rede ex aequo

Olá Visitante13.nov.2019, 07:37:41

Autor Tópico: A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?  (Lida 16157 vezes)

A orientação sexual é algo estanque ao longo da nossa vida? Ou acham que muda?

Offline beatrizdn

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
Eu achava que tinha nascido hetero, experimentei e passei a considerar-me bi. Neste momento, não me imagino a conseguir ter uma relação com um homem. Isso faz de mim homossexual? Não. Na minha opinião as circunstancias mudam, experiencias mudam. Erros fazem-te mudar a forma de ver as coisas. E tudo isso influencia. Continuo a defender, não é o sexo que nos vai definir como seres capazes de amar mas sim o caracter que atrai o outro, seja homem, mulher, ambos.
    It's so hard to do And so easy to say»  Ben Harper

Offline JDelgado

• Membro Elite
    • Género: Masculino
    • Simply lost
      • Facebook
    As veses pode não ser a nossa orientação sexual que se altere, mas sim forma como nos a entendemos e a sentimos, as vezes o que muda é a nossa compreensão de nos mesmos e dos nossos sentimentos, e não a orientação sexual em si
      Mesmo na mais escura da escuridão, haverá sempre uma luz a brilhar para nos guiar.
      Basta saber encontra-la

Offline nevertoolatetobehappy

• Associad@ Honorári@
      • Membro Elite
      • Be yourself. Be happy. Be nice.
        • Tiny Ripple Hope
      A orientação sexual não é estanque mas sim fluida e complexa. Vários estudos mostram que as pessoas vão, com o passar do tempo, explorando e construindo a sua "identidade" sexual. Por exemplo, Klein (1978, 1980) decompôs a orientação sexual em 7 componentes, incluindo comportamentos sexuais, atracção sexual e fantasias sexuais. A definição da nossa orientação sexual é assim um processo contínuo que depende de factores biológicos, sociais, psicológicos e culturais.

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
        "Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light not our darkness that most frightens us."

Offline searching_the_love

• Membro Total
        Eu acho que não é estanque, pode mudar, conheço casos tanto de hetero para homo, como o contrário, depende de tanta coisa que se fosse fácil de explicar já alguém tinha percebido e explicado como deve ser.  lol

a human being

• Visitante
          Eu penso que a orientação sexual é fluída para uns e estanque para outros, querendo com isto dizer que varia muito de pessoa para pessoa.
          Antes de prosseguir, quero deixar bem claro que tudo o que defendo é baseado na minha própria experiência pessoal, podendo a minha opinião, por isso, estar certa ou errada.
          Independentemente da orientação sexual ser fluída ou não, acredito fortemenete que não é uma escolha. Se o fosse, provavelmente não seria gay (após várias tentativas falhadas, vi-me forçada a encarar esse facto e agora sinto-me bem mais comfortável "na minha própria pele"). E, para além disto, uma coisa é certa: toda a gente desconhece o futuro. Ou seja, uma pessoa que durante muitos anos tenha-se afirmado como gay pode inesperadamente apaixonar-se por alguém do sexo oposto e vice-versa. Mas também sou apologista de que, ainda que sejam bastante limitados, os rótulos são úteis. Se até ao dia de hoje, nunca me vi atraída por ninguém do sexo oposto, não me vou assumir como bisexual porque não prevejo o que pode acontecer no futuro (até porque falar de homens é para mim um bico de obra!) E penso que, no meu caso, a minha sexualidade será estanque durante toda a minha vida. A sexualidade faz parte da identidade de alguém, e ver-me com outra orientação sexual, parece-me que já não seria a mesma pessoa.
          Quando era pequena, considerava-me heterossexual porque nem imaginava que pudesse existir outras formas de orientação sexual. Só mais ou menos a partir do 7º ano é que comecei a ouvir pela primeira vez a palavra "gay" e um pouco antes do 9º percebi que realmente de heterossexual não tinha nada  ;D Inicialmente, pensei que era bi, visto ter tido alguns namorados (ainda que nunca cheguei a fazer nada com eles), mas rapidamente me apercebi que confundi amor com amizade, fruto das ideias impostas pela sociedade.
          Dito isto, em suma, sim, existem pessoas ditas bissexuais em que realmente a sua sexualidade é fluída, outras que são surpreendidas pelo destino (não excluo de essa possibilidade me puder acontecer em mim, apenas acho muito pouco provável) e ainda outras em que a sua sexualidade é algo definitivo durante toda a sua vida.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            403 Respostas
            60311 Visualizações
            Última mensagem 27 de Outubro de 2011
            por filipepaulo
            14 Respostas
            5102 Visualizações
            Última mensagem 27 de Agosto de 2009
            por Nuno_18
            17 Respostas
            5001 Visualizações