rede ex aequo

Olá Visitante14.out.2019, 23:52:03

Sondagem

Já fui vitima de discriminação e/ou homofobia por parte de:

Médicos
Enfermeiros
Fisioterapeutas
Psicólogos
Auxiliares de acção médica
Administrativas
Outros
Nunca aconteceu algo assim.

Autor Tópico: Discriminação e Homofobia nos Hospitais e Centro de Saúde  (Lida 10890 vezes)

Discriminação e Homofobia nos Hospitais e Centro de Saúde

Offline Topolino

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
    • rede ex aequo
Boa tarde,

Criei este tópico com o objectivo de perceber se existem casos onde a discriminação e a homofobia surge em contexto hospitalar e centros de saúde. E quais os profissionais de saúde ou outros que tiveram essas atitudes e de que forma.
    Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Offline Franco_Baresi

• Membro Total
    • To the lighthouse my friend...
    A única cena de que tenho conhecimento é de um caso de homofobia numa unidade hospitalar aki da zona, um médico excelente, que ainda nos dias de hoje é diariamente vitima de discriminação, as pessoas recusam-se a tomar um simples café com ele...somente por ser gay...
      é triste e deprimente que uma simples caracteristica inerente á pessoa venha a desqualificá-la  e desumanizá-la....cruel vida...

Offline - Miguel -

• Membro Ultra
      ... Não querendo expor muito a minha cituação, no entanto "abrindo-me" um pouco cá vai!

Fiz um coming out a uma médica que me segue à mais de 20 anos, e este foi feito durante uma consulta (não interessa o propósito), contudo quando o fiz pensei primeiro que tudo que aquilo que ali se iria falar estaria abrangido pelo segredo profissional - ou seja não saberão da minha orientação sexual por ela -, depois disso pensei será que a partir de hoje a minha médica vai "deixar" de me consultar com tanta atenção.

O que aconteceu a seguir não foi discriminação, foi sim aceitação e compreenção. A conversa não foi muito longa, pois haviam mais pacientes para serem consultados, contudo ela agradeceu-me em primeiro lugar pelo voto de confiança e depois teve uma conversa sobre o "caminho" sinuoso que ainda tinha e tenho que percorrer. Em suma não houve qualquer discriminação!

... Passados alguns dias, numa reúnião com a mesma médica (associativismo/voluntariado) numa actividade proposta por uma nova participante, no decorrer da mesma ela disse: -Vá vamos afastarmo-nos mais que estamos muito juntinhos!
      Isto a propósito de "quê?" eu estava a tráz de um rapaz, não sei se efectivamente teve alguma coisa a ver mas... fiquei com a pulga atrás da orelha.

Pronto eu deixo este tertemunho aqui, pois ambas as cituações desenrrolaram-me em locais de tratamento ou ajuda hospitalar (não propriamente Hospitais ou Centro de Saúde)

:-* e [[]] para tod@s.
      « Última modificação: 7 de Janeiro de 2007 por - Miguel - »
        "Um Amigo é alguém que sabe tudo a teu respeito e, mesmo assim, gosta de ti." - E. Hubbard
        "Viver é a coisa mais rara do Mundo.A maioria das pessoas não faz mais do que existir!" - O. Wilde
        Weit weg von den Augen, aus dem Sinn

Offline Cacá_25

• *
        • Novo Membro
        Costumo fazer avaliações periódicas com proctologistas. Uso o sistema público e nem sempre consigo ter o mesmo médico. Sempre que entro no consultório, explico que sou homossexual e que faço sexo anal e portanto, que busco fazer uma avaliação, para evitar riscos ou problemas com DSTs ou câncer de reto ou ânus. Uma das vezes, um dos médicos não quis fazer o exame alegando que eu era muito jovem e que não haveria problemas. Sei que doenças como o HPV, são muito comuns e que mesmo com o uso do preservativo se está em risco de adquiri-la, e que é uma das maiores causas de câncer de reto. Disse a ele isso. E também que não há idade para este tipo de contaminação. Mas, que se ele não se sentisse a vontade em fazer o exame, eu respeitaria e procuraria outro profissional.
        Entretanto, ele resolveu fazer. Para tal, usou um aparelho do tipo "bico de pato" parecido com aquele dos exames ginecológicos. Mas, de uma grosseria brutal, machucou-me muito. Senti muito desconforto e fiquei alguns dias com o ânus dolorido, inclusive com algumas homorróidas.
        Embora sinto-me extremamente à vontade para falar de minhas opções, com os profissionais de saúde, neste caso acredito que tenha havido descaso.
        Por fim, acabei por fazer uma denuncia anônima junto à ouvidoria do referido hospital. Não sei se houve algum tipo de punição. Mas, acredito que o corpo médico, depois desta informação tenha pelo menos vislumbrado que existe uma clientela diferente que precisa ser reconhecida e respeitada.
        Abraços.
          " Todos nós um só. Todos nós o mesmo. Todos nós um nó, à esmo" Umbigo - Tetê Espíndola.

Offline Coubert

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          Eu a unica pessoa de centro hopitalares que contei foi a minha psicologa. e ela reagiu lindamente. e depois ate foram la outros medicos falar disso comigo e, todos 5*. nao tinha ideia que, ate mesmo em hospitais, havia homofobia. e é triste, na verdade. mas, eu nao tenho mesmo razão nenhuma de keixa. muito pelo contrario. ela, ate me disse que ainda bem estavam a ir la mais pessoas homossexuais, que era bom para nao haver tanta discriminação. uma porreira, mesmo =)
            "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Iberia

• Visitante
            Uma das vezes, um dos médicos não quis fazer o exame alegando que eu era muito jovem e que não haveria problemas...
            ...
            Entretanto, ele resolveu fazer. Para tal, usou um aparelho do tipo "bico de pato" parecido com aquele dos exames ginecológicos. Mas, de uma grosseria brutal, machucou-me muito. Senti muito desconforto e fiquei alguns dias com o ânus dolorido, inclusive com algumas homorróidas.
            Embora sinto-me extremamente à vontade para falar de minhas opções, com os profissionais de saúde, neste caso acredito que tenha havido descaso.
            ...

Letras da porta do gabinete do médico:

António Homófobo
            Medicina Especializada
            Proctologia

(Só Heterossexuais)
            Consultas de 2ª a 6ª...

Dá mesmo vontade de ironizar...
            Situações de negligência e discriminação não devem passar impunes.

Offline strada

• Membro Ultra
              Felizmente nunca me aconteceu ser vitima de homofobia no Hospital ou num Centro de Saúde.

biki

• Visitante
                Bem, uma coisa que me enerva profundamente é quando não aceitam dadores de sangue homossexuais. Não faz, assim como todos os outros casos de homofobia, qualquer sentido. Isto só mostra que as pessoas, ou são muito ignorantes, para eventualmente pensarem que a homossexualidade é uma doença e que se pega, ou então simplesmente não entendem o amor entre duas pessoas, que é a coisa mais bonita que há, e fazem isso apenas como uma tentativa de "atacar" (nao sei se me fiz entender) as pessoas homossexuais. Só faltava fazerem perguntas às pessoas à entrada dos hospitais/clínicas/etc etc do género "Desculpe, é gay?"  imaginem a situação: "Hm.. sou..." "Então ponha-se na rua, porque aqui não aceitamos homossexuais, tem que se dirigir a um hospital próprio para pessoas com o seu desvio mental."

Offline xaZinhA

• Membro Total
                  • bOm é teR 2 oPçOex em vx d x tar limiTada a uma!
                  "Bem, uma coisa que me enerva profundamente é quando não aceitam dadores de sangue homossexuais"

ainda oj saiu uma nOticia dessas nO JN...a minha vOntade era faxer uma manifestaxao la' nO hOspital StO antOnio aki nO pOrtO.....

k rAivah...fikei lOgO tOda exaltadAh [smiley=chicote.gif] [smiley=muro.gif]
                    "My NaMe iS xAh!"

biki

• Visitante
                    "Bem, uma coisa que me enerva profundamente é quando não aceitam dadores de sangue homossexuais"

ainda oj saiu uma nOticia dessas nO JN...a minha vOntade era faxer uma manifestaxao la' nO hOspital StO antOnio aki nO pOrtO.....

k rAivah...fikei lOgO tOda exaltadAh [smiley=chicote.gif] [smiley=muro.gif]

ouvi falar nisso, mas nem sabia que tinha sido aqui no Porto :S  :-\

Indya

• Visitante
                      As pessoas não aceitam e discriminão os homossexuais em relação a doar sangue, porque nunca aconteceu um familiar querido e próximo precisar do "nosso" sangue para a sua vida ser salva,senão iam ver...até beijavam o chão que pisamos ;)
                      « Última modificação: 11 de Janeiro de 2007 por Indya »

Offline Topolino

• Membro Elite
                        • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                          • rede ex aequo
                        Mas já foi retirada a restrição aos homossexuais masculino quanto à doação de sangue.
                          Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Before the Dawn

• Visitante
                          Foi no Hospital de Santo António????:o :( :( Eu adoro esse hospital, nem consigo acreditar

Before the Dawn

• Visitante
                            Mas essa restrição já existiu ??? :o

Se fores dar sangue na recepção simpaticamente mostrar-te-ão um documento secular onde entre outros parâmetros está indicado o facto de se ser homossexual masculino como proibitivo de ser doador!
                            No entanto o inquérito médico não foca esse ponto!

Tenho um amigo que é homossexual e doa sangue...Que estupidez vai neste país?!

Offline xaZinhA

• Membro Total
                              • bOm é teR 2 oPçOex em vx d x tar limiTada a uma!
                              "Foi no Hospital de Santo António????:o :( :( Eu adoro esse hospital, nem consigo acreditar"

fikei supEr RevOltada mexMo....Os heTerOs tAmbEm tEm "senãOs" pa poderem dOar Sangue ne???
                              « Última modificação: 14 de Janeiro de 2007 por xaZux »
                                "My NaMe iS xAh!"

Offline epilepsy

• Membro Sénior
                                Bem, eu espero nunca ser alvo de discriminação nos Hospitais ou Centros de Saúde visto que, em princípio, a minha vida vai ser passada num destes sitios. Mas, por isso mesmo, tentarei ao máximo detectar estas situações e lutar para que não aconteçam. Estes sítios são os locais onde não deveria mesmo existir discriminação. 

Before the Dawn

• Visitante
                                  Eu ainda não consigo acreditar que foi no Santo António...E se foi espero que tenha sido de alguma pessoa com pouca cultura ou estúpida...Se for de um profissional de saúde... :-X

biki

• Visitante
                                    http://www.portogay.net/portal/modules.php?name=Journal&file=display&jid=11

entrem no site, copiem o texto, colem no word, passem a letra para preto (porque está em branco e não se vê), copiem outra vez, colem no mail, assinem, e selecionem os e-mails que estão a baixo do texto para enviarem para lá. Tem de ser feita alguma coisa, não podemos simplesmente ficar de braços cruzados.

Chrono

• Visitante
                                      Estou com a grande maioria nesta votação. Sempre fui franco e sincero com os médicos, em todas as situações em que achei que deveria sê-lo, claro! Não chego um dia e digo: "hey... sou gay" mas acho que se a conversa fluir para esse campo que não terei o mínimo problema em falar do assunto e, realmente, nunca tive receio de o abordar nem nunca obtive uma má reacção.
                                      Recentemente, acabei até por ter uma das melhores experiências da minha vida, neste campo, ao ouvir certas coisas de uma psicóloga em relação á minha atitude e ao que ela tinha de opinião em relação á personalidade de pessoas que, como eu, tinha falado do assunto daquele modo…

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                        • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                          • My Way

Gostei da ideia! E os hospitais participaram voluntariamente!  :up

Gay-rights groups rate 88 hospitals

NEW YORK --
                                        Just over half of 88 hospitals got top marks under a new rating system created by two national gay-rights organizations that hope the standards will result in more compassionate treatment of gay and lesbian patients.

Policies addressed in the ratings include patient nondiscrimination, visitation and decision-making rights for partners, staff diversity training and nondiscriminatory employment practices.

The hospitals participated voluntarily, and the groups behind the report said there will be no effort to rate hospitals that don't want to respond. Instead, they hope many hospitals will strive for high ratings as the survey recurs annually.

Called the Healthcare Equality Index, the ratings were designed by the Human Rights Campaign and the Gay and Lesbian Medical Association. The index is modeled after the HRC's Corporate Equality Index, which rates corporations on policies for gay and lesbian workers. It has tracked a surge in the number of Fortune 500 companies offering benefits to same-sex partners.

Some responses to the new survey came from hospital networks. Kaiser Permanente, answering on behalf of 31 hospitals in California and Hawaii, said all met the survey's 10 criteria. They were among 45 hospitals in all with top marks.

University Hospitals of Cleveland, representing 10 Ohio hospitals, said they fully met only two criteria -- domestic partner benefits for employees and a patient nondiscrimination policy that includes sexual orientation.

The HRC and the medical association said their goal is to highlight hospitals with high rankings and induce others to abandon inequitable practices. ''Too many times, a gay man has been unable to comfort his partner, a transgender person has been ridiculed instead of treated, or a lesbian mom has been barred from seeing her child at the hospital,'' the groups said.

In one example cited by the HRC, attorney Kenneth Johnson described his struggle to verify his relationship with his partner, James Massey, in 2006 when Massey was rushed unconscious to Howard University Hospital in Washington, D.C.

Johnson said he had to travel back to his home in Virginia to fetch legal documents before the hospital allowed him to join in medical decision-making for Massey, who had suffered a cerebral hemorrhage and died the next day. The two men had registered as domestic partners in California and had an adopted son.

The healthcare index includes recommendations for hospitals, starting with the forms filled out by patients. It recommends that ''transgender'' be an option for gender and that relationship status include the term ''partnered'' as well as ''single,'' ''married,'' ''divorced'' and ``widowed.''

The gay rights groups said the ratings are intended to create a best-practices standard that would counteract the patchwork nature of state laws and hospital policies affecting gays and lesbians. For example, 20 states prohibit employment discrimination based on sexual orientation, and 12 also ban discrimination based on gender identity; hospitals in other states theoretically can refuse to hire people because they are gay or lesbian.

Ten states extend legal recognition of some sort to same-sex partnerships, and hospitals there already offer those couples equal visitation and decision-making rights. In other states, hospital practices on those matters vary widely.

Among the hospitals completing the survey was Vanderbilt University Medical Center in Nashville, Tenn., where there is no state recognition of same-sex partnerships.

Joel Lee, the hospital's associate vice chancellor for communications, said the facility nonetheless has a policy respecting same-sex partners' rights. It honors the wishes of patients who can express themselves and encourages staff to ''sort it out in a humane way'' in cases where one partner is incapacitated, Lee said.

Joe Solmonese, president of the Human Rights Campaign, said he was pleased by the response to the survey, even though hundreds of hospitals did not reply to an invitation to participate.

''It's the beginning of a dialogue,'' he said. ``We're not calling out the bad guys -- we're trying to show them the way.''

« Última modificação: 13 de Maio de 2008 por Scorpio_Angel »
                                          ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          34 Respostas
                                          14501 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Junho de 2011
                                          por SofiaDiener
                                          A Saúde em Portugal!

Iniciado por nicsparks « 1 2  Todas » Saúde e Bem-estar

29 Respostas
                                          12305 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Julho de 2013
                                          por Spektrum
                                          15 Respostas
                                          14419 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Novembro de 2011
                                          por .Eduardo
                                          0 Respostas
                                          2056 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Fevereiro de 2018
                                          por Tavares
                                          2 Respostas
                                          1345 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Julho
                                          por T-Rex