Eu acho que o que a marycarmen queria dizer é que a filha dela, mesmo ainda muito pequena, já assume comportamentos que se admitem como correspondendo ao género feminino.
Uma criança aprende como deve comportar-se pela maneira como é tratada. O pai não deve ter com ela o mesmo tipo de relação que tem com o filho. Isto sou eu a supor, atenção! Pelo que é frequente acontecer. As pessoas tratam as meninas como meninas e os meninos como meninos e por isso as crianças apercebem-se qual é o seu papel.
As crianças ao nível do jardim de infância já têm perfeita noção dos géneros masculino e feminino. Já identificam pefeitamente cada um deles, já sabem que são precisos um de cada para ter filhos, já sabem qual deles é que cozinha lá em casa e quem vai ao futebol. Os putos apreendem tudo, muito mais do que um adulto, são uma espécie de esponja do que se passa à volta deles.
O facto da miuda ser mais que feminina ainda muito pequenita, não quer dizer nada acerca da sua orientação sexual. Isto porque, o facto de ela eventualmente ser ou não lésbica, não tem nada a ver com o facto de ser muito ou pouco feminina.
Da mesma forma, existem muitos miudos que são o oposto, como as meninas maria rapaz, o que também não quer dizer que sejam homossexuais ou que não se identifiquem com o seu género.
Os namoricos na infância costumam começar por volta dos 4 a 5 anos. Ou seja, por essa altura já têm bem a noção dos relacionamentos dos adultos. Muitos miudos nessa idade começam com os namoricos, mas muitos não. Os que não o fazem, podem ser pura e simplesmente, tímidos, mais infantis, etc, etc... Pode haver várias razoes e uma delas é o facto de poderem já ser homossexuais e não se sentirem atraidos pelo sexo oposto. O problema é que com essa idade e com a educação que têm não percebem o que se passa.
Há miudos que são homossexuais desde sempre, outros que não. Eu acho que a orientação sexual tanto pode algo muito bem definido desde sempre, como pode ser fluída. Há pessoas que se sentem atraídas pelo sexo oposto durante muitos anos, mesmo na idade adulta e que acabam por vir a sentir atração por alguém do mesmo sexo. Acho que há muitas pessoas bissexuais, em diferentes graus, que consoante a altura da vida podem sentir-se mais ou menos atraídas por pessoas de ambos os géneros.
Eu , por exemplo, sou bissexual e nunca me passou sequer pela cabeça até aos 20 e tal anos. Até me sentir pela primeira vez atraída por uma mulher, nunca tinha tido qualquer interesse mulheres fosse a que nível fosse. Mesmo! Eu sempre pensei, agi e vivi como hetero até aos 20 e tal anos. O ambiente familiar em minha casa não é homofóbico e o meu irmão é homossexual desde sempre. Pelo que, se eu tivesse alguma dúvida ou qualquer situação que me levasse a pensar que poderia gostar de mulheres, não teria tido necessidade de esconder ou recalcar. Conheço casais de homossexuais desde que nasci, porque os há na minha família e entre o ciclo de amigos dos meus pais e tios. Não sei se mudei, ou se sempre fui bi mas até a essa idade nunca tinha sequer parado duas vezes para olhar para uma mulher, nem numa revista... Tive fraquinhos por professores e colegas do sexo masculino, tive namoricos desde a escola primária com rapazes, namorei 4 anos com o meu primeiro namorado, namorei 2 anos com o segundo, e sempre fui feliz e profundamente realizada nessas relações. Até que houve uma mulher que mexeu comigo. Podem imaginar como me senti estranha e sem saber o que fazer...

Mas a sorte, foi que ela era lésbica e meteu-se comigo!

Pelo menos resolvi bem e rápido a atracção que sentia por ela e acabámos por namorar uns dois anos.
Na altura houve pessoas que me disseram que seri uma transição entre hetero e homo... Não era...
Houve pessoas que me disseram que eu sempre tinha gostado de mulheres mas que nunca tinha conhecido uma que me desse a volta! Não acredito, a verdade é que sempre fui "namoradeira" e não acredito que até aos 20 e tal não tenho conhecido mulheres por quem me teria interessado, conheci, e muitas, mas na altura eu pura e simplesmente não me sentia minimamente atraida por mulheres.
Acho que a orientação sexual não é algo estanque ao longo da vida. Varia muito de pessoa para pessoa a forma como se vive a orientação sexual e como ela se manifesta.