rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 05:04:38

Autor Tópico: A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?  (Lida 24800 vezes)

 
A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
#0

Offline water element

  • ***
  • Membro Total
  • Género: Masculino
  • "United we stand, divided we fall."
    • Into the Water
Sempre achei este tema algo controverso.  ??? Há muitas pessoas que se dizem bissexuais e que depois tornam-se homossexuais, e há muitas mais que se dizem inicialmente heterossexuais e que depois tornam-se homossexuais.

Será que isto é assim tão transformável, será que a nossa orientação sexual oscila como copas de árvores em noites de tempestade? Ou será que é algo fixo?  :-\

Será que as pessoas que dizem que a sua orientação sexual alterou-se não se estiveram a enganar a elas próprias até então? Será que já não eram assim desde o início?  :curtain

Será que o receio/medo, falta de informação, as bases heterossexistas, falta de conhecimento do eu, falta de experiências não lhes levaram a admitir que eram inicialmente heterossexuais? (aquelas claro que dps assumiram-se como homossexuais)

A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
#1

True_King

  • Visitante
Isso é uma questão algo pertinente de facto, mas penso que existe de tudo um pouco, como em quase tudo não se pode generalizar!  :)

    A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
    #2

    onlyme

    • Visitante
    Penso q o ser humano vai-se descobrindo a todos os níveis ao longo da vida,por isso, a orientação sexual não foge à regra.
    Na minha maneira de ver depende de cada caso.  ;)

      A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
      #3

      boyscout

      • Visitante
      Homosexual, bisexual, heterosexual... o que interessa mmo? Todos queremos mesmo é estar felizes... Seja hoje com uma pessoa do mesmo sexo e amanhã com outra de sexo diferente. Axo que são irrelevantes estas paranóias de hoje defenir-me (ou catalogar-me) como isto ou aquilo. Acho que devemos amar acima de tudo pessoas e não sexos...

        A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
        #4

        Offline Lady L

        • *****
        • Membro Elite
        • Género: Feminino
        • ...
          • Imperfect Lady
        Homosexual, bisexual, heterosexual... o que interessa mmo? Todos queremos mesmo é estar felizes... Seja hoje com uma pessoa do mesmo sexo e amanhã com outra de sexo diferente. Axo que são irrelevantes estas paranóias de hoje defenir-me (ou catalogar-me) como isto ou aquilo. Acho que devemos amar acima de tudo pessoas e não sexos...

        Sem tirar nem pôr.. :up :) ;)
          "After all, computers crash, people die, relationships fall apart. The best we can do is breath and reboot."

          Imperfect Lady & Inspirações da L

          A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
          #5

          Before the Dawn

          • Visitante
          Questão complicada...A meu ver a nossa orientação sexual não muda. Nós é que nos vamos descobrindo e concluímos que sempre o fomos...Freud defendia que todos somos bissexuais e á medida que crescemos, tendíamos para uma monossexualidade ou não...Não sei até que ponto estará certo. Mas concordo com certos pontos...No entanto, o mais importante já foi dito...E é sem dúvida o que tenho defendido...O que importa é o sentimento que nutrimos. Não o género da pessoa que amamos...Preocuparmo-nos com isso só mostra o quanto tacanhos somos...

            A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
            #6

            Offline barthez

            • *****
            • Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • Género: Feminino
            • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
            acho q o facto de nunca nos ser apresentada o orientação homossexual (e a bi) ao longo da nossa infância, adolescência, etc [facto q felizmente está a mudar!! :up] leva a q muita gente nunca pense nisso até q é fulminado com um raio e faz-se luz :P isso leva a q as pessoas pareçam q mudam de orientação...

            cá p mim isso nasce connosco... e pronto só se descobre mais tarde o q se sente...
              "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

              A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
              #7

              Offline Coubert

              • *****
              • Membro Elite
              • Género: Feminino
              Eu espero que mude...  :-[
                "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

                A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                #8

                Offline Sakura

                • *****
                • Associad@ Honorári@
                • Membro Elite
                • Género: Feminino
                • "Nobody sits in my chair."
                  • SNAFU
                Eu dizia-me bissexual até há relativamente pouco tempo mas depois essa orientação mudou. Quanto mais não seja porque eu na altura usava a minha suposta bissexualidade para me tentar enganar um pouco acerca da minha orientação sexual. Com o tempo fui vendo que as coisas não eram bem assim e realmente apercebi-me de qual era a minha verdadeira orientação. E agora acho realmente que é algo que se vai manter comigo toda a minha vida.
                  "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

                  A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                  #9

                  Offline gumby

                  • *****
                  • Associad@
                  • Membro Elite
                  • Género: Feminino
                  • It is possible to see a rainbow in the dark.
                  Então não foi a orientação que mudou, mas a tua percepção dela, certo? Pelo que disseste, tu sempre foste lésbica mas refugiaste-me num rótulo que te era mais confortável na altura.

                  Pessoalmente não considero que a sexualidade seja algo que mude com a maré. A nossa percepção dela é que muda, e a nossa atitude também. Isso é que pode parecer, para quem está de fora, que a nossa orientação sexual mudou, quando no entanto foi a nossa atitude para com ela que mudou.

                    A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                    #10

                    Offline Sakura

                    • *****
                    • Associad@ Honorári@
                    • Membro Elite
                    • Género: Feminino
                    • "Nobody sits in my chair."
                      • SNAFU
                    Sim... realmente acho que é mais isso que eu sinto agora que olho para trás. :P
                      "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

                      A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
                      #11

                      Offline Filhó

                      • *****
                      • Membro Ultra
                      • Banido
                      • Género: Masculino
                      penso que ha sempre coisas a explorar na comunidade hetero agora tirem as vossa conclusões... 8)

                        A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                        #12

                        Offline strada

                        • *****
                        • Membro Elite
                        • Género: Feminino
                        Penso mesmo que pode mudar. Mas só em certos casos.

                          A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
                          #13

                          Offline Chocolat dOrange

                          • **
                          • Membro Júnior
                          Penso que simplesmente nos vamos descobrindo e sentido novas emoçoes (e paixões) que por vezes nos apanham deprevenidos e sao essas emoções que sopram a brisa causadora dessa oscilação.

                            A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                            #14

                            Iberia

                            • Visitante
                            E de homossexual para heterossexual?  ???
                            Não conheço nenhum caso.
                            Se eu me apaixonasse por um homem, assumir-me-ia como bissexual, nunca como hetero.

                              A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                              #15

                              sofhia

                              • Visitante
                              E de homossexual para heterossexual?  ???
                              Não conheço nenhum caso.

                               Eu conheço, antes essa pessoa considerava-se homosexual e nunca pensou em ter uma relação hetero mas na realidade acabou por acontecer.


                               Na minha perspectiva a orientação sexual, em alguns individuos, pode mudar sim não tem de ser algo rigido. Aliás mudança faz parte do ser humano. Tudo depende do contexto que leva as pessoas a "mudar" ou não de orientação.
                              « Última modificação: 16 de Dezembro de 2006 por sofhia »

                                A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
                                #16

                                Offline Veggie :)

                                • *
                                • Novo Membro
                                • Género: Feminino
                                • Sê a mudança que queres ver!
                                  • Maior e Vacinada
                                 Concordo com quem disse que acha que somos todos bissexuais(agora nao me lembro do nome...sorry! ???). Acho que, na verdade, antes de amarmos homens ou mulheres, nós amamos PESSOAS.  E por isso podemos considerar que a nossa identidade sexual mude ao longo da vida, eu posso conhecer uma mulher e apaixonar-me por ela e o mesmo em relação a um homem, e penso que é assim com quase toda a gente.
                                  E também não poderia estar mais de acordo com a pessoa que referiu o facto de na nossa infância e adolescência só nos ser incutida a heterossexualidade, e acho que por isso muitas pessoas se consideram hetero e nem pensam no assunto...mas será que o são real e exclusivamente?
                                  Mais vale ser um ambicioso infeliz do que um conformista feliz...

                                  A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
                                  #17

                                  Offline barthez

                                  • *****
                                  • Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                  • Género: Feminino
                                  • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                                  Concordo com quem disse que acha que somos todos bissexuais(agora nao me lembro do nome...sorry! ???). Acho que, na verdade, antes de amarmos homens ou mulheres, nós amamos PESSOAS.  E por isso podemos considerar que a nossa identidade sexual mude ao longo da vida, eu posso conhecer uma mulher e apaixonar-me por ela e o mesmo em relação a um homem, e penso que é assim com quase toda a gente.

                                  desculpem mas eu não consigo amar homens, é um facto... n sei pq sou assim mas sou assim mesmo :P

                                  no meu caso, não "mudei" de orientação sexual nem descobri q afinal n era o q pensava, pois logo q comecei a pensar nas coisas em termos de quem me atraía, em relações, etc, constatei que era gay e pronto... antes nunca tinha pensado nisso pois realmente em todo lado nos impingem a história dos "meninos gostam de meninas e vice-versa"... mas logo q pensei a sério nisso soube o q era :) ;)
                                    "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

                                    A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que mud
                                    #18

                                    Offline bluejazz

                                    • *****
                                    • Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • Género: Feminino
                                      • Homofobia
                                    Eu acho que não muda, descobre-se que é algo que não se sabia antes ou que ainda não se tinha compreendido bem/claramente.

                                    O mais importante no fundo, acho, é ser-se feliz e ser-se como é... ou seja, poder corresponder aos sentimentos que se tem independentemente do sexo da pessoa em questão.
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                                      A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?
                                      #19

                                      Offline water element

                                      • ***
                                      • Membro Total
                                      • Género: Masculino
                                      • "United we stand, divided we fall."
                                        • Into the Water
                                      Eu tb confesso que acho que não muda  ;D

                                      Para mim as pessoas que dizem que a sua orientação sexual mudou acabaram, por um motivo ou por outro, por encobrir a sua verdadeira orientação. Não que isso tenha algum mal, até porque eu acho que na maior parte das vezes é inconscientemente.
                                      Agora desculpem-me mas aquela cena de amar pessoas sem olhar a sexos , poderá ser no vosso caso, mas n é, de certeza, no meu.  :inq Eu não consigo amar raparigas por muito que me esforce (sim pk até já me tentei esforçar LOL) , admito que posso ter uma atracção psicológica, mas que nunca passa daí. Imaginar-me sexualmente com uma mulher chega a ser ... (no comments)  [smiley=preocupado.gif]... e o amor precisa de atracção sexual/desejo, não me venham dizer que não... amor sem atracção sexual é como um mar sem ondas, um sol sem luz, uma chama sem vigor, um rio sem água...

                                       

                                      Tópicos relacionados

                                        Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      403 Respostas
                                      93189 Visualizações
                                      Última mensagem 27 de Outubro de 2011
                                      por filipepaulo
                                      15 Respostas
                                      7030 Visualizações
                                      Última mensagem 15 de Março de 2021
                                      por Dreamer
                                      17 Respostas
                                      6981 Visualizações
                                      Última mensagem 9 de Maio de 2011
                                      por portoboy
                                      106 Respostas
                                      27552 Visualizações
                                      Última mensagem 7 de Outubro de 2014
                                      por Lio
                                      6 Respostas
                                      2143 Visualizações
                                      Última mensagem 26 de Janeiro de 2015
                                      por searching_the_love