rede ex aequo

Olá Visitante20.nov.2019, 08:01:33

Autor Tópico: Felicidade - dever ou direito..  (Lida 9941 vezes)

Felicidade - dever ou direito..

Offline JDelgado

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Simply lost
    • Facebook
Não é um direito nem um dever. É uma ambição.

Concordo
    Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
    Basta saber encontra-la

come out and play

• Visitante
    Eu tenho o DEVER de ser FELIZ!
    A felicidade não é ausência de sofrimento, mas sim ter alguém com quem partilhar esse sofrimento.
    Só conseguimos realmente ser felizes quando fazemos os outros felizes, porque a felicidade é algo que contagia. A felicidade é o fruto que se colhe da felicidade que se semeia.
     Não é em vão que quando estamos apaixonados procuramos fazer tudo para agradar a outra pessoa, porque a queremos ver feliz e porque isso nos faz feliz também! Mas com o tempo esquecemo-nos disto e o egoísmo muda o discurso para “Eu tenho o direito de ser mais feliz do que o outro” e a relação acaba minada e termina.
    Quem busca a felicidade desta maneira vai continuar à sua procura, vai apaixonar-se vezes sem conta, magoar os outros e a continuar infeliz. Começar e terminar... será este o ciclo repetitivo da infelicidade...
    Ser feliz implica uma construção de algo em comum, uma partilha, um continuo, um projecto de vida e não uma busca incessante e sem sentido. A felicidade não é a estação de chegada mas sim uma forma de viajar...
     O texto não é meu, mas não poderia me expressar melhor...

É verdade a felicidade contagia! E como é bom deixarmo-nos contagiar pela felicidade da pessoa que amamos!!!   :D

Efectivamente o egoísmo pode desfazer uma relação... é um defeito muito complicado de se lidar com ele.
    Eu sou egoísta, as pessoas mais proximas de mim detectam alguns traços de egoísmo.   :-[
    Os mais proximos incentivam-me dizendo-me que "os defeitos não fazem mal, quando há vontade de os corrigir".
    No fundo eles sabem que o meu egoismo não é no sentido de uma paixão exagerada por mim própria, mas no sentido de que, se quero fazer outra pessoa feliz, eu tenho de me sentir feliz, desobrigar a outra pessoa de preocupações comigo, devolver-lhe a energia que seria gasta se tivesse que cuidar de mim.
    Afinal como posso dar aquilo que eu não possuo?
    Só que por muita vontade que eu tenha de superar o egoísmo, de mudar a minha forma de pensar, é um processo lento de desenvolvimento...   :´
    Desde que conheci a minha actual namorada comecei a perceber que a melhor sensação não é a de ser autonoma, mas sim de perceber que posso ser cuidada se for preciso.
    E essas novas sensações que ela me tem transmitido, tem me feito mudar, embora as vezes ainda tenha umas crises.   :-\
    Mas sem dúvida que tem sido a postura dela, ora severa ora de compreensão, que faz com que a nossa relação esteja a ser vivida de forma harmonioza.   :)

Offline SofiaDiener

• Membro Sénior
      • Género: Feminino
      • caixotedetralha.blogspot.com
        • Caixote de Tralha

Concordo
      :up
        - sejam felizes -

teia

• Visitante

Concordo
        :up

A ambição leva o ser humano a querer sobressair-se sempre aos demais, a viver apenas em função de si mesmo, das suas vontades e satisfação das próprias paixões e a ter sempre mais e mais.
        A ambição não esta ligada ao conceito de felicidade mas ao de egoismo, e como diz mt bem a jasmin:

Mas com o tempo esquecemo-nos disto e o egoísmo muda o discurso para “Eu tenho o direito de ser mais feliz do que o outro” e a relação acaba minada e termina.
        Quem busca a felicidade desta maneira vai continuar à sua procura, vai apaixonar-se vezes sem conta, magoar os outros e a continuar infeliz. Começar e terminar... será este o ciclo repetitivo da infelicidade...

A felicidade é a procura do "bem estar", e o prazer é o resultado do "estar bem". Quando deixamos de sentir prazer deixamos de sentir felicidade.
        Por isso é que, o que pode ser o "bem de estar" do outro, pode não ser o meu "bem estar", e o outro sentir-se feliz e eu não.

Offline SoWhat

• Membro Elite
          Temos o direito a ser feliz e o dever de lutar para ser feliz.

Offline Lunge

• Membro Total
            • Yep.
            A ambição leva o ser humano a querer sobressair-se sempre aos demais, a viver apenas em função de si mesmo, das suas vontades e satisfação das próprias paixões e a ter sempre mais e mais.
            A ambição não esta ligada ao conceito de felicidade mas ao de egoismo, e como diz mt bem a jasmin:

Permite-me discordar. Pareces estar a confundir a ambição por um objectivo por a ambição pura. O que quis dizer com aquilo é que a felicidade não é algo que podemos simplesmente exigir, por conseguinte não é um direito, nem é nosso dever sermos felizes porque muitas vezes não há motivos para tal. A felicidade constrói-se. Exige trabalho para a alcançar, e exige trabalho para a manter. Logo, sim, como qualquer objectivo, qualquer sonho ou qualquer desejo, é uma ambição.

Além disso, mesmo a ambição humana, como tu dizes, não é um defeito. É uma característica. Uma pessoa pode ser ambiciosa e saber quando desistir dos seus objectivos, ou saber valorizar outras coisas acima deles. Se não o fizer, e fizer tudo por tudo pelas suas ambições, o problema já é ser egoísta, o que não está de forma alguma ligada a ser ambicioso.

teia

• Visitante

Permite-me discordar. Pareces estar a confundir a ambição por um objectivo por a ambição pura. O que quis dizer com aquilo é que a felicidade não é algo que podemos simplesmente exigir, por conseguinte não é um direito, nem é nosso dever sermos felizes porque muitas vezes não há motivos para tal. A felicidade constrói-se. Exige trabalho para a alcançar, e exige trabalho para a manter. Logo, sim, como qualquer objectivo, qualquer sonho ou qualquer desejo, é uma ambição.

Além disso, mesmo a ambição humana, como tu dizes, não é um defeito. É uma característica. Uma pessoa pode ser ambiciosa e saber quando desistir dos seus objectivos, ou saber valorizar outras coisas acima deles. Se não o fizer, e fizer tudo por tudo pelas suas ambições, o problema já é ser egoísta, o que não está de forma alguma ligada a ser ambicioso.

Ambição e felicidade seguem estradas tão opostas que nunca podem encontrar-se.

Offline SofiaDiener

• Membro Sénior
                • Género: Feminino
                • caixotedetralha.blogspot.com
                  • Caixote de Tralha
                Eu concordo com o Lunge...acho que não estão a ver a ambição de uma forma positiva...

Tudo em excesso é mau, tal como a ambição...até a felicidade. Pelo menos é o que eu acho.
                Se alguém está com um ar super feliz o tempo inteiro...ai AIII!!! vou achar essa pessoa muito irritante...e falsa...porque sejamos sinceros! ninguém é super feliz o tempo inteiro...a não ser que seja pateta ou fume/snife/coma coisas para ficar assim.

ambição "quanto baste" é óptima! faz-nos mexer e faz-nos querer sair do casulo para não nos acomodarmos.
                  - sejam felizes -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                  20 Respostas
                  9925 Visualizações
                  Última mensagem 19 de Julho de 2009
                  por bluejazz
                  Felicidade

Iniciado por bluejazz « 1 2 ... 16 17 » Outras Conversas

332 Respostas
                  41932 Visualizações
                  Última mensagem 24 de Abril de 2012