era o meu "problema" que me preocupava e não havia ninguém capaz de me ajudar (achava eu). Mas com o tempo tudo se esclareceu, e a partir o momento em que me aceitei tudo ficou mais perfeito.

Quanto aos pais...acho que vão cair redondos qd souberem... Talvez por isso aguarde a minha independencia financeira, para que possa prosseguir caso as coisas corram menos bem.. É a tal coisa..independentemente de saber que a minha mae tem amigos e amigas homossexuais, quando toca aos filhos é sempre diferente :-\   Mas sinceramente não me quero preocupar demasiado c o assunto e que venha o que tiver que vir  ;)

A vida é bela se não passarmos o tempo a lamentarmo-nos sobre o futuro que nao conhecemos..

:-*
      «Oh the quiet child awaits the day when she can break free the mold that clings like desperation.
      Mother can't you see I've got to live my life the way I feel is right for me might not be right for you but it's right for me..» Sarah McLachlan

moon_angel

• Visitante
      Um dia destes a rede ex aequo vai disponibilizar uma lista de psicólogos em diferente pontos do país para quem quiser ir que têm uma abordagem positiva à homossexualidade. It is a promise.

BOA, BOA!!! parabens a ex-aequo!!!

Xate: tens toda a razão... quer queiramos, quer nao, as situações têm de ser sempre resolvidas por nos... os psicologos so nos podem ajudar a aligeirar as situções e a fazer-nos ver as coisas de outro modo...

Aluap: assim é q se fala!!! :)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Os psicólogos e a homossexualidade

Se você procura um psicólogo para te ajudar a encarar a homossexualidade, fique atento: eles não podem tentar "curar" uma pessoa. Ela não está doente. Eles também não podem te encaminhar para outros tratamentos.

"Isto é um decreto que o Conselho Federal de Psicologia instituiu; o profissional que age desta maneira pode ser punido", afirma o psicoterapeuta Cláudio Picazio. Ou seja, o profissional vai te ajudar a se entender e se aceitar. Ele está lá para levantar a sua confiança e fazê-lo perceber que não pode existir nenhum tipo de culpa por você ser assim.

A homossexualidade não é uma escolha. Ninguém acorda em um belo dia e diz: "ai, hoje quero ser gay". Para se aceitar homossexual há um longo processo. Portanto, este profissional tem que te ajudar a entender tudo o que está se passando com você. Se ele achar que é um problema, há grandes chances de você também pensar da mesma forma, não?

Daniela Noyori/Redação Terra

http://www.terra.com.br/jovem/sexo/2002/03/21/005.htm
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

LINN25

• Visitante
          Os psicólogos e a homossexualidade

Se você procura um psicólogo para te ajudar a encarar a homossexualidade, fique atento: eles não podem tentar "curar" uma pessoa. Ela não está doente. Eles também não podem te encaminhar para outros tratamentos.

"Isto é um decreto que o Conselho Federal de Psicologia instituiu; o profissional que age desta maneira pode ser punido", afirma o psicoterapeuta Cláudio Picazio. Ou seja, o profissional vai te ajudar a se entender e se aceitar. Ele está lá para levantar a sua confiança e fazê-lo perceber que não pode existir nenhum tipo de culpa por você ser assim.

A homossexualidade não é uma escolha. Ninguém acorda em um belo dia e diz: "ai, hoje quero ser gay". Para se aceitar homossexual há um longo processo. Portanto, este profissional tem que te ajudar a entender tudo o que está se passando com você. Se ele achar que é um problema, há grandes chances de você também pensar da mesma forma, não?

Daniela Noyori/Redação Terra

http://www.terra.com.br/jovem/sexo/2002/03/21/005.htm

Mas isto é o que se passa no Brasil,onde existe uma ordem que regula o exercício da profissão lá.

Em Portugal existe uma enorme rebaldaria; infelizmente posso adiantar que a grandessíssima maioria dos Psis enferma do mesmo problema: homofobia internalizada, que muitas vezes passa para os clientes ( o que é o mais contraproducente, anti-ético e cientificamente incorrecto possível)

Infelizmente há estudos que demonstram esta "homofobia", da parte de quem menos se esperaria, em Portugal. Onde existe uma ordem, é possível a probição do Psi do exercício da sua profissão; se sentirem que foram desrespeitados no que concerne à aceitação plena da orientação sexual , da parte de um Psiquiatra, sempre podem queixar-se à Ordem dos Médicos. Só assim haverá consciencialização para o problema. A classe é "antiquada" e persistem manuais desactualizados e/ou com erros. (para não falar da omissão do tema nas faculdades, com algumas excepções...)

Posso contribuir , com todo o gosto e se o desejarem, com a lista de Psis do Porto que têm uma prática adequada e sensível à população GLBT.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
              • Homofobia
            Tenho ideia que a história do problema de alguns psis em Portugal e da falta da ordem de psicólogos já foi falada também (pelo menos) noutro tópico, porque aqui também mais membros na área de psicologia.

Peço desculpa mas não me recordo de cor qual foi o tópico onde isso foi referido.

PS. Quanto à lista se quiseres enviar para rede@ex-aequo.web.pt por favor.
              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Ajuda técnica por causa da orientação sexual

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              Mais um tópico retirado do baú!

Quanto à lista de psicólogos, apesar de ainda não ser tão extensa como desejaríamos, encontra-se no tópico Lista de Psicoterapeutas Recomendados aqui no fórum em Apoio ou nesta página do site da rede ex aequo.

Foi colocado online recentemente o tópico Linhas Telefónicas de Apoio também aqui no fórum, cuja informação será colocado atempadamente também numa nova secção do site da rede ex aequo chamada Apoio. :)

Whisper

• Visitante
                Felizmente nunca foi preciso! Nunca precisei sempre aceitei bem a minha homossexualidade e nunca ninguem me aconselhou a ir =)

Maniuk

• Visitante

Teria ido pois teria me ajudado imenso a aceitar-me! Penso que faria bem tb aos meus pais!
                  Mas agora acho que preciso de um psicologo para me ajudar a compreender e aceitar as dificuldades que o futuro me reserva!

nicsparks

• Visitante
                    Embora tenha recorrido a psicoterapia por outros motivos pessoais bem alheios á minha homossexualidade, a minha psicoterapeuta tentava a cada sessão explorar uma "causa" para o facto e justificava que todos os meus comportamentos, que me levaram a ir ter com ela se deviam a isso....

Curiosamente, quando desisti da psicoterapia, fiquei menos confuso  ??? ???

Mas minha mãe sempre disse que me queria levar a um psicólogo e quando recebeu os recibos para o IRS perguntou-me " NUm psicólogo?! Andas a sentir-te mal com o que és?! ", eu respondio prontamente que não, mas sim a situações que ela desconhece de todo, mas que em parte tem um dedito dela...

kisses
                    nics :-*

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      84 Respostas
                      16066 Visualizações
                      Última mensagem 18 de Novembro de 2014
                      por a human being
                      387 Respostas
                      40483 Visualizações
                      Última mensagem 19 de Setembro de 2014
                      por Ticas: